Pianos ultrapassados JV - XP. Será ?!?!?

Autor Mensagem
Dimi Pop
Veterano
# nov/08


Há muito não passava por aqui ... bateu saudades !!!

Queria levantar uma questão que me bateu esta semana.

Os pianos das linhas JV e XP da Roland será que já estão ultrapassados ?!?!?!?

Como trabalho mais em estúdio do que no palco, estou sempre com excelentes timbres de piano, já que uso samplers.

Em palco eu uso um módulo da Roland com timbres de piano das linhas JV e XP, já que meu teclado é um Korg X3 e sues pianos acústicos não são muito bons.

Porém, tenho começado a deixar ½ de lado os timbres do Roland e usado mais os do X3, pois não aguento mais ouvir os pianos da JV/XP;

Com uma descentralização do eixo Korg/Roland no mercado brasileiro de teclados, surgiram uma gama de excelentes teclados com timbres de piano muito melhores do que os da Roland - inclusive a sua principal rival no Brasil, a Korg, que evoluiu muito nos timbres de piano já há alguns anos quando começou a linha Triton - como Kurzweil, Alessis, GEM, M-audio, Yamaha.

Levando em consideração os timbres de pianos dessas marcas, eu faço uma comparação dos pianos das linhas XP/JV aos timbres da linha PSR da Yamaha quando lançaram o XP-80, ou seja, parecem pianos de brinquedo ...

Bem, é só o que eu sinto hoje ...

O que vocês acham ?!?!?!?

tecladoprofusao
Veterano
# nov/08
· votar


Não sei se é por gosto pessoal ou se é por nostalgia, mas pra mim não tem piano igual ao do XP80. Cara, sempre que escuto aquele piano eu viajo... é muito gostoso de ouvir. Tá certo que tem piano mais realista hoje em dia (tipo o CP33), mas o do XP é classico. E olha que não sou "íntimo" da Roland...

Os pianos das linhas JV e XP da Roland será que já estão ultrapassados ?!?!?!?
Mellotron já tá ultrapassado...
Se tem gente até hoje usando DX7, por que vc acha que o seu XP/JV tá velho? Por que apareceu algo melhor? Por causa disso ele ainda não faz o que fazia há 10 anos atrás?

Porém, tenho começado a deixar ½ de lado os timbres do Roland e usado mais os do X3, pois não aguento mais ouvir os pianos da JV/XP;
Isso é pq vc já se acostumou com eles. Vc deve ser igual a mim, não consegue ficar parado, sempre na mesma, tem que mudar hehe... Mas confia no seu equipamento, ele ainda é muito bom. Tenta dar uma editada no som pra ver se ele soa mais "atual". Comigo funcionou, só mudando o som do piano consegui me conter de trocar de teclado por mais um ano hehe... E passei a usar mais rhodes, hammond e sintetizador, dei uma "sacudida" no meu estilo.

surgiram uma gama de excelentes teclados com timbres de piano muito melhores do que os da Roland (...) como Kurzweil, Alessis, GEM, M-audio, Yamaha.
E a própria Roland. É igual carro, televisão, PC, bicicleta... Sempre aparece inovações. Se achar que o teu teclado atual não te atende mais, troque ele. Se não, acredite, é só GAS. Às vezes a gente fica embabacado com uma função "aspirante a revolucinária" e nem sabe se vai usar aquilo.
Outro dia tava vendo uns vídeos da função KARMA do Oasys e do M3. A primeira coisa que pensei foi: "Com esse treco eu ia passar a fabricar música! Ia sair uma atrás da outra!". Pensando friamente depois veio uma conclusão: Se não uso nem o acompanhamento do meu teclado, pra que raios eu preciso desse KARMA? Ia dar na mesma...

eu faço uma comparação dos pianos das linhas XP/JV aos timbres da linha PSR da Yamaha quando lançaram o XP-80
Hehe.. Aí é desleal... Até o PSR E313 hoje tem um piano melhor do que o PSR 550, de 7 anos atrás... PSR não foi feito pra ter som bom, isso eu garanto. Eu tenho um e sei que o forte não é o som.

O que vocês acham ?!?!?!?
Acho que vc precisa de experimentar coisas novas com seu equip, e não um equip novo com as mesmas coisas velhas. Tenta dar uma mexida no repertório, nas configurações do equip, tocar em outros lugares... Varia um pouco. :)

Abraço.

johnny_floripa
Veterano
# nov/08
· votar


Uma dica:

Você tem um Korg X3 e um módulo Roland... misture os sons entre eles, utilizando o "velocity switch" do modo Combi. Programe um som mais abafado nas velocidades mais baixas, e um som brilhante nas mais fortes. Com um sintetizadore um módulo, não vão faltar opções para você.

expedifer
Veterano
# nov/08 · Editado por: expedifer
· votar


Não existe isso de pianos BONS de teclados anteriores serem ultrapassados. Sempre serão atuais. A linha XP e JV/XV ainda são muito procurados. Cada um com seu gosto.

