Dá para corrigir posição dedos e ter noção total da posição das teclas com aulas de piano?

Autor Mensagem
Henrique Leal
Veterano
# out/08 · Editado por: Henrique Leal


Galera.. antes de tudo, sou novo aqui no fórum, então não sei direito a política de postagem de novos tópicos que usam por aqui, mas usei a busca e achei umas coisas, mas não foi exatamente o que procurava...

Bem.. ao assunto...

Estou pensando em entrar num conservatório pra Piano no ano que vem (se eu passar nos testes de seleção) na intenção de obter algumas habilidades.

E queria saber se é possível, e mais ou menos em quanto tempo (se tiver como dizer) posso corrigir problemas quanto a erros na posição dos dedos (toco teclado a 8 anos, as vezes sei que faço certo, mas as vezes tem coisas que não consigo tocar por causa da posição).

E outra coisa, quanto aqueles que tocam muito.. que tiram a mão de uma oitava e vão pra 4 oitavas acima, bem rápido e caem nas notas certas... têm noção total da posição... isso também se aprende com aulas de piano?

Valeu pessoal! espero não só perguntar, mas também ajudar aos outros por aqui!

CheshireCat
Veterano
# out/08 · Editado por: CheshireCat
· votar


Henrique Leal
Seja bem-vindo. =)

Dá para corrigir posição dedos e ter noção total da posição das teclas com aulas de piano?
Claro que sim. Erro na posição... você quer dizer erro de postura ou dedilhado ruim? Eu faço aula de piano há 2 anos e ainda tenho problemas de postura(meu dedinho ou fica dobrando ou deita ¬¬), mas estou corrigindo. (notei que já tá um pouco melhor do que alguns meses atrás... confesso que eu devia me dedicar mais a melhorar isso, mas...) Quanto ao dedilhado, eu já tenho uma noção de que dedos ficam melhores pra tocar tal acorde, trocar os dedos em notas repetidas, que dedo eu devo colocar pra depois fazer um salto... (dedo 5 na tecla preta não!! =P)

Sobre a posição das teclas, é mais com prática mesmo. Ainda não toquei nenhuma música com um salto drástico de ir parar do outro lado do piano, mas às vezes tenho que tocar um acorde distante do outro, e depois de um tempinho estudando a música, a mão já sabe pra onde ir. Parece até mágico hehehe =P

Quanto ao tempo, é algo que depende de você. Se você se dedicar mais, vai conseguir resolver em menos tempo. Também tem que levar em conta que às vezes uma pessoa tem mais facilidade numa coisa e mais dificuldade em outra e talz.

Falei bastante mas não sei se foi útil, espero ter ajudado em alguma coisa.

Henrique Leal
Veterano
# out/08
· votar


Ajudou e muito, obrigado mesmo..

Quanto a erros de postura, realmente eu quis dizer 'dedilhado'

quanto aos saltos drásticos.. até que consigo algumas vezes.. mas aí que está o problema... no "algumas" vezes e não toda vez... na mesma musica.. . o trecho se repete 2x.. na primeira eu acerto, na segunda acabo batendo em 2 teclas com um dedo só...

Ah.. e outro detalhe... é sobre a dinâmica.. que no piano é importante. Falo do peso das teclas: se é fácil migrar essa percepção de peso do teclado (com teclas leves) para o piano.

Pergunto porque tocando piano algumas vezes acho muito difícil tocar uma musica corretamente principalmente no quesito de força. Sempre que tenho a chance de tocar um piano toco dando as pancadas mais fortes possíveis... hehe

Ps:. Me interesso também por essa questão de peso, por causa do tal de função Combi da Korg com layer por velocidade, achei interessante, e antes obter um Korg seria bom ter uma noção... (to de olho no M3... só falta a grana!)

liliane.coimbra
Veterano
# out/08
· votar


Ah.. e outro detalhe... é sobre a dinâmica.. que no piano é importante. Falo do peso das teclas: se é fácil migrar essa percepção de peso do teclado (com teclas leves) para o piano.

Estou passando esta experiência e confesso que a coisa é completamente diferente do teclado. As teclas pesadas precisam ser encaradas como um recurso a mais e nao como um obstáculo.

