Em busca de VSTis leves

Autor Mensagem
Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jonathas Lacerda


Bom. Estou iniciando no mundo dos VSTis agora e tenho uma certa dúvida em quais VSTis eu devo usar ao vivo. Sei que há vários tópicos sobre VSTis aqui no fórum, mas sempre relacionados com alguma marca e modelo especial. Eu na verdade, gostaria de indicações de VSTis leves mas com boa performance para uso ao vivo.

O notebook que tenho é Dual Core, 1Gb DDR2 667 e , HD de 120, que terá em breve um upgrade para 3 Gb de RAM e HD de 250, além é claro de uma placa de som USB. Ele será controlado tanto pelo prokeys quanto pelo MM6

Estou usando dois sistemas operacionais no notebook em dual boot. Um para tarefas normais, do dia-a-dia, inclusive meus trabalhos de webdesigner, e outro exclusivo para uso de VSTis para performance ao vivo. Nada de DAW, sequenciadores, antivirus, office, corelDraw, photoshop, 3D Studio e joguinhos. Só VSTis instalados com algum host para eles, provavelmente o Brainspawn Forte e talvez um programa chamado Sequel, que é da Steinberg. O Sistema Operacional será o Windows Vista Home Premium ou Ultimate, já que o Vista conta com uma funcionalidade muito boa pra uso com Audio, o Vista Core Audio, que deixa com baixa latência da placa mesmo sem drivers ASIO - Informação obtida através da Steinberg

Baixa latência no Windows Vista, mesmo sem nenhum dispositivo ASIO de som graças ao Windows Vista Core Audio (apenas Vista)
http://www.yamahamusical.com.br/steinberg/sequel2.htm

Voltando aos VSTis, pretendo usar VSTis de Piano Acústico, pianos elétricos tipo Rhodes, Wurlitzer, FM Pianos e Clavinet, algumas cordas, metais (daqueles bem pop mesmo) e muito synth. Synth a lá Rudess.

Valew ai :D

Scoth_Pr
Veterano
# jan/09
· votar


O que você quer na verdade não é tão fácil, porque no mundo ods VST's, quase sempre o tamanho do VST é diretamente proporcional à sua qualidade.

Já te adianto que o Windows Vista é uma grande bosta pra áudio. Assim como ele é um grande bosta pra todo o resto, para o áudio não seria diferente, não importa o que dizem por aí. Não é a toa que a Microsoft esta às portas de lançar o Windows 7 para jogar terra em cima dessa bosta do windows Vista. Instale o XP SP2 e seja muito mais feliz.

Bom, eu tenho VST's leves e pesados. Uso os leves ao vivo e os pesados para produções de CD's, então aí vai minha lista que indicaria a um iniciante que quer VST's leves e práticos:

Truepianos

Extremamente leve e com uma sonoridade ótima, tanto ao vivo quanto no meio de uma mix. Tem um timbre gordo, denso, que não ficará "apagado" no palco.

Lounge Lizard

Um VST ótimo de EP's. Levíssimo, com uma qualidade excepcional para o seu tamanho.

FM7

Timbragem do famoso DX7, aqui vc encontra inúmeros timbres estilo DX e milhares de parâmetros para configurar à seu gosto.

B4 II

Você não citou Hammonds na sua lista, mas vale a pena ter esse simulador. Fidelíssimo ao original, vários parâmetros de configuração e opção para tocar com Vox e Farfisa. O Mauro vai te indicar o VB3, esse eu nunca testei.

Edirol HQ Orquestral

Também levíssimo e ótimo para fazer umar cordas Hollywoodianas no palco, além de ter todo um naipe de uma verdadeira orquestra e qualidade inquestionável. O Reverb é muito bom.

PRO-53

Também muito leve, possui uma vasta gama de presets famosos e milhares de parâmetros configuráveis, timbre bem gordo, vale a pena ter.

