ganhei um Gambitt GSR

Autor Mensagem
fernando tecladista
Veterano
# mar/09


é isso, tem um amigo meu que chegou e disse
tem um orgão parado lá em casa, tá sem espaço e se deixar por lá vai acabar estragando, já que eu não uso mesmo não sabe quem quer?

EEEUUUUU!!!!!

já fui nessa mesma semana buscar, coube no porta malas da minha ipanema (acho que quem projeto esse carro foi músico)
e agora estou com o orgão aqui
como estava muito tempo parado, tem botão que não funciona direito, potenciometro que funcionou meia hora e parou, outro que só funcionou depois de meia hora, alguns pedais que estavam mudos e fiquei lá umas duas horas regulando as algulhas e agora tá beleza, ainda vou ter que trocar a madeira abaixo do pedal de volume que pegou umidade e esfarelou, falta uma solda aqui, outra ali, e passar um compressor de ar pra tirar 27 anos de poeira

modelo GSR pelo que vi existem algumas variações do pouco que vi me parece que este é o mais antigo, os novos já não tem mais o painel em tom de cinza e trocaram alguns potenciometros de girar para os de correr

aqui tem uma foto que achei na internet
http://www.flogao.com.br/fernandotecladista/foto/230/129899362

http://www.flogao.com.br/fernandotecladista/foto/230/129899370

Faop
Veterano
# mar/09
· votar


Que sorte do c*ralho hein. Parabéns pela 'aquisição' véio hehe
Como que é o som que ele faz? Eu não conheço muito bem os Gambitt, é bem comparável ao Hammond?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


fernando tecladista
Muito legal esse velho órgão!
Limpe contatos e potenciômetros com spray "limpa-contato" ou alcóol isopropílico e adicione um SuperOverdrive e um Phaser nele, vai ficar uma sonzera "setentista" da P....!
Ideal para tocar Deep Purple e Uriah Heep!
Abç

Luiz Almeida
Veterano
# mar/09
· votar


Putz, que sorte cara!
Boa sorte!
Alias, sorte é o que não te falta.

new-dawn
Veterano
# mar/09
· votar


fernando tecladista
posta uns mp3
com ele!!!
(eu sei q som tem )

fernando tecladista
Veterano
# mar/09
· votar


Como que é o som que ele faz?
é bem comparável ao Hammond?

o timbre é diferente, nessa época os modelos de gambitt e minami lembravam mais uns electone antigos da yamaha

cada teclado só tem 4 flautas 16,8,4,2 mais uns outros de strings que não tem nada de strings, o teclado superior tem uns presets, mas não chegam nem proximo de piano (nem decai o som), harpa... clarinet.... mas são interessantes pra combinar com o timbre de orgão
não tem simulador de leslie, mas tem um vibrato e um tremolo muito bons
pra tocar coisa de jovem guarda é felomenal

Mauricio Luiz Bertola
Limpe contatos e potenciômetros com spray "limpa-contato"
conhece alguma marca?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


fernando tecladista
Compre numa loja de artigos de eletrônica.
Abç

Mauro Lacerda
Veterano
# mar/09
· votar


fernando tecladista


Cara, que massa!!!!!!!!!!!!!!

Deu sorte, heim... Parabéns!!!

epereirajle
Veterano
# mar/09
· votar


Legal cara! Depois de um casiotone de4 oitavas com tecla de criança que meu pai comprou em 87 acho, um Gambitt usado foi o primeiro equipamento que tivemos (qdo eu era crianca) e onde aprendi a tocar orgao. Saudades hehe, na epoca achava o som muito tosco e sonhava com um teclado tipo M1, DX7, mas acho legal quem tem um órgão destes funcionando perfeitamente, é um som bem diferente! Parabéns

fernando tecladista
Veterano
# abr/09
· votar


só pra comentar:

esse orgão pegou umidade e a madeira da frente na região do pedal de volume esta virando farelo
essa semana virei o bicho de lado e troquei a madeira onde fica o pedal de volume, o pedal estava solto, maior trabalho pra marcar os pontos pra furar e prender novamente
mas pelo que vi terei que deixar esse orgão de cabeça pra baixo e tuchar cola de madeira em outro local onde está soltando e depois deixar lá secando

esse orgão também está com um som "rouco" leve... mas chato, meu medo é que isso fosse na placa onde produz o som mas descobri que deve ser na pôtencia já que por fone o timbre tá limpo, menos mal, já dá pra ver onde vou mexer

os ritmos não funcionam, mas por alguns testes que fiz é só soldar novamente alguns fios, o problema é descobrir qual com qual já que tem varios da mesma cor, o primeiro dono teve um problema onde um camundongo se mudou para o orgão e comeu a fiação dessa parte :(

Faop
Veterano
# abr/09
· votar


já que tem varios da mesma cor

Só não puxe o fio vermelho!!!

Jonathas Lacerda
Veterano
# abr/09
· votar


mas no caso de puxar, tenha certeza do Chuck Norris estar ao seu lado :D Talvez o Jack Bauer sirva...

