O que é aquele "microfone" em alguns sintetizadores?

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: erico.ascencao


    Pergunta de begginer. Segue uma foto ilustrativa.

    tiago scott
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    erico.ascencao

    Caro Erico, esse microfone a que você se refere é para uso de timbragens baseadas em vocoder. Aqueles timbres de vozes eletrônicas ou robóticas muito encontradas em estilos tipo HIP-HOP americano, música eletrônica e afins. Um bom exemplo para você conhecer esses timbres de vocoder é ouvir uma música tipo a "Stronger" do rapper Kanye West, essa música é praticamente toda feita a base de vocoder, no qual se utiliza um timbre e esses tipos de microfone para simulação da voz eletrônica. Esse modelo que você mostrou na foto é o R3 muito peculiar para esse trabalho, você tem também o Microkorg, Korg Radias, Roland V-Synth etc. E só para te deixar maluco quanto mais caro o modelo de syntetizador para essas finalidades, maiores as definições de timbragem e combinações para determinados timbres.

    Abraços.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    tiago scott
    O vocoder está para o teclado assim como o talk box está para a a guitarra?

    tiago scott
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: tiago scott
    · votar


    Érico.


    É mais ou menos. O vocoder é um pouco mais específico no caso de uso em sintetizadores. Tipo assim o Talk é aquele som que você controle conforme os acordes ou dedilhados na guitarra e só. Agora nos sinths você tem o vocoder de diversos tipos, claro todos controlados com a sua voz e o acionamento das teclas deixando um som uniforme. Nos sinths como o R3 que está na figura que vc mosntrou, você tem diversos tipos de vocoder. Vocoder puro, vocoder com fundos de Pad etc. Se achar legal dá uma fuçada no you tube e coloca lá "vocoder Microkorg, ou "Vocoder Korg R3". Aí você vai entender melhor os tipos de vocoder que esses micro synths trazem.

    pomtwo
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    eu queria entender melhor esse vocoder .. ele eh acionado pelas teclas ou pela voz ? vejo as pessoas usando o vocoder .. falando e apertando a tecla.. agora nao sei se o que faz o som eh a tecla ou o que vc fala.. por que na guitarra o vocoder eh diferente .. vc tem uma mangueira e o som das notas sai na mangueira que vem ate a sua boca e vc controla com a abertura e fechamento da boca ou movimentando a lingua.. e isso frente a um microfone .. ou seja o som da guitarra vem na mangueira com uma certa distorçao e sua boca serve como uma valvula .. na guitarra o que aciona sao as cordas ou melhor as notas executadas na guitarra , a mangueira e sua boca eh o efeito .. e no teclado ?

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    pomtwo
    Pelo vídeo, parece o mesmo princípio do talk box. De alguma maneira o sintetizador capta a modulação que você faz com a boca e usa no timbre sintetizado.

    tiago scott
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    erico.ascencao

    Matou a charada Érico. É isso mesmo. O esquema do vocoder funciona da mesma forma, quando você escolhe no Synth o timbre de vocoder para usar, vc aciona as teclas porém para criar a ressonância no timbre é necessário o uso da sua Voz. A questão de você fazer uma nota ex: G e usar a sua voz para soar no mesmo tom e deixar o som certinho é a mesma coisa tanto na Guitar quanto no Synth. Só que no Synth as vibrações das voz é captada mais facilmente sem muito esforço.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    tiago scott
    A questão de você fazer uma nota ex: G e usar a sua voz para soar no mesmo tom e deixar o som certinho é a mesma coisa tanto na Guitar quanto no Synth.
    Acho que neste ponto há diferença. No caso do talk box, você não precisa necessariamente falar/cantar, basta fazer o movimento com a boca como se fosse falar/cantar. Já no caso do vocoder, acho que tem que cantar/falar...

    Música de Preto
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    erico.ascencao
    A grande diferença é o fato de o vocoder ser eletrônico e o Talk Box ser "eletro-mecânico" - ou boca-mecânico. No Talk Box, o processo é físico, enquanto no vocoder é eletrônico.

    Princípio do Vocoder: Um sinal é o portador. Seria o som gerado pelo synth, sem a sua voz. O outro sinal é o modulador, que é a sua voz. A sua voz gera modulações no som gerado pelo synth, de forma que temos o que você diz, mas com o som do vocoder. E pensar que foi feito pra codificar mensagens durante a guerra...

    _________

    Em tempo: Uma menina aqui na lan viu a foto do R3 e não perdeu tempo: -É video-game?

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Tem uma música do Rush que eu suspeito que tem um som de vocoder (ouça a partir de 4:24):



    tecladoprofusao
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: tecladoprofusao
    · votar


    Esse link me esclarceu como o vocoder funciona:

    http://www.paia.com/ProdArticles/vocodwrk.htm

    Um resumo do funcionamento:

    Ele tem duas entradas, uma pra microfone e outra pro instrumento (teclado ou guitarra). Um bloco divide o sinal do microfone em bandas de frequencias (8 no caso desse, 16 no Korg R3 e 40 no Alesis Micron) e "copia" essa resposta de frequencia pro sinal do instrumento. Assim, quando a gente fala um "S", "F" ou "Z" as frequencias mais altas do instrumento passam pelo vocoder, quando falamos um "P", "B" ou "T", só as frequencias mais baixas passam. O efeito é de copiar a articulação (não o timbre, nem o tom, só a articulação) da voz que entra pelo microfone no som do instrumento que entra pela outra entrada. Mais ou menos como um wah-wah, só que mais preciso.

    Blackus
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    acho que o exemplo mais famoso do vocoder é Mr Robot, do Styx:



    e aqui um cidadão explicando e demonstrando umas coisinhas com o vocoder.



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é aquele "microfone" em alguns sintetizadores?