Por enquanto é só, se quiser d eoutros estilos, é só pedir.

Lord fafe
Veterano
# jan/09
· votar


É carinha, como disse o nossa amigo ai em cima, o vista é horrível pra esse tipo de trabalho, consome muito mais HD e muito mais RAM.
Eu te aconselho também usar o Reason, é ótimo pra efeitos e talz... e outra coisa, vc vai usar seu note pra sequenciar também, ou é só pra isso mesmo?

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Scoth_Pr
O que você quer na verdade não é tão fácil, porque no mundo ods VST's, quase sempre o tamanho do VST é diretamente proporcional à sua qualidade.

É. Já tinha imaginado isso. Os VSTis que quero usar são pra performance ao vivo. Ouvi dizer que se usa os mais pesados para gravações em estudio.

Já te adianto que o Windows Vista é uma grande bosta pra áudio. Assim como ele é um grande bosta pra todo o resto, para o áudio não seria diferente, não importa o que dizem por aí. Não é a toa que a Microsoft esta às portas de lançar o Windows 7 para jogar terra em cima dessa bosta do windows Vista. Instale o XP SP2 e seja muito mais feliz.

É. Obrigado pela dica :D. Quanto ao XP, pq o SP2 e não o SP3?

Bom, eu tenho VST's leves e pesados. Uso os leves ao vivo e os pesados para produções de CD's, então aí vai minha lista que indicaria a um iniciante que quer VST's leves e práticos:

Truepianos

Extremamente leve e com uma sonoridade ótima, tanto ao vivo quanto no meio de uma mix. Tem um timbre gordo, denso, que não ficará "apagado" no palco.


Gostaria de testar esse. Existe versão Demo dele?

Lounge Lizard

Um VST ótimo de EP's. Levíssimo, com uma qualidade excepcional para o seu tamanho.


Esse eu conheço mas nunca usei. Vou dar uma testada nele

FM7

Timbragem do famoso DX7, aqui vc encontra inúmeros timbres estilo DX e milhares de parâmetros para configurar à seu gosto.


Esse FM7 é o da Native Instruments? Qual a diferença entre ele e o FM8?

B4 II

Você não citou Hammonds na sua lista, mas vale a pena ter esse simulador. Fidelíssimo ao original, vários parâmetros de configuração e opção para tocar com Vox e Farfisa. O Mauro vai te indicar o VB3, esse eu nunca testei.


Na verdade, esqueci de citar para hammonds, e pra hammond, tem que ser o B4 II mesmo que conheço e já uso. Gostaria de testar esse VB3, para ter uma segunda opinião.

Edirol HQ Orquestral

Também levíssimo e ótimo para fazer umar cordas Hollywoodianas no palco, além de ter todo um naipe de uma verdadeira orquestra e qualidade inquestionável. O Reverb é muito bom.


Eu tenho esse Edirol Orquestral também, mas nunca usei. Foi um colega meu q me passou. Vou testar e depois eu coloco minhas considerações sobre ele

PRO-53

Também muito leve, possui uma vasta gama de presets famosos e milhares de parâmetros configuráveis, timbre bem gordo, vale a pena ter.


Esse Pro-53 é synth? Estou com alguns synths aqui, mas são da Arturia (Minimoog e CS80), Native (Absynth), Z3ta, e um tal de Superwave. Ainda não testei todos...

Por enquanto é só, se quiser d eoutros estilos, é só pedir.

Valew ai pelas dicas :D

Lord fafe
É carinha, como disse o nossa amigo ai em cima, o vista é horrível pra esse tipo de trabalho, consome muito mais HD e muito mais RAM.
Eu te aconselho também usar o Reason, é ótimo pra efeitos e talz... e outra coisa, vc vai usar seu note pra sequenciar também, ou é só pra isso mesmo?


Apenas para performance ao vivo. Nada de gravação, sequencias, playbacks, backing tracks...

