Tocar Black music com Soul, jazz, blues misturado!

    Autor Mensagem
    nebdownloads
    Veterano
    # abr/09


    E ae firmeza genti...olha só

    Toco a 9 anos bateria, baixo, guita, violão e piano e nesses ultimos 3 anos conheci o blakc music puro brasileiro e americano, em fim quando conheci genti pra mim é tudo, sem o black e o jazz misturado sei lá as musicas que toco hoje são fundamentais pra coloca esse estilo fica da hora...o swing tudo as quebradas...e parece que minha mente até mudo....em tudo em conceitos até fico pensando se é coisa da minha cabeça....mas acho que não......

    Queria saber se tem alguem que curti e manja esse tipo de som pra fala de sua experiência se é isso mesmo que aconteceu depois que conheceu o Black e jazz.......pra coloca nas musicas nas harmonias envolve isso junto??? curto de mais o black swing mesmo...quebradera...

    falo abraço!!

    tiago scott
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nebdownloads

    Demorô cara rsrsrsrs. Meu acho que se formos ver quase 80% dos tecladistas gospel curtem a Black Music, pois ela é derivada do Gospel americano que se fundiu de uma mistura de Blues. Quanto ao Jazz hoje ele tem muitas variações, se você quer os velhos Stands vai perceber que poucas pessoas conhecem ou estão por dentro dele, por exemplo: Donna Lee, muita gente que diz conhecer Jazz hoje, não sabem que essa é uma das maiores obras de bebop tão consagrada por Charlie Parker. Ou por exemplo ouvir Stella By StarLigth pelas mãos de Keith Jarret, mas quem é Keith Jarret alguns dizem, tá vendo.

    Acho que hoje rola mais um Fusion do Jazz, do que o Jazz mais puro, que para muitos é clássico demais. Quanto ao que vemos hoje é um FUSION de R&B com Jazz, Soul etc, tudo isso compõe a Black Music Gospel ou comtemporânea.

    pomtwo
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: pomtwo
    · votar


    na verdade temos fusao de alguns estilos que marcaram muito ..

    temos na verdade uma unica raiz .. essa eh chamada de negro spirituals , que misturava a folk music, o country , musica africana, e a musica gospel tradicional (sacra)

    a estrada eh mais ou menos essa :

    1- negro spirituals e gospel negra
    2- blues (profanaçao da musica gospel negra)
    3-aceitaçao do blues no gospel originando o blues/gospel
    4-fusao do blues lentro com letras falando de amor
    5-nascimento do soul , chamada musica da alma (chamados por muitos como a verdadeira black music) .. com letras totalmente falando de amor, ou louvor intenso a Deus.. e ritimo com gitarras e uma forte presença do baixo e da bateria ..
    6- fusao da soul music com o jazz formando a tradicional musica gospel americana que vemos hj ... uma levada de orgao , com bateria, gruitarras e baixo constante ..
    7- profanaçao total do gospel e criaçao do funk .. guitarra e bateria sao os instrumentos importantes do movimento, e uma boa piatada de metais que faz com que o som pareceçe , alegre e sensual ao mesmo tempo ... o nome funk originou se do movimento sexual de penetraçao do penis na vagina .. as letras eram sexys e se falava muito de sexo
    8- uma reviravolta por cima de tudo isso , uma boa mistura de blues e soul e funk, dando se origem ao r&b , ritmos lento (gospel/blues) letras falando de amor (soul) guitarras, baixos marcantes, bateria, e metais geralmente em solo (uma certa pitada do funk)
    9- com os brancos tambem fazendo r&b e as drogas e violencia tomando conta do bronx em nova york , os negros sem identidade , começaram a fazer rimas contando o cotidiano, o desprezo e a falta da identidade da raça negra , antes obtida pelo blues, soul, funk e r&b , dai surge o rap ...


    e temos uma segunda estrada , partindo do negro spiritual , depois passando pelo blues .. temos na sequencia

    1- blues
    2- a expansao dos negros ja livres levando o blues ate chigago .. formando o blues chicago
    3- no mesmo tempo temos o aparecimento de um novo seguimento, misturando a musica negra , com a musica latina e a musica branca , temos o surgimento do jazz .. que geralmente era uma mulher cantando , um negro tocando baixo e um branco piano e um latino trumpete ou baixo acustico
    4- varias fusoes teve o jazz , e temos varios tipos de jazz , full, cool,free, etc..
    5-uma fusao entre a folk music, country e blues.. formando o boogie woodie..
    6- o boogie wood recebeu uma transformaçao e derivou-se o rock
    7- depois de um tempo os brancos começaram a ficar adeptos desse tipo de som.. e colocaram a country music, que eh a tradiçao da raça branca dos eua .. e inventaram o rock in roll

    lembrando que o rock eh um e o rock in roll eh outro .. nao devemos confundir os dois ..

    os negros pararam um pouco no tempo e decidiram unir o jazz ao soul e funk , retornando a primeira estrada .. e temos o que chamamos hj de black music gospel.. que na verdade eh o que vemos em corais como kirk franklin e outros .. onde o organ (blues/gospel/jazz) eh unido a bateria (soul/funk/r&b) e a guitarra crua sem distorçao ou a guitarra clean (jazz/funk/soul/r&b) e os metais (jazz/funk)

    claro ao longo do tempo , tivemos a introduçao grande do piano e pianos eletricos no gospel..

