Quando tá todo mundo cantando/tocando em tons diferentes

    Autor Mensagem
    Lord fafe
    Veterano
    # nov/08


    E ae galera... abri este tópico porque essa semana fui em um evento em que cantaram um grupo de mulheres... detalhe... nem aguentei ficar lá por muito tempo... Guitarrista em F#, Baixista em C, o tecladista parece que já tava em F e cada mulher cantando em um tom diferente... então caros colegas... se vocês estivessem tocando num ninho desses oq vocês fariam?????

    Eu como sempre (acho que sou muito mandão... hehe) escolheria um tom qualquer na lata por ex: G e gritaria pra todos os musicos: Toquem em SOOOoooºººL...
    E as vozes que iram ficar lá F*... mais pelo menos o instrumental não ia ficar esquizito...
    Se a coisa apertasse de + eu simplismente sairia di finin... hehe...

    Agora é a vez de vocês...

    Comentem...

    Henrique Leal
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    huahuau

    eu faria melhor:

    Gritava: TODO MUNDO EM F# ..e tocava em G com transpose -1.. ..auhuaeaueu eles qeu se virem... hehe

    brincadeira...

    ow.. na real... eu me estresso.. e acho que o melhor é nem tocar...

    Artref
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu desmontaria o meu teclado e sairia correndo...rs

    Aliás, nem teria subido no palco, hahahha

    Faop
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ja me aconteceu isso, mas num era nem culpa nossa, tava o instrumental todo normal, mas tambem era a única coisa que dava pra ouvi, o cara da mesa largo agente com o retorno da voz praticamente no mínimo, então eu num tinha como controla o tom da minha voz sem ouvi-la.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Não tocaria. Isso é total falta de profissionalismo.

    Tive uma experiência diferente, mas dá para tentar comparar. Fomos tocar em um lugar, o cara da mesa não conseguia deixar o teclado e a guitarra ao mesmo tempo, ou saia o som de um ou de outro. Ficamos 5 minutos no palco e o cara não conseguiu arrumar (detalhe: já tínhamos passado o som antes, obviamente).

    Desliguei o teclado, falei para a banda desligar tudo (embora tivesse quem não achava legal fazer isso) e descemos do palco. O vocalista falou para o público que era uma falta de respeito com os músicos (nós) que estavam ali trabalhando e fomos embora.



    Em outro show, um cara com um clarinete cismou que queria fazer uns solos (já dá para prever o resultado quando nenguinho fala: não, toca aí que eu improviso) e o cara não acertava um som. Após a primeira música eu cheguei para ele, que queria fazer mais umas 3 ou 4 músicas junto com a banda, que ele não iria tocar e ponto final. O cara ficou puto da vida, eu falei para ele colocar o clarinete dele no rabo para ver se saia algo melhor heheheehe
    Foi foda, ele ficou chateado para caramba, mas no meio de um show o cara estragar muuuuuito tempo de ensaio não dá. O cara era meu amigo, mas trabalho é trabalho. eu não subo no palco para fazer feio e queimar meu nome, só quem trabalha com isso sabe como é difícil erguer um nome no meio de tantos caras feras por aí...

    tecladoprofusao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Mauro Lacerda
    Uma vez apareceu um coroa com uma gaita perguntando se podia levar uma música com a gente... Ficou um olhando pra cara do outro e no final deixaram ele levar uma música nossa. Não sei como, mas o que era uma balada virou um blues... botei um piano e larguei a mão acompanhando o que o cara fazia na gaita. Acho que foi uma das melhores versões dessa música que a gente já tocou, ficou muito bom mesmo...

    Às vezes a gente dá sorte hehe...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tecladoprofusao


    Jam é uma das melhores coisas que tem, pelo menos para mim que adoro improvisos. Mas tem que ser com gente que tem bom senso, isso eu acho que músico que é músico mesmo tem o dever de saber.

    Eu mesmo já fui convidado para fazer umas Jams algumas vezes, e certa vez eu não tinha idéia do que os caras estavam tocando, era um jazz com muitas variações, então abaixei o volume do teclado e somente fingi, mas não atrapalhei. Bom senso é fundamental...

    83689
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Lord fafe
    Eu desmontaria o meu teclado e sairia correndo...rs(2)

    Marcos Bruxo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu desmontaria o meu teclado e sairia correndo...rs(3)

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Finge que tá tocando, pra não piorar... E sai rapidinho quando terminar a música.

    Lord fafe
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    hehe... qdo acontece essas coisas é foda viu?...

