Novo projeto de Mod: Construindo um Keytar :D

Autor Mensagem
Lord fafe
Veterano
# fev/09
· votar


Jonathas Lacerda

Foi mal não pude evitar, pode continuar ai con seu assunto,,,poakspoASKpsk...u0u'

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09
· votar


Lord fafe
vc é foda ein? Tá perdoado... Só dessa vez :D

Henrique Leal
Veterano
# fev/09
· votar


1. Como citaram, algo que fosse de controle vertical, ficaria massa!
Pensei até em um mini-joystick com uma mola que o mantenha central (lógico!)

2. Se é pra solar: 37 com certeza!

3. Não sei muito sobre controladores, pulo essa!
4. Acho que o básico mesmo, o corpo com o teclado , e o braço curvo (de onde acaba as teclas até a ponta) Uma idéia que pensei agora, e não sei se tem keytar assim já, é a de colocar os botões na parte de cima, e, se for um pouco mais grossa até mesmo o display também... acho que facilita visualização e dá destaque às teclas, controles em tempo real e firulas de design...

5. Preto com detalhes em cores berrantes, amarelo, vermelho, etc.. Ou então Um vermelho e com as teclas com cores invertidas...
"bizarro!!", mas acho que ficaria dahora..

6. Não acho necessidade de sons internos, éa parte fácil do projeto, se resolver colocar, põe um desses que citou mesmo

7. Acho que seria legal com pilhas (só que pra ter uma segurança legal de uso ao vivo, daquelas mais grossas (o que deve aumentar o peso consideravelmente), e claro, um entrada para ligar na tomada (para usar nos ensaios e em casa) (""haja pilha!!!")

Quanto ao esquema do MIDI, acho que pode fazer com comunicação serial via rádio, não deve ser difícil não. É só manjar o protocolo midi certinho e preparar transmissor e receptor. ( não entendi, se pretende ir a fundo, até esse ponto, ma fica aí a sugestão)

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


1. Como citaram, algo que fosse de controle vertical, ficaria massa!
Pensei até em um mini-joystick com uma mola que o mantenha central (lógico!)

Eu imaginei um stick analógico de controle de playstation, que tal? :D

2. Se é pra solar: 37 com certeza!
O problema é achar um modelo com 37 que tenha bom custo benefício.

4. Acho que o básico mesmo, o corpo com o teclado , e o braço curvo (de onde acaba as teclas até a ponta) Uma idéia que pensei agora, e não sei se tem keytar assim já, é a de colocar os botões na parte de cima, e, se for um pouco mais grossa até mesmo o display também... acho que facilita visualização e dá destaque às teclas, controles em tempo real e firulas de design...
Interessante.

5. Preto com detalhes em cores berrantes, amarelo, vermelho, etc.. Ou então Um vermelho e com as teclas com cores invertidas...
"bizarro!!", mas acho que ficaria dahora..

Além de acabamento Black Piano, pensei em preto fosco, azul metálico, cor da madeira natural, todos com o painel em alumínio/aço escovado. Teclas de cores invertidas seria legal, porém eu teria que pintar, e isso, seria a coisa mais bizarra que teria que fazer.

6. Não acho necessidade de sons internos, é a parte fácil do projeto, se resolver colocar, põe um desses que citou mesmo
Pois é. Estou avaliando essa possibilidade, mas se eu não achar um módulo barato, fica sem som interno mesmo.

7. Acho que seria legal com pilhas (só que pra ter uma segurança legal de uso ao vivo, daquelas mais grossas (o que deve aumentar o peso consideravelmente), e claro, um entrada para ligar na tomada (para usar nos ensaios e em casa) (""haja pilha!!!")
As pilhas provavelmente serão do tipo C ou D.

Valew pelas opiniões :D

Quanto ao esquema do MIDI, acho que pode fazer com comunicação serial via rádio, não deve ser difícil não. É só manjar o protocolo midi certinho e preparar transmissor e receptor. ( não entendi, se pretende ir a fundo, até esse ponto, ma fica aí a sugestão)

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


encontrei um possível substituto para o D-Beam.

http://www.active-robots.co.uk/ir-distance-sensor-kit-p-499.html

é um sensor de distâncias:

O GP2D12 mede distâncias de 70cm a 10cm, produzindo uma voltagem de 0 a 2.5V.

Claro que modelo não é esse. Mas sei que existe. É uma espécie de potenciometro via IR. É só substituir algum knob ou fader por um sensor desses e pronto, já que o D-Beam não passa de um controle endereçável, um fader e um knob também são.

