Ao vivo quem se sai melhor: Fantom G ou Motif Xs?

Autor Mensagem
Maestro Mittmann
Veterano
# mar/09


Oi turma, os timbres que me interessam são Piano Orgão e Synth (um ou outro String e Cravo ajudam mas podem ser dispensáveis) quero saber qual desses dois se vira melhor nesses timbres e qual dos 2 é melhor ao vivo, tenho palpite que ao vivo o Yamaha deve levar vantagem ja que o Roland tem só meia duzia de botões. Procurei nos tópicosaqui massóobtive respostas parciais pras minhas dúvidas, se alguém puder ajudar, fico grato, valeu.

Vitaumm
Veterano
# mar/09
· votar


ixi... esse tópico vai longee... huashushua

new-dawn
Veterano
# mar/09
· votar


Maestro Mittmann
kara dos artistas q conheço a maipria usa MOTIF
acho q é o MOTIF!!!!

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/09
· votar


Pois que va longe mesmo, quanto mais a gnt conversa mais proximo eu fico da minha decisão.

fábio_soul
Veterano
# mar/09
· votar


Maestro Mittmann

tenho palpite que ao vivo o Yamaha deve levar vantagem ja que o Roland tem só meia duzia de botões

Cara, o Fantom-G tem um modo que não lembro o nome agora (acho que é Live alguma coisa) que não existe nada que se equipare a isso para troca de timbres ao vivo nos seus concorrentes de outras marcas. Se o problema é troca de timbres tocando ao vivo, o Fantom-G é o primeiro da lista.

Agora falando em timbres complica um pouco. O MOTIF XS parece ser um teclado mais equilibrado em termos gerais, sem ter pontos muito fracos (como dizem do órgão do Fantom-G... tenho um amigo que diz que parece uma sanfona... hahahaha). Por outro lado, dizem que os synths do MOTIF XS são os últimos da lista dos tops atuais. O grande problema é que você precisa de Piano, órgão e synth. Piano é mais questão de gosto, acho que entre o Fantom-G e o MOTIF XS é quase empatado (não sei agora com essa espansão do XS com o piano do S90 ES...), órgão parece ser regular (normal, nem muito bom e nem ruim) no MOTIF XS e ruim no Fantom-G, e synth parece ser regular no FG e ruim no XS.

Estou dizendo isso por coisas que já li. Embora já tenha testado bastante o MOTIF XS e também tocado um pouco no FG, não tenho bagagem própria para afirmar nada pelos meus conceitos sobre essas categorias de timbres nos teclados citados.

expedifer
Veterano
# mar/09
· votar


Profissional: Fantom G (não decepciona nunca em palco- detona mesmo)
Passional: Motif Xs (é pura "paixão", coisa pessoal, polêmico)

Vitaumm
Veterano
# mar/09
· votar


ah.. se pudessem fazer uma placa ARX soh pra HAMMONDS e órgãos variados
axu q u fantom se dava melhor...

mas o motif[classic, es, xs, etc..] eh u teclado q eu mais vejo nas gravações de dvd's por aih... us nego da area black gospel dus EUA adoram u bixo...

ah..

minha opiniaum eh leiga msm.. pq nunca mexi em nenhum dos dois... soh vem dos videos q eu vejo...

Artref
Veterano
# mar/09 · Editado por: Artref
· votar


Engraçado é que eu nunca enjoo de responder tópicos desse, hehehehe.

Em piano as qualidades são semelhantes, só que eu, assim como o Fábio, não vi a expansão nova do Motif. Negócio é você testar e ver qual agrada mais. Em Organs, ambos não são grande coisa...o Motif eu diria que tem organs usáveis, "legaiszinhos e passáveis" mas eu achei eles bem "Meh"...meia-boca (pelo menos perto do M3). E o Fantom seria 1/4 de boca, ou menos...os organs são feios...eu fico em dúvida se estou ouvindo um organ, uma sanfona ou uma guitarra distorcida, hahahahah.

Quanto à parte de Synth, eu ACHO que o Fantom G se sai melhor. Falo "acho" porque só tive o XS e não testei essa parte no Fantom. Achei toda a parte de synth do Motif bem sem graça...sem peso, sem agressividade. É tudo fofinho e bonitinho demais, sendo que o que pelo menos eu espero são synths agressivos, parrudos, gordos, quentes e etc. (Korg, cof, cof, cof)

Quanto à performance no palco, recursos e etc, o Fantom G ganha, por causa do live mode. Mas isso se você programar, destrinchar e fuçar, porque não adianta comprar um teclado desses e querer tudo na mão, fácil, lindo, azul e com raios de sol, porque não vai ser. Leitura de manual vai ser fundamental, independente de qual você escolher.

