Novo projeto de Mod: Construindo um Keytar :D

Autor Mensagem
Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda


Bom. Tive uma idéia que alguns podem dizer que é bizarra, inclusive eu também acho. Mas tow com a ideia na cabeça e acho que vai dar certo. Quero "construir" um Keytar. O projeto desse tópico é meu, e acredito que o Henry Souza, que é membro aqui do fórum, construirá o seu também, e este tópico é direcionado a quem quiser construir o seu próprio keytar.

Estou com algumas referências de design aqui, "inspiradas" pelo visual de antigos e novos keytar, da Roland, Yamaha e Moog. Se alguém tiver fotos de outras marcas e modelos de Keytar, vai me ajudar bastante. Favor enviar para meu e-mail jonathasslathotmaildotcom

Inicialmente, usarei este tópico para conseguir informações sobre as funcionalidades que os usuários gostariam de encontrar num keytar. No final do post eu deixo uma pequeno questionário de como podem me ajudar.

Os modelos que estou usando como referência são:

Roland AX1, AX7 e AXSynth, Yamaha KX-1 e KX-5, CASIO AZ1 e Moog Liberation.

Como puderam perceber. estou em fase de preprodução, onde estarei avaliando oo custo, funções e opiniões da galera. O Keytar será para uso próprio e não vou vender o equipo, então conto com a colaboração e opiniões sérias de quem quer ajudar. :D Lembrando que vou documentar todo o projeto e disponibilizar gratuitamente para quem quiser construir seu próprio Keytar.

O projeto consiste basicamente em adaptar um teclado controlador (que será comprado, não vou criar ele do zero, até porque nem sei como começar :D) em um corpo de madeira, construido por um Luthier amigo meu com as minhas recomendações. Não vai ser um controlador de plastico com um braço colado. Vou remover todos os componentes da carcaça dele e por tudo no corpo de madeira.

Além disso, tenho que projetar os controles de pitch bend e modulation diferentes das whells encontradas na maioria dos controladores, pois acho que fica meio complicado usar essas rodinhas num keytar.

Quanto às funções, vou dizer o que quero tanto nesse keytar:

Teclas semipesadas ou teclas com mecanismo de mola
Botões para troca de patchs (óbvio, né? :D )
Display de LED com 3 dígitos)
Pitch Bend e Modulation
Aftertouch
IR control (esse controle vai ser uma alternativa a mais de performance... Parecido com o D-beam, mas com alcance menor. Buscando alternativas para construir isso)
Ribbon - esse será alternativo. Se eu conseguir construir algum mecanismo de pitch bend que seja confortável de usar, não precisa ter ribbon)

Bom... Por hora, é isso.

Questionário:

1. Como você gostaria que fosse o Pitch Bend de um Keytar?
2. Quantas teclas? 25 ou 37 (nada de 49... ficaria grande demais e pesado)
3. Diante das funções que citei, qual teclado controlador você
recomendaria?
4. Que design vc esperaria de um keytar? Mais reto, mais curvo, fininho, largo...
5. Que cor você usaria?
6. Gostaria que tivesse sons internos? Se sim, que tipo? (penso em usar um módulo bem pequeno internamente, que, quando estivesse com o midi out ligado, ele seria desligado automaticamente.) Os módulos que pensei foram os Alesis Nanosynth ou Labolida Nano1/Pico4/. Alguma outra sugestão? Tem que ser beeeeem pequeno.
7. Qual o melhor? Pilhas ou bateria? (técnicos de eletronica: AJUDEM :D )

Bom... A princípio é isso.

Aos que se acham engraçados no fórum:
Sei que o fórum é de acesso público e quem quiser pode postar o que quiser, porém peço o seguinte:

Por favor, nada de:
- Keytar é de pagodeiro dublador;
- Keytar é brega;
- O projeto não vai dar certo;
- flood;

Blz? Valew ai! conto com a participação dos interessados em AJUDAR. Flw

Lord fafe
Veterano
# fev/09
· votar


Jonathas Lacerda

Cara, como tu já sabe, eu não sou muito fã de keytar não, mais eu tou com pena de você... é uma saga muito grande...pOAKSPAOSK... a única coisa que eu posso fazer por voce é te desejar boa sorte...u-u'...