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/09
· votar


Jonathas Lacerda
Doido :D ahauhauhau

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09
· votar


ThyagoAmaral
:D cada um com sua mania, ahuahauhauhauahua

BaiaSP2x
Veterano
# fev/09
· votar


Jonathas Lacerda, tenho vontade fazer um tb... faz um tutorial passo a passo batendo foto e seremos gratos eternamente...
Sou designer. se quiser que eu desenhe algo pra vc: direito.jr@hotmail.com

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09
· votar


BaiaSP2x

Cara... Esse projeto está em fase inicial e não tenho previsão de quando vou começar e terminar. Mas o log do projeto será todo postado aqui, além de, como disse no início do tópico, vou documentar tudo, e disponibilizar pra quem quiser baixar. A documentação incluirá fotos, com certeza.

Esses tópico está mais pra conseguir informações, dicas e ideias do pessoal. Mas assim q eu tiver algo mais concreto, eu posto aqui.

Valew

Já decidi o modelo do controlador como base para o projeto, e vai ser o Behringer U-Control UMX49. Então, os layouts do painel vão ser feitos com base no layout original do controlador UMX49. Prometo q amanhã eu mostro um "art concept" das minhas ideias...

Marcos Bruxo
Veterano
# fev/09
· votar


Prometo q amanhã eu mostro um "art concept" das minhas ideias...
Hum!!! estamos esperando

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09
· votar


no final da manhã eu deixo aqui...

Henrique Leal
Veterano
# fev/09
· votar


Jonathas Lacerda

se não se importar em comentar, qual a sua formação nessa área (eletrônica e/ou projetos)?

ou aprendeu sozinho e só faz essas coisas por hobby?

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


se não se importar em comentar, qual a sua formação nessa área (eletrônica e/ou projetos)?

ou aprendeu sozinho e só faz essas coisas por hobby?


Bom... A parte mecânica, eu sei fazer algumas coisas pois cursei Engenharia Mecanica até o quarto período. Tenho noção de algumas coisas, principalmente projetar peças em softwares CAD, como na parte de usinagem (confecção da peça), o que me dá um certo apoio na construção de dispositivos mecanicos. Inclusive foi por isso que eu cogitei construir um dispositivo para o pitchbend.

Na parte eletronica, o que sei de eletronica analogica (muito pouco, por sinal), aprendi por Hobby mesmo... Mexendo e destruindo as coisas, além de ler alguns tutoriais na internet.

Já de eletronica digital, o que sei aprendi na faculdade também. Eu estudo faço CST em Sistemas para Internet e tive que cursar uma disciplina chamada Introdução ao computador, onde entre outros assuntos, tratamos de eletronica digital, prática e teórica... Portas lógicas, circuitos digitais, CI's... essa "putaria" toda, hehehe

Mas nada de espantoso não... Sei o básico só, que por enquanto, já é o suficiente.

Ah, aprendi também a confeccionar placas de circuito impresso também :D Desde a concepção, teste de netlist, até deixar ela prontinha mesmo :D

tecladoprofusao
Veterano
# fev/09
· votar


Opa! Tópico de gambiarra! Essa eu não posso ficar de fora! :D

Minha opinião:
Madeira? Bom, mas vê se faz pequeno e oco pra não pesar. Eu talvez fizesse de alumínio dobrado, mas madeira fica mais bonito mesmo. Fibra de vidro ia ficar interessante até começar a descascar e soltar fiapo de fibra (aquilo coça pra caramba).

Teclas: Por que não 88? hehe... bincadeira... Acho que 49. apesar de ficar grande demais, um de 32 ou 37 tá meio difícil de achar. Com 25 acho que ia ficar estranho, um corpinho pequeno com um braço longo... Mas ia chamar a atenção.

Pilhas ou bateria? Bateria (Se vc colocar pilhas, vc vai acabar colocando recarregáveis mesmo hehe...). E não esquece de colocar um conector pra fonte, caso vc deixe de carregar vc não fica na mão.

Já decidiu o controlador? A minha sugestão é um simplezão mesmo, sem knobs, tela... Fica bem mais fácil de trabalhar. Não sei se esses adendos todos ajudariam mesmo numa performance. Tem certeza que precisa de tudo isso?

Mas... Já que vc desenrola um pouco de eletrônica... por que não algo mais personalizado?

Kitsune Youko
Veterano
# fev/09 · Editado por: Kitsune Youko
· votar


http://gizmodo.com/images/2006/04/midisword.jpg
xD

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09
· votar


esse Midisword katana sytle é muito massa. Porém o braço é só pra apoio. não tem nada nele :D É bom pra bandas de "Samurai Methallllllllllllllll" ashUAShAUshAUshAushaushAUSHAUSHAUSHAU

MidiSword

tecladoprofusao
Madeira? Bom, mas vê se faz pequeno e oco pra não pesar. Eu talvez fizesse de alumínio dobrado, mas madeira fica mais bonito mesmo. Fibra de vidro ia ficar interessante até começar a descascar e soltar fiapo de fibra (aquilo coça pra caramba).

