Planejando a compra de um synth - dúvidas

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: erico.ascencao


    Preciso de uma ajuda de vocês quanto à escolha de um synth, pois estou perdidão...

    Bem, estou montando um home-studio pra gravar algumas músicas que eu curto (Classic Rock em geral). Pretendo até o fim do ano pegar um sintetizador, pois não tenho necessidade daqueles ritmos e afins dos arranjadores. Alguns requisitos desejáveis:
    - conexão MIDI (entrada e saída)
    - possibilidade de tocar diversos timbres no mesmo patch (se possível além do main/dual e split)
    - controle de alguns parâmetros básicos em tempo real (ressonance, filter, modulation, pitch bend, etc...)
    - faixa de preço: até R$2000

    Já pensei em alguns modelos: Yamaha MM6, Yamaha S03, Roland E-09 (tudo bem, é arranjador, mas tem a conexão MIDI), Roland SH-201, Alesis Qs6, entre outros que eu já esqueci. Li a maioria dos manuais, mas fiquei um pouco perdido quanto aos recursos devido à falta de vocabulário da área - principalmente com relação a como controlar os timbres do teclado comum dispositivo MIDI externo. Meu parecer com relação a cada um deles:
    - Yamaha MM6: simples de mexer (isso implica ser limitado), conexão MIDI ainda não compreendida e já passou da faixa de preço.
    - Yamaha S03: aparentemente cumpriu todos os requisitos, mas não sei com certeza se dá pra dividir o teclado em mais de duas partes, e já passou da faixa de preço.
    - Roland E-09: também simples de mexer, porém limitado (ou usa main/dual ou main e split, não dá pra usar split, main e dual).
    - Roland SH-201: fiquei impressionado com o potencial deste synth e assustado com o fato de ter de começar a edição do timbre "do nada", porém o controle de main/dual e split também é limitado.
    - Alesis Qs6: confesso que não li o manual com detalhes, mas estranhei o fato de se encaixar (ainda que apertado) na faixa de preço que eu procuro.

    E aí, o que vocês me sugerem? Estou pendendo pro SH-201 pois acabei de ler o manual todinho e de ver uns vídeos no Youtube.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Cara o S03 divide o teclado em até 16 partes.
    Abraços.

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ThyagoAmaral
    Aproveitando o assunto, queria tirar uma dúvida quanto ao termo partes. No caso do S03, o fato de ele ter 16 partes significa que eu posso dividir as teclas em 16 grupos, e para cada grupo de teclas configurar um timbre diferente?

    dtplayer
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: dtplayer
    · votar


    erico.ascencao

    Todos os Synths entry e mid levels tem essa função. São 16 layers, ou seja, para cada camada (layer) tu pode configurar um timbre em uma seção do teclado.

    Cara, se a tua proposta é fazer um home studio só pra tocar em casa (ou pra tocar ao vivo de vez em quando), porque tu não compra um controlador bala tipo um Axiom da M-audio e controla VST. Desse jeito tu pode dividir o teclado como quer e ter timbres fantásticos.

    Acho que o SH-201 não é uma opção pra ti, porque ele é um synth bem diferente desses que tu citou. Apesar de ser maravilhoso, fuja dele por enquanto porque ele so vai dar dor de cabeça por enquanto.

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    dtplayer
    Só não adoto VSTs pois não gosto de depender do PC pra tocar. De fato, lendo mais a respeito, acho que o SH-201 é mais recomendado como 2º synth de um set.

    Preciso ler mais sobre a capacidade de síntese de sytnhs mais completos. Vou ver o manual do Juno-D, já que tem versão em português no site da Roland (é foda ler estes termos tecladísticos em inglês).

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    erico.ascencao
    Sim, em 16 partes cada uma delas do tamanho que você quiser e misturar 16 timbres da maneira que quiser.

    levyscarv
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    fugindo um pouco desses teclados mensionados o xs consegue misturar 16 timbres tb?

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ThyagoAmaral
    O MM6 chega a fazer esta função?

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    NÃO!!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ThyagoAmaral
    Que fezes... mas também, ele está mais caro que o S03, por incrível que pareça.

    Mais uma pergunta: os Alesis da série Qs ainda são entrados novos? Só achei no ML, por R$2000, e achei muito barato comparativamente a outros modelos da Alesis.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    erico.ascencao


    Cara, tenho um Alesis QS6.1 e acho que um teclado da linha QS vai te servir bem.

    O teclado tem uma carcaça pesada, resistente, é feito para estrada. É pequeno, bem fino, mas firme e dá aquela sensação de que você está com um puta equipamento nas mãos. Basta eu tocar as primeiras notas e o sorriso aparece hehe

    Tem 4 sliders + 1 de volume master, o que é ótimo para usar como Drawbars, adicionar reverb, etc... além de pedal de expressão e dois pedais de sustain.

    Os sons são fodas. Tem as waves de cada drawbar para montar Hammonds como quiser, tem as waves das percussões, tem tremolo, chorus, e um efeito de leslie realmente impressionante. Uso muito Hammonds, e ele é excelente, com uma distorção muito real, é quente mesmo...

    Tem um piano acústico, o True Stereo. São 8 megas só para esse piano, no SP76 a soma de todos os timbres dá 8 megas. Portanto é um ótimo piano, bem editado fica bem legal, pesado e sai muito bem nos PAs, claro e com presença.

    Os synths são fabulosos, com waves de todas as formas de ondas (SAW, Triangle, etc...) além de sons com variação de filtro pela velocity, sons com waves gravadas com ressonance (para supri a falta desse controle no filtro, tem apenas o Cutoff, mas com esse esquema fica perfeito!!!). Mais uma porrada de waves de synths etc... Muito bom.

