rd-300gx ou controlador + notebook ?

    Autor Mensagem
    vsr_dt
    Veterano
    # nov/08


    Oi, eu ja toco piano ha algum tempo, mas escutando tecladistas como jordan rudess, resolvi comprar um teclado, para tocar musicas como as do dream theater e tambem por o teclado ser um instrumento completo pra quem gosta de compor.

    Nao quero atrapalhar muito voces, so queria a opnião de voces, sobre o que é melhor de investir no meu caso, em um RD-300gx ou investir em notebook e controlador(de teclas pesadas ou semi-pesadas).

    Em ambos os casos eu vou gastar por volta de 5.000 reais. Mas queria saber qual é mais vantajoso, ter um teclado completo como o 300gx, ou ter um notebook bom, em que voce pode sempre ir colocado novos patches e organizar uma apresentação ao vivo.

    Tambem existe a possibilidade de comprar um rd-300gx agora e um notebook daqui uns anos, dai eu teria os 2 ao mesmo tempo.

    Espero que esse topico ajude todos aqueles que tem duvidas sobre esse lance novo de notebook, inclusive eu.

    Muito obrigado pela atençao de voces.

    E se tiver alguem ai que toque musicas do dream theater, fala como faz, e do que sente falta em seu teclado. Porque tem que ficar mudando de timbre toda hora, e eu nao entendo muito de teclado, me disseram que se programa isso, e muda o timbre em um pedal, por favor, me ajudem, to contanto os dias pra comprar um teclado.

    tmurback
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    YAMAHA CP33 + Notebook

    vsr_dt
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: vsr_dt
    · votar


    O CP 33 parece ter boas teclas e funções, so o que nao gostei foi das rodas de modulação, o que nao chega a ser um problema, mas prefiro alavanca, como as da roland ou korg. È um pouco pesado tambem, 18 kilos, mas isso tambem nao chega a ser um problema, mas sao pontos negativos.

    Que pontos positivos o CP 33 tem em relação a outros controladores?? como os da kurzweil, M-audio, roland, entre outros..

    tmurback
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Eu sugeri essa combinação CP33+Note pelo seguinte:
    1) O CP33 é um dos melhores pianos digitais da categoria (~R$3.500,00). Tem excelentes timbres e o teclado é muito bom. Quem tem não se arrepende um só minuto. E pelo que ouço da galera, não trocam ele pelo RD-300gx nem a pau. Veja os comentários aqui do pessoal do fórum. Se vc vai tocar DreamTheater, acho que vai querer teclas pesadas. E, teclas pesadas tem que se algo bom!!!
    2) O note vai te dar a versatilidade que o CP33 não tem: a) muitas e excelentes opções de timbres; b) programação de layers/splits; c) gravação de áudio/MIDI; entre outras.

    Agora, se grana não der, pega um controlador com teclas semi-pesadas, mais barato, tipo um M-Audio. Na minha opinião, o RD-300gx é carta fora do baralho.

    vsr_dt
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tmurback, muito obrigado, voce realmente tem razão, o rd-300gx tem muitas funções que eu nem usaria e estaria pagando a mais por isso. E pelo que li aqui no forum o CP 33 tem otimas teclas para alguem que toca piano.

    Voce destacaria algum ponto negativo no CP 33? tipo, o fato de o modulation nao ser do lado das teclas, isso nao atrapalha nao? e ele ser de rodinha é ruim, ou isso é so questao de gosto?

    Tem mais algum teclado que voce indique? so para que eu possa comparar?


    E so mais uma pergunta, vejo que dream theater, ele tipo, usa varios timbres em uma mesma musica, e ele nao para de tocar para mudar de timbre, da pra fazer isso com o notebook?

    So vou sair no prejuizo porque com 3500 do CP 33, so sobra 1500 pra notebook e placa de audio, mas dou um jeito, vendo alguma coisa aqui.

    Muito obrigado pela sua atençao.

    Desculpa ta fazendo esse monte de perguntas, mas é que nao consigo achar o que eu quero pesquisando, e tenho que saber essas coisas antes de gastar esse dinheiro e depois acabar me arrependendo.

    tmurback
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tem mais algum teclado que voce indique? so para que eu possa comparar?
    Korg M3-88 (R$~11.700,00), Korg TR-88 (~R$6.300,00), Yamaha Motif XS8 (~R$9.500,00) e Yamaha S90ES (~R$6.400,00). Todos com teclas pesadas. Não gosto muito de Roland.