LuizFelipe
Veterano
# fev/09
· votar


E tome cuidado com a coluna. Um keytar de madeira deve ficar bem pesadinho.

Marcos Bruxo
Veterano
# fev/09 · Editado por: Marcos Bruxo
· votar


Jonathas Lacerda
kara ñ sou fã deste tipo de teclado , mas talves um dia seja (ja q inventaram o Ax synth)!!!

mas t desejo boa sorte!!! neste projeto pelo simples fato de q isso vc vai aprender mais inda sobre teclados !!!
c der certo ñ esquce de postar photos & demos dele!!!

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Lord fafe

Putz... sabia que eu escrevi isso:

Por favor, nada de:
- Keytar é de pagodeiro dublador;
- Keytar é brega;
- O projeto não vai dar certo;
- flood;


prevendo a tua participação no fórum? Precisa ter pena não. Nem tow sofrendo :D e muito menos sendo obrigado a fazer isso.

a única coisa que eu posso fazer por voce é te desejar boa sorte

obrigado pelo boa sorte... Valew :D

LuizFelipe
E tome cuidado com a coluna. Um keytar de madeira deve ficar bem pesadinho.

Eu imaginei isso também... Mas guitarras também não são de madeira? :D No projeto, vou pesquisar por madeiras leves, e além disso, o projeto vai levar menos madeira do que na construção de uma guitarra. Como os componentes do controlador são bem leves, menos de 2 Kg, acho que dá pra fazer um keytar com o peso de no máximo igual ao de uma guitarra. E mesmo que fique, digamos, um pouco pesado, o keytar seria usado para poucas músicas, já que não abandono o piano nem a pau por causa de keytar. Quando falei madeira, pensei também em materiais mais "alternativos", como por exemplo, o MDF e Compensado, que também é usado em construção de guitarras mais baratas.

Mas vc tem alguma sugestão de material? o johnny_floripa neste tópico me recomendou usar fibra de vidro, mas eu não conheço ninguém que trabalhe com esse tipo de material.

Sugestões?

Marcos Bruxo
Pois é cara. Além de eu aprender mais sobre teclados e midi, vou dar uma atualizada nos meus conhecimentos de eletronica, já que o controlador terá alguns mods, como por exemplo tentar fazer um controle tipo D-Beam, onde ele consiga variar de 0 a 127 como num knob ou fader. Estou estudando as possibilidades. Além do mecanismo do pitch e modulation, claro. Cogitei usar até um joystick analógico de controle de videogame, do playstation, já que ele responde a controles de -127 a +127 :D

Valew pelo apoio ao projeto

Valew a todos pelos posts e aguardo a resposta do questionário, para eu ter uma luz nas idéias :D

binhoalves
Veterano
# fev/09 · Editado por: binhoalves
· votar


Cara, por referência, o que eu acho mais da hora é o ZenRiffer, que o Jordan Rudess tá usando...tem um que o modelo é de madeira(ou parece de madeira) que é muito bonito...dá uma olhada no site deles que pelo menos dá pra viajar em cima do design dele...

www.zenriffer.com

Já pensei nisso uma vez...deve ficar loco...
Abs...

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


binhoalves
Cara, por referência, o que eu acho mais da hora é o ZenRiffer, que o Jordan Rudess tá usando...tem um que o modelo é de madeira(ou parece de madeira) que é muito bonito...dá uma olhada no site deles que pelo menos dá pra viajar em cima do design dele...