Mauro Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


Jonathas Lacerda


FM8 é uma versão mais recente e com mais sons do que o FM7, além de ter todos os timbres do FM7.

Só para complementar o que o Scoth falou:

Piano elétrico: Mr. Ray 73
Excelente simulador do Rhodes MK II, muito bom mesmo.


Hammond: VB3
Eu tirei o B4 e deixei só o VB3, muito menor e muito melhor, na minha opinião. Tem um som mais gordo, mais quente, além de ter uma percussão melhor que o B4 (que parece muito plástica).

Synth: Polyana
É um Synth esquisitão de mexer, tem que saber para que servem as funções todas senão só dá para usar os presents, mas é muito foda o som dele, é fodíssimo mesmo. As formas de onda são daquelas que arrepiam de tão fortes e gordas. Muito bom mesmo.




Esses que eu citei são bem leves e muito bons, eu já fiz várias comparações com vários VSTs e esses em particular chamaram muito minha atenção pela potência sonora em programas tão pequenos. O VB3, por exemplo, é melhor que o B4 (novamente, minha opinião) que é conhecidão e grande. O VB3 acho que tem menos de 10 megas mas ele arrebenta. Melhor do que ele só samples (como o Charlie Retro Organ, que eu uso).

Mauro Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


Ah, o Vista é uma bosta. Nem perde tempo. Já fiz todo tipo de teste formatando o PC e testando memória, etc... (tenho 4 gigas de RAM) e mesmo assim o Vista perde de muito para o XP. Tem aquele lance que o Vista administra a memória melhor que o XP e talz... Eu fiz todos testes possíveis e nunca mais que ver a cara do Vista nem pintado de outro hehehe

johnny_floripa
Veterano
# jan/09
· votar


Para synth também serve o Superwave P8, muito bom e é gratis!

Mauro Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


OBS: do synth Polyana, as funções que falei que deve saber mexer são os envelopes, ADSR, Pitch, fine, essas coisas de síntese que são básicas para se mexer com qualquer synth, não são comandos diferentes de nenhum synth, apenas a interface não é tão comum quanto o Minimoog da Arturia, por exemplo.

makumbator
Moderador
# jan/09
· votar


Jonathas Lacerda
. Obrigado pela dica :D. Quanto ao XP, pq o SP2 e não o SP3?

Pode ser tanto um quanto outro. O SP3 é uma espécie de integração mais atual de inúmeras correções e updates menores que foram feitas no SP2, somado a pequenas melhorias(mas não muito significativas). Assim evita-se fazer inúmeros updates após reinstalar o SP2 do zero.
Caso queira, pode ir direto para o SP3. Basta instalar o XP Pro SP2 do CD e baixar a instalação para SP3 no winupdate.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


makumbator
Pode ser tanto um quanto outro. O SP3 é uma espécie de integração mais atual de inúmeras correções e updates menores que foram feitas no SP2, somado a pequenas melhorias(mas não muito significativas). Assim evita-se fazer inúmeros updates após reinstalar o SP2 do zero.
Caso queira, pode ir direto para o SP3. Basta instalar o XP Pro SP2 do CD e baixar a instalação para SP3 no winupdate.


Eu trabalho com suporte em TI. Que o SP3 é um pacote de atualizações mais recentes e tudo isso que vc falou, eu sei. Perguntei pelo fato dele ter especificado exatamente o SP2. Veio em minha mente, depois que ele especificou, algo do tipo: "Será que o SP3 tem algum bug ou falha que atrapalhe o uso com VSTis e audio em geral?". Esse foi o motivo da minha dúvida.

Mas de qualquer forma, valeu a dica. Até porque não existe só eu nesse fórum, né? :D

Mauro Lacerda

FM8 é uma versão mais recente e com mais sons do que o FM7, além de ter todos os timbres do FM7.

Só para complementar o que o Scoth falou:

Piano elétrico: Mr. Ray 73
Excelente simulador do Rhodes MK II, muito bom mesmo.


