Roland Vk-8 x Hammond Xk-1 (ou 2) x Tokay Tx-5

    Autor Mensagem
    Maestro Mittmann
    Veterano
    # nov/08


    Buenas pessoal, eu não to maluco, é óbvio q em matéria de orgão Hammond a própra Hammond vai fazer o melhor aparelho, tb é no mínimo de se esperar que um o Roland Vk-8 seja "ligeiramente" (hehehe) melhor que um Tokay mas, como realmente esse tokay mereçe consideração (admitamos, é bom o bixinho), vamos traçar um paralelo entre a qualidade dos instrumentos e a relação custo/ benefício. Acho válido, quer dizer, ano que vem vou comprar um desses tres (se Deus assim mo permitir), o Roland e o Hammond regulam +/- no mesmo preço e o Tokay (não o modelo afrescalhado "classic") tá quase pela metade. Opinem senhores, acho q este tópico vai dar assunto!

    fábio_soul
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tokai é com I.

    Maestro Mittmann
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Desculpa.

    fábio_soul
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    hahahahaha

    Scoth_Pr
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu nunca consideraria o TX-5 Classic como "afrescalhado". Esse modelo, não sei se você sabe, tem as teclas waterfall, que são do mesmo tipo do B3 que você tá querendo imitar por um preço menor.

    Enfim, nessa sua questão, acho que pelo custo benefício, eu iria de 2 TX-5, mas, se eu tivesse que ser inteligente, eu iria de TX-5 Classic + Lower.

    Obs: "Lower" é o manual de baixo, para vc poder ter os 2 manuais como num B3.

    tiago scott
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: tiago scott
    · votar


    Bom brodher.

    Acho que isso varia muito do seu gosto. Eu pessoalmente não deixaria de trocar um Hammond XK2 por Tokai, apesar de que o Tokai ser um puta orgão também. Mas nesse quesito acredito que o nome já faça juz.

    Abraços.

    Maestro Mittmann
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ah com certeza, o nome Hammond pesa p chuchu, como eu disse n início: é obvio que eles vão fazer o melhor orgão deles mesmos.
    Quanto a ter chamado o Classic de "afrescalhado", desculpa ai quem se ofendeu, pessoal, só que como organista e tendo experimentado além de um verdadeiro B3 (que um amigo meu tem com lezlie e tudo), os 2 Tx-5, não me pareceu realmente que as teclas do Classic valham R$1000 a mais que é a diferença de preço entre os 2 modelos.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Se tiver mais grana, pega o Hammond. Se tiver menos grana pega o Tokai. O VK-8 é muito elogiado pelo drive dele, mas simulador por simulador eu pegaria um Hammond. Porra, imagina ter um Hammond... sonho de muita gente, inclusive meu...

    Maestro Mittmann
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    É verdade, procede a afirmativa, quer dizer, se vai comprar um Roland compra o Hammond de uma vez, isso é certo. no momento não tenho $ pra nenhum dos dois e tudo vai depender do $ que a dupla que tenho (Prokeys 88sx + Roland RS-5) vai me trazer em 2009 pq não adianta, instrumento tem de se pagar, isso é algo em que no afã de uma novidade, não nos damos conta, mas a verdade é essa, instrumento tem que se pagar primeiro, sustentar o patrão e pagar o próximo.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Não acho que o Hammond Xk-1 seja um ótimo exemplo de qualidade Hammond. Vlae lembrar que ele é o "irmão pobre" de toda a família. Nos tópicos que falam sobre ele aqui há muitas comparações entre ele e o TX-5. Pelo preço dele eu iria preferir pegar um TX-5 Classic + um teclado lower e colcoar tudo num móvel d emadeira. Isso sim seria um sonho, e é o que pretendo fazer daqui uns 2 anos.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu nunca toquei em nenhum dos dois, e vale aquela velha dica: tocar.

    Eu só saberia qual é melhor custo benefício depois de tocar neles, de preferência lado a lado. Na Teodoro Sampaio tem os dois, XK e o Tokai. Só escutando mesmo para saber...


    Mas essa idéia do TX + Lower me deixou com água na boca hehehehehe

    Scoth_Pr
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Mauro

    Entre ter um Hammond XK-1 e ter um Tokai Classic + Lower, EU iria nessa segunda opção. Acho que não perderia em qualidade, e ainda teria um móvel montado com tudo o que eu precisaria de um hammond de verdade.

    Meu set pra daqui uns 4 anos eu planejo assim:

    - CME VX8 + MacBook com meus amados VST's,
    - AXIOM 61 para synths, pads, orquestrais.
    - 1 TX5 Classic + Lower para hammonds.

    Mesmo tendo o B4 II em mãos, a sensação física das teclas waterfall e as drawbars geram uma sensção muito importante na hora de tocar. Esse é um set muito grande, mas acho que valeria a pena.

    tiago scott
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Mauro Lacerda
    Veterano

    Isso qeu você citou mesmo. Por exemplo eu sempre vou na Teodoro pois tenho um brodher super sortudo que trabalha na área de teclados da Playtech. Cara eu citei em cima para Maestro Mittmann sobre as duas escolhas. Os testes que ví foram com o XK2 e o TX5, e o KK2 visou de longe o tokai. Agora não sei do KKI pois não toquei nele. Mas garanto que partindo do XKII fica dificil um simulador para acompanhar, apesar que acho o tokai mais atualizado porém com menos som.

    Maestro Mittmann
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Me enchi de coragem e fui no meu amigo perguntar se um dia que eu tiver um show grande e importante ele me deixaria levar o Hammond B3 (caradura), a resposta:
    "-Claro, R$300 p dia + o frete q eu vou indicar!"
    Acho q aquele Hammond sustenta ele, ele nem toca.
    Claro que se tocasse tb n ia ficar levando um Hammond B3 p ai.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Maestro Mittmann
    "-Claro, R$300 p dia + o frete q eu vou indicar!"


    Para fazer alguma gravação profissional ou show eu acho super coerente, embora eu não possa pagar esse preço...

    djcy
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: djcy
    · votar


    Maestro Mittmann
    Cara, vc já pensou em continuar com seu set e comprar um laptop e usar o KB4 da native, ou algum outro softsynth de hammond? Acho que sabendo bem programação é MUITO realista. Não conheço o ProKeys, mas vc precisaria de um controlador com mais controles em tempo real pra coisa ficar interessante! Sem contar que aí você poderia passar a ter uma infinidade de possibilidades com vários softwares! Bom... mas entendo que isso é uma escolha bem pessoal! Abração!

    Maestro Mittmann
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    djcy

    Cara, na verdade, andei meditando nisso esses dias e tu tens toda a razão, eu só queria uma placa externa p note que fosse +/- como o edirol PC80 mas tivesse controles em tempo real, era o que tava faltando. Vou é comprar um note e provavelmente o PC80 e era isso. Vou ficar sem os controles em tempo real mas paciência, isso eu agüento.

    djcy
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Cara, não sei o preço dele, mas eu acho que você vai sofrer pra usar hammond sem controles em tempo real. Você acho o UF6 da CME, que dizem que é um bom controlador, por uns 1200 a 1400. Acho que dependendo da sua necessidade vale a pena véi! Espero ter ajudado,
    Abração!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland Vk-8 x Hammond Xk-1 (ou 2) x Tokay Tx-5