Por que meu Alesis QS6 desafinou no meio da música?

    Autor Mensagem
    Thi_tecladista
    Veterano
    # mai/09


    Gente, é o seguinte: comprei um Alesis QS6 usado, no sábado. No domingo minha banda teve uma apresentação e tudo corria muito bem, até que o teclado desafinou em meio tom no meio de um solo.
    Obs: eu não usei o pitch bend durante toda a apresentação, e usei apenas timbres preset. Depois da desafinada, eu parei de tocar e fui fuçar nas configurações, e de fato o valor pitch estava em -1, sem que eu tivesse mexido em nada.
    Então, o que pode ter acontecido?

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Thi_tecladista
    Faz uma revisão nele (ou manda fazer, mas eu acho mais fácil fazer vc mesmo). Abre, dá uma limpada, verifica se todos os cabos flat estão bem conectados, passa um limpa-contato... Se tiver bateria troca ela... Comprar um teclado usado é mais ou menos como comprar um carro, tem que ficar atento a certos detalhes pra não entrar em furada.
    Se isso não der jeito, chama um padre exorcista... :)

    Thi_tecladista
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    tecladoprofusao

    Ontem eu liguei o teclado e ele estava um tom mais agudo. Então eu fui fuçar nos menus e não vi nada de anormal. Depois disso, eu dei um tapinha na pitch wheel e ele voltou ao normal, e desde então não deu mais problema.

    Mas a idéia do exorcista não está descartada, já que o teclado se comportou normalmente durante toda a apresentação e só desafinou na hora do solo... hehehe

    Valeu, amigão

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Thi_tecladista
    Depois disso, eu dei um tapinha na pitch wheel e ele voltou ao normal, e desde então não deu mais problema.
    É batata: sujeira no potenciômetro. Joga um pouco de limpa-contato pra garantir que ele não dê mais esse problema.

    _KOG
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Thi_tecladista
    Kara. Tenho exatamente o mesmo problema com o meu Roland Juno G.

    Já passei aperto com a desafinação dele no meio da música e depois de muito tempo descobri que ele não necessariamente desafina durante a musica, mas ao ligar ele já liga com o tom alterado... Normalmente meio tom acima.

    No começo eu achava que ele ligava no tom certo e depois ele abaixava meio tom.. Mas na verdade ele liga com meio tom acima e a qualquer momento ele volta pro tom normal.

    Então, pra resolver o problema (o meu pelo menos) basta apenas mexer no pitch logo após ligar que a afinação volta ao normal. Pelo que voce disse, com você isso resolva também.

    O detalhe é que isto é eventual. Hora voce liga e o tom está normal e ele já não vai desafinar mais. Hora voce liga e ele está com o tom alterado e se voce não mexer no pitch, a qualquer momento o tom pode voltar ao normal.

    Estou criando este infeliz hábito e não tive problemas novamente.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Tenho um QS6.1, basta dar uma mexida na Pitch Well que ele volta ao normal. Deve ter sido na hora do solo porque você usou o Pitch Well, se você soltar ele de uma vez ás vezes ele não volta para a estaca zero, fica um pouquinho acima ou abaixo o tom...

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mauro Lacerda
    se você soltar ele de uma vez ás vezes ele não volta para a estaca zero, fica um pouquinho acima ou abaixo o tom...

    Isso aconteceu com o N364 da igreja. As molas que centram o pitch bend estavam fatigadas (deformaram, ficaram frouxas). Abri ele, apertei as molas que levam a alavanca (no 364 é um joystick) de volta à posição inicial com a mão mesmo. Problema resolvido. :)

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    tecladoprofusao


    É isso mesmo, meu QS tem 10 anos, as molas ficam um pouquinho desgastadas com o tempo. Coisa bem simples mesmo...

    Thi_tecladista
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mauro Lacerda
    Deve ter sido na hora do solo porque você usou o Pitch Well

    Não, eu não usei a pitch wheel. Mas, pelo o que vocês estão falando, eu vou ter que abrir o telcado mesmo e verificar. Mas o problema não ocorreu mais nesses últimos dois dias.

    No mais, o teclado é muito bom mesmo. Timbres muito legais e um monstro no palco.

    Valeu, gente

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Thi_tecladista

    Só para esclarecer, eu não abri meu teclado. Eu não aconselho ninguém a abrir teclado, a não ser que tenha muita certeza do que está fazendo...

    A linha QS é foda mesmo, muito bom os sons...

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Tópico com o selo Meu querido diário de qualidade.

    Anderson_Rezende
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Já percebí que oscilação de energia normalmente ocasiona variação na afinação do meu QS7, por isso procurro usar sempre um bom estabilizador.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Anderson_Rezende
    Já percebí que oscilação de energia normalmente ocasiona variação na afinação do meu QS7, por isso procurro usar sempre um bom estabilizador.
    Sério? Achava que isso era problema só dos analógicos... Nunca tive esse problema com nenhum rompler...

    ThyagoAmaral
    Não perde uma, né? rsrs

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    tecladoprofusao
    Igual a tu!!! =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por que meu Alesis QS6 desafinou no meio da música?