Enquanto eu pesquisava por fotos de Keytar, eu vi o Jordan Rudess usando um desses. Curti o visual, mas a idéia que tenho aqui, é que o visual seja bem light. Talvez eu use as curvas "sensuais" desse modelo ai, mas com moderação :D

Porém, curti algumas coisas que vi nesses keytars: Aquela alça de metal é muito louca! Me deu uma idéia que talvez role: colocar uma alça de metal nele, no estilo das alças laterais do Korg X-50, mas apenas uma alça, na parte de cima do painel... Vou desenhar algumas coisas hoje a tarde pra ver se dá certo.

pomtwo
Veterano
# fev/09
· votar


oha dahora o projeto .. uma ideia !!! se vc usar o bend na posicao horizontal , talvez fique melhor e te da mais praticidade .. vc iria correr o dedo sobre ele assim como se faz num braço de gitarra mesmo , volume e controles como os de guitarra normal .. e o led na parte de cima assim daria melhor visualizaçao .. vai la que vai dar certo o projeto !!!!!

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/09
· votar


Jonathas Lacerda
Endoidou de vez... bichinho!!!
Boa sorte ae nessa sua dor de cabeça... eu te mandarei umas caixas de tylenol pra tu como brinde pelo stress que tu vai ter!!!

=]

Ken Himura
Veterano
# fev/09
· votar


Podia ver um jeito (se o esquema não for muito complexo) de copiar a conexão wi-fi midi do ZenRiffer também.

83689
Veterano
# fev/09 · Editado por: 83689
· votar


ThyagoAmaral
Boa sorte ae nessa sua dor de cabeça... eu te mandarei umas caixas de tylenol pra tu como brinde pelo stress que tu vai ter!!!

ja q vc manda os "tylenol" eu mando os GARDENAL'S rsrsrsrsr
estou brikando!!! rsrsrsrs

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


pomtwo
Gostei da idéia... Vou procurar alguma forma de testar isso ai:D Valew pelo apoio :D

ThyagoAmaral
Pode mandar... falando em Thyago Arquiteto e Designer Amaral, aguardo ideias ai de design :D

Ken Himura
Não faço ideia de como esse cara implementou o midi via Wifi. eu pensei em incluir aquelas interfaces MIDI wireless da m-audio. De qualquer forma, a conexão wireless não é tão importante. Ouvi dizer que cabos midi devem ser construidos com no máximo 15 metros. A ideia é me movimentar, mas ficar perto do set, então acredito que 10m resolva meu problema de mobilidade :D

83689
ja q vc manda os "tylenol" eu mando os GARDENAL'S rsrsrsrsr
estou brikando!!! rsrsrsrs


Manda ai... :D pode zoar, hehehe

Obrigado pelos posts, dos que apoiam e dos que ficam me zoando :D

hpept
Veterano
# fev/09
· votar


Cara, parabéns pela coragem, o projeto é muito ambicioso.
Para contribuir, vou responder algumas das perguntas do questionario
1. Eu sempre achei legal o controle com joystick tipo Roland, apesar de o Korg (tipo M1) não ser tão ruim. Concordo que as rodinhas são uma porcaria.
2. bom, eu gostaria de 49, mas se for entre 25 e 37 prefiro 37.
3. o aftertouch acho dificil, teria que canibalizar(estragar?) um ótimo teclado. Para mim só serviria os botões de troca de programa, PB & MOD.
4. Mais simples e leve possivel.
5. Cor clara ou berrante para ressaltar (afinal este é o escopo, não é?)
6. Não necessariamente. Liga no MIDI e usa módulos que é melhor.
7. em teoria seria melhor bateria, mas... e se esquecer de recarrega-la? Com pilhas tem menos riscos de ficar na mão... se acabar troca na hora.

Espero ter ajudado na definição das especificações.

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


hpept
Opa! Tudo bem? obrigado pelas respostas... Vou comentar elas, uma a uma...

1. Eu sempre achei legal o controle com joystick tipo Roland, apesar de o Korg (tipo M1) não ser tão ruim. Concordo que as rodinhas são uma porcaria.
O problema é que não sei se ficaria confortável o suficiente para não perder em performance. Estou achando que vou ter que fazer um dispositivo com mecanica diferente mesmo, e tentar adaptar pra ficar parecido com o do Roland AX-7. Estou estudando as possibilidades.

