Dificuldade de equalização

Autor Mensagem
Eraques Neto
Veterano
# out/08


Galera, estou novamente com um Yamaha MM6, mas não estou conseguinto tirar um som legal de jeito nenhum. No meu fone Koss em casa, fica um som maravilhoso, mas Quando chega na igreja é um desastre. Alguém tem alguma dica de como equalizar legal o MM6 no P.A???

tecladoprofusao
Veterano
# out/08
· votar


Cara, tenho um PSR 2100 e sofro do mesmo mal. Aliás, parece que isso é mal da Yamaha. O que funciona comigo é colocar todos os controles do eq no meio (flat), tirar um pouco de grave e colocar bem pouco de médio. Não fica maravilhoso, mas evita que o som embole com o da guitarra e o baixo.
E evite exagerar no piano (use, mas seja simples, não invente muito rsrs), parece que é o que mais embola.

expedifer
Veterano
# out/08
· votar


NUNCA programe som pra salão ouvindo em "caixinhas" de som (caseiro). A diferença é absurda. Tai o erro. Dispense mais tempo nesse salão e programe ai mesmo os parâmetros, junto da mesa de som e ouvindo a amplificação.

djcy
Veterano
# out/08 · Editado por: djcy
· votar


Cara... bem vindo ao clube..!! ahahahaha É sempre assim... no fone fica lindo, quando vai no PA dá uma piorada. Normalmente, isso é um problema de equipamento de som mesmo. Não sei como é o equipo da sua igreja, mas é isso aí mesmo. Faz o seguinte.. liga o teclado em estéreo e coloca um canal todo L e o outro todo R. Eu tiro um pouco de médio, deixo uns 40%, coloco um pouco de agudo, 60% e um pouco de grave, também 60%. Porém alguns timbres precisam de um pouco mais de médio, aí corrigo no equalizer do timbre mesmo. Bom, não sei se ajudou muito mas é isso aí! Abração!

ThyagoAmaral
Veterano
# out/08
· votar


Eraques Neto
Compra um equalizador e coloca ele num Rack e leve ele pra todo lugar!!! Ou um "mixerzinho" da Behringer... XENYX 802 ou 1202... ja da pra brincar e nao sofrer tanto...

ThyagoAmaral
Veterano
# out/08
· votar


Behringer XENYX 802: http://www.instrumentymuzyczne.pl/sklep/zdjecia-katalog/802_big.jpg (primeiro eu comprei essa!)

Behringer XENYX 1202FX: http://www.copystars.com/images_products/behringer_xenyx_1202fx_s16476 .jpg (E depois essa!)

Fiquei com as 2... uma fica no case no chão junto com os pedais e módulo... a menor fica em casa pra ligar no som!!!

Sou tarado em um desses:
http://www.behringer.com/FBQ6200/FBQ6200_front.jpg
http://www.behringer.com/DEQ1024/index.cfm?lang=ENG (:D)

Artref
Veterano
# out/08
· votar


Amigos, teclado não tem muito de regulagem; teclado é "Flat". Se você liga numa caixa, bota a equalização no flat e a caixa não dá o som flat, ou a caixa é ruim, ou não é própria para a finalidade, ou não é pra teclado. Ou então, o problema é o próprio teclado. E nesse caso você usa a regulagem, sempre para tirar excessos. Muita gente conceituada me disse que é bem melhor TIRAR frequências do que acrescentar. E na prática parece mesmo que funciona melhor.

Também tem o lance do estéreo vs mono. Vai tocar num PA mono, retorno mono? Você tem que programar o teclado a fim de evitar cancelamentos de fase. Não adianta pegar um puta som estéreo, cheio de chorus e etc, que fica lindo no fone, e querer tocar com ele num som mono esperando a mesma qualidade. Não vai rolar. Tem que dar uma ajustada, usar sons que não abusem do estéreo, enfim, tem muita solução.

Outra verdade, desculpem-me a franqueza, é que o MM6 é um teclado básico, entry-level, e geralmente esses acabam não tendo um desempenho muito satisfatório na pauleira, infelizmente. É uma dura verdade, que aprendi depois de me ferrar,

Se isso é um mal da Yamaha eu não sei, eu não generalizaria sem antes testar um MotifXS num show grande. Acredito que não seja.

