Novo projeto de Mod: Construindo um Keytar :D

Autor Mensagem
ThyagoAmaral
Veterano
# fev/09
· votar


Jonathas Lacerda
O Rei do PhotoShop!!! =]

Alguns trabalhos do nosso amigo Jonathas:
http://www.perolasdoorkut.com.br/categorias_fotos.php?categoria=3

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09
· votar


nem ferrando! mané photoshop... nem isso eu uso :D

Update:

Modelo 01, versão 0.2alpha

mod01 v0.2a

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09
· votar


no proximo update, trago o review com todas as especificações do keytar, já com definição de qual controlador será usado...

tecladoprofusao
Veterano
# fev/09
· votar


Jonathas Lacerda
Olha, tá muito bonito... Esse detalhe da alça em baixo ficou maneiro, igual o X50. Deve servir pra amarrar o cabo MIDI hehe... Mas vc já fez a escala pra saber que tamanho isso vai ficar? Parece um pouco "gordo", acho que deve chegar até o joelho...

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


post duplo

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


tecladoprofusao

pelos meus cálculos, ele vai ficar pouco menos que a largura daquele novo Roland AX-Synth.

Mas creio que ele vá ficar menos gordo com o outro controlador. Basicamente, usei o Behringer UMX49, mas vou usar no projeto final um Evolution MK249C2, por conta do display, que além de dar um visual melhor, e por ser mais estreito que o Behringer. Além disso, vou poder implementar o esquema de D-Beam aqui, que consegui na net... Vou testar melhor o circuito em um joystick. Se funcionar 100%, vou implementa-lo no keytar. Talvez tenha um Dual D-Beam :D

tecladoprofusao
Veterano
# fev/09
· votar


Jonathas Lacerda
pelos meus cálculos, ele vai ficar pouco menos que a largura daquele novo Roland AX-Synth.
Ah, tá... Então deve ficar bom

Talvez tenha um Dual D-Beam :D
Cara, tô doido pra ver isso funcionando! :D

Jonathas Lacerda
Veterano
# mar/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


tecladoprofusao

E eu? Vou comprar os componentes pra refazer o d-beam. No primeiro teste, usei componentes usados e nao sei se foi um bug do projeto ou algo que fiz errado. O controle só funcionava pra cima, ou seja aumentar o parametro. Não abaixava.

Edit: Achei no mercado uma solução mais simples e pronta. Então o material que eu tinha aqui sobre esse D-Beam caseiro foi abandonado.

Existem no mercado, circuitos já prontos com tudo que precisa pra sa usar IR no lugar de um Fader ou Knob...

Jonathas Lacerda
Veterano
# mar/09
· votar


Aos que vinham acompanhando este projeto, viram que pensei em usar um Stick analógico de joystick de playstation para o pitch bend e o modulation.

O Henrique Leal deu uma sugestão que eu já havia cogitado:

Pensei até em um mini-joystick com uma mola que o mantenha central (lógico!)
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/203487/p1#5804062
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/203487/p1#5804062
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/203487/#5801074

E não é que já fizeram algo assim? Agora já decidi como vai ser o pitch e modulation do meu keytar...



O visual do keytar do video ficou ridículo... Mas a idéia do pitch ficou muito boa. Quem sabe, uns dois sticks desse? Um para pitch e Modulation, e outro para controlar outros parametros? Lembrando que um Stick desses controla 2 CC midi, um em cada eixo.

Jonathas Lacerda
Veterano
# mar/09
· votar


Aos que vinham acompanhando este projeto, viram que pensei em usar um Stick analógico de joystick de playstation para o pitch bend e o modulation.

O Henrique Leal deu uma sugestão que eu já havia cogitado:

Pensei até em um mini-joystick com uma mola que o mantenha central (lógico!)
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/203487/p1#5804062
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/203487/p1#5804062
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/203487/#5801074

E não é que já fizeram algo assim? Agora já decidi como vai ser o pitch e modulation do meu keytar...



O visual do keytar do video ficou ridículo... Mas a idéia do pitch ficou muito boa. Quem sabe, uns dois sticks desse? Um para pitch e Modulation, e outro para controlar outros parametros? Lembrando que um Stick desses controla 2 CC midi, um em cada eixo.

Jonathas Lacerda
Veterano
# mai/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Up no projeto...