Marcos Bruxo
Veterano
# nov/08
· votar


Os pianos das linhas JV e XP da Roland será que já estão ultrapassados ?!?!?!?

eu Acho q ñ !!!!
eu gosto muito do "Nice piano" da linha Xp (ñ sei se é a msma da Jv)

falando 1 poko só de pianos!!!!
eu acho "Acho" os pianos da roland os mais lindos!!! mas reconheço q tem muita koisa mais real!!!
Em classificação
1º Piano quase perfeito :NORD
2º bonito + artificial : ROLAND
3º me lembra um poko um Rhodes + é real :KURZWEIL
4º tem peso mais poko original :MOTIF
5º bonito + tbm artificial : KORG TRITON

tem outros + conheço poko !!!

Artref
Veterano
# nov/08
· votar


Na minha opinião eles já estão ultrapassados sim. Há muito tempo, inclusive. Quando saíram, há uns 15 anos, eram sons legais. Realismo zero, vamos ser francos, mas o som era legal, soava bem na banda e até dava para ser usado para outras coisas.

Com o avanço da tecnologia e com os novos lançamentos, surgiu coisa muito melhor. Apareceu timbre que, além de soar bem na banda, ter peso e etc, também é realista.

Quando escuto atualmente o pianinho estalado e característico da Roland me dá um certo desgosto. Mas, impressionantemente, ele ainda agrada muitos que não são tecladistas, ou aqueles que não estão bem informados do que já surgiu depois.

Aliás, amigo, desculpe a chatice, mas já passou da hora de trocar esse X3 aí também, né? =)

tecladoprofusao
Veterano
# nov/08
· votar


Ultrapassado é azulejo azul de 15x15 no banheiro... o meu é assim =P

A. Cordeiro
Veterano
# nov/08 · Editado por: A. Cordeiro
· votar


Tb concordo como amigo Artref, estão sim bem ultrapassados, o negócio é que muitos tecladistas estiveram com um XP/JV/XV nos seus anos ouros de vida musical, e associam um bom trabalho e satisfação na época com um dos melhores pianos dizendo superar os atuais. Como foi falado anteriormente, é só prestar atenção na massa de possuidores idólatras de um XP por exemplo e ver que 70% deles não se preocupam em ver os teclados em lançamentos e novos no mercado, como nós costumamos a se informar...possuo um XP-30, sei que com as 3 placas inclusas vc tem um arcenal muito bom, mas mesmo assim substituiria por um MO6 fácil fácil, mesmo pq pra o que eu toco seria a opção mais indicada...e convenhamos, com R$1.300 tenho todo esse arcenal de volta pelo módulo específico.
Ahh, sobre o comentário dito a respeito do X3, se me permite ser sincero (rsrs!!), já passou mesmo da hora de trocar esse teclado, e se quiser continuar com Korg, um X50 iria de mão cheia, mesmo pq não gastaria R$1.000 a mais...

Dimi Pop
Veterano
# nov/08
· votar


Quando escuto atualmente o pianinho estalado e característico da Roland me dá um certo desgosto
É exatamente disso que estou falando. Esses dias estava ouvindo um CD do Paulinho Moska ao vivo. O tecladista muito bom e criativo; como o próprio Paolinho moska falou ele faz "interferencias" na música com o teclado com altos timbres, porém ele puxou uma música com esse piano que me recordou uns quinze anos atrás quando eu tocava com meu psr ...

Em relação ao X3 concordo com vocês, já deveria ter trocado. Porém ele ainda é uma excelente máquina com um bom custo/benefício. Como trabalho pouco ao vivo ainda não tive a oportunidade de trocá-lo. Mas a minha intenção é trabalhar com um ProKeys 88 e um Laptop.

mano_a_mano
Veterano
# nov/08 · Editado por: mano_a_mano
· votar


Para mim não existe teclado ultrapassado. Cada um tem suas próprias características. Tem gente que trabalha com o mesmo instrumento há 20 anos ou mais e não faz questão de trocar; nem por isso deixam de ser músicos criativos e de ótima qualidade. Hoje em dia se troca de teclado como quem troca de roupa, muitas vezes para fazer a mesma coisa, o mesmo trabalho, os mesmos timbres. E na maioria das vezes cada troca é uma nova "decepção" por parte do tecladista (ou seria GAS?).
Eu estou totalmente de acordo com o tecladoprofusao:

Acho que vc precisa de experimentar coisas novas com seu equip, e não um equip novo com as mesmas coisas velhas. Tenta dar uma mexida no repertório, nas configurações do equip, tocar em outros lugares. (2)

e

Ultrapassado é azulejo azul de 15x15 no banheiro. (2)

Marcos Bruxo
Veterano
# nov/08
· votar


Para mim não existe teclado ultrapassado. (2)

tecladoprofusao
Veterano
# nov/08
· votar


Para mim não existe teclado ultrapassado. (3)
(precisava dizer? rsrs)

tmurback
Veterano
# nov/08
· votar


Dimi Pop

Penso o seguinte...
1) XP80 e X3 são excelentes instrumentos; marcaram época. Também penso que não existe teclado ultrapassado.
2) No entanto, se você quer timbres atuais, você pode usar VSTs ou adquirir um synth atual - depende das suas necessidades. Penso que com o XP80/X3 será difícil obter algo muito diferente do que você já tem em termos de timbres. Ex: você vai se matar pra sintetizar um timbre meia boca, e um teclado atual já tem zilhões prontos pra você usar... É a evolução tecnológica, não tem jeito.
3) O que o colega tecladoprofusao disse também é a pura verdade, ou seja, um teclado novo não vai fazer você tirar um som novo... Mas que traz um ânimo novo, isso traz!!!

Abraço.

_SIDERADO_
Veterano
# nov/08
· votar


Devotos servos da Igreja Unversal da GAS, fazei o seguinte então: Qualquer de vós que venhais a ter chance, livrai o Ed Mota daquele ultrapassado Fender Rhodes que ele reluta em possuir. Tomai-o, e explicai que assim fazendo, estarão salvando tal músico "do mal" e ai, após estardes de posse do referido 'objeto de maledicências', fazei contato com este que vos fala, para que possa repassá-los meu endereço, de maneira que me enviem a "pestilência" e eu dê a ela o destino que lhe é de direito.

fernando tecladista
Veterano
# nov/08 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Pianos ultrapassados JV - XP. Será ?!?!?

eu acho que profissionalmente ao vivo os do JV já não dá mais, do XP ainda dá pro gasto, no meu g-1000 tem os timbres GM do XP e ainda serve (sei que tem coisa melhor e eu usaria se tivesse)

pra um trabalho profissional em estudio "eu" não usaria nenhum dos dois
------------------------------------------
lembrando que pelo que entendi estamos falando de simulação de piano real então considero o timbre destes teclados ultrapassados
e não falando sobre outros timbres e firulas dos teclados antigos como no meu caso que tenho alguns timbres aqui nas minhas velharias (d-20 e 01/w) que não encontro em nenhum outro teclado atual e o que encontro não tem a mesma liga

--------------------------------

mas dizer que um piano acustico de XP-80 dá o mesmo resultado de um sampler de trocentos mega com dezenas de camadas e regiões ou um piano do fantom G é igual a teimar que o psr 3000 é o melhor teclado do mundo

Artref
Veterano
# nov/08
· votar


Tem gente que trabalha com o mesmo instrumento há 20 anos ou mais e não faz questão de trocar; nem por isso deixam de ser músicos criativos e de ótima qualidade.

Concordo, mas se o cara comprasse coisa recente faria um trabalho ainda melhor. =)

Hoje em dia se troca de teclado como quem troca de roupa, muitas vezes para fazer a mesma coisa, o mesmo trabalho, os mesmos timbres. E na maioria das vezes cada troca é uma nova "decepção" por parte do tecladista (ou seria GAS?).

Aí eu penso diferente. Com meu teclado de hoje faço o mesmo trabalho que eu fazia com o outro, concordo. Porém, faço muito melhor, faço muito mais e faço com sons bem melhores. E na questão de trocas, as minhas últimas me fizeram muito feliz, me dão alegrias até hoje. É só escolher bem e sair pro abraço, tem essa de decepção não. ;)

tecladoprofusao
Veterano
# nov/08
· votar


fernando tecladista
mas dizer que um piano acustico de XP-80 dá o mesmo resultado de um sampler de trocentos mega com dezenas de camadas e regiões ou um piano do fantom G é igual a teimar que o psr 3000 é o melhor teclado do mundo

E dizer que um VST de 2008 dá o mesmo resultado que um piano de cauda de 1918 dá o mesmo resultado tb é meio complicado hehe... Assim fica confuso :)

Acho que a questão é mais se o teclado ainda supre a necessidade. Se a necessidade for um piano impecável, com teclas de verdade e sem frescura, aí é melhor trocar por um PX120 ou CP33. Ou CP300. Ou Kawai MP8... Por aí vai...
Mas se ainda funciona bem, se o som ainda mescla bem com o estilo da banda, se a presença de palco não é problema... aí por que gastar com um teclado novo? E teclado bom é caro, um investimento que precisa ser estudado com calma...