Hammond: VB3
Eu tirei o B4 e deixei só o VB3, muito menor e muito melhor, na minha opinião. Tem um som mais gordo, mais quente, além de ter uma percussão melhor que o B4 (que parece muito plástica).

Synth: Polyana
É um Synth esquisitão de mexer, tem que saber para que servem as funções todas senão só dá para usar os presents, mas é muito foda o som dele, é fodíssimo mesmo. As formas de onda são daquelas que arrepiam de tão fortes e gordas. Muito bom mesmo.


Vou procurar testar esses e qualquer coisa, eu posto aqui. Em relação ao Polyana, em que ele adicionaria aos que já tenho, da Arturia?

Mauro Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


Em relação ao Polyana, em que ele adicionaria aos que já tenho, da Arturia?

Uma qualidade muito boa de sons com bem menos tamanho e puxando menos RAM.

Eu é que gosto de baixar tudo para conhecer. Tenho uns 100 VSTs de Synths, e os que eu usava principalmente era o Minimoog da Arturia, outro minimoog que é o Minimonsta (que é ótimo e tem timbres prontos melhor que o da Arturia) e o Polyana pela porrada sonora dele.

Hoje em dia não uso mais esses VSTs, só uso dois Synths: Omnisphere (para mim é insubstituível, tem o que eu mais uso: formas de ondas puras, de vários synth como Minimoog, Moog Modular, CS 80, Prophet 5, Oscar, etc...) e o SampleMoog, que são samples de 16 tipos de Moogs, fantástico.

makumbator
Moderador
# jan/09
· votar


Jonathas Lacerda
Será que o SP3 tem algum bug ou falha que atrapalhe o uso com VSTis e audio em geral?". Esse foi o motivo da minha dúvida.

Mas de qualquer forma, valeu a dica. Até porque não existe só eu nesse fórum, né? :D


O SP3, até onde eu sei, não tem bugs relativos à áudio, ao menos, não mais do que um SP2 poderia ter. Ambos me parecem equivalentes entre si, e superiores ao Vista nesse ponto. No fim das contas, como você mesmo sabe(devido à sua profissão), instalar o SP3 direto acaba ficando mais prático do que colocar o SP2 e fazer umas dezenas de atualizações só do Windows.

Lord fafe
Veterano
# jan/09
· votar


Omnisphere...

Embora não seja um VST'i leve vale muiiiiiiito apena ter...

Mauro Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


Lord fafe


Ele é o top. Eu usava o Nostalgia, Phaedra, Atmosphere, etc... Agora uso só o Omnisphere e o SampleMoog (quem curte sons de Moog vai pirar com ele). E tenho mais dois que uso de vez em quando: Viral Outbrake (samples do Virus) e o Noth Mood (samples do Nord Modular).



Mas eles não tem nada de leve hehehe


Por isso indiquei o Polyana: é levinho e arrebenta, falo isso porque comparo ele com esse synth enormes aí de cima. Mas como disse, esse Polyana é para quem curte programação...

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


makumbator
instalar o SP3 direto acaba ficando mais prático do que colocar o SP2 e fazer umas dezenas de atualizações só do Windows.

Pois é. Mas atualmente, eu uso uma instalação do Windows que tenho já com o SP3 integrado, acabo fazendo apenas as atualizações pós-sp3 :D

Hoje em dia não uso mais esses VSTs, só uso dois Synths: Omnisphere (para mim é insubstituível, tem o que eu mais uso: formas de ondas puras, de vários synth como Minimoog, Moog Modular, CS 80, Prophet 5, Oscar, etc...) e o SampleMoog, que são samples de 16 tipos de Moogs, fantástico.