    Artref
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Haahahahaha, galera tá comigo e não abre. Tô me rachando de rir aqui, ashuahsuhaushusa

    tiago scott
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Cara eu prefiro ser prudente, primeiro se chego no local e vejo uma coisa dessas eu nem toco. Cara isso sempre tende a acontecer comigo, eu toco numa banda a 5 anos todo mundo muito bem ensaiado com a música na ponta dos dedos e gravada na cabeça. Agora você chega num local e vem ou um cara que não sabe nem o que é tom, e pede pra você acompanhar. Ele começa em C, no refrão já vai pra A e termina em Db, na boa já passei por essas situações diversas vezes até que um dia o cantor da banda disse: daqui pra frente só tocamos nossas músicas e acabou, fora que o local deve ter estrutura senão nem vamos. Todo mundo apoiou pois música é algo sério ou você sabe fazer direito ou nem faça para não virar uma merda, umas das coisas que odeio também é chegar num local não tem nem onde ligar o key, fora bateria velha, cubo de baixo xiando etc, quando é assim a banda nem se apresenta. Fazemos assim, o cara da banda que marca os eventos pede todo o layout do local e toda a configuração do equipamento, só após estar nos conformes é que vamos, e se chegar lá e não for nada daquilo não tocamos nem a pau. Quem é do meio gospel passa isso quase todos os finais de semana rsrsrsrsrs (Óh vida !!!)

    levyscarv
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    eu mandava parar tudo, rewunia a galera dava o tom e reiniciava tudo!!

    - ou se fosse o caso achava o tom ( ja sou acostumado a isso,
    toco em igrejas pentecostais, em alguns casos o vocal começa, e eu tenho o dever de encontrar o tom e depois ir atras)!!!

    acaba sendo um bom exercico de percepção!!



    mais caso é caso!!

    eu dificilmente toco com caras que naum tocam por ouvido!!
    normalmente o guitarrista que toco é dono de studio manja muito de improvisação e harmonia, o contra-baixista toca d+, acostumado a tocar em grandes eventos, e sempre está gravando em studio( vamos agora gravar um cd, em que ele esta fazendo juntamente com o guitarrista os arranjos, o vocal é a esposa dele, ja está em studio.). O baterista é muito bom tambem tem uma capacidade fenomenal, quando vamos tocar damos o cd pra ele e o cara simplesmente faz uma xerox do que o baterista faz, naum importa o ritmo, o cara transmite muita segurança!!

    eu sou o mais fraquinho do grupo, mais juntos já estamos em um bom nivel!

    hehehe


    mais se me chamacem pra ajudar e eu soubesse que naum ia dar a coisa Eu desmontaria o meu teclado e sairia correndo...rs(4)

    além de tudo toco por amor, nunca ganhei nada pra tocar. pra que eu quero passar vergonha numa dessas??

    ;p

    JowR
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu [nem montaria] o meu teclado e sairia correndo...rs[4]

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Eu abaixaria o volume de todo mundo e mandaria um playback kkkkkkkkk

    tiago scott
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: tiago scott
    · votar


    levyscarv
    Membro Novato

    O irmão tamo junto, o ambiente de igrejas, cruzadas, eventos e afins gospel, é uma ótima escola para percepção. Eu particularmente desenvolvi muito a percepção no ambiente da minha igreja. Agora você vai entender, sabe aquele irmãozinho que vai lá na frente cantar, você encontra o tom por exemplo G, depois de duas frases ele perde o ritmo, ou entra atrasado ou entra depressa demais e pior muda todo o tom. Cara nesses casos acho até melhor parar por que quem é leigo ainda acaba achando que quem está dando notas fora é você rsrsrsrsrs, mas amém.

    levyscarv
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    nesse ponto é uma crise pra vc e pra mim!!

    o que acontece muito é que no momento em que entramos em studio nos arrebentamos, pois por causa de cidadãos como estes sua visão e percepçãp ritmica ficam deficientes, e te prejudicam bastante!!

    nesses casos eu toco e faço meu melhor, e por causa de meus mais de 15 anos tocando ja sou até meio cabuloso, escondo muitas falhas das pessoas que cantam sem pestanejar!!

    mais um dia desses percebi que estou com problemas de ritmo, quando estou tocando na banda, com esses carinhas que te falei vai tudo muito bem, eles tem uma progressão ritmica muito boa, dificilmente perdem o andamento, agora quando vou tocar num studio pra fazer alguns pianos e strings, eu apanho bastante por falta de cadência!!

    estou tentando corrigir isso treinando com metronomo!!

    é uma coisa bem chatinha, mais ajuda muito!!!


    ;p

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Quando não dá pra fugir, é meio que fundamental ter uma boa experiência em harmonia pra pegar as referências que o cantor dá e mudar a parada toda em tempo real. Sabendo o movimento harmônico, é só usar aqueles acordes com funções parecidas em várias tonalidades e partir pra dentro.