    Voce destacaria algum ponto negativo no CP 33?
    Ter poucos timbres. Vamos suprir isso com o notebook.

    tipo, o fato de o modulation nao ser do lado das teclas, isso nao atrapalha nao? e ele ser de rodinha é ruim, ou isso é so questao de gosto?
    É questão de acostumar-se. Você não vai tocar nem melhor nem pior por causa disso.

    vejo que dream theater, ele tipo, usa varios timbres em uma mesma musica, e ele nao para de tocar para mudar de timbre, da pra fazer isso com o notebook?
    Acho que sim. Vou testar isso hoje à noite e te posto amanhã. Mas vamos ter em vista que o Jordan Rudess tem um OASYS de R$30.000,00... Estamos tentando montar um set versátil com R$5.000,00. Ok?

    Abraço.

    Artref
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Olá amigo. Eu tenho um CP33 e as teclas dele são ótimas. O som de piano principal também me agrada, apesar de não chegar no nível "OH meu Deus". Veja também que ele é super leve e compacto, considerando que tem mecânica boa, 88 teclas, enfim. De pontos negativos eu diria que todo o resto. Não tem nenhum timbre que preste a não ser o piano acústico na minha opinião.

    O RD eu já testei e as teclas não são boas. O piano principal também não me agradou, mas aí é questão de gosto. No resto, há recursos ótimos, outros sons bons, mas isso pra mim só encarece o instrumento. Eu preferiririria que ele não tivesse nada disso mas tivesse teclas melhores.

    As outras marcas têm outros modelos nesse segmento, mas honestamente achei que a qualidade fica abaixo das grandes marcas (Yamaha, Roland e Korg). Eu não arriscaria.

    Quanto ao notebook, acho um pé no saco trabalhar com ele. Se seu uso for ao vivo, recomendo fortemente um teclado dedicado.

    Sobre o DreamTheater, o Jordan Rudess usa um Oasys e programa as combinações pra não ficar se matando pra trocar de timbres. Se você quiser fazer igualzinho a ele, vai ter que comprar um Oasys, he he he. Caso você não tenha dinheiro ou não queira gastar tudo isso num teclado (assim como 99% das pessoas), o teclado que chega mais perto dele em termos de sonoridade e recursos é o M3, também da Korg, que inclusive foi feito baseado no Oasys. Difícil montar aquelas combis com teclado de outra marca.

    Outra coisa: teclados como o RD estão longe de serem "completo", como você definiu. Ele é um piano digital. Os mais completos são os workstations.

    Eu já sou mais você pegar o CP33 + um módulo ou um outro teclado para os outros timbres. Facilitará muito a sua vida.

    vsr_dt
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O.o Nossa, quanto teclado caro, pelo visto o CP 33 ja esta de otimo tamanho. Se voces tao falando dele com tanta convicção, entao ele realmente deve ter otimas teclas, polifonia e deve ser um bom controlador.

    Quanto a praticidade do notebook, tudo o que eu li a respeito aqui no forum foram boas noticias sobre o uso de notebook ao vivo. E com argumentos bem convincentes. Eu ainda nao sei muito do assunto, mas pelo o que vi, parece-me bem mais vantajoso a combinação "controlador + notebook" do que a combinação "controlador + modulo" ou "controlador + sintetizador"


    Mas acho que seria legal ter "controlador + notebook + sintetizador" ; porque com essa combinação voce teria teclas de piano, com todas as funções e timbres que se pode usufruir com o notebook, e ainda poderia usar os inumeros knobs e pedais de controle em tempo real que um sintetizador oferece.

    Mas isso ai ja é sonhar demais, so daqui muitos anos vai da pra ter esse equipamento todo.

    *tocar ao vivo nao é minha prioridade, mas como tocar ao vivo significa praticidade, entao acaba sendo muito importante.

    vsr_dt
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mas entrando um pouco mais afundo no CP 33;

    Ate agora to achando muito boa a ideia do CP 33, gostei muito da praticidade, versatilidade e da economia de se usar um notebook. To dando uma olhada aqui no manual do CP.


    Alguem poderia me falar um pouco mais sobre o que se pode fazer com esse "AUX PEDAL(funções endereçáveis)" que consta na ficha do CP 33, o que seriam essas funções endereçáveis?


    Se eu usar um pedal desses de guitarra, por exemplo, se eu quiser conectar um pedal de distorçao ao cabo do teclado, por questao de praticidade como manipular a distorçao em tempo real sem usar as maos, ele vai funcionar como esperado? Algumas me disseram que dava certo, outras disseram que nao dava certo...


    so mais uma pergunta, 64 notas de polifonia é bom ?

    vsr_dt
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Desculpem por todas essas perguntas, prometo que quando alguem postar alguma pergunta no forum que eu saiba responder, vou fazer o possivel para ajudar a pessoa.