A gente que está acostumado(a) a nao usar a força com tanta intensidade, precisa educar mais os dedos a usar o peso das teclas na dinâmica. O mecanismo de retorno, o tempo que isso nos dá, o efeito martelo na corda do piano. Todas essas coisas são recursos a mais que precisam ser tratados assim.

Não brigue com as teclas do piano. Use-as!
No meu caso, uso teclado arranjador com teclas de piano, e com isso ganho no quesito volume, pq tem um botao de volume alí. Já o piano mesmo nao tem, a menos que se use microfone...

Se voce quiser usar a força só para conseguir volume, vai cansar os dedos rapidamente e perder o que tem de bom: dinamica!

É assim que eu tenho encarado. ;)

Artref
Veterano
# out/08
· votar


Amigo, um professor pode te ajudar, mas se você já tem noção do que deve ser feito, por que você mesmo não começa a trabalhar? Tente manter a mão "bonita", sem falanges quebradas, com o pulso firme porém relaxado, tentando sempre tocar somente com os dedos e não com o braço, ombro e etc. Olhe vídeos no youtube de alguns pianistas; recomendo o Artur Rubintein que foi um dos maiores pianistas dos últimos tempos e tem uma posição de mão maravilhosa.

Sobre os saltos, você adquire "mira" com treino. Estou tocando uma música com um salto beeem rápido, de uma nota bem distante e ainda por cima cai numa preta com dedo 5 da mão esquerda (ou seja, pior impossível, hahaha). Agora está melhor, mas pra conseguir acertar eu treinava umas...quantas...200 vezes por dia, eu acho. Não existe nada milagroso, é treino mesmo.

Aliás, CheshireCat, por que "dedo 5 na nota preta não"? Você vai usar muuito isso pra tocar Chopin, e pior ainda, vai ser o 5 da mão esquerda. Har-har-har, boa sorte aí...rs

Sobre o tempo, é como a X-Hire-Cat falou: dedicação, talento, instrumento, enfim. Um conselho: se quer desenvolver técnica de piano, tenha boas teclas. Um bom mecanismo é FUNDAMENTAL. Não adianta estudar piano em teclas leves, simplesmente Não dá. Também não adianta comprar um teclado ou um controlador com teclas meia-boca, pois quando você pegar teclas boas de verdade vai perder muito em qualidade de execução.

Sobre "força no piano", você estranha porque seus dedos estão sem "força". Se você fica dando pancadas, provavelmente está usando braço, pulso e mais um monte de coisa que não deveria estar usando para tocar, e isso é mau. Você precisa treinar com teclas boas, a fim de desenvolver seus dedos e não usar outra coisa pra tocar (a não ser quando necessário).

Sobre teclas leves x pesadas: quem treina com tecla leve apanha feio pra tocar com as pesadas. Quem treina com as pesadas apanha só um pouquinho pra tocar nas leves.

Espero ter ajudado, bons estudos aí. Ah, o M3 é maravilhoso, tenho um ;)

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Henrique Leal
Ah.. e outro detalhe... é sobre a dinâmica.. que no piano é importante. Falo do peso das teclas: se é fácil migrar essa percepção de peso do teclado (com teclas leves) para o piano.
Quando comecei a estudar, não tinha piano em casa, e sim um teclado muuuito velho. A diferença do peso das teclas dele e do piano da escola era muito drástica. Quando comecei a estudar músicas com dinâmica(pp, f, ff etc), meu professor disse que eu ia ter que treinar mais psicologicamente, já que no teclado não tinha como fazer isso. Então eu ficava lá fingindo que estava tocando mais forte ou mais suavemente... =P Mas não tem jeito, minha dinâmica no piano só melhorou mesmo depois que eu comprei um piano digital. O peso das teclas dele ainda tá longe do acústico, mas melhorou muito.