Independente de qualquer coisa, lembre-se que ambos são tops de linha. Nenhum vai decepcionar você. Vai na loja, testa, e o que te der mais tesão você leva pra casa. Recurso os dois têm de sobra e dificilmente você não vai conseguir fazer algo em um modelo. A não ser que seja em casos específicos.

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/09
· votar


Artref

A que tu te referia como "atualização" tu diz atualização dos timbres em relação aos motifs anteriores ou atualização do Firmware? Alias, atualizar (baixar e instalar atualizações) o xs é dificil?

Artref
Veterano
# mar/09
· votar


São novos sons para o Motif Xs. Cara, se é difícil ou não, depende do seu conhecimento de teclados e computadores, do seu inglês e etc. Difícil eu dizer isso pra você.

Mas por via de regra, não é fácil extrair todo o potencial de um top. Requer muita leitura de manual, fuçada, teste, conhecimento, experiência, inspiração e etc.

Maestro Mittmann
Veterano
# mar/09
· votar


Bom, acho que é bom isso mesmo, ler mto o manual, se vier a pegar o Motif vou me entender, tenho uma boa intimidade com teclados e computador, nao vai ser o fim do mundo. Mas continuando, o Motif tb tem mais ROM que o Fantom, só não consegui achar onde diz quantos timbres o motif tem.

Jeferson Fernandes
Veterano
# mar/09
· votar


Vitaumm
ah.. se pudessem fazer uma placa ARX soh pra HAMMONDS e órgãos variados
axu q u fantom se dava melhor...


Ah se tivesse pelo menos um slotizinho SRX perdidinho nele... Pow.. os hammonds da SRX-07 são muito, mas muito bons mesmos em se tratando de Roland... Bom... A Roland gosta de timbres de orgãos que ninguém no mundo gosta... Fazer o que?

Abraços

Andre XP
Veterano
# mar/09
· votar


Sem muitas palavras: MOTIF XS.

tiago scott
Veterano
# mar/09
· votar


Maestro Mittmann

Cara eu tenho um Motif XS7, e baixei as atualizações de timbres através do site Motifator, tudo de Gratis, simples e fácil. Você faz o Download dos arquivos do XSpanded (Uma cópia das expansões lançados pela Korg inicialmente para o M3), joga num Pen e depois é só imbutir no Key e baixar para o teclado, tudo simples e fácil. Bom fácil entre ", é bom dar uma lida no manual, para utilizar todos esses benefícios do Key tranquilamente. A única coisa que é uma bosta, é que o principal timbre que a maioria dos tecladistas foram secos baixar como eu, o Piano do S90ES, é pago, e você só consegue baixar pela bagatela de $ 250,00. Filhos da P...

Sobre os timbres?

Cara os timbres do Motif de fábrica já são ótimos, incluindo os que você quer Pianos, orgãos, Synths e Strings. Você baixando o XSpanded, você terá uma gama maior de timbres, e um Up Grade em alguns timbres específicos como o Piano Acústico, vem uma amostra no XSpanded do S700, cara muito show! um timbre de piano acústico pesado e lindo.

Orgãos? Pra mim ficarão na mesma coisa, os timbres de fábrica eu já gostava, como eu toco música gospel eu já tinha editado e salvado timbres de Hammond que adoro, que são aqueles mais gritantes e ardentes, tipícos do Gospel e R&B americano. Vem umas 2 amostras legais de orgãos Jazz que vale a pena o Download.

Synths? Mesma coisa, vem umas 3 ou 4 amostras de leads e pads que vale a pena o Download. Ah, tem uma amostra de lead bem característico anos 80 muito legal, e uns Brass show de bola para fazer uma trilha de "Jump", bem idêntico ao Oberheim usado na gravação desta música.

Strings? Deram uma evoluída muito boa, tem um timbre que uso direto substituindo o que veio de fábrica, que é de um quarteto de cordas que é lindo e soa muito bem em uma música mais lenta ou melódica. Vem cerca de uma 5 amostras que realmente deixam o Motif bem completo para área de Strings. Quanto ao uso de cordas para solo, é a mesma coisa do que os sons que vem de fábrica.

Os timbres que mais gostei no XSpanded?