2. bom, eu gostaria de 49, mas se for entre 25 e 37 prefiro 37.
Como é pra uso só em solos, acho que 37 teclas seriam o suficiente, além do mais, quero que tenha botões de octave up-down, no braço, o que faria eu ter um controlador de 61 teclas "virtual".

3. o aftertouch acho dificil, teria que canibalizar(estragar?) um ótimo teclado. Para mim só serviria os botões de troca de programa, PB & MOD.
Bom. Na verdade, eu vou usar um teclado controlador que já venha com essa função nativamente. Eu não vou desenvolver um controlador específico pra esse keytar não. Vou tirar o controlador da carcaça de plastico e por em uma de madeira, com corpo de keytar, apenas isso. Se eu tivesse que desenvolver toda a parte eletronica do controlador, eu tava ferrado. Ainda mais em ter que pegar peças de um, de outro. Ficaria meio complicado. Quanto aos outros controles, a idéia é essa mesma. Só pitch, mod, e botões para troca de timbres, octave up-down. Mas se o controlador que eu comprar vier com knobs e faders, ai, querendo ou não, terei que colocar eles no painel também. Mas no máximo, terá knobs. No máximo. O Aftertouch é só uma ideia, não é, digamos, tão necessário. Se o controlador que eu comprar tiver aftertouch, então vai ter. Se não, não tem.

4. Mais simples e leve possivel.
Minha ideia inicial era essa. Mas vi alguns modelos e achei bem interessantes. Mas não será nem perto desses ZenRiffer.

5. Cor clara ou berrante para ressaltar (afinal este é o escopo, não é?)
Eu pensei em laranja e preto. Mas ficaria mais bizarro do que um Keytar já é, hehehe. Então tow pensando em Preto Black Piano + Aluminio/Aço Escovado no painel, com display de led (aqueles que só aparecem números) modificados para a cor azul ou verde, com leds indicadores da mesma cor do display (azul ou verde, obviamente). Ou então preto fosco, com "escudo" de madeira de cor natural, como algumas guitarras que vi.

6. Não necessariamente. Liga no MIDI e usa módulos que é melhor.
Isso é bom pq diminuiria em 400 ou 500 reais o custo final do keytar. Mas se aparecer uma boa oportunidade de módulo nele, acho q vou aproveitar.

7. em teoria seria melhor bateria, mas... e se esquecer de recarrega-la? Com pilhas tem menos riscos de ficar na mão... se acabar troca na hora.
Como não seria uma parte tão cara do projeto, eu poderia adaptar e colocar os dois. A maioria dos controladores usam pilhas, então inicialmente seriam pilhas mesmo.

Valew pelas ideias. Com certeza vou analizar todas elas :D Valew

pedro_tecla
Veterano
# fev/09
· votar


vou tentar fazer um keytar com o x50,vou usar as alças!!

parabens,finalmente um que não e contra usar keytar!!

1. Como você gostaria que fosse o Pitch Bend de um Keytar?talvez um joystick
2. Quantas teclas? 25 ou 37 (nada de 49... ficaria grande demais e pesado),um de 49 tava ótimo para mim!!
3. Diante das funções que citei, qual teclado controlador você
recomendaria?lançou um da Roland que vem com sons internos e gerador de som do fantom
4. Que design vc esperaria de um keytar? Seria um que tivesse menos tamanho!!
5. Que cor você usaria? Entre as tradicionais de teclados,nada de branco pra não ficar imitação de korg m3!!
6. Gostaria que tivesse sons internos? Se sim, que tipo? Talvez o da Roland que eu sitei
7. Qual o melhor? Pilhas ou bateria? O que ficar mais tempo ligado resolve!!

nada de:
- Keytar é de pagodeiro dublador; rsrsrsrs juro que ri muito!!
- Keytar é brega; tem nada disso e bom pra dar moral nos guitarristas!!
- O projeto não vai dar certo: acredite que vai dar !!
- flood; isso não vale!!!