Você vai ter que se acostumar com o peso. Fazer exercícios pra ganhar força nos dedos também é importante. No começo meus dedos às vezes falhavam e ficava nota sem tocar, era um horror. =P

na primeira eu acerto, na segunda acabo batendo em 2 teclas com um dedo só...
Hehehe eu sei como é esbarrar em nota... Quando consegui tocar pela primeira vez a Moonlight Densetsu sem esbarrar em nenhuma nota, comemorei tanto... Engraçado é que no piano eu quase nunca esbarro, era mais no teclado... Será porque as teclas do teclado são mais leves? O_o


Artref
Olhe vídeos no youtube de alguns pianistas; recomendo o Artur Rubintein que foi um dos maiores pianistas dos últimos tempos e tem uma posição de mão maravilhosa.
Opa, vou bizoiar a mão dele também! \o/

Aliás, CheshireCat, por que "dedo 5 na nota preta não"? Você vai usar muuito isso pra tocar Chopin, e pior ainda, vai ser o 5 da mão esquerda. Har-har-har, boa sorte aí...rs
Quem dera que eu já estivesse perto de tocar Chopin hauahuahu
O "dedo 5 na nota preta não" é pra saltos de oitava, tipo C(5)-C(1), C#(4)-C#(1)... Meu professor disse que é feio colocar o 5 nesses casos, mas tem outros em que não é.

Artref
Veterano
# out/08
· votar


O "dedo 5 na nota preta não" é pra saltos de oitava, tipo C(5)-C(1), C#(4)-C#(1)... Meu professor disse que é feio colocar o 5 nesses casos, mas tem outros em que não é.

Hmmm, nesse caso realmente o 4 é mais "seguro", mas eu admiro o cara que é macho o suficiente pra usar o 5. De feio não tem absolutamente nada nisso, a verdade é que é muito bonito o cara ter um puta dedo 5 pra usar nesses casos...sério que seu professor falou que é feio? É mais seguro e recomendado, mas feio? hmm...no, no.

Ah, o nome do pianista é Artur Rubinstein, errei aí em cima.

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Artref
mas eu admiro o cara que é macho o suficiente pra usar o 5.
Então eu nunca vou usar o 5 haha. =P
Mas poxa, eu acho tão mais bunitinho você usar o 5 don don e depois o 4 don don \o/

De feio não tem absolutamente nada nisso, a verdade é que é muito bonito o cara ter um puta dedo 5 pra usar nesses casos...sério que seu professor falou que é feio? É mais seguro e recomendado, mas feio?
Agora você me pegou, não lembro se ele disse que é "feio"... Acho que esse "feio" foi por minha conta hehehe(eu que tenho mania de ficar classificando as coisas em feio e bunito). Ele provavelmente disse que tem uma convenção na técnica pianística que recomenda que se use o dedo 4 nesse caso, ou algo parecido com isso.

Mas sobre "puta dedo 5", você se refere a quê? Tamanho, força? O_o

TG Aoshi
Veterano
# out/08
· votar


Artref
está usando braço, pulso e mais um monte de coisa que não deveria estar usando para tocar,

Há controvérsias... =)

Artref
Veterano
# out/08 · Editado por: Artref
· votar


Há controvérsias... =)

Disserte a respeito =)

X-Rairi-Quéti, "puta dedo" = dedo muito treinado.

Henrique Leal
Veterano
# out/08
· votar


liliane.coimbra
Estou passando esta experiência e confesso que a coisa é completamente diferente do teclado. As teclas pesadas precisam ser encaradas como um recurso a mais e nao como um obstáculo.

É realmente essa intenção a minha de aprender a lidar com dinâmica, como um recurso a mais para tocar musicas de piano corretamete (sei tocar "marcha turca" mais ou menos, sem dinamica fica legal, mas quando ativo a sensibilidade no meu teclado.. desaparece umas dezenas de notas quanto a dinamica é 'p' e sai perfeito as 'ff' pra cima.. hehe..)

Artref
Sobre o tempo, é como a X-Hire-Cat falou: dedicação, talento, instrumento, enfim. Um conselho: se quer desenvolver técnica de piano, tenha boas teclas. Um bom mecanismo é FUNDAMENTAL. Não adianta estudar piano em teclas leves, simplesmente Não dá. Também não adianta comprar um teclado ou um controlador com teclas meia-boca, pois quando você pegar teclas boas de verdade vai perder muito em qualidade de execução.

Realmente ainda to longe de comprar um piano digital.... pra treinar legal.. até porque, antes, compro o M3 (que já está meio distante de eu comprar também)!!!

Mas eu tenho um Roland Em-25 (Arranjador) que tem sensibilidade nas teclas, mas sem o peso. Acho que já vai ajudar a ter noção.

