Entrando em estúdio!Dicas?

    Autor Mensagem
    claver_keys
    Veterano
    # mar/09


    Salve,salve amigos!

    Então pessoal vi um tópico parecido no forum de guitarra, achei muito interessante e importante , tambem estava procurando algumas informações sobre, por isso resolvi criar o tópico sobre o assunto...
    Teclado em estúdio' toco numa banda de Metal e entraremos em estúdio possivelmente esse mês, sendo a primeira vez que gravo alguma coisa. Gostaria que os amigos com mais experiências podessem deixar dicas para aqueles que como eu nunca gravaram.

    Desde já muito grato. Um abraço!

    Lord fafe
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    O que é que você quer saber?

    Artref
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    A melhor dica é: não erre! Pra não gastar dinheiro à toa no estúdio, hahahaha.

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    [i]Uma dica cara, grave grave e grave e só depois vai escutar nao fica gravando e escutando pq vc ta pagando por hora a menos que vc teja pagando pelo trabalho oq é pouco provavel, outra dica sempre chegue antes, ja tenha em mente oque vc quer fazer em cada trilha, va bem ensaiado, dem mais dicas ae pessoal;

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Acho que só posso dar uma: evite gravar entre as 23:00h e 04:00h, ainda mais se tiver que trabalhar no dia seguinte... hehe...

    Acho que a melhor dica é ensaiar bem antesn de ir mesmo.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eu tenho um estúdio, e posso te dizer que o básico pra não atrasar a gravação é:

    - Metrõnomo: Ensaie muito com o metrônomo, principalmente se vc for fazer alguns solos numa velocidade rápida. Errar é normal, mas errar muito é sinal de falta de treino. Por isso, treine muito em casa.

    - MIDI: Qual o seu teclado? Verifique com o pessoal do estúdio a possibilidade de usar VST's para alguns timbres. Na maioria absoluta dos casos os VST's soam muito melhor em gravações que os timbres normais dos teclados.

    - Arranjo: Tocar para gravar uma música e tocar num show são duas coisas bem distintas. No show o que vale é o feeling do momento, a adrenalina, a parceria da banda, o "bota pra quebrá". Em estúdio, a coisa fica um pouco mais "teórica" do que "prática". Revise a harmonia, os acordes, as inversões, campo harmônico, escala, tudo. Cuidado pra não fazer com a mão esquerda a mesma coisa que o contrabaixista irá fazer. Preste atenção para dosar o que realmente é necessário e o que pode ser retirado pra não carregar demais a estrutura da música. Slecione os timbres de maneira que soem agradáveis e condizentes com o estilo e interpretação.

    - Empenho: Nunca deixe nada para ser "consertado" na mixagem. Errou, faça de novo, até sair certo. Não ficou bom? Mude. Faça tudo para registrar o seu melhor para o CD da banda. Não pense só no presente, pois no futuro pode reservar a você várias oportunidades através desse trabalho, então não menospreze nenhum minuto de gravação.

    sarpa
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Pré-produção! Sempre!

    tiago scott
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    claver_keys

    Cara uma das principais dicas que posso te dar para gravação em stúdio é mais ou menos se apegando no que o brodher Scoth disse. Evite ao máximo sobrecarregar a música, no stúdio a intenção é a banda deixar a música quadrada, ou seja, solos e certos riffis de guitarra na hora certa, o teclado fazendo a cama de acordes sem erros, usando strings e efeitos necessários para a música ficar quadrada, batera segurando o ritmo sem quebradeira e o Bass dado peso e pulsação a música. Cara pelo amor de Deus mesmo que seja uma banda de metal, no stúdio o que deve transparecer é o profissionalismo e entrosamento da banda, e não a habilidade individual de cada integrante da banda.

    Há e procure fazer a música ficar audível e de certa forma comercial se vocês quiserem passar o trabalho para diversos tipos de público. E o mais importante a banda deve ter dialogo e maturidade para corrigir erros de volume de cada instrumento tipo: Meu nessa parte o teclado ficou muito baixo e a guitarra cobriu os outros, ou o baixo e a batera não ficaram no mesmo andamento de bumbo e etc. Mas isso com caras MÚSICOS DE VERDADE, senão é confusão na certa tipo: cara cada um tem de cuidar de seu instrumento, aí ferrou srsrsrsrsrs

    Lord fafe
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Cara, pra a melhor ferramenta pra se gravar teclado é VST'i... além do mais MIDI te a dá a possibiliadade de edição, pra mim isso economiza muito tempo, é melhor do que ficar exaustivamente regravando e regrvando...e com MIDI e até mais fácil corrigir o tempo. Depois você pode colocar tudo no tempo certinho...^^... apropósito qual é o seu teclado?????

    claver_keys
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Opa, primeiramente obrigado a todos que responderam!

    Scoth_Pr

    Cara muito obrigado pelas dicas, exelente mesmo!
    Então.. vou usar um MM6 e se tudo der certo um Prokeys.
    Estou pensando muito na possibilidade do uso de VST's, mas no caso tenho que conversar com o cara do estúdio a respeito pois não possuo Notebook se der certo concerteza será maravilhoso.

    tiago scott

    Muito importante esse lance de sobrecarregar a música, pena que isso tem que estar na cabeça de todos..rs
    Tem que ter uma conciencia ou melhor diria profissionalismo de todas as partes. Valeu pela dica! :)

    Lord fafe

    Como assim colocar tudo em midi? Você diz partiturar a música pra reproduzir num programa e de acordo com o metronomo da música ele se adequar? Não entendi o que você disse amigo. (Perdoe-me a ignorância no assunto)

    claver_keys
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Acho que só posso dar uma: evite gravar entre as 23:00h e 04:00h, ainda mais se tiver que trabalhar no dia seguinte...


    rsrs
    Ainda bem que estamos todos de férias..rs! :)

    Lord fafe
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    claver_keys

    Não... como é que você vai usar VST'is sem gravar por MIDI????? Você vai gravar normalmente em MIDI com o VST'is depois você vai editar as faixas MIDI colocando cada nota no seu quadrado...^^...Se ainda não tiver entendido é só falar...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Entrando em estúdio!Dicas?