Brinquedo novo: CME U-Key Mobiletone

    Autor Mensagem
    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: tecladoprofusao


    Tive que viajar a trabalho pra Foz do Iguaçu e tive uma tarde livre... Então já imaginam hehe... Visitei a capital sul-americana da G.A.S., o Paraguai, e voltei com um CME U-Key Mobiletone. Bom... fazia tempo que precisava de um controlador MIDI, então nem pensei muito. Vai aí a minha primeira impressão dele:

    Teclas: apesar de serem semi-pesadas, são bem macias. Dá pra sentir os contrapesos (a inércia das teclas é boa), mas parece que as molas são suaves demais. Cede muito pouco no sentido lateral. Ou seja, é um teclado rápido, dá pra ter uma performance legal. Pra ficar perfeito, na minha opinião, o curso poderia ser um pouco menor. Ah! São um pouco barulhentas (pra mim isso é até legal rsrs)

    Facilidade de uso: Não é aquele teclado que vc liga e destrincha de cara, mas é até bem intuitivo. Não tem dezenas de menus escondidos. Depois de dar uma leitura rápida no manual pra decifrar o que as luzes A e B querem dizer, dá pra fuçar sem medo nele. Como o resto do meu set tá no Rio e eu ainda no Paraná, ainda não sei como ele se comporta como controlador à vera rsrsr... Mas ele se deu muito bem com meu notezinho Mobo, nem precisou instalar. Só pluguei e ele reconheceu, e deu pra rodar uns VSTs leves numa boa.

    Dimensões: Pra mim, um ponto fortíssimo. É minúsculo. Pegue seu teclado, isole 4 oitavas e coloque mais um polegar em cada lado. Mais dois dedos de painel e dois dedos de espessura. É esse o tamanho. Cabe em uma mala fácil. E pesa uns 3.2 Kg, mais ou menos um CA-110.

    Controles: Um joystick, 8 pads e 9 knobs, tudo configurável. E tem um botão "Shift" que muda a função, então na verdade contam como 16 pads e 18 knobs. O joystick vem configurado como bend e modulador. Não tem um teclado numérico em si, mas tem um "escondido" nas teclas.

    Timbres internos: Eu sempre considerei timbre como brinde em um controlador MIDI. E acertei. Todos os 128 do padrão GM, mas são fracos, bem artificiais. Têm até uma pegada legal (quero testar ainda num som de verdade), mas achei parecidos com os do PSR E313. Um ponto interessante é que ele tem alto-falantes embutidos (fracos tb, mas quebram o galho), então dá pra brincar onde estiver.

    Visual: O meu é o branco. E achei um teclado muito bonito. Pintura branca perolizada, inscrições e knobs em azul claro e display de LED azul. Sem detalhes extravagantes na carcaça, layout limpo (pads de um lado, knobs do outro, tudo alinhado). Simples e elegante, mas chamativo. Também tem deles azul e rosa hehe...


    Ah! E por que "Mobiletone"? No site da CME diz que esse teclado foi desenvolvido para quem compõe música para celular rsrs... Mas ele vai servir pra muito mais que isso hehe!

    Página oficial:
    http://www.cme-pro.com/en/product-detail.php?product_id=17

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    desculpa a pergunta mais indiscreta do G.A.S: Quanto custou???????

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Jonathas Lacerda
    US$ 180. Não pesquisei, comprei na primeira loja que entrei rsrs...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    uia... Foi um bom preço q vc pagou nele. Curti aquele joystick de PS2 no lugar do pitch bend. Vou usar assim no meu homemade keytar (não esqueci do projeto. Estou em fase de captação de recursos e investimentos... se é assim que posso dizer, hehehe)

    new-dawn
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    legal
    mais parece um "Korg x5d-49" hsuahsuahsuahsuhaush
    parece suas montagens tecladoprofusao !!!
    :)

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Jonathas Lacerda
    Curti aquele joystick de PS2 no lugar do pitch bend.
    E é bom pra tocar. Não dava nada por esse joystick, mas cgostei dele...


    new-dawn
    hehehe... Eu achei a cara do Micron...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    será que um desses serviria bem pro projeto do meu keytar? Visto que não é caro e tem até sons "de brinde"

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Voltei!

    Jonathas Lacerda
    Bom... Vc queria um com controles em tempo real, e ele tem bastante. Tenho minhas dúvidas quanto à utilidade dos pads em um keytar... mas acho que ele pode ser um forte candidato sim.
    Mas não espere muito dos timbres gerados pelo "built-in 64-polyphony high quality mobile phone sound module"...