Artref
Olhe vídeos no youtube de alguns pianistas; recomendo o Artur Rubintein que foi um dos maiores pianistas dos últimos tempos e tem uma posição de mão maravilhosa.

Vou olhar também!

TG Aoshi
Artref

está usando braço, pulso e mais um monte de coisa que não deveria estar usando para tocar,

Há controvérsias... =)


Há não... .não comigo.. hehe... era o braço e o pulso mesmo!! (fiz uma simulação aqui...hehe... .mas só toquei piano, a ultima vez, lá na Expomusic... muitíssimo raro eu pegar um.. aliás.. acho que vai ser uma vez por ano sempre na expo!!.. até eu comprar um digital!

TG Aoshi
Veterano
# out/08
· votar


Artref
Disserte a respeito =)
hehehe! =p

Não tenho profundo conhecimento disso, mas a idéia de que um bom uso dos braços é essencial pra técnica, principalmente pra evitar lesões, é bem difundida hoje em dia.

Outra corrente, polêmica e pouco aceita, é a de que o enfoque da técnica pianística deveria ser o braço ao invés dos dedos (não que eles não devem ser treinados). A idéia é que a falta de força nos dedos fracos deve ser compensada com o braço, e que a tentativa de igualar a força em todos os dedos é um desperdício de tempo.

Dá uma pesquisada sobre a Abby Whiteside, ela é a criadora dessa ultima idéia que eu falei.

Henrique Leal
Erhm... XP

Artref
Veterano
# out/08
· votar


TG Aoshi, ah sim man, por isso que falei ali na mesma mensagem pra usar o braço somente QUANDO NECESSÁRIO. Tem que usar braço também, dependendo da execução.

Mas essa idéia mais radical que você mencionou, aí já acho um pouquinho forçada. Mesmo assim, vou pesquisar. Valeu!

TG Aoshi
Veterano
# out/08
· votar


Artref
huehue! Malz, man! ^^"

Também não concordo muito com isso, mas tem umas coisas interessantes, principalmente no método de ensino dela. Mas o assunto é interessante, quando puder dê uma olhada!

tiago scott
Veterano
# out/08
· votar


Henrique Leal

Seja bem vindo Cara, que ironia vou dizer isso pra eu mesmo: Seja bem vindo kkkkkkkk. Cara o pessoal aqui no tópico já deu dicas muito bacanas, eu particularmente sofri muito neste processo transitório, estudei piano popular por 5 anos, depois comecei piano erudito, e meu Deus que tantas regras são essas rsrsrsrs. Até para respirar têm postura (brincadeira) sobre salto de notas, posição dos dedos, tudo parte de um principio que deve ser estudado, no piano popular você estuda a formação do acorde que dedo vai em nota X, Y você conhece a fundo os acordes para quando fazer um salto ou movimento já ficar tudo automático, pois o pianista deve conhecer o som, a posição de dedos etc, sem mesmo ter que se forçar a visualizar as teclas. Agora no erudito é mais complexo pois os dedos têm posições certas de um movimento para outro, em algumas partituras de estudo os professores até colocam números tipo 1,2,3 para indicar o dedo correto, pois se não quando chegar a um certo ponto da peça vc não consegue executar com perfeição. Em algumas aulas minha professora até tapou meus olhos e disse, você deve conhecer o piano não só visualmente numa peça, mais deve tranceder isso. Qual a melhor forma de se aperfeiçoar?
Se tranque no seu quarto durante semanas e finais de semanas sem ver a luz do dia, estude escalas tipo as mais dificeis Db, Eb, Ab, por que quando vc fizer escala de Dó vai estar vuando. Estude tb escalas cromáticas C,C#,D,D# quando você sair daqui a uns três meses vai ver que surtiu efeito.

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


tiago scott
em algumas partituras de estudo os professores até colocam números tipo 1,2,3 para indicar o dedo correto
Eu sempre anoto o número do dedo em algumas passagens mais complicadas... Depois de algum tempo é lógico que eu já sei o dedilhado de cor, mas meu professor disse que não vale a pena ficar quebrando a cabeça, pensando que dedo colocar quando você tá estudando.