Vai ser pequeno, já que pretendo fazer mais ou menos com as dimensões da carcaça do controlador. A parte do alumínio eu achei muito boa... Mas como tenho um amigo luthier, ficaria mais "$$$" viável fazer de madeira. Além disso, vai ter um detalhe em alumínio, hehehe no Art Concept eu divulgo aqui como vai ser... E fibra de vidro não rola.

Teclas: Por que não 88? hehe... bincadeira... Acho que 49. apesar de ficar grande demais, um de 32 ou 37 tá meio difícil de achar. Com 25 acho que ia ficar estranho, um corpinho pequeno com um braço longo... Mas ia chamar a atenção.

Já decidi por 49 teclas. 32 ou 37 realmente é dificil de achar, e as opções encontradas no mercado são caras. E cá entre nós: pegar um Edirol PCR300 (32 teclas) pra fazer um negócio desses seria sacrilégio, hehehehe. O controlador que escolhi é bom e barato, e ainda vem com uma interface de audio "free". Tem o problema dos knobs, q o Behringer tem (UMX49, já decidi) mas tipo: Os knobs podem ser usados para controlar outros parametros que não precisam ser os efeitos em realtime.

Pilhas ou bateria? Bateria (Se vc colocar pilhas, vc vai acabar colocando recarregáveis mesmo hehe...). E não esquece de colocar um conector pra fonte, caso vc deixe de carregar vc não fica na mão.

Na verdade, vou deixar o projeto original do controlador, que usa pilhas, e vou adaptar o uso de baterias. Então na dúvida? Use os dois, hehehehe. Como esse controlador não usa muita corrente (100mA), uma bateria dá conta tranquilo.

Quanto ao conector da fonte, com certeza vai ficar.

Já decidiu o controlador? A minha sugestão é um simplezão mesmo, sem knobs, tela... Fica bem mais fácil de trabalhar. Não sei se esses adendos todos ajudariam mesmo numa performance. Tem certeza que precisa de tudo isso?

Mais ou menos. Penso em usar um desses dois:

Behringer UMX49
Evolution MK-249 USB

Na verdade, o Evolution parece ser mais interessante para o projeto, por não ter knobs, e a presença de um display, mesmo que simples como o dele, ajudaria bastante, além dos leds indicadores azuis, que ajudam na questão visual.

Porém o Behringer tá me puxando mais por vir com uma interface de audio.

Tow nesse dilema, mas estou tranquilo. O que tiver mais barato quando eu for comprar, eu compro. Os dois se encaixam perfeitamente no projeto.

Mas... Já que vc desenrola um pouco de eletrônica... por que não algo mais personalizado?

Bom... De mods no controlador, pensei em algo tipo D-Beam. O dispositivo é fácil de fazer, e já existem opções prontas no mercado. No caso, o tal "D-Beam" caseiro substituiria um dos knobs, o que me faz pender mais ainda para o Behringer. Ai ele seria todo endereçável, já que a principio, o sensor de distância seria um dos knobs. Outro mod, seria o mod para usar a bateria no projeto. E o ultimo, que acho que vai ser a parte mais difícil, seria um transmissor MIDI Wireless, que NÃO pretendo comprar pronto, mas desenvolver ele, com base em informações e tutoriais que estou encontrando na net.

Além disso, ainda estou pensando como posso fazer o controle de Pitch e Modulation. Que tal um stick analógico de controle de video game? hehehehe

Mas vou dar uma olhada nesse site que vc mandou pra ver se ganho alguma inspiração eletronica...

tecladoprofusao
Veterano
# fev/09
· votar


Kitsune Youko
haha.. que doideira! XD

Jonathas Lacerda
Porém o Behringer tá me puxando mais por vir com uma interface de audio.
Na boa... Pra que interface de áudio num keytar? Pra sampear ao vivo? Usar VST de vocoder? Pra ter mais um cabo pendurado nele pra vc tropeçar? hmm.... Pense simples: quanto menos tosca a gambiarra maior a chance de ela dar certo rsrs...
E creio que o Evolution seja mais barato, né? (não pesquisei preço ainda...)


Além disso, ainda estou pensando como posso fazer o controle de Pitch e Modulation. Que tal um stick analógico de controle de video game? hehehehe
Roubou a minha idéia do controlador MIDI hehe! Eu cheguei a desmontar um controle "originale del Paraguay" de Play 2 pra isso, mas me enrolei c a programação... Quando tiver paciência há uma remota possibilidade de eu concluir rsrs...
Mas isso dá certo, sim. Já viu um treco desses na mão? É muito simples.

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09
· votar


Na boa... Pra que interface de áudio num keytar? Pra sampear ao vivo? Usar VST de vocoder? Pra ter mais um cabo pendurado nele pra vc tropeçar? hmm.... Pense simples: quanto menos tosca a gambiarra maior a chance de ela dar certo rsrs...
E creio que o Evolution seja mais barato, né? (não pesquisei preço ainda...)