Teclas semipesadas ou teclas com mecanismo de mola, vai acabar com suas costelas!!
Botões para troca de patchs (óbvio, né? :D ) e obvio mesmo!!
Display de LED com 3 dígitos) fica muito pequeno!!
Pitch Bend e Modulation, claro!
Aftertouch, e meio difícil!!
IR control (esse controle vai ser uma alternativa a mais de performance... Parecido com o D-beam, mas com alcance menor. Buscando alternativas para construir isso)
Ribbon - esse será alternativo. Se eu conseguir construir algum mecanismo de pitch bend que seja confortável de usar, não precisa ter ribbon) claro!!

bom suas alternativas são boas e facil de usar(fora umas),na minha opinião eu usava keytar pra solar junto com o guitarrista!!(talvez seria uma competição)!

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


pedro_tecla
Tá de volta, man? Blz... Valew pelos comentários. Quando tiver mais posts, vou analizar as opiniões da galera, e agradecer, claro.

EDIT:
Tava dando uma olhada nos controladores, e achei os Behringer UMX. Tem em versões de 25, 49 e 61 teclas. Se eu usar um desses, terei que cogitar a versão de 49 teclas, já que essa série não tem versão de 37. 25 teclas eu acho realmente muito pouco.

pedro_tecla
Veterano
# fev/09 · Editado por: pedro_tecla
· votar


ja pensou em usar o x50 acho que ficaria massa!!eu penso usar o x50 porque eu tenho ae não precisaria comprar um novo para mim!!

Henry Souza
Veterano
# fev/09
· votar


Jonathas Lacerda

É isso meu caro, gostei da iniciativa!

Porém, eu não pretendo construir do zero não, o meu projeto é transformar um Controlador Kaysound MK-4902 (também conhecido como MK-149) e transformá-lo num keytar, apenas adicionando as tarrachas para a correia e talvez adaptando uma haste do lado esquerdo (para segurar o bichinho, rs...) Não irei mexer na estrutura, apenas pintá-lo de novo.

Vou estar sempre acompanhando esse tópico, pois com certeza vou poder aproveitar muita coisa desse seu projeto. Parabéns, não ligue pros pseudo-críticos de plantão e boa sorte!

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


ja pensou em usar o x50 acho que ficaria massa!!
Não faria isso com um X50 nem a pau. O objetivo do projeto é baixo custo, então vou usar controladores midi mesmo.

Com o valor de um X50, eu compraria um Keytar já pronto, né?

Gostei do Behringer. Além de controlador, é interface de audio. E tem um preço muito bom.

Lembrando que o projeto será totalmente reversível, caso eu não queria mais o keytar, poderei colocar as peças dele de volta na carcaça.

Vou gastar no máximo 900 reais no controlador, seja novo ou usado. Sugestões!

Henry Souza

Valew pelo apoio! Quanto aos posts, eu ligo pra eles sim :D Deixam o tópico mais divertido e menos sério, hehehehe

pedro_tecla
Veterano
# fev/09 · Editado por: pedro_tecla
· votar


qual o valor que você queria gastar!!tem esse topico,http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/179087/,pesquisa la que tem muita coisa boa!!

Henry Souza
Veterano
# fev/09
· votar


Tava dando uma olhada nos controladores, e achei os Behringer UMX. Tem em versões de 25, 49 e 61 teclas. Se eu usar um desses, terei que cogitar a versão de 49 teclas, já que essa série não tem versão de 37. 25 teclas eu acho realmente muito pouco.

É verdade, o UMX talvez caia bem no projeto.

Já pensou no Edirol PC-50? Ele também parece uma boa pedida...

pedro_tecla
Veterano
# fev/09 · Editado por: pedro_tecla
· votar


o edirol seria um bom controlador,tem esse novo da roland http://www.roland.com/products/en/AX-Synth/index.html ,da uma olhada e meio legal!! ja vem com sons do fantom!! ja viu os m-audio são mais baratos!!