Em algumas aulas minha professora até tapou meus olhos e disse, você deve conhecer o piano não só visualmente numa peça, mais deve tranceder isso.
Interessante isso. =)
Eu costumava fechar os olhos e tocar uns dois minuetos sem olhar, preciso voltar a treinar assim.
Meio nada a ver com o tópico, mas admiro muito os cegos que tocam. Ainda quero aprender a ler em braile pra ensiná-los um dia.

Henrique Leal
Veterano
# out/08
· votar


tiago scott
Seja bem vindo Cara, que ironia vou dizer isso pra eu mesmo: Seja bem vindo kkkkkkkk.

eu desejo boas vindas então.: Bem vindo também..hehehe

tiago scott
em algumas partituras de estudo os professores até colocam números tipo 1,2,3 para indicar o dedo correto, pois se não quando chegar a um certo ponto da peça vc não consegue executar com perfeição.

Exatamente o que me fez pensar seriamente em fazer o curso de piano... começo com o dedo errado.. e vou seco.. procurando nota com o 6º ou 7º dedo !!!... apesar que depois consigo acertar aos poucos, mas automaticamente eu já não sei como fazer (tipo.. bater o olho na partitura e já acertar o dedo...)

tiago scott
Se tranque no seu quarto durante semanas e finais de semanas sem ver a luz do dia, estude escalas tipo as mais dificeis Db, Eb, Ab, por que quando vc fizer escala de Dó vai estar vuando.

Cara, assim que começar o curso (se passar num teste que tem antes...) vou me dedicar o máximo que puder à musica.. quando era menor eu tentava aprender com aquelas revistas de teclado e tal.. e não vou mentir que muito que sei hoje foi graças a elas... mas andei um tempo de "recesso" (anos...pra falar a verdade), sem estudar nada.. apenas usando o que aprendi (praticamente sozinho desenvolvi meu modo de tocar, o que inclui os dedilhados errados!!)

tiago scott
Estude tb escalas cromáticas C,C#,D,D# quando você sair daqui a uns três meses vai ver que surtiu efeito.

Por coincidência, entrei no site do "Conservatorio Online do J. Rudess" e achei um vídeo explicando o dedilhado da cromática.... aí comecei a treinar... e, sem brincadeira... no mesmo dia já senti uma p*&$ diferença!.. . nem a pau eu fazia a cromática nas 5 oitavas a 200bpm sem errar!! hehehe - foi a diferença crucial de utilizar o dedilhado certo!

Henrique Leal
Veterano
# out/08
· votar


...nem a pau eu fazia a cromática nas 5 oitavas a 200bpm sem errar!! hehehe - foi a diferença crucial de utilizar o dedilhado certo!

ahh sim.. tocando cada nota em colcheia

tiago scott
Veterano
# out/08
· votar


CheshireCat
Membro

Henrique Leal
Membro Novato

E aí broders, bom sobre o post que passei parece brincadeira mas cara minha professora (uma nerd no piano erudito rsrsrsrs) só fez 15 anos de conservatório contando uma formação numa escola da alemanha, estou quase vendendo meu carro pra continuar as aulas por mais 5 anos kkkkkkkkkk. Mas eu fico abismado com a interpretação dela, ontem mesmo eu tive aula e cara ela mostrou algumas coisas de chopin sobre andamento e pulsação, e para variar ela tocou várias partes com os olhos fechados e tocando cada tecla sem nem mesmo titubiar, depois eu falei pra ela: esperái vou chamar um exorcista kkkkkkkkk. Então percebi que não adianta, como toco piano popular não preciso olhar para teclas para fazer um acorde, ou para executar um arpegio ou escala para improviso, mas depois que comecei a estudar o erudito percebi como temos de estudar a fundo diversas posições incluindo nesta a posição dos dedos conforme repassado no tópico.

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


tiago scott
E aí broders
Broder não. Sister, por favor. =P

esperái vou chamar um exorcista kkkkkkkkk.
Huahauahaahauhaha! Mas é assim mesmo, parece mágica ou coisa do capeta. Meu professor de piano também é regente do coral da escola. Não é nem um pouco difícil como Chopin, mas outro dia ele tava tocando um samba no piano com a cabeça virada olhando pra gente(coralistas), fazendo sinais com a cabeça quando era pra gente cantar e cantando junto. Da próxima vez ele vai assobiar e chupar cana também! =P

Então percebi que não adianta, como toco piano popular não preciso olhar para teclas para fazer um acorde
Ontem eu fiquei surpresa ao perceber que não preciso ficar olhando pra fazer os acordes da Blue Moon. Minha mão já cai no lugar certinho(em 97% dos casos, mas vou treinar pra chegar no 100). Também estava tocando a Musette do Bach de olhos fechados, e depois de algumas tentativas também já conseguia acertar o lugar. Acho que às vezes a gente também se subestima achando que não vai conseguir, quando na verdade tem tudo pra conseguir.

