Dúvidas, dúvidas, dúvidas

    Autor Mensagem
    A Larissa
    Veterano
    # jun/09


    Prezados colegas, eu sempre amei o som do piano, sempre foi meu instrumento predileto, mas nunca pratiquei por falta de tempo/grana. Mas tem horas que temos que priorizar o que gostamos também, a vida não é só trabalho. Olhei preços e vi que um piano é MUITO caro, mas temos o piano digital, que é melhor de preço e dispõe de mais mobilidade. Já vi tópicos indicando melhores pianos pra iniciantes, mas a minha dúvida é: Qual a diferença primordial (além do número de teclas) de um teclado pra um piano digital? Se eu começar pelo teclado, posso evoluir mais facilmente pro piano? E por último, consigo imitar o som do piano no teclado? (sei lá, não entendo muito bem disso e tem tantos arranjos...)

    Bom, espero que aqui se tenha paciência com leigos.. Hehehe..
    Obrigada!!

    frankbemol
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ola larissa. a diferença primaria do teclado pro piano tanto eletrico como tbm o digital a meu ver é o peso dar teclas(as do piano são muito mais duras que a dos teclados),mais isso não quer dizer que vc não pode começar por um teclado.
    a depender do teclado vc tira o som de piano sim, hoje se tem muitos recursos para isso.
    completem ai galera os itens que esqueci.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Bom... O que se entende por teclado é que é um conjunto de teclas... Só isso. Os teclados musicais eletronicos tem uma série de classificações, de acordo com suas funções principais e número de teclas...

    Como seu interesse é no piano mesmo, você pode começar com um piano digital, que tem as 88 teclas tal como um piano acústico, e dependendo do modelo, pode ser bastante leve...

    Os "teclados" geralmente anunciados por ai, no geral são teclados arranjadores, que dispoem de ritmos permitindo q vc "toque sozinha". A maioria dos recursos (pra não dizer todos) dos teclados arranjadores para iniciantes (abaixo de 1000) tem recursos que para alguém que almeja tocar piano, são totalmente descartáveis, por isso recomendo que vá direto num piano digital.

    A maioria deles tem 5 oitavas (61 teclas), geralmente leves, sons fracos que mais lembram uma lata sendo martelada.

    A diferença básica de um piano digital pra um teclado de 5/8, além do número de teclas, é o peso delas (teclados de 88 teclas tem teclas semi pesadas - semiwheighted, ou pesadas - hammer action - ação de martelo), o visual (teclados de 5/8 tem teclas abertas na frente, enquanto os de 76 e 88 teclas GERALMENTE tem teclas BOX, fechadas). E por ultimo mas não menos importante (muito pelo contrário :P): Os sons de piano encontrados num piano digital GERALMENTE são melhores que os dos teclados de 5/8 (se considerarmos apenas PSRs EXXX pra baixo).

    Em relação a conseguir imitar o som de piano num teclado, só em teclados acima de 1500, 2000 reais.

    Até 2 mil reais:
    Kurzweil SP88 (usado), Prokeys 88sx (novo)

    Recomendo que use a busca também... Provavelmente suas dúvidas serão tiradas e novas serão incorporadas...

    Bem vinda ao mundo das teclas e ao fórum cifraclub

    -----------------------------------------------------------------
    temos paciência com leigos sim :P Só não temos paciência com leigos que fazem questão de mostrar que são burros e não conseguem ao menos fazer-nos entender a dúvida deles em nosso idioma materno... Cada miguxês e mala que aparece por aqui :P Não falo nem de acentuação ou ortografia... mas falta de pontuação mata qualquer um! Claro que este não é o seu caso :D

    Recomendo que leia com atenção as regras do fórum e use a busca com frequência! Ela sempre ajuda...

    Lezinha.m
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Lezinha.m
    · votar


    A Larissa
    Olá!
    Bem vinda ao fórum =)

    Qual a diferença primordial (além do número de teclas) de um teclado pra um piano digital?

    Basicamente o peso de teclas, em um piano digital elas são bem mais mais pesadas, o que possibilita dar mais dinâmica e expressão na música.
    Tem muitas diferenças mais, mas o amigo Jonathas Lacerda já explicou bem melhor que eu haha ^^

    Se eu começar pelo teclado, posso evoluir mais facilmente pro piano?

    Meu conselho: se vc gosta de piano, comece por ele! Talvez pelo fato de ser um instrumento erudito, criou-se um estigma de que piano é super difícil e coisa e tal. Ele exige estudo e dedicação como qualquer outro instrumento, mas não é nada impossível ou mirabolante não, é só se manter estudando e não desanimar =)

    Eu comecei estudando teclado e, acredite, tem diferença. Se vc gosta de piano, só vai se sentir realizada estudando piano. O mesmo em relação à alguém que goste de teclado: só vai se sentir realizado estudando teclado ^^

    O povo costuma se assustar pelo fato de ter que ler a clave de sol e de fá juntas, mas é apenas uma questão de prática =)
    Vc vai começar por músicas simples e também fará exercícios para poder ir pegando o jeito aos pouquinhos, é só ter um pouco de paciência =)

    Boa sorte!

    A Larissa
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Nossa! Quanta dúvida respondida numa tacada só! Bom, fiquei feliz...

    Vou seguir as recomendações, pode deixar!

    Mais uma vez, obrigada!

    Faop
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Em uma questão de didática, sempre escuto as pessoas aconselhando você começar pelo piano, e, caso tenha interesse futuro em bandas, ir para o teclado. Digamos que para técnica, o curso erudito é melhor em relação a isso.

    Franklin...
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    É isso mesmo, se quer tocar piano, esqueça os teclados...
    Vai mesmo de piano digital.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas, dúvidas, dúvidas