    De qualquer forma, mais uma vez muito obrigado pela paciencia de voces.

    Voces que tambem tocam teclado, sabem como isso é importante, e como tudo isso é caro aqui no brasil...

    vsr_dt
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    -O que voces acham do CME UF 8 ? ele é melhor do que o CP 33?

    -vi muita gente falando do CME UF 8 aqui como um bom controlador, mas e as teclas dele sao boas?

    dtplayer
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Por mais que eu curta o uso de Note, acho que vale mais a pena pegar os 5000 em comprar um bom synth

    tmurback
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: tmurback
    · votar


    vsr_dt
    Cara, resumindo o que o foi falado, acho que vc tem duas opções e meia, rsrsrs, considerando teclas pesadas e boa variedade e qualidade de timbres:
    1) YAMAHA M08 (~R$5.700,00) ou S90ES (~R$6.400,00)
    2) YAMAHA CP33 + Notebook (~R$5.500,00)

    E, pensando melhor, acho que fico com a n.º 1. Vai do seu bolso. Evidentemente, você vai perder um pouco em versatilidade em relação ao notebook. Mas, "dane-se a versatilidade", hehehe, esse YAMAHA MO8 é animal, veja umas demos dele no Youtube e no próprio site da YAMAHA; acho que vai cair como uma luva para o seu som.

    PS: Quanto a mudar rapidamente de timbres com o notebook, o Reason faz isso facilmente, é só deixar pré-programado.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Se você não tem nem idéia de como utilizar MIDI, e deseja tocar o quanto antes eu desaconselho um controlador + note. Não é tão fácil quanto parece, tem que ter um belo note, com uma placa de audio externa. Muita Ram e muito HD, um bom processador.

    Os teclados mais tops da Korg tem a função Combi, que auxilia muito na hora de fazer essas mudanças que você quer (por exemplo usando o pedal para mudar os instrumentos do teclado sem ter que tirar a mão das teclas), embora atualmente todos teclados mais tops tem essa opção de mudar o timbre atravéz do pedal e de programas diversas configurações de instrumentos.

    Pela praticidade e pelo fato de você estar começando com teclados, aconselho um "pronto".

    Eu uso um controlador CME UF8 e um PC. Para mim é insubstituível, e eu posso fazer qualquer configuração que eu quiser, não tenho nenhuma barreira nesse sentido. Os sons que tenho (pianos, orgãos, synths, orquestras, etc...) são melhores do que qualquer teclado pode ter, pois cada instrumentos tem vários gigas de tamanho, teclado nenhum comporta isso, obviamente o som é melhor.

    Mas aí vem uma coisa que é muito chata, que é a programação. O cara tem que gostar de fazer isso, eu gosto. Demanda tempo e paciência. Mas é muito gratificante.

    Uso meu UF8, uma mesa de quatro canais, uma plcada de som Audiophile 2496 e um PC dual core, 4 gigas de Ram e tenho dois HDs, um de 250 Gb e outro de 500 Gb. Eu tenho mais de 300 Gigas de instrumentos virtuais, tudo do bom e do melhor.

    Para uso ao vivo uso um programa que chama Forte, que é uma espécie de Rack para usar com VSTis (os instrumentos virtuais). Depois de programar tudo, é uma beleza. Posso ter vinte configurações diferentes em uma mesma música, trocar tudo pelo pedal, tenho todos os controles que quero na palma da mão, porque o UF8 tem muitos controles para uso em tempo real. E adoro as teclas pesadas dele, embora não seja pianista para fazer uma comparação com um piano de cauda por exemplo. Mas já ouvi e li comentários excelentes sobre as teclas dele em relação a um piano... Eu gostei mais do que as teclas do CP33, mas toquei nele somente uma vez e geralmente a gente precisa de uma certa intimidade com o instrumento para ver ele no dia a dia...

    Se optar por controlador + note, vai precisar pesquisar bastante sobre MIDI, placa de som, VSTs, etc... Por isso recomendei o teclado. Agora depende da sua disponibilidade de tempo, paciência, etc.. para escolher.


    OBS: tem um tópico aqui no fórum no qual falo sobre o uso do UF8 com VSTs, dá uma procurada para ter idéia melhor do que se trata.

    vsr_dt
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Mauro
    Pelo que vi, o UF 8 é bem melhor em se tratando de funções de controlador... mas, agora fiquei confuso... pois o uf 8 é bem mais barato que o CP 33, e se eles tem teclas parecidas, nesse caso eu imagino que seja bem melhor ficar com o uf 8.

    Fiquei muito confuso agora, em que o UF8 é melhor? e em que o CP 33 é melhor?

