Demos Roland D-50

    Autor Mensagem
    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Mauro Lacerda


    Algumas pessoas queriam que eu fizesse umas demos desse teclado, que eu acho fantástico. Vou colocar algumas informações aqui que eu escrevi em outro tópico para ficar mais fácil quando alguém quiser saber sobre o teclado.

    Eu tenho um D-50 (só para valer essa ressuscitada hehe) e posso falar que os timbres são fantásticos. Baixei um banco de Patchs (não são amostras de sons, apenas programações que dá para inserir no D-50 através do cabo Midi) e fiquei espantado. Tem simulações de Moogs, Prophets, CS80, etc...

    Um dos grandes trunfos, na minha opinião, são os efeitos dele. Chorus violento e um Reverb que me lembra muito reverb de mola, não é daquele tipo que estraga o som mas pelo contrário destaca as característias dele.

    Já tive um Casio CZ5000 e achava ele muito legal ( com a síntese por distorção de fase) mas o D-50 para mim é um nível acima.

    Fiz alguns testes: coloquei ele lado a lado com o VST Moog Modular, da Arturia. Usei as mesmas formas de onda sem nenhum efeitos, puras, para ver a diferença. Lembrando que o VST tem o aval do Excelentíssimo Doutor Robert Moog...

    O D-50 possui apenas duas formas de ondas: Square e Saw. Ambas tem o ajuste de Pulse Witch Modulation, que teoricamente serviria apenas para a onda quadrada mas que ajusta também a onda dente de serra.

    O VST tem o som mais límpido, mais claro, enquanto o D-50 tem um som mais abafado se colocarmos os ajustes de corte dos filtros no máximo e sem ressonancia. Dá a impressão de que gera um pouco mais de harmônicos na parte grave, mas coisa minúscula mesmo. Mas foi na parte aguda que uma coisa me chamou a atenção.

    No VST conforme a gente vai subindo a escala o som dá a impressão de ficar constante, não sei exatamente como explicar. As notas mais agudas soam muito limpas, muito definidas. No D-50 isso não acontece. Conforme vamos subindo a escala até as notas agudas o som começa a distorcer. Caras, é incrível. Não é uma distorção ruim, que estraga o som, pelo contrário dá a impressão de que simula com muito mais perfeição as características de um sistema modular mesmo. O som distorce muito sonoramente, dá impressão de que são osciladores controlados por voltagem mesmo, quase dá para sentir a energia percorrendo o interior do instrumento. Para mim que sou apaixonado por sistemas modulares, VCOs, etc... é perfeito. Não consegui realizar esse teste com tanta satisfação sonora no VST, dava a impressão de faltar algo. Pus o VST rodando junto com o plugin Revalver (que simula melhor do que os outros equipamentos valvulados) e não adiantou.




    Bem, seguem as demos, fiz sem nenhum efeito externo, apenas liguei o teclado no PC e gravei. Gravei os timbres mas não em uma música, gravei somente eles para ficar mais fácil identificá-los. Por enquanto fiz 3 timbres (fiz mais mas ainda estão amadurecendo hehe).


    OBS: Ponham o volume no máximo para escutar os detalhes :)


    O primeiro eu tentei simular um Prophet 5 (ainda tenho um desses hehe) monofônico, para solos.

    http://www.4shared.com/file/115024529/e58f4790/Prophet.html




    O segundo tentei simular um Moog Modular com uma pegada bem "elétrica" com uma ressonância acentuada para dar aquele "quê" de analógico.

    http://www.4shared.com/file/115025451/1d6b5437/Modular.html



    O terceiro foi tentando simular um CS80, bem instável e para fazer Pads, algo meio Strings mas com cara bem de synth analógico mesmo.

    http://www.4shared.com/file/115025822/c2396a2e/CS80r.html





    São demos bem pequenas, para ficar fácil de upar e de baixar, lembrando que os timbres são meus (peguei timbres da net e deixei com a minha cara, bastante modificados) e se alguém tiver alguma dica ou sugestão é só falar.

    Minha idéia é postar mais demos aqui, conforme eu for terminando os timbres eu vou postando.

    Abraços.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Mauro Lacerda
    · votar


    Depois eu gravo algumas coisas por categorias, tipo Bass, Leads, Pads...

    E se alguém tiver algum tipo de som que queira escutar é só pedir, menos sanfona, gaita, arrocha hehehehe


    OBS: como é bom ter um note para gravar, não demora nem dois minutos :)

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Mauro Lacerda

    Cara... Muito legal as demos... Quando tive Rolands sempre curti timbres do tipo D-50 Fantasy, D-50 Bells, D-50 HeavenKeys . . .

    Bom. Você tem alguma coisa aí nesta praia de Fantasy, EP FM + Pad... eu gostava muito de usar estes timbres e efeitos...

    Abraços..

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Jeferson Fernandes


    Cara, primeiro usei apenas synths com pegada analógica para a galera ter uma noção, em breve ponho esses timbres que tem além das formas de ondas (square e saw) amostras de som internas. Tem uns pads nesses estilos que você falou que são arrasadores. Só eu terminar de fazer os timbres e eu posto aqui, vou também fazer a MP3 com mais qualidade (192 ao invés de 128 Kbps).

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    um Prophet 5 (ainda tenho um desses hehe

    fale mais sobre

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    fernando tecladista


    A frase foi no sentido de ter esperanças de ter um desses hehe

    Testei um Prophet 10 na Teodoro: 10.000 reais. Meio caro pra mim hehe

    O lance do Prophet é que ele é fantástico tanto para Leads quanto para Pads, o som dele é muito gordo e tem as características que eu gosto, escolheria ele tranquilamente ao invés de um Minimoog. O CS80 também é um que eu gostaria de ter mesmo. São dois sonhos de consumo que acho que vai demorar muito para eu realizar, uns 10 anos talvez (pra cada um) hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Demos Roland D-50