Eu tenho GAS, se pudesse teria um Oasys, M3, XS6, CP300 e toda a coleção de tops do mercado, fora quantos vintage que pudesse achar. Mas como não dá, procuro tirar o que posso do meu, e só pretendo trocar quando ele não me servir mais.

Que o PSR 3000 é o melhor do mundo, eu não acho. O melhor do mundo é o PSR 2100! Sabe por que? Está fora da vitrine... :)

ROTTA
Veterano
# nov/08
· votar


Quer timbre de piano real? Compre um piano. O resto será sempre uma cópia. Cópias lindas, excelentes, complicadas, caras, brilhantes... mas ainda assim uma cópia.

Fazendo eco a alguns comentários acima, nesta mesma lógica, um velho Moog com uma nota de polifonia estaria infinitamente defasado em relação às "modernas" versões com patches cristalinos, milhões de efeitos e polifonias na casa das 128.

Voltando ao assunto dos tópico, eu gosto dos (velhos) timbres de piano do XP (assim como gosto dos da Nord e até de alguns da Yamaha). São timbres diferentes, com nuances diferentes. Cópias... como todos os outros, mas com seu valor.

Abraços.

ROTTA
Veterano
# nov/08
· votar


tecladoprofusao
Que o PSR 3000 é o melhor do mundo, eu não acho.

Que alívio! Pensei que íamos reviver os velhos tempos! =)
Abraços.

Artref
Veterano
# nov/08 · Editado por: Artref
· votar


Pô, mas não dá para colocar Rhodes, Wurlitzers e Moogs no meio do rolo. Esses são instrumentos únicos, clássicos, os quais não vão ficar obsoletos porque saiu outro semelhante mais moderno. As características deles não dependem de avanço de tecnologia, portanto ficam fora da discussão, ao meu ver...

Quer timbre de piano real? Compre um piano. O resto será sempre uma cópia. Cópias lindas, excelentes, complicadas, caras, brilhantes... mas ainda assim uma cópia

Concordo, porém mais vale um bom teclado do que um péssimo piano. Em outras palavras, às vezes as cópias soam melhores que o original e o pensamento vai pro saco. Sinceramente: prefiro meu cp33, uma "cópia", ao piano "real" do meu vizinho, que é péssimo. Então sua mensagem só se aplica se estivermos falando de um bom piano acústico, na minha opinião.

tecladoprofusao
Veterano
# nov/08
· votar


ROTTA
É um teclado bom, com processador derivado do Synclavier e no qual a Korg se inspirou pra fazer o Oasys, e a Intel o Pentium IV, a Nokia o N95, a Honda o New Civic e a Embraer o Legacy... Mas não chega a ser o melhor de todos =)
(Sim, conheci o "culto ao PSR 3000", mas fora do FCC rsrs...)

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/08
· votar


ROTTA
tecladoprofusao
peloamordedeus não fala isso nem de brincadeira... pqp!!!

tecladoprofusao
Veterano
# nov/08
· votar


Pessoal... acho que o tópico tá desvirtuando... A questão é se os Roland tão ultrapassados, não se o "instrumento original" pode ser imitado. Já teve um bom "quebra-pau" sobre isso em outro tópico...

tmurback
Veterano
# nov/08
· votar


XP-80 está ultrapassado? Quem sou eu pra dizer que sim ou que não. Agora, eu não agüento mais ouvir aquele piano!!! Porém, há controvérsias.

tecladoprofusao
Veterano
# nov/08 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


tmurback
Quem sou eu pra dizer que sim ou que não. Agora, eu não agüento mais ouvir aquele piano!!! Porém, há controvérsias.

Ou seja: nem sim, nem não, muito pelo contrário! Deu par entender ou ficou claro? hehe...

tmurback
Veterano
# nov/08
· votar


HUAHUAHUAHUA... Realmente... foi isso aí...