    O que acho mais fantástico de tudo nele: os Eletric Pianos. Os Rhodes são simplesmente perfeitos, a única vez que escutei um Rhodes melhor (na minha opinião) foi com o Scarbee VKC (que eu acho beeem superior ao Eletrik Piano). Os detalhes são demais no QS, tudo muito claro e forte, com aquela presença que dá confiança e que inspira... eu realmente gosto heheh

    Além dos Clavs e Wurlis, que também estão na mesma proporção de qualidade, dá para ficar horas tocando sem cansar...

    Quem tiver pensando em comprar um teclado de até uns 1500/2000 eu recomendo muito testar um teclado da linha QS da Alesis, é um teclado muito resistente e que você põe no palco e sabe que ele vai cantar alto sem precisar colocar o volume no toco e sem precisar encher os timbres de efeitos para tentar "dar corpo", está tudo lá e quanto menos efeitos colocar melhor será o timbre...

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Tenho uma dúvida final sobre o termo partes. Estava lendo o manual do Roland Juno D, e nele há dois modos de operação:
    - modo patch: para tocar, basta selecionar um patch
    - modo performance: para tocar várias partes ao mesmo tempo, selecione o patch para cada uma delas.

    Se eu selecionar 5 partes, isso significa que em cada parte eu posso tocar um patch diferente, e cada parte sera mais ou menos uma oitava do teclado (considerando que o Juno D tem 5 oitavas)?

    NillMaker
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Eu ja tive o Juno.. posso te dizer.. ou uma coisa ou outra... voce pode dividir as 5 partes .. nesse caso, no teclado voce programa a partir de que nota começa a outra parte e assim por diante, mas tambem da pra voce juntas as 16 no teclado inteiro.. tipo um timbre com 16 sons... mas sei la... eu ainda iria tambem de Qs da Alesis... .eu nao confio no Juno D desde que começo aquele problemas nas teclas... cujo tambem me afetou.. acho que fiquei um pouco traumatizado! UHAUHUAHUAHUAHU!

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    NillMaker
    É, já ouvi falar sobre este problema das teclas.

    NillMaker
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    erico.ascencao
    O pior é que a gente acha que nunca vai acontecer com a gente!

    symphony-x
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Pessoal!
    Estou vendendo meus 2 Kurzweil: Sp76 e KME61.

    Cansei de carregar o Stay pra 2 teclados rsrs.
    Quero trocá-los por um único teclado, mais top, com arpegiador e sequencer, 5 oitavas - gastanto por volta de R$5.000

    Quais teclados vocês indicam?

    Toco na igreja, em uma banda pop e em uma outra de heavy metal.
    Gosto e levo muito em consideração na minha decisão, a qualidade dos timbres de pianos acusticos.

    Vi que a Kurzweil, tem um modelo novo, PC3LE6, que pelo que entendi é substituto do KME61. Alguem já testou? Tocou?

    Valewww!!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Caracas, desenterraram uma velha GAS minha... hahahaha!!

    Tudo bem, vez ou outra volto a ter estas idéias retardadas de comprar um synth apenas por achar que deve ser divertido tocar - mesmo que sejam coisas ultra-simples.

    symphony-x
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Erico... na verdade, sempre fico me coçando com a ideia de trocar de equipamento rsrs.

    Mas dessa vez quero realmente passar a usar somente 1 teclado.

    Na verdade, não precisa ser necessariamente um synth. Alias, sempre me confundo com essas categorizações.

    jeanwhite
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Pessoal, eu queria comprar um synth que tivesse uns timbres daqueles estilos lead q distorcem, estilo daqueles do the prodigy, e tambem queria q tivessem aqueles efeitos que vc coloca um acorde e o aparelho arpeja ele, para fazer aqueles efeitos tipo do Muse, talvez o Microkorg mesmo faça isso.. Mas eu queria fazer aqueles efeitinhos 8 bit, mas não necessariamente, eu queria q o pessoal me dessem uma ajudinha aí em qual synth comprar, eu quero usar para uma banda de New Prog.

    Maestron
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    jeanwhite

    Se você não faz questão de timbres que imitam o som de instrumentos acústicos (piano, flauta, trompete, violino), então a sua própria indicação, o Microkorg, já está valendo... Existem inúmeros VAs (sintetizadores dedicados para sons sintéticos) no mercado e isso vai depender de quanto você quer gastar... Se não tem experiência, indico o Roland Gaia, se gosta mais da Korg, tem o Microkorg ou o R3 (lembre-se que eles têm apenas 3 oitavas). Outro que é muito indicado é o Novation Ultranova, ele tem mais recursos que os citados acima.

    Se puder ou quiser gastar mais, já pode partir para um Nord Lead ou até mesmo um analógico de verdade... Mas se o seu negócio é um faz tudo sonoro, ou seja, que tenha sons acústicos e eletrônicos, então deve partir para os romplers, mais comuns em banda... Um entry level já pode lhe dar sons do tipo acústicos e sons eletrônicos como leads e pads, mas não com a versatilidade de um VA.

    JeffersonX
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    jeanwhite
    Concordo com o que o Maestron disse. Se você busca apenas um synth com timbres sintetizados essas opções são as melhores. Mas se precisa ter também acústicos como piano, flauta, violino, celo, etc, você tem que observar uma opção que tenha isso. Uma opção interessante seria 2 teclados, por exemplo. O primeiro teria 61 ou 73/76 teclas. O segundo seria um synth dedicado para timbres sintetizados como leads e pads. Se for usar mais lead, um de 4 pode te atender e 5 é mais do que suficiente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Planejando a compra de um synth - dúvidas