    A quem interessar possa, a demo que veio nele:
    http://www.4shared.com/file/104612856/ece692ae/u-key_demo.html

    synth_master
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    tecladoprofusao
    essa demo é igual a do meu uf-7, kkk
    e eu não gostei!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    UP no tópico...

    Esses teclados começaram a chegar no Brasil... Vi lojas vendendo-o por cerca de 550 reais.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Jonathas Lacerda
    Onde? Onde? rsrs
    Bom preço... A CME pelo jeito tem tradição em matéria de custo/benefício.


    Vou dar uma atualizada no tópico tb:


    Segundo review (quando a "síndrome do brinquedo novo" ameniza)

    Teclas: As teclas são mais sensíveis que as do PSR. São mais pesadas, melhores, mais bem cosntruídas, porém mais sensíveis. Testei isso com os dois ligados, um midiando o outro. Achei bom pra solo, mas pra base atrapalha um pouco.

    Facilidade de uso: A mudança de patches girando e apertando o knob e não rola ao vivo... Felizmente eu não uso isso, programo tudo no PSR mesmo.
    Pra instalar ele no PC (XP Professional) deu um trabalho: tive que pegar o driver do note. No Vista não tive esse problema. Depois de configurado, sim, aí o bicho é facílimo de usar. E tive uma boa surpresa: quando conectado aparecem dois dispositivos MIDI: um acessa o módulo interno e outro manda direto pro MIDI out, ou seja, dá pra conectar um módulo nele e usar os dois independentemente. O U-Control é uma coisa de louco! multiplica por dois tudo que tem de controle no teclado! ^^

    Suporte: Vc fica completamente perdido no site da CME. Pouca coisa lá ajudou. Espero que com a importação oficial o suporte ao usuário melhore.

    Robustez: É fraco. Na primeira semana o PSR caiu em cima dele no banco do carro, e ele ficou meio doido. Abri, reconectei os cabos flat e montei de novo; resolveu. Se for usar no palco, é saudável pensar em uma hard case.

    Visual: Não sei se é ser pai de filho feio rsrs... Mas acho esse teclado cada dia mais bonito. Os pads que acendem em azul dão um visual legal numa performance rsrs...


    De resto, a minha impressão ainda é a mesma. No geral tô bem satisfeito com o teclado, mas aprendendo ainda suas limitações. Recomendo ele pra quem quiser um controlador flexível e fácil de usar pra estúdio. Não é tão apropriado pro palco, mas cumpre a missão.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    tecladoprofusao

    Vi na MegaDisconildo, no Mercado Livre...

    tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Update no tópico!

    Tava tendo unbs probleminhas com o Pico 4 ligado nesse teclado. Depois de testar em outros, vi que era uma peculiaridade do U-Key mesmo de não se dar com o Labolida. Resolvi então atualizar o firmware dele, pra ver se consertava. E funcionou, agora tá 100%.

    Mas vai uma observação: caso tenha um teclado desse, não use o firmware 2.0, use o 1.1! A versão 2.0 embaralhou tudo no painel, nada nela corresponde às inscrições do teclado. Então, quem for atualizar, não use a última versão do firmware. ;)

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    tecladoprofusao

    Bom up...

    Mas tipo, fala ai pra gente qual era o problema que você tinha para controlar o Pico4?

    tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Jonathas Lacerda
    Algumas notas ficavam "presas", parece que o Key Off não era reconhecido.

    Guibs
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ouço falar meio mal da CME às vezes. Me parece que a probabilidade de se comprar um teclado que não vai funcionar direito em algum detalhe é gigantesca.

    naty pires
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Eai ainda esta com o controlador,satisfeito?
    Estou pensando em comprar um,do EUA para completar meu set e usa-lo junto com ipad que não tenho ainda kkk..Comprar um na cor ROSA...

    manasses.ss
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Estou muito interessado nesse novo key, e queria algumas informações sobre ele
    1º. A teclas deles é boas, tem expressão, e são macias.
    2º. Os timbres internos deles pode ser editados em tempo real por aqueles Knobes, e faz dual e split.
    3º essa função Loop, é tipo assim agente grava as batidas em 10 segundos e depois reproduz.
    4º ele vem com efeitos internos, tipo EQ, reverbe e chouros

    Pelo que pude ler por cima no manual é um teclado excelente pelo preço, algum de você acredita que ele seja melhor do que o Bheringer UMX?

    chiku_moong
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    eu vou comprar um na cor rosa (unico q achei kk) e notei q nessa cor nao tem o nome mobiltone v2, so na cor azul e branca .

    alguem sabe me dizer se tem diferenca entre os moedelos ??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Brinquedo novo: CME U-Key Mobiletone