Kriska
Veterano
# out/08
· votar


Esse lance de olhar pras mãos é interessante...

Pergunto aos colegas: quantos de vcs escrevem no teclado do pc olhando as letras???

Achava que era apenas eu que tinha essa vontade de tocar sem olhar... a coisa chegou num nível que eu fechava os olhos pra tocar... usava apenas a memória dos movimentos pois nem mesmo as teclas eu olhava...
Claro que isso eu faço tocando "Jesus alegria dos homens"....
To longe das grandes peças eruditas...

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Kriska
Pergunto aos colegas: quantos de vcs escrevem no teclado do pc olhando as letras???
Eu não olho. Taí, interessante, nunca tinha pensado nisso. Se eu não olho pra digitar, também não devia olhar pra tocar.

usava apenas a memória dos movimentos pois nem mesmo as teclas eu olhava...
Claro que isso eu faço tocando "Jesus alegria dos homens"....
To longe das grandes peças eruditas...

Isso aí, é só a gente praticar e um dia ainda vai conseguir tocar Mario de olhos vendados que nem ele! \o/

Henrique Leal
Veterano
# out/08
· votar


Kriska

Pergunto aos colegas: quantos de vcs escrevem no teclado do pc olhando as letras???



pra mim tá mais fácil tocar de olhos fechados q digitar no pc.... claro que as músicas já manjadas... heh

Já ouviram a Sonata K545 de Mozart? (achoque é esse o nome.. sei lá)... a primeira parte (em tom maior) é bem facinha... essa vai de olho fechado, mas porque toco há anos... e porque eu tenho ela em C e G (não sei se esses são os tons originais)... não sei se acerto no dedilhado dela.. mas sei q dá pra tocar legal!

Artref
Veterano
# out/08 · Editado por: Artref
· votar


Não tem nada de mais em olhar para o teclado em passagens com notas distantes, já vi grandes pianistas fazerem isso.

Sabe, eu acho meio idiota quando alguém coloca um vídeo na internet tocando de olhos vendados. Como se tocar Mario de olhos fechados fosse grande coisa...Outra: já viram algum concertista famoso se mostrar fechando os olhos? Não, ele se mostra arrebentando no piano.

Essa história de fechar os olhos pra mim me parece coisa de "Olha mamãe, sou fóda, toco de olhos fechados!!! Paguem pau pra mim!!!". Porque sabemos que não tem nada de mais nisso e não é importante.

Você tocando bem, que diferença vai fazer você olhar para as teclas ou não? Importante é o resultado, o som, a interpretação, a técnica. Claro que se você tiver que ler vai ter que olhar pra partitura, duh, mas no caso de uma música decorada pra mim não faz diferença alguma. Eu tenho que me concentrar na música; se estou olhando ou não para as teclas é um mero detalhe.

Pegue dois caras tocando a mesma música, um sem olhar e outro olhando: qual toca melhor? A resposta é: o que interpretar melhor...rs...

Vejam no youtube o Artur Rubinstein tocando...ele não tira os dedos das teclas. Manja nada ele então? rs...

E poxa, as teclas são tão lindas... por que não olhar para elas? hahaha...uma preta, outra branca...yin, yang...positivo, negativo....fala sério, 'mó viagem', hahaha

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Artref
Sabe, eu acho meio idiota quando alguém coloca um vídeo na internet tocando de olhos vendados. Como se tocar Mario de olhos fechados fosse grande coisa...
Huaauhahaahuaah claro que o cara faz isso pra aparecer, né? Eu não me gravaria tocando de olhos vendados, mas bem que queria conseguir. =P

Claro que se você tiver que ler vai ter que olhar pra partitura, duh
Então, eu quero deixar de olhar pras teclas justamente por isso. Enquanto eu ficar com mania de olhar, não vou conseguir tocar à primeira vista. Claro que com uma música decorada tanto faz se eu vou olhar as teclas ou a parede... Não acho feio tocar olhando as teclas, nem quero tocar fazendo pose olhando pro ar que nem o Clayderman. =P Mas ficar olhando prejudica a leitura.