O timbre de Piano do S700, um timbre de Rhodes (Esse foi o filho único que vem em todas as atualizações do XSpanded, pode! só uma amostra de Rhodes. Mas essa valeu por todas as outras que não foram, esse timbre ficou a cara dos Rhodes dos Nords Electros, tipo uns 75%). As amostras de Strings, o Lead que falei alá anos 80, 2 timbres de Jazz Orgão, Um vocal Voicer que os caras plagiaram da Roland, muito louco e para usar ao vivo é vintage total, dá hora, e para os amantes de um Rock tipo Rick Wakeman, vem uma amostra de Mellotron muito, muito louca.


mas o motif[classic, es, xs, etc..] eh u teclado q eu mais vejo nas gravações de dvd's por aih... us nego da area black gospel dus EUA adoram u bixo...

Por que os timbres mais utilizados por eles são Rhodes, Wurly, Hammond e Clavs. Fora os instrumentos originais, o primeiro da listas são os Nords, mas como os Nords não vem com com EP tipo Tines, Strings etc, eles procuram o teclado que soe mais limpo e aproximado o timbre principalmente de Rhodes ou seja: Motif. (Opnião Pessoal).


(Não opno sobre o Fantom G, pois testei um e na correria, embora pelos vídeos que ví ele continua o mestre dos Strings e Pads.

Eu adoro esses tópicos rsrsrsrsrsrs.

pomtwo
Veterano
# mar/09
· votar


que os americanos adoram o motif isso sabemos , mais o que me deixou encafufado foi ao ver um clip de uma church americana... o tecladista usava dois motifs es .. um 88 teclas e um 61
ai vc pode me falar mais pode ser que o 61 ficava pra orgaos ... nananinanaum... por que eles tinham nada mais nada menos do que o original hammond b3 acompanhando tudo .. agora me diz pra que o cara usava dois teclados iguais ? seria amor de mais ao motif ou teria uma finalidade que eu desconheça ?

hehehehehe .. cara eu querendo ter um e o cara tinha logo 2.. como o video era um pouco antigo entao o motif es era o top da epoca.. se fosse hj seriam dois motifs xs

tiago scott
Veterano
# mar/09
· votar


pomtwo

Pois é aí nem eu sei também pq dois Key com mesma funcionalidade. Eu já ví um vídeo de um baterista chamado John Black Will, era num stúdio louco. O tecladista também tava usando um ES8 e um ES7. No ES8 ele usava só rhodes e Piano, no ES7 orgãos, Stings, pads e Leads. Agora nesse seu caso o cara tinha um Hammond B3, possívelmente o ES 6 tenha ficado para Strings, Lead e Pads. Pode Ser. Mas acho meio zuado, nesse seu caso Pomtwo eu iria de Motif ES8 Pianos e EP e um Fantom X7 Strings, Pad e Leads, para essa época, o melhor das duas qualidades desses modelos.

yurikat
Veterano
# mar/09
· votar


Maestro Mittmann
Cara ao vivo além de bons timbres, o teclado tmbm precisa ter peso nos timbres... o famoso "punch". O motif xs arrebenta, tem uma baita presença, um peso enorme (tenho um e sei do que estou falando); agora a linha fantom é decepção pura, já vi nego com um fantom x tomar um pau danado do meu antigo korg Tr neste quesito (acho que tem um colega da lista que trocou um fantom x por um TR exatamente por isso).

Bom... nunca testei o Fantom G na pauleira mesmo, porém quando fui comprar um novo key, testei exaustivamente o XS e o G, inclusive lado a lado. Quando estava testando no fone não senti diferença nenhuma entre os dois, porém quando pedi para o vendedor ligar os teclados em um sistema de PA, percebi uma ligeira desvantagem do fantom G com relação a presença/punch. Confesso que tive receio que esta pequena desvantagem virasse uma enorme desvantagem na pauleira... sendo assim comprei o Xs por este e por outros motivos.

Falou

Artref
Veterano
# mar/09
· votar


yurikat, várias vezes coça minha mão de vontade de pegar um Fantom G, mas eu morro de medo justamente DISSO que você falou. M3 eu sei que arrebenta, XS nunca fiz show pesado com ele mas você e outros amigos falam que não tem erro, mas o Fantom G, NINGUÉM me falou até agora que ele fala grosso na pauleira assim como os outros dois.

Pior é que eu já fiquei um tempo com um Fantom S e realmente não curti o teclado. Aí lançaram o Fantom X e eu fui ver que ele tinha muita, mas muita coisa mesmo do S. E pelo que vi, o G também tem bastante coisa do X, ou seja: o G tem bastante coisa do S. (porra, entenderam a lógica confusa? rs). Isso e mais o negócio do punch que ninguém me garante = medo, hahaha.