    Mas pra isso é preciso experiência em harmonização, senão pode sair uma merda.

    tiago scott
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    levyscarv
    Membro Novato

    Cara metronômo é ótimo. Sempre quando tenho gravações em Stúdio a banda que toco ensaia as músicas numa boa, pois os caras já têm uma estrada rodada, nada nada cada um toca no mínimo a 5 anos, e assim facilita bastante questão de ritmica e tempo. Mas para ficar perfeito, só com metronomp mesmo para acertar algumas falhas em tempos.

    Ken Himura
    Veterano

    Cara seguir alguém cantando pra quem estuda harmônia e percepção fica óbvio o caminho harmônico e melôdico que a pessoa vai seguir, a não ser que seja uma bossa ala João Gilberto.
    Mas pessoas com falta de ritmo e afinação ainda me incomodam muito rsrsrsrs.

    Lord fafe
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    pois é povo... o pior pra mim não é nem achar o tom que o vocal tá cantando... é adivinhar, pq tem gente que canta uma música só em n's tons...

    E essa questão de sempre querer chegar um penetra na banda eu nunca deixo, mesmo se eu conhecer e souber que a pessoa é capaz, porque eu sou muito sistemático em relação a música e eu não toco de jeito nenhum com outro músico sem ensaiar primeiro.

    Victorkeyboard
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Boas histórias e experiencias nesse tópico, as minhas são bem parecidas com algumas de vcs, principalmente nas igreja penteca,

    auahuahahuahua

    Das muitas histórias engraçadas que ja aconteceram comigo vo contar uma:

    O grupo da outra igreja tava sem tecladista e pediram na hora do culto pra eu acompanhar a banda, até aí blz...

    Começaram a cantar a musica Blessed do Hillsong e a banda tava tocando num tom e o vocal em outro tom e então eu perguntei pro baxista o tom da musica pq tava muito dificil achar com aquela baderna toda, então o baixista me disse que estava em E mas quando eu tocava os acordes num encaixavam com a banda...

    O pior de tudo é que tavam filmando só os musicos, então eu abaxei o volume e fiquei dublando (kkkkkkkkk) e quando a camera parou de filmar os musicos eu aumentei e achei o tom que eles tavam, em C.

    ó vida, ó céééus, hauhauahuahau

    Lord fafe
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Victorkeyboard

    Ixi... ainda tem isso... a questão da afinação dos intrumentos... arGh¬¬¬!!

    Lord fafe
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    GEntE... pior é qndo na hora ki táh tuhdo ruim, vem um irmão num sei si é pra consolar ii diz, pô, vcs tocam d +... aheuhuahuehauehu...

    tiago scott
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Lord fafe

    GEntE... pior é qndo na hora ki táh tuhdo ruim, vem um irmão num sei si é pra consolar ii diz, pô, vcs tocam d +... (2)

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Pior ainda quando vem o irmãozinho e diz: Nossa aquele irmão canta que é uma benção. Quando vc vai ver o cara cantando parece dois gatos brigando.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Regrinha básica:

    Nunca, eu disse nunca, toque com pessoas que estão aprendendo a cantar. Deixe isso pra quem está aprendendo a tocar. Simples assim.

    Com isso, se resolve metade dos problemas, hehehe

    Lord fafe
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Com isso, se resolve metade dos problemas, hehehe

    HUEhUEHuehueh... é mesmo...

    sobrevivente
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Não sou tecladista, sou guitarrista (eu tento)... e gospel.
    Realmente quem vive no meio gospel passa por uns apuros bem legais... hehehe!

    Acompanhar alguém que muda de tom o tempo inteiro (desafina), que não segue o ritmo... é bem complicado as vezes!

    Quando algum irmão vai cantar e não tem playback (raras as vezes que isso acontece... =/) nós fazemos uma pequena avaliação no terreno. Se o irmão canta bem e mantém o ritmo, a banda toda entra - bateria, guitarra, baixo e violões.

    Mas agora, quando é um irmão que desafina de monte e hora atrasa, hora adianta... aí toda a galera fica na sua e eu (guitarra) fico no ritmo "chá com pão", mudando de tom a cada 4 palavras que é cantado.

    Acho que, além de um exercício de percepção, as vezes pode se tornar um exercício de paciência! Hahaha!

    Lord fafe
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    exercício de paciência! Hahaha!


    UEHHUEhue... ainda tenho ki dominar esse bicho chamado paciencia...

    83689
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Jonathas Lacerda
    Nunca, eu disse nunca, toque com pessoas que estão aprendendo a cantar. Deixe isso pra quem está aprendendo a tocar. Simples assim.
    Nunca, eu disse nunca, toque com pessoas que estão aprendendo a cantar. Deixe isso pra quem está aprendendo a tocar. Simples assim.(2)

    kara vc achou a solução!!!
    aki vai um ponto!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quando tá todo mundo cantando/tocando em tons diferentes