    Isso porque a diferença de preço é muito grande.

    E sim, eu tenho muita paciencia e tempo disponivel, eu passei um tempo estudando programação em C; portanto, tenho paciencia com computador sim^^ ate porque to precisando comprar um pc melhor, o meu pc ja tem 6 anos.

    E hoje em dia notebook ta barato, com pouco mais de 2.000 reais da pra comprar um como o que voce ta dizendo. Entao eu vou querer com notebook sim, dou um jeito de aprender, ja to vendo tudo que é possivel ver no youtube, em relação a edição de audio e midi.

    Mas agora nao sei se compro um UF 8 e enonomizo dinheiro, ou se compro um CP 33.

    Cara, quanto eu devo gastar na placa de som? De preferencia vou comprar uma igual a sua, ja que sei que com voce tudo funcionou corretamente.

    Vlw ai pela atenção, acho que ja to perto de chegar a uma conclusão do que vai ser melhor pra mim.

    Artref
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Não testei o UF8, mas acho difícil ele ter teclas melhores que as do CP33, em razão do preço e do fato do mecanismo do CP ser o GH (Graded Hammer), um dos melhores da Yamaha e do mercado. O CP também é mais compacto e possui um bom som de piano, enquanto o UF8 é gigante e não possui timbres. Considere também que o CP é de uma marca líder, consagrada e de longa tradição e know-how no mercado.

    Quanto a paciência para programar, não confudam "programar timbres e deixar tudo bonito" com "Programar para o negócio funcionar corretamente"....rs....E com o note você precisa perder um bom tempo com o segundo.

    Sobre os timbres, sempre falam que "note soa BEM melhor que teclado, bla bla bla, tem mais capacidade, bla bla bla". Na teoria, é lindo. Na prática não é bem o que vejo. Precisa de uma placa de áudio MUITO boa pra fazer um note soar melhor que um workstation top de linha. Além do mais, os teclados dedicados possuem mais pesquisa e desenvolvimento no "voicing", ou seja: na parte da criação dos sons.

    Boa sorte na escolha.

    vsr_dt
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Vou esperar a opniao de alguem que use o UF 8, eu ate que to achando suspeito comparar ele com o CP 33, pois é de esperar que o CP 33 seja melhor, mas quero a opniao de alguem que use o UF 8.

    Em relação ao trabalho de fazer tudo funcionar corretamente, eu to disposto a me dedicar a ajeitar tudo isso, ate porque no começo vai ser uma grande dor de cabeça, mas depois que eu ja souber mexer, vai facilitar um pouco eu espero.

    O que eu quero no notebook é mais a versatilidade de programar tudo, e de poder fazer tudo o que se quer em uma musica, usando varios timbres e trocando eles facilmente. È mais uma questão de poder tocar o que quiser, do que ter o melhor timbre, mas claro que isso tambem é bom. E eu nao uso funções de workstation, so vou usar os timbres mesmo.


    vlw ai a atenção de voces, so falta mesmo eu decidir se levo o CP 33 ou o UF 8. Nao vou dispensar gastos com a placa de audio, se for preciso comprar uma muito boa, eu compro. E o notebook vai ser um por volta de 2300 reais, que ja é suficientemente bom.

    Poiseh, so falta mesmo saber se vale a pena pagar por um CP 33, ou se é melhor levar um que seja controlador dedicado mesmo, como o UF8. Pelo menos foi isso que eu entendi do UF8.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O UF8 pesa 27,5 Kg e não possui nenhum timbre interno, sem um note ou módulo de som ligado nele você não tira som nenhum. O CP 33 tem uns timbres internos, um piano muito legal e outros timbres "usáveis". Mas não tem a quantidade de controles que o CP33 tem.

    Na minha opinião, se você conseguir o CP33 + note é o ideal, porque se quiser fazer um som sem precisar levar o note dá tranquilo, e se mais para frente quiser ter os controles em tempo real compra um controlador de 25 teclas e pronto.

    Hoje em dia, quando vou fazer alguma brincadeira com amigos, do tipo: "ah, vamos lá em casa tirar um som", sinto falta de um teclado com sons para não ter que levar a tralha toda, se fosse o CP33 ao invés do UF8 seria mais tranquilo....

    vsr_dt
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Bem, entao é isso mesmo, vai ser um CP 33 e um notebook. Valeu ai pessoal, muito obrigado a todos. Aprendi muito com voces, tanto nesse topico, como em outros em que voces falam do assunto.

    Espero nao ter atrapalhado muito voces, agora vou tentar ajudar outras pessoas aqui no forum, com os assuntos que eu domino melhor.