Na verdade, a interface de audio, será pra usar com outros teclados que tenho, já que ela não é exclusiva para o produto. É uma interface de audio USB.

Roubou a minha idéia do controlador MIDI hehe! Eu cheguei a desmontar um controle "originale del Paraguay" de Play 2 pra isso, mas me enrolei c a programação... Quando tiver paciência há uma remota possibilidade de eu concluir rsrs...
Mas isso dá certo, sim. Já viu um treco desses na mão? É muito simples.

Nem tanto. Só iria usar a parte mecânica do stick, já que a programação do pitch e modulation estariam prontas no controlador.

tecladoprofusao
Veterano
# fev/09
· votar


Jonathas Lacerda
Na verdade, a interface de audio, será pra usar com outros teclados que tenho, já que ela não é exclusiva para o produto. É uma interface de audio USB.
Ah, tá! Pensei que fosse algo igual ao Ozone.

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


tecladoprofusao

As interfaces de audio USB mais baratas por aqui custam uns 500 reais. Com 600, 650 eu compro esse controlador e a interface vem junto :D

------------------------------------------------
EDIT

Bom... Procurei saber mais sobre a interface de audio que vem com esse controlador, e trata-se de uma UCA202, e diferentemente do que pensei, ela é vendida separadamente por no máximo 180 reais. Então não vou considerar como uma vantagem o controlador Behringer vir com essa interface. Segundo li por ai, nem é tão boa assim.

Agora tow pendendo mais pra o controlador Evolution

Videomaker
Veterano
# fev/09
· votar


Para os que querem construir uma keytar, no youtube tem um cara chamado stereokromatik, se procurar ele na comunidade do JEAN MICHEL JARRE, no ORKUT na qual ele é o dono, no álbum de fotos dele, tem desde a pintura invertida nas teclas, até a colocação da correia, etc.
http://www.youtube.com/watch?v=lbEHsx4TKWQ&feature=channel_page

tecladoprofusao
Veterano
# fev/09
· votar


Jonathas Lacerda
Faz um com aquelas guitarrinhas do Guitar Hero... Botão no braço já tem... :)

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09
· votar


VIDEOMAKER

Valew

tecladoprofusao

AHShsUshuAshUAshuAshAUhsuAshuas
Já viu essas guitarrinhas da Peavey para jogar Guitar Hero?

Henrique Leal
Veterano
# fev/09
· votar


tecladoprofusao
cara, vi o site que você indicou pro Jonathas Lacerda é é muito interessante... já que conhece esse queria perguntar, se você não conhece algum esquema com microcontrolador (de preferência PIC) para enviar APENAS o efeito de pitchbend e/ou modulation via midi. aindaq nção procurei, mas se eu achar eu posto aqui que talvez possa até a vir ajudar o amigo.

Pelo que vi esse MIDIBox manda esses e muito mais comandos, talvez seja uma questão de analisar o programa (não vi se está disponível no site) e achar o trecho correspondente ao efeito...

tecladoprofusao
Veterano
# fev/09 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


Jonathas Lacerda
Já viu essas guitarrinhas da Peavey para jogar Guitar Hero?
kkkkk.. Cara, que coisa ridícula! XD

Henrique Leal
O comando do bend é parecido com os demais controles. Uma mensagem de CC é o byte de status (BXh, X é o canal), número do controle e valor. A mensagem de Pitch Bend status (EXh), LSB e MSB. As duas têm 3 bytes, é só mudar isso no programa.

Um site que eu gosto é esse:
http://www.epanorama.net/links/music.html#midi
Achei muita coisa boa aí, inclusive o MIDIbox. :)

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


update no projeto...

Não pensei que "construir" keytar desse tanto trabalho... hehehe

Ainda estou na pesquisa de design e concebendo o visual do meu keytar. Fiz algumas coisas a mão e vou disponibilizar agora para vocês analizarem. Usei um pouco do visual do Korg X50 (as alças laterais) e do Keytar Korg RK100, mas ao invés de arestas agudas, dei lugar a suavidade das curvas. E o braço, alinhado com a parte de baixo do keytar, eu movi para cima, alinhado com as teclas.

Projeto Keytar - modelo 01 v0.1 alpha

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/09
· votar


Jonathas Lacerda
Bonitinho!!! =]

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09
· votar


ThyagoAmaral

Sério?

83689
Veterano
# fev/09
· votar


Bonitinho!!! =]
(2)

Kara kd o "Bende"???

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09
· votar


83689

Nesse layout tá só o projeto do corpo... Ainda não me decidi por qual controlador vou usar... Qdo eu decidir, ai deixo o layout completo, com botões, dimensões, vista frontal, superior, inferior... enfim...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo projeto de Mod: Construindo um Keytar :D