Saquei... Deve ser animal mesmo... Esse Omnisphere já vem com presets, ou tem que programar tudo?

dtplayer
Veterano
# jan/09
· votar


O que o Scoth_Pr disse é tudo que tu precisa saber pra começar nos VSts leves e de alta qualidade. Eu estou parando de usa-los, e admito que não encontrei qualidade tmbristica superior aos vsts. Claro que não tenho um teclado top, mas os VST são muito bons. Esses citados são fodas. Só vai precisar usar o Brainspawn Forte como host.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


dtplayer
Só vai precisar usar o Brainspawn Forte como host.

É exatamente este programa que vou usar. Mas vc conhece outro host de VSTis, para que eu possa ter uma segunda opinião?

E quanto às dicas do Scoth_Pr e do Mauro Lacerda, muito obrigado a vcs dois! Não sou tecladista top como vcs, mas qdo eu crescer (XD), quero ser igual a vcs dois! ehehehehe

Mauro Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


Jonathas Lacerda

O Omnisphere já vem com trocentos presents, todos muito bons. Só que ele é enorme, 8 DVDs. Tem que ter um PC dedicado para música para rodar ele.

E nem é questão de ser tecladista top (quem dera hehe). É questão de ralar mesmo para aprender. Eu vejo uns tópicos meus de 3, 4 anos atrás e eu não tinha idéia do que eram VST... Aí fui atrás e gostei da brincadeira hehehe

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


Mauro Lacerda
O Omnisphere já vem com trocentos presents, todos muito bons. Só que ele é enorme, 8 DVDs. Tem que ter um PC dedicado para música para rodar ele.

Já desisti :D

dtplayer
Veterano
# jan/09
· votar


Jonathas Lacerda

Tem um chamado VSThost e um chamado Cantábile. MAs o Forte da um pau nos 2!

A. Cordeiro
Veterano
# jan/09 · Editado por: A. Cordeiro
· votar


Tudo bem...estava acompanhando o belo tópico e não entendo o que foi que eu errei. É o seguinte: meu pc é Dual Core, com 1Gb DDR2 667 e um HD de 160 Gb, bastante semelhante com a configuração do amigo Jonathas Lacerda. Mas não consegui tirar o mínimo para o uso de VST's.

De antemão afirmo que não tenho uma placa dedicada ainda, mas pensei que mesmo sem a placa mais com o Asio4all v.2, e com um conversor MIDI/USB que comprei mês passado, dava pra pelo menos se fazer alguma coisa com os programas leves, a maioria citados aqui. Quando conecto, e começo a tocar, seja VST que for, a Asio4all não parece funcionar direito, acho que é imcompatível com minha terrível placa integrada (será isso??). As notas saem consecutivas, sem tempo, e com uma latência perceptivelmente absurda, e olha que coloco o drive certinho em cada VST. Tem hora que nem respondem...

Queria a ajuda de vcs, pois sou leigo nesse mundo de VST's, mas com uma vontade enorme de poder usá-lo bem.

Jonathas Lacerda

Percebi que vc não tem placa ainda, usa o Windows XP e de host o Forte, assim como eu. Então como vc consegue sanar, com os programas leves que usamos, tais problemas mensionados??

EDIT.: O tio Sam presenteou todo aqui né auhsuahs!! Veteranooo!!! \o/

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Cara... Eu tenho problemas básicos de latencia por não ter uma placa dedicada. Minha latencia está em no máximo 13ms. Estou usano o Asio4All v2 com as seguintes configurações:

Asio Buffer Size = 512 Samples
_______________________________________
Latency Compensation IN = 32 samples
Latency Compensation OUT = 32 samples
_______________________________________
[ ] Use Hardware Buffer (Does not aways Work)
Kernel Buffers: 2
_______________________________________
AC-97 Troubleshooting
[V] Always Resample 44.1 kHz <-> 48 kHz
[ ] Force WDM Driver to 16bit

[V] = marcado
[ ] = desmarcado

Qual a sua placa de som?

a minha é uma Realtek ALC883 - High Definition Audio Controller, onboard, que pelo que me parece, segundo a própria Realtek, foi desenvolvido para PCs do tipo Media Center, mas segundo usuários do mesmo chip de audio, em alguns fóruns, dizem que essa placa de som é uma bosta.