    Vou comprar o teclado depois do dia 15 de dezembro, que é o meu vestibular pra filosofia.

    Quando eu tiver com o teclado e o notebook acho que vou fazer um video mostrando tudo que precisa pra fazer esse tipo de set, pra ajudar pessoas com as mesmas duvidas que eu.

    Mais uma vez muito obrigado, qualquer duvida que eu tiver daqui pra frente, acho que eu consigo me virar pesquisando nos outros topicos que voces participam. Vlw ai, desejo muito sucesso pra voces.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    vsr_dt


    Tenho uma dúvida: porque Kant se apegou tanto á questão da Razão, e qual a relação que ele estabelece entre a divisão corpo/alma? hehehehehehhe


    Só para encher o saco mesmo, sou psicanalista e vira e mexe estou falando de música e neguinho vem me perguntar se eu acho que ele é normal hehehehehehe

    Lucy music
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Lucy music
    · votar


    Artref : O RD eu já testei e as teclas não são boas. O piano principal também não me agradou

    Depois eu que sou exigente demais hehehe
    Não gostar do timbre tudo bem, tem gente que prefere piano yamaha mesmo (e olha que pra concorrer com os RDs só mesmo um CP33 ou S90ES)
    Agora, reclamar das teclas do RD... que que isso minha gente..

    Artref
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Artref
    · votar


    Artref : O RD eu já testei e as teclas não são boas. O piano principal também não me agradou

    Depois eu que sou exigente demais hehehe
    Não gostar do timbre tudo bem, tem gente que prefere piano yamaha mesmo (e olha que pra concorrer com os RDs só mesmo um CP33 ou S90ES)
    Agora, reclamar das teclas do RD... que que isso minha gente..


    Ô loco, não falei de todos os RD´s não! hahahah. Leia direito aí..rs

    Falei especificamente do ROLAND RD300GX. A pessoa perguntou lá em cima sobre e estava subentendido no meu comentário. E esse realmente não tem teclas boas. Agora, se o papo for um RD700GX aí é ouuuuutra coisa.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    vsr_dt
    Eu fico com o Artref... CP33 + Módulo...

    Notebook??? Tenho medo da tela azul!!!

    Falando dos Módulos:
    YAMAHA: XS-Rack... ES-Rack
    ROLAND: FANTON RACK... Sonic Cell...
    KORG: TR-Rack

    Enfim cara... tu vai perde um pouco da praticiade... mas chega a ser mais prático do que o note+plc de som... e tu ganha em "resistência" na hora do pau... módulo (synths) falam mais!!!

    Galisteu
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Pois é.. gosto é gosto num tem jeito!!!
    Eu já acho o RD-300GX muito mais piano sem contar as inúmeras possibilidades de timbres que vc pode combinar... ele tem a função Piano Design onde edita alguns detalhes do piano, reproduz MP3 e é o modelo mais atual dos RD´s. Em relação às teclas, ele pode perder um pouco para o CP33 mas as vantagens em outras questões sobressaem. No meu caso, transporto meu piano 2 vezes por semana, nao teria saco pra levar um notebook ou que seja um módulo!

    Lucy music
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Lucy music
    · votar


    Eu toquei só um pouquinho num CP33 uma vez numa loja, lembro que as teclas eram boas, mas pra falar bem a verdade nem lembro muito detalhadamente.

    Mas eu tinha um RD 300SX e amava as teclas, penso que as do GX sejam iguais ou melhores. As teclas do 300SX já davam de 1000 a zero em qualquer Kurzweil (que o povo tanto elogia nem sei porque)

    Agora se vc quer ver o que é uma tecla ruim de verdade toque num yamaha DGX 620 ou 630 haha

    Artref
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Artref
    · votar


    Lucy music, concordo com você sobre as teclas dos Kurzweil´s SP e dos Yamaha DGX, apesar de não falar desse jeito pra não apanhar de quem tem, hahahaha.

    No RD300SX eu nunca toquei, mas na boa, teste um GX pra você ver aquele mecanismo...é estranho. Se você diz que o SX tinha tecla legal, então devem ter piorado o negócio, não é possível...hahaha.

    Lucy music
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Sério? Eu realmente não toquei no GX, a tecla mais gostosa de piano digital que já experimentei foi a do RD700SX.
    Eu elogio muito o RD300 pq sempre o comparo com o DGX, afinal foram os dois que já tive e consequentemente, os que toquei mais. Será que pioraram ou o DGX é tão ruim que me faz adorar o RD300 hehehe.
    Na comparação com o CP33, acho que os RD's ganham pq a Roland está sempre atualizando essa linha né...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a rd-300gx ou controlador + notebook ?