Mas falando sério... Já entrou em contato com algum técnico para ver o manual de serviço desse modelo?

victorio
Veterano
# abr/09
· votar


Pô, cara, já vi um desses na casa de uma conhecida, mas tava com o amplificador queimado....pena....

Achei um desperdício, mas pra arrumar um Amp antigo desses dá um trabalho absurdo, só vale a pena pra colecionador ou aficcionado mesmo.

fernando tecladista
Veterano
# abr/09
· votar


Jonathas Lacerda
Já entrou em contato com algum técnico para ver o manual de serviço desse modelo?

sim, antes de me aventurar vou tentar correr atras disso, depois também tem o tecnico que arruma os teclados meu e ele sempre arrumou outros gambitts que tive, como não manjo de eletronica, só eustou mexendo no basico que entendo

fernando tecladista
Veterano
# ago/09
· votar


só pra atualizar:

levei no tecnico pra ver o que dava pra fazer, tem peça por lá que já não se encontra mais, o tecnico fez um limpa nele, trocou algumas coisas e tal, o som rouco que comentei melhorou um pouco, mas continuou, mas é da potencia interna, cancelando a amplificação interna e usando a saida de linha tava legal... os ritmos não funcionavam mais, em algum momento entrou rato no orgão, fizeram ninho, comeram alguns fios e mijaram na placa de ritmo o que ferrou com tudo...

mas do resto funcionou bem até semana passada, agora apareceu outro ronco insuportavel e sai tudo rachado, pela saida de linha, fone, interno....

se não tiver mas conserto só me resta aproveitar os falantes, já que estava a fim de colocar algo mais pesado no som de casa.

o que da dó é o movel, que tirando a umidade que pegou embaixo e isso eu já arrumei, o movel tá lindo, com brilho, sem riscos
se der na telha arranco tudo: placa, teclado, painel.... só deixo a carcaça de madeira e encaixo um teclado velho meu, mais a frente posso pensar em emcontrar um tokai barato e colocar no lugar

RMT
Veterano
# ago/09
· votar


Em primeiro lugar, parabéns pela aquisição!
Fernando, quanto ao som rachado, vc pode tentar trocar os capacitores do estágio de saída do órgão, amplificação, pré, tudo, pois são componentes que com o tempo vão se deteriorando. Veja na placa também se não tem capacitores estufados. Outra coisa podem ser os transistores dos estágios de pré-amplificação e amplificação fora algum problema de aterramento no circuito (alguma trilha rompida por exemplo). No mais, o básico seria +/- isso hehehehe

Boa sorte na empreitada
Abraços

RMT
Veterano
# ago/09 · Editado por: RMT
· votar


Post Duplicado

mauropsouza
Veterano
# ago/09
· votar


fernando tecladista
Veterano

Esse cara é chei de arte , chei de novidade.....rsrsrsrsrs.

Parabéns velho, tenha paciencia com o velhinho, conserte o bixo e poste as demos aqui, flow?

ehd
Veterano
# out/09
· votar


O GRS foi um modelo em que a Gambitt nos anos 80 recebeu prêmio pela sua qualidade, a fábrica da Gambitt é aqui em Santo André no grande ABC Paulista, o telefone é 4453 7017 ou 4453 5900, chama um técnico próprio deles, quem sabe eles tem as peças que faltam. Esse orgão ai não foi bem cuidado pelo antigo dono porque ele é muito difícil de dar problema, o meu GSR está funcionando perfeitamente, só agora que o pedal de expressão veio a quebrar, mesmo assim a Gambitt me falou que tem como tocar, e uma outra pessoa que mora perto de casa também tem um GSR e ele funciona tudinho, é um senhor instrumento, sem falar que nos registros da até pra imitar bem os orgão litúrgicos (tubos).

Cleber Vaz
Veterano
# out/09
· votar


ehd
Legal saber que a fábrica ainda existe, eles ainda usam o nome Gambitt?
Eu tenho um GRS igual a esse do fernando tecladista e também tá funcionando mal, e o mais triste é que quando eu trouxe ele pra casa ele funcionava melhor e foi em questão de dias que ficou terrível...mas não parou ainda. Só que como eu estou no RS fica complicado pra trazer um técnico aqui...