Jeferson Fernandes
Veterano
# mar/09
· votar


Eu mesmo utilizava no meu setup um TR76 e um Fantom-X7... Era um desgosto total.. Agora estou com o Fantom-X7 para e estou unsando um S80... Morri com uma plaquinha SRX-95 que vou esperar encarecer um pouco para colocar a venda... hehehehhehe... Mas o Fantom-X7 é osso duro de roer... Quer dizer, depois do XP-80/XV-88 eu não conheço teclado da Roland com presença de palco... Eles são P.A.FOBÍACOS...

Abraços...

yurikat
Veterano
# mar/09
· votar


Jeferson Fernandes
depois do XP-80/XV-88 eu não conheço teclado da Roland com presença de palco... Eles são P.A.FOBÍACOS...
A linha RD cara... manda muito no P.A.

O Xp-80 eu achei terrivel tmbm, um pouco pior que o fantom x... Usei uma vez só por curiosidade, meu amigo estava com um e pedi emprestado, lembro que usei um timbre muito bonito (MK alguma coisa), enquanto estava tocando sozinho blz, mas quando a banda entrou... puts - prefiro não comentar - huahuahua

Artref
Confesso que comprei o XS com um pouco de medo do danado brochar na pauleira, graças a Deus o motif superou minhas expectativas.. manda muito mesmo...

Falou

tiago scott
Veterano
# mar/09
· votar


yurikat

E aí Yuri beleza brodher. Pô cara graças a Deus mesmo, quando peguei meu XS também fiquei meio em dúvida, mas a sorte foi que um colega meu comprou um XS7 antes que eu, e aí só foi testar ao vivo por empréstimo e tranquilo. Fora que agora com a XSpanded ficou um peso a mais em alguns timbres não. Agora confesso que para Punch em palco como os Korg tipo o Top M3, fica difícil bater. Olha eu que fui sempre amante de meu XS7,estou com uma certa pulga atrás da orelha em trocar ele num M3 73.

Mas o piano do Motif me segura, se bem que o principal fator que vejo num Key é Rhodes, Wurly, Clavs, Leads, Pads e Hammond Gritantes. Hammond eu sei que o M3 arrebenta, agora nos EP (Rhodes, Wurlitzer, Clavs) será que o M3 supera o Motif XS, isso é uma pergunta para ser respondida pelo Sr. Artref. E aí Artref o que vc pode falar sobre os EPS do M3, como vc teve os dois XS e M3, o M3 chega junto com o Motif nos EPS.

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/09
· votar


Isso é briga de gigante... prefiro ficar só olhando!!! Com meu TRzinho76 ahauhauhaua...

Jeferson Fernandes
To indo pra Sampa dia 25, vou pra uma Feira da Construção Civil, vou te ligar!!!

yurikat
Veterano
# mar/09
· votar


tiago scott
Cara eu testei muito o M3 e na minha opinião ele leva pau nos pianos eletricos, principalmente naqueles timbres FM (DX7)... Agora no hammond é animal mesmo.

Mas é claro que o Artref pode dar uma melhor opinião, afinal ele teve a felicidade de ter os dois.

Pensando nisso, o ideal seria ter o dois, acho que um realmente complementa o outro, o duro é ter grana para isso - huahuaua

Victorkeyboard
Veterano
# mar/09
· votar


Quando eu fui numa igreja em Campinas toquei num Motif XS e o dono era um cara que trabalhava na Timbres, eu perguntei p/ ele qual o melhor pra tocar ao vivo e ele me disse que os dois eram muito bons, mas o Fantom G era melhor p/ estúdio e o XS ao vivo era bem melhor.

Os timbres que usei do XS não tenho a reclamar, são excelentes, usei piano acustico, rhodes, strings, pads, bells e hammonds, só a questão da facilidade aovivo p/ troca de timbres que é meio complicado, mas nada que uma boa estudada no manual resolva.

tiago scott
Veterano
# mar/09
· votar


yurikat

o duro é ter grana para isso - huahuaua. É só vender sua casa as escondidas de seus pais. Quando de repente no outro dia vem o cara da imobiliária e diz aos seus pais, esse imóvel está vendida, Impossivel !!! E o dinheiro?

Lá está o Yury trocando o XS7, por um XS8 e pegando um M3 73. E depois? Depois é só ficar fazendo umas trilhas alí na Teodoro Sampaio perto do metrô clinicas com um chapéuzinho para jogarem as moedas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Mas falando sério Yuri, o que no que você acha que o M3 perde para o XS em EP, acústico sem discussão. Eu sempre achei o XS maravilhoso por que ele tem bastante tibres de EP, e todos de qualidade. A contar do Rhodes tipo Mark 1, com os tines soando bem pesado, isso o XS reproduz como um Nord, ou melhor como um Rhodes mesmo, fora os timbres alá Mark II, timbres mais gritantes. O M3 tem essas diferenças em timbres.