hpept
Veterano
# fev/09
· votar


Jonathas Lacerda
Sobre o UMX da Behringer, eu comprei o modelo maior de 61 teclas semana passada e gostei demais. As teclas são boas apesar de ser diferentes do que estava acostumado com os teclados da Roland. Infelizmente vai ter que usar o 49 teclas, ou quebrar ele e reduzir para 37, mas ai vai ser dificil depois reutiliza-lo por inteiro na sua carcaça original. A vantagem é que já vem com potenciômetros que são muito bacanas para ser usados live, você pode controlar parâmetros come ADSR, resonance e tudo mais.
Recomendo o uso de um destes, com a vantagem que também é bem barato (no meu veio ainda uma interface audio USB de brinde).
Estou torcendo para o seu projeto dar certo, como falou o amigo em cima, não escute os críticos da hora. Se você tiver um minimo de noção de que você está querendo fazer vai dar certo sem problemas...

Lord fafe
Veterano
# fev/09
· votar


Putz... sabia que eu escrevi isso:
prevendo a tua participação no fórum?

sabia, por isso que eu te desejei boa sorte, só pra vc ver que eu não sou tão chato assim...POASKPAOSK...u-u'...

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


pedro_tecla
Acho que você não entendeu o objetivo do projeto. Eu quero CONSTRUIR um Keytar, não comprar um pronto. Então esse AX-Synth não serve :D

Lord fafe
sabia, por isso que eu te desejei boa sorte, só pra vc ver que eu não sou tão chato assim...POASKPAOSK...u-u'...

kkkkkkkkkkk tah tranquilo. Vc não é tão chato assim :D

hpept
Acho que vou ficar ou com o UMX25 ou 49 mesmo, mas também cogitei o Edirol PCR-300, que tem 32 teclas e aftertouch, porém, ele tem muitos controles que ficariam sub ou não utilizados, além de dar mais trabalho na confecção do painel. Também estou cogitando o m-audio keyrig25 ou algum que tenha 32 até 49 teclas, mas que seja simples nas funções.

O UMX49 tem controles de octave up-down?

EDIT: acabei de ver no manual... E ele tem esses controles

hpept
Veterano
# fev/09
· votar


Jonathas Lacerda
O UMX49 tem controles de octave up-down?
tem sim. 2 botões (up/down) com led que indica se voce pressionou uma ou mais vezes... para explicar... +1 octave ele acende o led, +2 octaves ele pisca o led para ter controle visual se o octave shift é ativado, achei legal.

pedro_tecla
Veterano
# fev/09
· votar


agora entendi!!

Lord fafe
Veterano
# fev/09
· votar


pedro_tecla

AI meu Deus vc voltou...kkkk... (offic topic)

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Lord fafe
porra velho! Off topic no Off Topic, kct! vem aqui pra detonar o tópico que tá até indo bem?

Voltando ao tópico:

Se for ter 49 teclas, estou na dúvida entre o Behringer UMX49 ou o Evolution MK-249 USB. Lembrando que a Evolution é uma empresa do grupo m-audio.

A diferença básica entre esses dois é que o Behringer tem Knobs e o Evolution não tem. Em contrapartida, o Evolution tem um display de LED azul, que o Behringer não têm. Basicamente, as únicas coisas a considerar nesses dois modelos. Além disso, o Behringer vem com uma interface de audio USB também, o que o torna mais atraente :D

Tem também o modelo Evolution MK-249c, que apesar de nome parecido com o outro modelo, este vem com knobs. São modelos bem parecidos, mas acho que esse foi descontinuado.

Behringer UMX-49
Evolution MK-249 USB

Se for ter 25 teclas, ainda vou pesquisar quais modelos eu poderia usar. Quando definir isso, vou desenhar o layout do Keytar.

Marcos Bruxo
Veterano
# fev/09
· votar


AI meu Deus vc voltou...kkkk... (offic topic)(2)
Lord fafe
este kara é um "Off-Fake" rsrsrsrsrsr
Ponto!!!!Jonathas Lacerda
porra velho! Off topic no Off Topic, kct! vem aqui pra detonar o tópico que tá até indo bem?

Pow Meu!!! o kara ñ esta detonando ñ !!!!
o kara o Pedro_Fake q detonou a pacienta de td's rsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo projeto de Mod: Construindo um Keytar :D