Bom. O projeto não foi abandonado. Vou informar a quantas anda esse projeto:

1. Ainda não comprei o controlador, por isto, estou sem atualizar o projeto;
2. testei os circuitos de pitchbend e modulation com stick analógico de controle do PS2 e funcionou perfeitamente bem, tal como no vídeo acima;
3. Ainda não achei por aqui no Brasil o sensor GP2D120 (sensor de distâncias) que seria usado como alternativa ao D-Beam. Minha ultima alternativa é com o pessoal do curso de Automação Industrial daqui do IFPB (antigo CEFET-PB). Se eu não encontrar, vou usar o esquema que citei em posts anteriores;
4. O luthier que ia fazer o projeto comigo mudou pra outra cidade, ou seja: Tenho que encontrar outro;
5 - A grana q eu tinha pra comprar o controlador foi-se para meu óculos (tow cego bagarai) e para a Stay Aluminium, ou seja: Aguardar pelo menos mais uns 3 ou 4 meses);

Enfim. O projeto tá vivo ainda, mas vai demorar mais do que eu esperava.

Meus sinceros pedidos de desculpas para quem estava acompanhando este tópico. Em alguns meses, virei com novidades :P

tecladoprofusao
Veterano
# mai/09
· votar


Jonathas Lacerda
Que bom que o projeto ainda tá vivo. :)

Videomaker
Veterano
# mai/10
· votar


Eu recomendo sim...!!!
http://www.youtube.com/watch?v=VV36gr3jqCg

Henry Souza
Veterano
# ago/10 · Editado por: Henry Souza
· votar


E aí Jonathas, a quantas andas o projeto???

Só agora que resolvi fazer o meu... No meu caso, vou fazer um "corpo" de fibra de vidro mesmo pra encaixar um controlador de 49 teclas (o Evolution MK-149)... Mas ainda tô na procura de alguém que trabalhe com fibra...

Não pretendo mudar nada na estrutura dele (pitch, modulation, etc) isso vai dar um trabalhão e eu tô meio sem tempo... Vou deixar como está por enquanto...

E o seu projeto, como anda?

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/10
· votar


Henry Souza

Ainda está na fase do projeto... Estou com outras prioridades no momento, então, por enquanto, vou melhorando e estudando eletrônica para fazer os mods de forma mais tranquila e correta...

tecladoprofusao
Veterano
# jun/11
· votar


Vou dar um up nesse tópico...

Tem um camarada tecladista lá de São José dos Campos que tá transformando um M-Key num keytar, com direito a braço removível e tudo. Quando tiver pronto, eu trago fotos pra galera ver. ^^

Ismah
Veterano
# jun/11
· votar


1. Como você gostaria que fosse o Pitch Bend de um Keytar?
Não uso mto PB (até pq meu teclado não oferece tal recurso kkk') mas creio que ele seria bom com um longo de uma ou duas oitavas (slides) e um segundo de 1/4 a 1 tom (bends)

2. Quantas teclas? 25 ou 37 (nada de 49... ficaria grande demais e pesado)
81 acho que abstaria O.O 25 telas já bastam

3. Diante das funções que citei, qual teclado controlador você
recomendaria?
sem ideias no momento

4. Que design vc esperaria de um keytar? Mais reto, mais curvo, fininho, largo...
relativamente fino, e não mto largo, o teclado curvo seria doido mas util

5. Que cor você usaria?
acho boilice tecladinho azul verde rosa etc, então preto cinza ou branco (suja mto)

6. Gostaria que tivesse sons internos? Se sim, que tipo? (penso em usar um módulo bem pequeno internamente, que, quando estivesse com o midi out ligado, ele seria desligado automaticamente.) Os módulos que pensei foram os Alesis Nanosynth ou Labolida Nano1/Pico4/. Alguma outra sugestão? Tem que ser beeeeem pequeno.
sons internos sem dúvida

7. Qual o melhor? Pilhas ou bateria? (técnicos de eletronica: AJUDEM :D )

Pilha tem suas vantagens (deu pau vai no mercado e troca, sem falar que se forem recarregáveis qualquer canto da pra deixar carregando sem problemas) mas tens suas desvantagens em sistemas, pois ocupa mto espaço e se não estiver firme começa a balançar e pode até deixar de funcionar
bateria é geralmente fixa, deixa seu tempo carregando e deu, mas não pode ser em qualquer lugar afinal o keytar vai junto, como pontos fortes tem a fixação "permanente" e ainda co mo negativos tem a concentração de massa

Henry Souza
Veterano
# jun/11 · Editado por: Henry Souza
· votar



Ainda está na fase do projeto... Estou com outras prioridades no momento, então, por enquanto, vou melhorando e estudando eletrônica para fazer os mods de forma mais tranquila e correta...