Também definitivamente discordo que é sempre assim: teclado bom e bem programado arrebenta no PA. Tem alguns que até te surpreendem, pois ficam melhor no PA do que em casa.

Por favor, não me levem a mal, só estou sendo sincero.

fábio_soul
Veterano
# out/08
· votar


Artref

Em geral, acho que questão de embolar som está mais ligada ao fato de usar teclado entry level, o pouco que ouvi de tops algumas vezes, na mioria delas me pareceu que a coisa é diferente. Eu mesmo já pude ver isso comparando um Korg TR com um TR-Rack, isso que o TR-Rack é bem mais antigo.

Com relação a equalização, realmente tem sons que a coisa é terrível, e não vai ficar bom de jeito nenhum. Vocês já devem ter visto/usado em algum lugar PA's que puxam uma frequência de médio terrível para teclado, e aí, você soma isso a uma linda mesa Ciclotron que só tem regulagem de grave e agudo no equalizador (e reza para as cornetas das caixas não estarem queimadas... porque se estiverem, equalizador nenhum dentro do teclado vai resolver)... é a combinação perfeita... hahahahaha... Aí não tem OASYS que resolve, o jeito é você adaptar o jeito de tocar e os sons que você vai usar, para não ficar tão terrível. Nestes casos, usar metais é a pior opção... Dá para contar nos dedos da mão do Lula o tanto de vezes que fiquei satisfeito com o meu timbre de metais no som do lugar.

Mas a princípio, para quem toca ao vivo, a pior coisa que se pode fazer é configurar o teclado num puta fone de ouvido, isso NUNCA vai funcionar. Na maioria das vezes, sempre se tem que fazer um ajuste nos equalizadores internos do teclado para o som que se vai tocar. Se você conseguir deixar o som do seu teclado legal num som 'NORMAL' (nem muito bom nem muito ruim) com o teclado fletado na mesa, BINGO!!! Certamente, os ajustes que terá que fazer nos outros sons 'NORMAIS' que você for tocar é mínimo em um timbre ou outro que se usa mais (pianos nunca escapam de uma re-equalizadinha em todo lugar quase).

tecladoprofusao
Veterano
# out/08
· votar


Já teve vez que o técnico não conseguia dar jeito nenhum no som. Aí disse pra ele: põe flat em tudo! Não é que deu certo? (e porque ELE não tentava isso? rsrsrs)

fábio_soul
Dá para contar nos dedos da mão do Lula
Kkkkkkkkkk... Me mijei de rir com essa!!!!

fernando tecladista
Veterano
# out/08
· votar


Já teve vez que o técnico não conseguia dar jeito nenhum no som. Aí disse pra ele: põe flat em tudo! Não é que deu certo? (e porque ELE não tentava isso? rsrsrs)
deve ser daqueles tecnicos que falarm pra ele
""sempre que for ligar teclado coloca os graves e agudos tudo pra lá e o médio tudo pra cá""

-----------------------------------

Compra um equalizador e coloca ele num Rack e leve ele pra todo lugar!!! Ou um "mixerzinho" da Behringer...
isso, geralmente eu levo meu mixer mesmo se eu saio somente com um teclado, as vezes o timbre na passagem de som fica bom, mas na hora que chega o povo alguma frequencia não fica boa, então eu acerto no mixer pra não ficar gritando com o cara da mesa pra por mais isso e aquilo
--------------------------------

No meu fone Koss em casa, fica um som maravilhoso,
só usei fone até hoje pra estudar a noite do resto é tudo no ampli
fones profissionais, monitor de referencia... só acho bonito pra acertar o timbre pra estudio, pra usar timbre na pauleira faço tudo no ampli

tiago scott
Veterano
# out/08
· votar


Eraques Neto

Brodher não adianta, som de igreja nunca é apropriado para teclado. Têm cara que toca teclado e usa cubo de guitarra, não há grave que vença essa barreira. Como eu também toco em igreja, geralmente os caras regulam teclado como guitarra quase nada de grave e agudo estralando. Se você não têm um Peavey KB, ou algo mais voltado para teclado, primeiro se for ligado em linha, direto na mesa veja se está flat, pois os keys já são específicos para isso, senão tiver jeito procure tirar o máximo de agudo, coloque mais grave 60 a 70%, e deixe o médio por volta de 40 a 50%. Com certeza seu Key terá um som mais pesado e incorpado. Agora se não resolver leva seu pastor numa loja de instrumento, e tenta fazer o milagre de tirar dinheiro do bolso para investir em som, pois pelo que conheço é raro um pastor que se preocupe com o som da igreja.