    so que temos dois seguimentos que sao mais faceis de se agregarem que eh o caso do soul e blues .. e do jazz com funk .. jazz com blues sao seguimentos parecidos mais que nao se combianam entre si .. e o jazz com o soul tambem nao , ja o jazz tem um pouco do funk, com a voz tremola , gemida , e gritante .. tipicas da funk music .. a voz abafada, falada, baixa e chorosa , sao tipicas do blues e que eh base fundamental da soul music ...

    entao eu tentaria misturar o blues , o jazz e o funk ... teriamos um bom seguimento .. lembrando que o estilo black music nao existe .. e sim os ritimos soul e r&b .. black music eh mais uma identidade da raça e ate mesmo um termo de repudio gerado pelos brancos .. assim como acontece com o samba no brasil.. que eh um orgulho da raça negra, o forro da regiao nordeste (representando +ou- o mesmo que o country/folk americano).. e outras vertentes como o mague beat , o funk do rio (miami bass) .. cada local com sua musica .. eh isso ai

    nebdownloads
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Gostei mesmo dos comentários

    valeu genti....firmeza na paz ......

    gostaria de ver mais pessoas gostando desse estilo por que pra sei lá, mas não consigo gostar de outro estilo......tenho que escutar os outros pra pega a manha e tal....mas não troco o (jazz/funk/soul/r&b) black music...e tudo isso misturado e dentru de um só pensamento unindo os ritmos e fazendo a paz na musica cara........


    falo gostei dos 2 comentários ae do pomtwo e o
    tiago scott

    firmeza fiquem na paz.......

    tiago scott
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nebdownloads

    Fimeza é nois.

    nebdownloads
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    tem MSN tiago scott ?????

    pomtwo
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    valew cara , e me corrijam caso tenha errado ai em algum momento

    NillMaker
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Comigo aconteceu a mesma coisa! rsrsrsrsr.. nao tem jeito, nao so a beleza da musica mas também a riqueza musica que geralmente elas tem.... crente precisa de tecnica pra expressar a unçao que o Senhor colocou! Fiquem na paz!

    pomtwo
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nao diria bem so a tecnica , mais a simplicidade da colocaçao da tecnica em pratica .. o que vemos principalmente nos organistas da gospel music americana eh a simplicidade .. tipo o cara eh o que faz menas graça (corporalmente falando ) e o que consegue fazer o maior numero de firulas (usar duas maos, pes,) e tal .. se vc ver o cara faz somente os movimentos nescessarios , e seu som sai como se o cara estivesse se "batendo" parece que sai mil notas por minuto ..

    Vitaumm
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Vitaumm
    · votar


    tiago scott
    Meu acho que se formos ver quase 80% dos tecladistas gospel curtem a Black Music, pois ela é derivada do Gospel americano que se fundiu de uma mistura de Blues.

    eu faço parte desses 80%..

    vo compartilhah u myspace de um cara q toka cum os top na area gospel lah nus EUA, nesse myspace,
    o cara tem um feeling animal com os órgans, e synths variados,
    e a batera eu num sei qm faz naum, nem sei se eh batera normal ou de key.. huashusa..
    tem os trabalhos mais dele, uma fusão geral ae, musica experimental:

    http://www.myspace.com/drbobbysparks

    soruji
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    E aí pessoal. Só ressuscitei esse tópico porque achei bem interessante o pessoal comentando do black gospel e tudo mais. Queria começar a tocar mais esse estilo. Ouço muito a banda Groove Soul, e queria tocar levando pra esse lado. Queria mais ou menos umas dicas de harmonias que soam bacanas no rhodes, alguma rearmonização de músicas famosas, pra esse estilo.

    Quem puder ajudar, agradeço.

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Eu curto bastante o Black Gospel... Groove Soul inclusive! Agora, tenho ouvido muito de Coral Black. curte? Recomendo o Kadmiel e o Resgate! Base sinistra! Ps. Abuse de tons menores no Black rsrsrsrs

    soruji
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Gosto bastante do Raiz Coral, Coral Resgate, e o lendário Just Sing Choir do Robson Nascimento. Então, eu queria pegar mais aquelas convenções mais jazz, sabe? Quebradas, passagens de acordes.

    waltercruz
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Com toda sinceridade, eu acho esse som black gospel brasileiro, Groove Soul, Templo Soul, tudo muito chato e duro.

    Ouçam Erykah Baduh. Essa galera gospel chupinha muita coisa dela e de outros caras lá de fora.

    williberg
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    https://www.youtube.com/watch?v=iuZmTbKeQRo



    pessoal poderiam citar algumas bandas com esse estilo, pois quero pegar mais pegadas nessa área, acho q o ritmo é tipo groove, se estiver errado me corrija. obg

    JotaEmidio
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: JotaEmidio
    · votar


    williberg

    Cara você toca teclado? George Duke era um tecladista bem nessa vibe.



    ____________________________________________________



    williberg
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    JotaEmidio


    cara valeu pela dica, sim eu arranho no teclado, e cara ai do video toca muito

    valeu man

    Harva
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Eu escuto bastante Soulive, Maceo Parker, Galactic, The Greyboy Allstar, agro-doce Collective, Headhunters

    williberg
    Membro Novato
    # ago/14 · Editado por: williberg
    · votar


    Harva


    muito massa esses caras, mais será que existe algum tipo de video aula ou coisa parecida?

    Harva
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Williberg,

    Existe uma loja na Teodoro Sampaio em SP chamada FreeNote. Lá tem bastante material em vídeo e impresso. Tem bastante coisa de jazz, soul, r&b

    Procure no site tbém.

    felipenove
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Sabem de bases para improviso nesse estilo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar Black music com Soul, jazz, blues misturado!