Fernando VD
Veterano
# out/09
· votar


pa de ouro vai para.......... .tarrarara


ehd por reviver um topico com 1 mes e alguns dias

ehd
Veterano
# out/09
· votar


A Fábrica não só existe como também está operando a todo vapor com modelos novos e tudo, tem que ver os novos modelos, tem até orgãos com 4 teclado e 25 notas na pedaeira (modelo montova) o único feito no brasil, e sem falar em um outro que eles vão lançar que já está no site também e que chama verona que tem 2 teclados de 5 oitavas e uma pedaleira radial profissional de 32 notas e pedais de expressão individual para cada teclado e pedaleira, um monstro, também vai ser o primeiro orgão nacional assim. Olha o site deles. http://www.gambitt.com.br/

_Rattu_
Veterano
# out/09
· votar


fernando tecladista
Posta uns sons da criança ai, cara!

fernando tecladista
Veterano
# out/09
· votar


_Rattu_
estou devendo isso, o problema é que o pc aqui em casa não ajuda muito, praticamente não tem espaço no hd pra isso, mas está o projeto gravar alguma coisa, ainda tem que fazer uns acertos
o timbre ainda está meio rouco, se tocar sozinho tá chato, mas colocando uma base (bateria, baixo....) isso já fica diluido

_Rattu_
Veterano
# out/09
· votar


fernando tecladista

Li ali em cima que o som dele é parecido com os Electone. É encorpadão? Tem grave suficiente? O peso do móvel é realmente um trambolho impossível de levar pra um show, ou é pau a pau com um Rhodes?

fernando tecladista
Veterano
# out/09 · Editado por: fernando tecladista
· votar


_Rattu_
Li ali em cima que o som dele é parecido com os Electone. É encorpadão?

não chega a ser um, tem lá suas diferenças tipicas de nacional X importado, lá comentei mais falando sobre o projeto em si

é mais encorpado do que os de hoje, os atuais soam "transistor puro"
mesmo os de hoje prefiro esse que soam transistor do que esses genericos que soam "sound blaster"
acho que a marca fez bons orgãos nesta época o GSR, o MxIII, eu tenho o GMX também acho bom, tem o synth analogico no 3º teclado, mas o timbre de orgão já se ve que caiu um pouco, mas ainda bom, depois veio o plano cruzado, ferrou tudo apareceu o FX5 (identico ao gmx) e dos que vi nunca gostei de nenhum



nem falando muito em timbre, mas na ideia de construção, disposição e tipos de recursos, desenho do movel
mas no final da decada de 70 e 80 se via bem que os Saemas lembravam os hammonds
os minamis e gambitts com cara de yamaha
e os diatron estão mais para farfisa

_Rattu_
Veterano
# out/09
· votar


fernando tecladista

Cara, uma curiosidade que eu acho que vai te interessar.


Estávamos falando sobre um certo órgão Palmer em outro tópico (já que estamos falando de órgãos aqui) e várias pessoas me disseram, inclusive você, que os órgãos nacionais tinham um ruído junto com o som, como se fosse ovo fritando.

Eis que procurando na internet por um plugin de Farfisa e Vox Continental, encontrei o Combosister.

Coloquei o vst na minha pasta de plugins, e imagine o meu espanto quanto vi que quase todos os presets de Vox Continental e Farfisa tinham esse ruído (bem audível mesmo) de que tanto reclamam nos órgãos nacionais! Tem um knob que voce adiciona ou tira "transistor" o que quer dizer na prática ruído!

Isso quer dizer que o ruído dos Palmer e outros órgão brasileiros estão presentes também nos órgãos top de linha, o que já me deixa meio seduzido a comprar um

procure pelo VST Combosister e verás.

Cleber Vaz
Veterano
# nov/09
· votar


fernando tecladista
E aí fernando como é que tá o Gambitt? estabilizou? piorou?

fernando tecladista
Veterano
# nov/09
· votar


Cleber Vaz

até que tá legal, os potenciometros acordaram pra vida e estão agora todos funcionando
tinha duas coisas chatas
a flute 8 que quando estava acionada parecia que "estava pra chover" se ouvia esrtrodos aleatorios, isso praticamente sumiu

mas continua um pouco a ronquidão isso também não se nota muito quando se toca com ele junto com alguma sequencia/base/ritmo.... vindo de outro teclado, mas quando se usa solo se ouve algo, mas mesmo assim está toleravel

vou ver se nessa virada de ano eu junto uma grana e dou uma outra geral, pelo menos acertar a saida de fone, como comentei nessa saida o timbre tá limpo, mas fica um pouco mais pobre já que não passa pelo amplificador do orgão, mas as vezes o plug de fone dá choque e o orgão fica estranho
mas aos poucos vai se acertando, só o fato do orgão voltar a ativa melhorou muito do que era, equipamento antigo tem que estar sempre lingando mesmo que for só pra deixar correr energia

Cleber Vaz
Veterano
# nov/09
· votar


fernando tecladista
Que legal que ta funcionando, eu tenho um GSR igual ao teu mas com problemas mais sérios, todos os G#, E e B não funcionam além desses roquidões e etc mas o coitado ficou muito tempo parado e quase todos os capacitores cerâmicos estão rachados...mas essa falha das mesmas notas em todas as oitavas é sintoma de falência dos divisores...eu tô sem espaço para abriri e reformar e estou pensando seriamente em desistir dos circuitos originais e adaptar as teclas para MIDI...cheguei a pensar em mandar um email pra fábrica perguntando se eles fariam um upgrade das placas para eu não perder o móvel mas acho muito pouco provável que eles façam

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ganhei um Gambitt GSR