um-tecladista-thiago
Veterano
# out/08
· votar


o mesmo que vc configura da igreja ja deixa configurado

mazza
Veterano
# out/08
· votar


não acredito numa fórmula mágica pra equalizar o som, tem que ouvir, cada lugar é um, às vezes toco em lugar que tem excesso de médio, outros em que sobram graves, outros que o som é abafado, etc etc o idel é que vc tenha uma opção de regulagem que dê condições de corrigir caso a caso, tenho um equalizador Behringer FBQ800 que uso nesses casos, quando a regulagem da mesa só não resolve, mas só seu ouvido pode te dizer o que sobra e o que falta, começo sempre com tudo flat e depois vou ajustando, com o tempo vc vai adquirindo prática.
E uma mesa de som, pelo menos, é o básico pra vc poder efetuar algum ajuste (grave- médio-agudo).

Eraques Neto
Veterano
# out/08
· votar


Obrigado pelas dicas galera!!! Já tentei de tudo, colocar o canal da mesa em flat, ajustar o teclado e nada... Andei pensando em adquirir um pedal equalizador ou até mesmo um pequeno mixer. Ainda não sei o que fazer. Não utilizamos cubo para os teclados na igreja. Ligamos em linha e o som sai nos retornos. O timbre do RD-700sx fica maravilhoso, lindo mesmo, já o MM6...

ThyagoAmaral
Veterano
# out/08
· votar


Eraques Neto
É cara parte pra um pequeno mix...

brunoamaral
Veterano
# out/08
· votar


Thiago Amaral
Ou pra um RD-700sx... rsrs

Eraques Neto
Veterano
# out/08
· votar


É cara parte pra um pequeno mix...

Ou pra um RD-700sx... rsrs




HUAHuahahauhuahua... Eu tenho um Roland RD-700sx galera!!! O Yamaha MM6 é o segundo teclado.. O que me deixa intrigado é que quando fui comprar o MM6, testei ele em um estúdio e o som ficou espetacular. Não vou comprar o mixer não galera, tô sem grana agora, mas vou cutucar até encontrar um timbre legal...

J.Bosco
Veterano
# abr/09
· votar


Pessoal vou postar aqui apesar de fazer um tempo ja da última postagem mas em fim vamos la na minha igreja eu utilisei um analizador de espectro PAA3 da Phonic e ficou muito bom, então resolvi estender esta possibilidade pra quem precisasse então quem tiver precisando melhorar sua equlização acesse www.som-melhor.com e confira. obrigado

KeysMan
Veterano
# abr/09
· votar


Alguém falou aí alguma coisa que lembrou a minha Igreja:
às vezes eu tô tocando e alguém me fala pra tocar de timbre pq tá mt parecido com a guitarra... isso sempre acontece qd eu to tocando com um órgao ou um EP... fico P da vida com isso...
alguém logo fala: bota o piano acústico mesmo...
E aí eu fico com vontade de falar: é melhor comprar outro equipamento de som, isso sim!

Com mais alguém o som embola assim ou é só cmg mesmo?
Detalhe: o som da minha Igreja é horrível.

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


KeysMan

Quando eu ligo na mesa o meu violão junto com um teclado (Yamaha MM-6), se estivermos tocando na mesma região, o som estava ficando meio embolado mesmo.

Resolvemos isso diminuindo o volume do master da mesa, e aumentando o volume do amplificador.

KeysMan
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza

às vezes a gente se estressa com pessoas q se limitam a ouvir apenas em Igreja piano acustico e/ou guitarra clean...
Já coloquei um órgão de tubo certa vez e me pediram pra tirar pq "estava parecendo velório..."
Nunca me esqueço daquelas palavras... Desmotivante...

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


KeysMan

É mesmo... Bastante desmotivante...

Igual quando eu instalei um emulador de MiniMoog no notebook, pro tecladista da banda usar (eu sou guitarrista), e o cara não gostou, disse que era besteira, que não precisava.

Imagina só! Um MiniMoog e o cara dispensa!

