Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Banco de Dados, Roland XP 30

Autor Mensagem
Brufel
Veterano
# jul/09


Olá Gente!
Boa tarde.
Sou novo aqui, e gostaria de tirar uma dúvida com vocês a respeito do Roland XP 30.
Adquiri um há pouco tempo, e gostaria de saber se existe a possibilidade de salvar determinados timbres, num banco de dados, que me facilite o acesso.
Por exemplo... que eu tecle em apenas um botão para acessar um determinado timbre, e apertando outro botão, mude o timbre imediatamente.
Existe essa possibilidade no XP 30?
Se existir, alguém pode me ajudar a utilizar o recurso?

Grato,

Brunno.

A. Cordeiro
Veterano
# jul/09
· votar


Oi...seja Bem Vindo! Vc já viu o manual (ou o tem)?? Vc deve tá se referindo a salvar seus timbres favoritos no modo performance, deixando numerados nos botões ao meio de 1 á 16 (respectivos canais). Tá na pág. 40 em diante e 48... (Sei pq já estive com um XP-30). Caso não tenha, vc deve selecionar cada timbre que quer nas partes definidas por vc. Com isso tem a possibilidade de não só trocar os timbres/canais sem qq mudança/corte no som, como tb deixá-los a sua disposição, entre os 1 à 16 no meio.

Brufel
Veterano
# jul/09
· votar


Era exatamente isso que eu estava precisando. Então ele tem um banco de dados nas teclas do meio? Eu imaginei que fossem apenas teclas de efeitos. Então dá pra salvar os timbres?
Obrigado

Brufel
Veterano
# jul/09
· votar


Tenho o manual, e vou dar uma lida melhor nas páginas que me indicou, obrigado.

A. Cordeiro
Veterano
# jul/09
· votar


Então ele tem um banco de dados nas teclas do meio? Eu imaginei que fossem apenas teclas de efeitos. Então dá pra salvar os timbres?

Na verdade, são botões que executam variadas funções, desde edição como selecão de parte no performance ou ativações das waves que formam o timbre. Vc tem que programar pra o quer. Depois que selecionar os timbres nos seus respectivos canais, no modo performance, ajustando todos os parâmetros necessários como direção dos canais, os volumes, a extensão de uso, e etc, vc pode salvar....e ainda esqueci de mencionar que no modo layer do performance é possível deixar quantos timbres precisar (nas suas partes) em um único canal, sobrepondo ou dividindo da forma que desejar....Boa sorte!!!

Brufel
Veterano
# jul/09
· votar


Valeu, obrigado!

Brufel
Veterano
# jul/09
· votar


Cara, eu mexi, mexi, mexi... li no manual... mas não consegui colocar aqueles canais de efeito, como um setup de timbres... : /
Tô quase desistindo...
E detalhe... preciso disso pra sexta-feira.
URGENTE.
: /

A. Cordeiro
Veterano
# jul/09
· votar


Cara, eu sei que isso varia de pessoa pra pessoa mas não achei tão complicado assim não. Complicado é vc sintetizar qq timbre nele, não pelo fato de não encontrar as ferramentas necessárias, mas pra, como um todo, conseguir realmente o que quer daquele timbre, principalmente se a mudança (síntese) dele chega a ser radical. Mas se referindo a a seu caso (performance), é seu primeiro synth?? Ou pelo menos é seu primeiro Roland?

Brufel
Veterano
# jul/09
· votar


É meu primeiro sim, tanto Roland, como Sintetizador.
Mas não sei se você entendeu bem o que eu quis saber...
Era só como faz pra salvar, por exemplo, 10 timbres, em teclas rápidas.
Só isso.
Pode me ajudar?

A. Cordeiro
Veterano
# jul/09 · Editado por: A. Cordeiro
· votar


Então...entendi sim, é no performance. Tive a mesma dúvida que vc quando tive meu primeiro synth (Juno D) e lendo o manual consegui chegar ao que eu queria, e ainda mais. Quando estive com o XP-30, percebi diferenças na programação de uma performance, claro, pra bem melhor, com ferramentas e funções a mais (putz! Nem se compara o Juno D com um XP-30), mas o modo de fazê-las, em geral, é a mesma. Vá no modo performance, selecione a performance que irá usar/editar (banco user). Entre, e vc irá encontrar as partes nos botões específicos ao meio do teclado. Selecione a parte desejada e edite-a. Na edição vc irá encontrar as ferramentas necessárias, como seleção do timbre desejado, direcionamento do canal, pan, level, extensão de uso, etc...no manual vc encontra o que serve cada ferramenta e seu botão específico de atuação, os mesmos botões ao meio, só que no "Edit". Assim, editando, salve. Simples assim...é claro que pra vc agora é um bicho de 7 cabeças, uma vez que vc nunca se deparou com um synth multitimbral deste, ainda mais o XP. Mas, se estudar bastante o manual e fuçar sempre, vai ficar logo logo uma mão na roda....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
 

Tópicos relacionados a Banco de Dados, Roland XP 30

288.476 tópicos 7.530.039 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital