ponta de cabo no xp-30

    Autor Mensagem
    Vitaumm
    Veterano
    # fev/09


    tipoo.. to prestes a trocar meu roland xp-30.. mas o unico problema eh q na entrada L[mono] p10 [entrada principal do teclado] ficou preso lah dentro a ponta de um cabo..

    qual seria a melhor maneira de tirar o troço de lá??

    Eraques Neto
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Acho que a melhor maneira de vc resolver esse problema, é levar o equipamento em uma assistência técnica, ou se vc tiver coragem, pega uma chave de fenda e manda ver dentro do buracooo... heheheheh

    tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Isso já aconteceu antes aqui no Fórum...
    A ponta do plug P10 ficou lá dentro do teclado
    Até hoje não sei se ele conseguiu tirar a ponta de lá rsrs... Mas deram bastantes dicas, dá uma olhada que pode ser que uma te ajude. :)

    Vitaumm
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    tecladoprofusao
    ehh eu acabei de axah.. antes eu num tinha axado, foi mal aee!!

    vlw!!

    riceira
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Vitaumm

    Não consegui tirar até hoje do meu Fusion e estou usando a saída ótica. No dia em que precisar usar a P10 terei que levá-lo a uma assistência mesmo.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    riceira
    Pô, cara, ainda não conseguiu? Que chato... Pelo menos a P10 ainda não fez falta, né? :)

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Isso é foda, tem plugs fuleiras que as pontas giram, cada uma q uso eu dou uma checada pra ver se num tá folgada..

    riceira
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    tecladoprofusao

    Aleciano Fuckin Roses

    Cheguei a abrir o Fusion mas não tive acesso fácil à placa, então resolvi não arriscar. Estou usando a saída ótica ou a coaxial na minha Behringer até o dia em que precisar usar a saída P10. Aí só terá um jeito: assistência técnica.
    Desde então só uso cabos Santo Ângelo...

    Valmick
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Existem jacks que são abertinho, sendo que você pode apenas retirar o pedaço de cabo manualmente, bastando apenas abrir seu equipamento. Mas existem jacks que são quadrados e fechados. Estes não possibilitam que a gente os abra sem ter que enfiar coisas. Enfiando chave de fenda no jack, ela pode alargar contato, gerando mau contato e, de alguma forma, estragando seu equipamento. A do PSR 520 de um amigo meu era desses. O teclado tinha tomado uma queda, que foi "amortecida" pelo plugue do cabo que estava no teclado. Como felizmente não chegou a quebrar a placo, somente, arrancou as soldas forçadamente, era só uma questão de trocar por outro jack.

    Não é coisa de outro mundo: compre um jack de boa qualidade em qualquer eletrônica e troque-o você mesmo. Um bom jack custa até 5 reais.

    Normalmente são dois ou três fios a serem soldados: Terra e centro quando é mono; terra, direita e esquerda quando é estéreo. Eu acho que a do seu teclado provavelmente é mono, pelo fato de haver uma outra mono exatamente com a mesma finalidade, só que pro levando som para outro canal (direita ou esquerda), então acredito que serão somente dois fios a serem soldados. De qualquer forme, cogite a possibilidade de ser estéreo (o que não muda muita coisa, só um fio a mais).

    Caso você tenha habilidade com solda, não verá mistério: des-solde os contatos do jack antigo, removendo-o, e lembre-se de onde-ia-o-quê. Depois corte dois pedaços de fio e solde as extremidades de cada uma delas no seu novo jack: uma no centro e outra na lateral (levando em consideração que seu jack é mono), depois solde as outras extremidades na placa, exatamente onde eram as soldas antigas. Pode acontecer de você trocar a ordem das coisas... nesse caso o teste é simples: ligue o teclado, toque e veja se sai som e se o som sai com qualidade. Caso contrário, troque a ordem e teste de novo.... provavelmente vai dar certo.


    Se você tentar fazer o que estou falando e der cagada, uma pessoa com um pouquinho de conhecimento em eletrônica pode te ajudar.

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    mas o unico problema eh q na entrada L[mono] p10 [entrada principal do teclado]

    Só um detalhe: não é entrada, é saída (output, e não input).

    Tecladista Congregacional
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Vitaumm

    Aconselho a enviar o teclado para a assistência técnica.

    Se vc for do RJ, tem a GR Audio na Barra da Tijuca.

    Reformei o meu XP-80 com eles e estou bem satisfeito.

    Grande abraço.

    OBS.: Vc pode ter opções mais baratas mas que podem trazer uma tremenda dor de cabeça no final ... (só uma sugestão)

    LucyNerios
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: LucyNerios
    · votar


    Você pode tentar algumas coisas em casa ( alicate, pinça, mais tomando cuidado para não danificar a saída ). Mais eu acho que seria melhor negócio leva-lo até um técnico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ponta de cabo no xp-30