KeysMan
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza

Zorraa! Pois é... uma coisa é não entender outros instrumentos da banda. Mas não conhecer o próprio instrumento, a própria função dentro da banda... Ele usa leads na banda? Estilo um moog?

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


KeysMan

Então... Tem alguns funks que a gente toca que ele usa um timbre parecido com synth lead, e eu sugeri que ele usasse o Moog e fizesse o improviso em cima desse timbre.

O pior é que eu mesmo fui lá e montei o timbre, me matei pra fazer um timbre da hora, e o cara reclamou... Pq era monofonico!!!!!!!

Depois, eu montei um Hammond Organ show no Reason e falei pra ele usar em alguns blues que a gente toca... Quem disse que ele gostou...

arilevita
Veterano
# abr/09 · Editado por: arilevita
· votar


Eraques Neto
O timbre do RD-700sx fica maravilhoso, lindo mesmo, já o MM6...


Querido amigo, por que será que o " Mini Motif"(como o chamam alguns iludidos daqui do forum que defendem este PSR metido à synth) tem um som pior do que o RD? Poxa...é um Mini Motif... Não será um Maxi Mer_ _? rsrsrs

Não adianta - synth barato e bom não existe...esqueça...Pode colocar uma mesa com pré NEVE que não ficará bom...

Caríssimo Eraques, você que já teve tanta coisa boa, foi parar nessa cilada de MM-6?

Peque um controlador baratinho de 5 oitavas ( R$ 600) e um módulo Korg, Yamaha ou Roland usados, baratinho. Estará bem melhor servido.

Ah...E não precisará equalizar - só colocar flat... rsrsrs

Abraço

KeysMan
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza

Cara, sou louco por um bom hammond... me mato pra fazer um parecido no meu Korg TR, mesmo sem precisar usar muito na minha banda...

Mas é isso... gosto é gosto... vai ver ele gosta de um piano acustico e acabou... =/

KeysMan
Veterano
# abr/09
· votar


arilevita

Eu tb nunca fui com a cara do MM6... Simplesmente ridículo (seu visual)...
E acho que naqueles poucos botões e controles não dá pra se fazer muita coisa...

Ainda prefiro o S03... sei lá... toquei uma única vez no S03 e nunca toquei nem vi ngm tocando num MM6... então minha opinião é só mesmo pelo que vejo na net...

arilevita
Veterano
# abr/09 · Editado por: arilevita
· votar


KeysMan

Teclado ruim não tem jeito, o som é torto, sem peso, sem presença.Isto explica porque o papo da equalização, por melhor que seja, não funcione.

Abraço

PS.: Editado atendendo às reclamações fraternas. Valeu !!!

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


KeysMan

Cara... Eu gostei pra caramba do MM-6. Realmente tem poucos controles, mas os timbres dele são muito bons. A única coisa que ficou devendo, na minha opinião, são as teclas, que poderiam ser pelo menos semi-pesadas.


Agora, uma pergunta pro pessoal do fórum. Por favor, não me linchem pela pergunta estúpida, mas é que eu estou pensando em entrar no mundo dos teclados agora e tem muita coisa que eu não conheço, e eu vi alguém falando dos módulos aí em cima.

Como funciona esse esquema? Vc liga a saída MIDI do teclado em alguma entrada MIDI do módulo, e depois liga o módulo na mesa/ampli? Dá pra ligar mais de um módulo ao mesmo tempo?

Valeu!

Nelinho Ao Vivo
Veterano
# set/09
· votar


[AJUDA] FBQ 6.200 - BEHRINGER...
[AJUDA] FBQ 6.200 - BEHRINGER...
Olá pessoal, comprei um desses FBQ 6200. Utilizo para performance AO VIVO...

Estou intermediando ele com a mesa de som e as potencias... uso as 02 saida 1 e 2 do fbq 6200 para ligacao dos medios agudos em stereo em 01 potencia.

E a saida do sub do FBQ 6.200 para outra potencia aos subs...

Só que, quando altero a equalização para os medios agudos, elas interferem na EQ do subwoofer... É assim msm?

Alguem poderia me ajudar?

Obs.: Não tenho crossover, seria necessário ter um? Ou no FBQ 6.200 já consigo algo razoavel?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dificuldade de equalização