A. Cordeiro
Veterano
# nov/08 · Editado por: A. Cordeiro
· votar


A galera, convenhamos...é bem mais fácil tratarmos de questões de gosto pessoal a timbre específico como piano do que se ele é ultrapassado ou não...se o Dimi Pop que é o criador do tópico fala que o timbre "estralado" do XP o incomoda, acho que isso é o primeiro sinal para uma up grade. Se foi mencionado: "Acho que vc precisa de experimentar coisas novas com seu equip, e não um equip novo com as mesmas coisas velhas. Tenta dar uma mexida no repertório, nas configurações do equip, tocar em outros lugares... Varia um pouco" .... é uma boa sim, mas salvadora não.

Vc pode até dar uma mexida no repertório, sintetizar seus timbres de piano e tal, mas sempre vai chegar um momento que as limitações do teclado antigo vão te incomodar, seja por quantidade de insert, ou por mais que vc mexa não consegue tirar aquelas características principais de fábrica do timbre que tanto incomoda, especialmente em pianos, e etc...e outra: todos sabem que é muito mais fácil trabalhar com teclados atuais do que com as "relíquias", mesmo pq os novos foram trabalhados e estudados pra isso, pra facilitar a vida do músico, seja em síntese, sequecer, sampler, e assim vai...os timbres tedem a ser muito mais reais, e se a questão de ultrapassado for relacionado a isso, os timbres de piano do JV/XV/XP estão sim bem ultrapassados...

E se for comprado um teclado atual e sentir falta daquele timbre XP e tal, estão aí os samples dos mesmos pra uso nos notebooks assim como os módulos específicos do equipamento, que cada vez mais barateados estão...

tiago scott
Veterano
# nov/08
· votar


Aí galera do Tópico.

Sobre os JV ou XP estarem ultrapassados, eu não acredito nisto. Pra mim vale muito mais o que o tecladista procura. Uma boa idéia acho é mesclar. Por exemplo eu tinha um N364 que pra mim sempre foi muito bom e satisfazia naquilo que eu nescessitava, porém depois de um tempo a necessidade de novos timbres (tipo mais atualizadose realistas) ocorreu, então procurei algo que estivesse dentro do meu gosto (perfeicção nos eletric pianos) e muitos leads, pads e organs para usar, comprei um Motif XS.

Porém não digo que o N364 está ultrapassado, pois mesmo com um XS sinto muita falta de vários timbres do N364 que mesmo o Motif não reproduz com a qualidade (KOrg). Mas em compensação os Piano, Rhodes, Wurly, Clavs, Organs, ganhei e muito. Por isso acho que se vc não está mais contente com seus timbres faça um UP grade, por que hoje faço e executa grande parte das mesmas músicas mas a qualidade e realismo mudarma e muito.

Mas tecladistas pensem bem ( nem sempre só Top de linhas fazem uma música de qualidade e atualizada). Meu maior exemplo para isso é o Márcio Buzelin do Jota Quest, o cara já deu vários Ups no set dele, começando com A90 e rhodes. Hoje o cara têm Hammond B3, Nord Lead 3, Moog Voyager, A90 e Yamaha CS10. Ele ja disse em várias entrevistas: Vendo qualquer key do meu Set, só não mexam com meu A90 e CS10. E o pior é que o filho da mãe usa o CS10 como ninguém. Puxem na Net e vão ver o que o cara tira de timbre com um Sinth super ultrapassado. Vintage sempre rsrsrsrs.

fernando tecladista
Veterano
# nov/08
· votar


bom.... sei lá, sem querer ser o chato pro tópico não sair do assunto
:)

embora estamos aqui defendendo as velharias e tal e falando que da pra tirar agua da pedra ou que aquele timbre "gordo" só existe naquele tal teclado.... fora as outras discussões de outros tópicos onde um teclado mediano em um super p.a. dá um baita som....

mas o título do tópico é:
Pianos ultrapassados JV - XP. Será ?!?!?

se um timbre desse tipo:
http://www.synthmania.com/Roland%20JV-2080/Audio/PR-A/001%2064voicePia no.mp3
ou
http://www.synthmania.com/Roland%20SR-JV80-03%20Piano/Audio/001%20Gran d%20Piano1.mp3

já são considerados ultrapassados perante o que tem de formas de sintese de piano por ai


já estamos falando dos timbres de moog, dos hammonds, dos pads.....

Dimi Pop
Veterano
# nov/08
· votar


fernando tecladista
Veterano

Para mim esse 1º piano soa como um pianinho de brinquedo, o segundo ainda tem umas nuances bacanas mas é muito artificial, tanto é que ele lembra o timbre do antigo CP80.

Escuta esse aqui:

http://www.teclacenter.com.br/demos/prokeys88/prokeys88_1.mp3

e esse

http://www.teclacenter.com.br/demos/prokeys88/prokeys88_2.mp3

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pianos ultrapassados JV - XP. Será ?!?!?