No meu caso, como estava difícil achar alguém que trabalhe com fibra de vidro (alguém disposto a me ajudar é claro) resolvi desistir do meu projeto de tentar transformar o MK-149 num keytar... Mas acabei dando sorte, pois achei um AX-7 em bom estado de um colega novato aqui do forum, o Edione. Acertamos os ponteiros e acabei fechando negócio; hoje o AX-7 é a sensação nas minhas apresentações!

Mas boa sorte aí e continue nos informando das novidades!


SANDROSSVENOM
Veterano
# mar/14
· votar


pedro_tecla

BOA TARDE, MEU NOME E SANDRO, TENHO UM PROJETO SIMPLES PARA UM KEYTAR, UTILIZAREI UM MICROKEY KORG, 37 TECLAS, PELO BAIXO CUSTO. POREM MINI TECLAS AS QUAIS ACHEI ATE CONFORTAVEIS, PELO TAMANHO.

SANDROSSVENOM
Veterano
# mar/14
· votar


BOA TARDE, SEGUE ABAIXO MINHA IDEIA PRA UM KEITAR BARATO E SIMPLES:

KORG MICROKEY 37, TECLADO NUMERICO (troca de timbres) hub usb, pra conectar , e um mouse simples para servir como botao de volume, a unica dificuldade e o pega da mao esquerda, pois tem que ser confeccionado em um encaixa para o microkey e ja fazendo o pega da mao direita , aceito ideias,
segue link com a foto do projeto . http://www.4shared.com/photo/AwhniRXSce/KORG_MICRO_81_CM.html?

SANDROSSVENOM
Veterano
# mar/14
· votar


BOA TARDE, SEGUE ABAIXO MINHA IDEIA PRA UM acordeon com o microkey acoplado.

KORG MICROKEY 37, TECLADO NUMERICO (troca de timbres) hub usb, pra conectar , e um mouse simples para servir como botao de volume, ai e so acopla a armada toda na gaita. (incoveniente que vai ter dois cabos , o usb e o do microfone da gaita no mais e so, e lembrando, (VANTAGEM, ADEUS STAY, E OUTRAS PARAFERNALIAS NOSSAS.) SEGUE FOTO ILUSTRAÇAO ACEITO IDEIAS. http://www.4shared.com/photo/n980EKBcba/acordion.html?

SANDROSSVENOM
Veterano
# mar/14
· votar


A E LEMBRANDO O KORG MICROKEY SAO MINI TECLAS,, POREM PARA MIM
FAÇO QUALQUER NEGOCIO PRA NAO LEVAR O RESTO DA PARAFERNALIA.

A SIM TEM A ROLAND SANFONA AMPLIFICADA, MAS MEU CAXE DE 300,00 REAIS NUM DA PRA ISSO , QUANDO E TREZENDOS,, 300/250/200/150/100
E POR AI VAI ... RSRSRSRSRSRRS,, depois do carnaval e foda.

SANDROSSVENOM
Veterano
# mar/14
· votar


PUTS DO VELHO MESMO,,, E TUDO ISSO ISSO AI NO KONTAK, COM O REAPER COMO HOST VSTI.

Lowdin
Membro
# mar/14 · Editado por: Lowdin
· votar


Que locura essa sua idéia rsrsrs tomara que de certo, ja pensei em algo bem parecido...Queria fazer uma carcaça "Reserva" de um MM6 (que na verdade era pra customizar mesmo).
Pensei em 1001 formas de criar ela de plástico a partir de algum "molde caseiro" porém desisti da idéia depois que abri ele e vi que todos os componenentes estavam parafusados justamente onde eu queria mexer... mas enfim quero ver esse projeto pronto hein, talvez me inspira kkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo projeto de Mod: Construindo um Keytar :D