Abraços.

( E por falar nisso, cadê o Artref tô curioso para saber sobre os EPS do M3).

Jeferson Fernandes
Veterano
# mar/09
· votar


ThyagoAmaral

Demorou... É nóis...

Artref
Veterano
# mar/09
· votar


Pianos elétricos, eu acho assim: Todos os do M3 são bons. Isso é fato; não tem nenhum que você ouve e pensa: "que bosta". Todos os sons que levei para o palco desempenham muito bem, falam grosso, têm peso e tudo que se espera. Destaco alguns, que realmente são MUITO FODAS MESMO, especialmente um dos primeiros.

Mas o problema é que tem muuuuuuuito EP. Sabem quando o teclado peca pelo exagero? E o pior: não há taaanta diferença assim de um para o outro. Quando vou escolher um EP, fico perdido. Encontro um EP "X", aí o programa seguinte é o mesmo (ou algo bem parecido) piano X com outro efeito, aí o próximo som é o piano X um pouco diferente com phaser, assim por diante. Só depois de uns 10, você realmente nota que mudaram as formas de onda e aí começa de novo...piano Y com chorus, piano Y com tremolo, bla bla bla.

Eu ficaria muito mais feliz se o M3 tivesse MENOS EP´s, porém com mais variedades REALMENTE MARCANTES; digo em termos de formas de onda mesmo. Eu não preciso que os programadores façam o mesmo piano com pequenas variações: eu sei muito bem pegar um piano e mudar efeitos, mudar toque, dinâmica e etc; do jeito que fizeram, parecem que estão me chamando de jumento: "Olha, tem que botar de preset todas as variações pros usuários, porque os equinos não querem / não sabem / não gostam / têm preguiça de fazer variações nos timbres". Vá SF, Korg, não é meu perfil.

Outro fato é que quando você quer algo diferente dos velhos Rhodes, Wurlitzers e etc, o M3 tem pouca variedade. Aliás, até há vários timbres diferentes, mas eu não acho eles muito inspiradores. Dá a impressão que falaram: "Precisamos botar algo diferente aqui. Vamos copiar essas forminhas de onda de pianos FM/ Synth/ Freak do Oasys aí e botar no M3 só pro usuário ter mais variedade". Acho os pianos diferentes totalmente sem inspiração. Eles estão lá, tem bastante, alguns são bonitinhos e etc, mas nenhum me dá tesão, sinceramente.

Agora que entra o Motif: Ele também tem os Rhodes, Wurlitzers e etc que tem no M3, e também tem um milhão de timbre com pequena variação de um pra outro, mas é um pouco menos exagerado que no M3. Em termos de qualidade desses pianos elétricos tradicionais, eu diria que dá empate. O Reverb do Motif, que é melhor, confere mais beleza aos timbres, mas os do M3 têm a vantage de ter uma certa agressividade e peso que ajudam muito.

O Motif se sobressai mesmo é nos "Timbres diferentes" de EP, porque ali ELES SÃO REALMENTE LINDOS E BONS. A Yamaha colocou formas de onda do DX7 e semelhantes, e criou timbres diferentes que 'não estão ali só pra serem diferentes'. Criou timbres maravilhosos; eu até postei um que me inspirou muito no tópico aqui.

Espero que vocês tenham me entendido. Então, baseado nisso e generalizando tudo para "piano elétrico", eu prefiro o MotifXS para isso, mas com uma ressalva: se eles soarem na pauleira tão bem como os do M3, porque esse teste eu não fiz.

silvG8
Veterano
# mar/09
· votar


cara, esse tópico é meio complicado. cada um vai falar que o seu é o melhor...
pra se conhecer o teclado tem que passar um tempo com ele, tempo este que não é possível em uma loja.

é uma questão de preferencia. obviamente quem comprou o XS vai pensar que ele é o melhor ao vivo e vice-versa.
o Alexandre Prado (se não me engano) possui os 3 (M3, Fantom-G e Motif XS). talvez ele seja o mais indicado pra falar sobre.

vlw.

Artref
Veterano
# mar/09
· votar



cara, esse tópico é meio complicado. cada um vai falar que o seu é o melhor...


Nada, pô, tô falando aqui que o XS no geral é melhor que meu M3 pra EP...

yurikat
Veterano
# mar/09
· votar


huahuahua

daqui a pouco começa a pancadaria... huahua

o mais legal é que rolou uma treta semelhante no synth-br...

Bom... pelo menos lá o Motif XS wins!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ao vivo quem se sai melhor: Fantom G ou Motif Xs?