Não sei até que ponto isso pode influenciar, acredito que em nada, pois, por melhor que seja, continua sendo um chip onboard, que não foi desenvolvido para uso com audio profissional, visto que nem suporte a ASIO (nativo, sem ser o Asio4All) tem.

Talvez seja alguma configuração. Ontem quando instalei o Native Instruments B4 II, o som estava horrível, com uma latencia dos infernos... Isto porque tinha esquecido de instalar o driver Asio4All. Após instalar e configurar o Asio no B4 II,ficou lisinho, sem falhas.

Vc configurou o Forte para trabalhar com o Asio4All?

Música de Preto
Veterano
# jan/09 · Editado por: Música de Preto
· votar


Jonathas Lacerda
Parece idiota, mas dependendo do tipo de música que vc vai tocar talvez vc não precise de tanto refinamento em certos VSTis - tipo, 8 DVDs. Eu aconselharia um multi-timbral - como o Hypersonic, um órgão (B4 ou outro da família), TruePianos (piano ac.), Lounge Lizards (e. pianos), Orchestral (o nome já diz), Moog Modular V (um só fará grandes coisas), FM7 para síntese FM - não sinto falta nem de conhecer o FM8 - e algum synth daqueles que fazem coisas anormais, tipo Absynth, se vc precisar realmente disso. Lembrndo que vc não precisa carregar todos ao mesmo tempo, isto é, o programa salva sessões com os VSTis e VSTs desejados - um delay adicional pode fazer maravilhas - e carrega só eles de acordo como que vc for tocar.

A. Cordeiro
Veterano
# jan/09
· votar


Jonathas Lacerda

Minha placa é a Sigma Tel Audio, uma merda. Minhas configurações estão iguais as suas, quanto a Asio4all. Tb já tinha habilitado o Forte à Asio4all. Mas quando toco o som sai super distorcido, com uma latência bem perceptível, sem tempo e simultâneidade quanto a notas pressionadas de uma vez só. Não sei o que fazer...
As vezes acho que pra esse mínimo preciso de mais memória, uma placa descente, tb não sei se o qualidade do conversor que uso tb interfere, ou seja, tá f***!!

Música de Preto
Veterano
# jan/09
· votar


liga ou desliga o Use Hardware Buffer - Kernel sei lá o quê. De qualquer forma, tem placa que não suporta o ASIO4All, eu tinha uma dessas... que merda!

A. Cordeiro
Veterano
# jan/09
· votar


Jonathas Lacerda
Música de Preto

Vou ver se é o Hardware Buffer, mas tenho a impressão de já ter ligado e desligado, de qq forma, pra o meu caso creio que só uma placa nova e descente que resolve...vlw!!

Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/09
· votar


A. Cordeiro

Ta na hora de trocar o pc

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


Voltando aqui...

Alguém conhece VSTis de Metais tipo de banda Pop, com os instrumentos "detuned"? e VSTis de Acordeon, som italiano, tipo Scandalli?

A. Cordeiro
Veterano
# jan/09
· votar


Ricardo_Adorador

Hehe!! Tem razão...na verdade, não comprei, ganhei. Mas a próxima vai seu meu Notebook bem configurado, aí sim vou conseguir fazer tudo que quero...

A. Cordeiro
Veterano
# jan/09 · Editado por: A. Cordeiro
· votar


Jonathas Lacerda

Vai nas comunidades do orkut que tu encontra VSTs e VSTis aos montes, inclusive muitos de acordeon. Não posso dar o link direto pq a galera vai cair em cima por estar incentivando a pirataria, mas procura VST e Tecnologia musical que vc vai encontrar de cara...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Em busca de VSTis leves