Tocar teclado por cifras

    Autor Mensagem
    ramon_cp2
    Veterano
    # jan/09


    ae pessoal, sou novo aqui no forum, tenho 13 anos e tudo o que eu aprendi sobre teclado foi por conta propria(certo q com ajuda de amigos, professores de musica).

    Quando eu toco sozinho, uso as partituras, ou a partitura pra mao direita com acordes pra esquerda.

    Mas quando toco acompanhando algum instrumento melodico eo ponho na mao esquerda(ME) a tonica, a oitava e as vezes a quinta e na mao direita(MD) eo faço o acorde normal(as vezes invertido) - Essa é a maneira certa de se tocar?

    Eu tambem queria algumas dicas sobre como tocar do segundo modo:
    dicas sobre levadas( de samba por exemplo) no teclado
    e outros modos de tocar por cifra, enriquecendo mais a musik..
    vlw pessoal. um forte abraço

    André GuitarMan
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ramon_cp2

    Não sou tecladista mas já toquei com vários deles.
    O que é mais usual (não que seja o correto) é ver os tecladistas usarem a mão esquerda para tonificar o 'baixo' do acorde e a mão direita marcando a harmonia do acorde.

    Claro, aí vai de cada um incrementar a formação feita em cada mão individualmente.

    Com o tempo e experiência musical você vai pegando o jeito da coisa, ok?

    ramon_cp2
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    André GuitarMan

    É exatamente o que faço André, mt obrigado pela ajuda!

    Ae pessoal continuem postando se vocês tiverem algumas dicas sobre o assunto.
    Vlw

    macaco veio
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    . . .eo ponho na mao esquerda(ME) a tonica, a oitava e as vezes a quinta e na mao direita(MD) eo faço o acorde normal(as vezes invertido) - Essa é a maneira certa de se tocar?
    nao que esteja errado, para um acompanhamento mais de piano estaria satisfatorio, mas voce deve tambem fazer acordes completos na mao esquerda (com quatro notas, triades, inversoes) e deixar a direita livre pra solo, balanco ritmico, complemento de acordes com sons diferentes, etc.

    ramon_cp2
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    vlw macaco veio
    entendi - a maneira q eo toco nao está errada, mas eo posso colocar os acordes completos na mao esquerda pra dar mais liberda pra mao direita.. vlw mesmoo
    se alguem mais tiver alguma dica ou uma maneira diferente posta ae!!

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Gonzalez_keyboard
    · votar


    vc tb pode usar "apoio" na mao esquerda se tiver um baixista na banda, tipo vc toca a triade ou a tetrade do acorde adicionando tensoes [9,4,6,11,13] e omitindo a tonica para nao chocar com a região do baixo, para piano solo tb pode fazer T - 5- 8 na mao esquerda ou ateh msm se alcançar T - 5 10 e existem varias outras possibilidades mais acho q essas q aki e as q o macaco veio te passou são as mais basicas mesmo

    ramon_cp2
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    vlw gonzalez.!
    so mais uma duvida sobre os acordes dessa vez, so pra nao criar mais um topico(apesar de nao ter nenhum falando sobre o assunto especificamente):
    pro acorde nao ficar com um som muito pesado e pra evitar exatamente esse choque que o gonzalez disse, eu posso tirar alguma nota essencial da tríade ou tetrade e dar prioridade à tensão(4,9,6,11,13)? ou até mesmo tirar alguma nota da tríade pra dar prioridade a sétima e ficar um acorde mais leve?

    porque por exemplo: uma acorde de CM7 (9b / 13) fica muito estranho quando tocadas todas as notas e até mesmo quando se omite apenas tonica.

    Lord fafe
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ramon_cp2

    Cara, como existem várias formas, tenta ouvir a música que tu quer pegar...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar teclado por cifras