Tocar de olhos fechados como a gente tá falando não é tipo, "olha como eu sou foda!", é mais pra ter consciência(?) do piano. Se você tem mania de ficar olhando, é quase instintivo, o que fazer? Fecha os olhos, aí não tem como olhar. =)

Kriska
Veterano
# out/08
· votar


o tocar sem ver pra mim é além de simplesmente se exibir...
não é mostrar aos outros que sei mais ou que eu seria melhor por isso...
mas se vc tem uma coordenação boa, conseguirá fazer "com os olhos, sem os olhos.." hehehe
o interessante é perceber a destreza com que se executa a música...
eu particularmente gosto de fechar os olhos, me sinto interagir mais com a música. até mesmo porque vai do motivo para se estar tocando.
no meu caso pro meu próprio gosto...

tiago scott
Veterano
# out/08
· votar


E aí povo das teclas rsrsrsrsrs

Artref essa foi boa branca ou preta kkkkkkkkkkkkk

Cara essa questão de tocar de olhos fechados acho que não influência se o cara toca bem ou toca mal. Qiando eu falei sobre minha professora tocar de olhos fechados, é por que em muitas partes de uma peça para piano, me concentro tanto que acabo errando uma passagem e outra. Achei interessante o que minha professora fez, ela disse assim: você não deve se preocupar só com a visualização das teclas, têm várias outras coisas rolando tipo pulsação, o andamento, e ela me disse justamente isso o grande concertista já tem tudo fluindo dentro de si, por isso ele não se preocupa só com a teclas, mas sim com a música num todo. Ela tocou de olhos fechados e disse veja só, mesmo sem olhar as teclas não erro por que tenho tudo gravado, movimentos, leitura etc. E na boa a parte que ela fez de olhos fechados é dificil mesmo, pensa só chopin e schubert. Com relação a olho aberto, fechado, comendo, bebendo não importa o mais interessante é conseguiur a perfeição no movimento. OBS. Certissimo os grandes concertistas sempre se concentram muito e não deixam de olhar se que um minuto para o teclado, fora ter gravado cada nopta de uma partitura que dura 12 minutos rsrsrsrsrsrs

Kriska
Veterano
# out/08
· votar


Gente vou comentar algo que me aconteceu....
Uma vez tive que tocar de olhos fechados
mas é porque tinha um mosquito sobrevoando perto de mim e tava me desconcentrando tanto que era melhor ir na intuição de olhos fechados que ver aquele pontiho preto indo de um lado... para outro... o.O

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Kriska
Uma vez tive que tocar de olhos fechados
mas é porque tinha um mosquito sobrevoando perto de mim e tava me desconcentrando tanto que era melhor ir na intuição de olhos fechados que ver aquele pontiho preto indo de um lado... para outro... o.O

Huahuahahaahaahah

Eu não tenho piano acústico em casa, aí sexta-feira eu vou pra minha escola de música uma hora e meia antes do horário do coral e fico estudando no piano de lá, já que não tem aula nesse horário.

O problema é que aqui quando faz muito calor, aparecem aqueles bichinhos que ficam voando em volta da lâmpada. Mas aparecem milhares, sério mesmo. Dá até pra ver um rastro de bichos em cada lâmpada da cidade. O_o

Uma vez como tava calor, eu deixei a janela aberta... Quando fui ver, tava cheio de bicho na sala. O pior é que não tem como tocar com eles. Eles ficam voando feito bêbados e começam a ir em cima de mim, a cair em cima do piano... Que raiva!!!!! ¬¬

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# out/08
· votar


Essa questão de não olhar para as teclas eu axo legal, mas não obrigatório, pq isso lhe faz saber onde etão as teclas sem usar os olhos e sim as mãos e as posiçoes memorizadas... é legal... vc fica mais livre... tem hora q eu toco olhando que chega a me atrapalhar..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dá para corrigir posição dedos e ter noção total da posição das teclas com aulas de piano?