Ajuda com estudos!

    Autor Mensagem
    dieguinhodc
    Veterano
    # out/08


    Olá... sou estudante iniciante de piano, mas ja tenho conhecimento musical (teórico) devido a aulas de guitarra que ja tive.
    Estou fazendo aula a 4 meses e minha dedicação me permitiu bons resultados e meu professor até me elogiou, pois ja estou na segunda apostila que ele utiliza (bem didática e com algumas peças conhecidas e outras de estudo).
    Mas infelizmente minhas aulas tiveram que ser suspensas por tempo indeterminado devido a problemas administrativos (era um projeto da faculdade em que faço mestrado). Então estou estudando em casa a segunda apostila que ele utiliza e estou estudando em paralelo os exercicios de Hanon. Alguem pode me ajudar e dizer se estou fazendo o certo? Não vou procurar outro professor até a situação se resolver, pois esse era de graça.
    Tenho aqui alguns estudos de Czerny como as Op 823, Op 599, Op 139, Op 453 e um livro de estudos selecionados, posso estudar algum?
    Bom é isso... desde já agradeço!!

    storrecilha
    Veterano
    # out/08
    · votar


    dieguinhodc

    Cara, estudar sozinho é uma tarefa complicada, principalmente porque é dificil notar os erros sozinho...

    Eu tb estou estudando sozinho no momento e sinto muito a falta de professor, tanto é que estou a procura de um onde moro

    A metodologia de estudo a ser utilizada depende muito do seu perfil como autodidata. Eu sou preguiçoso, então prefiro métodos de prática e repertório, além de escalas e arpejos.

    Se vc é mais diciplinado, pode utilizar mais material como Hanon, Czerny e outros estudos para piano (Bela Bartok, Liszt ou Schubert), tudo isso para piano erudito

    Ken Himura
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Cuidado com Czerny, exige controle antes de começar a correr nos exercícios. Não chega perto dos exercícios de Liszt nem Chopin porque são bastante avançados.

    Pega:

    *op. 299 - School of Velocity, mas faz um ou dois exercícios durante 10~15 dias antes de avançar
    *op. 453 - 110 Estudos Fáceis e Progressivos
    *op. 823 - O Pequeno Pianista
    *op. 261, livro 1 - 125 exercícios em Trechos e Passagens. Mesma coisa do escola de velocidade, faz aos poucos porque aqui pode complicar sem controle.

    dieguinhodc
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Ae Pessoal... valeu pelo toque
    Eu sei que estudar sozinho é osso, vou esperar pra ver se a situação volta ao normal, senão vou ter que procurar um professor. Mas, enquanto isso, não posso ficar parado né??!!
    Ken, eu dei uma olhada nos exercicios de Liszt e Chopin, e pelo que vi são muito avançados mesmo.
    Vou imprimir os Czerny que peguei e treinar bem devagar, pois devagar se vai ao longe...
    Abraços pessoal

    Ken Himura
    Veterano
    # out/08
    · votar


    dieguinhodc
    Ken, eu dei uma olhada nos exercicios de Liszt e Chopin, e pelo que vi são muito avançados mesmo.

    Pois é, pra ter uma idéia: tem muito pianista de alto nível internacionalmente que não consegue tocar direito o primeiro estudo de Chopin (op.10 #1).

    dieguinhodc
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pessoal, vendo a dica de vocês (Sou muito grato) e dando uma olhada no programa do curso de piano erudito do conservatório souza lima, decidi montar um programa de estudo pra mim com:
    Czerny Op. 599 - Firsth Teacher of The Piano
    Clementi - Sonatina Op. 36 nº 1-6
    Hanon

    Vou estudar com muita paciencia, bem devegar, repetindo varias vezes e com consciencia corporal, como meu professor recomendava.

    Aceito qualquer outra sugestão!!!
    Valeu

    Ken Himura
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Clementi - Sonatina Op. 36 nº 1-6
    Essas sonatinas são legais, aproveita! =]

    dieguinhodc
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pessoal, tenho mais algumas duvidas, simples e se possível espero que me ajudem!
    Tenho dispónivel por dia cerca de 3horas para estudar piano, como eu deveria dividir os estudos nesse tempo?
    Vi como material de estudo no site do conservatorio souza lima Danças de Beethoven, quais seriam elas? Tentei procurar e não encontrei!!
    Vlw
    Abraços

    izapop
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Olá pessoal, começei a estudar piano agora, e já sei tocar teclado , fui convidada para tocar num casamento no final de ano agora e estou meio em dúvida, eu conheço só três músicas de casamento:
    [i]Marcha Nupcial
    Ave Maria e Jesus Alegria dos Homens
    quais dicas vcs me dão.
    Será que so com o teclado fica legal?[/i]
    Porque montar um banda fica meio complicado,
    Obrigada!

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    izapop
    Será que so com o teclado fica legal?
    Acho que fica sim. =)

    Só uma dica de como postar aqui no forum:
    A gente usa o itálico pra fazer citações e responder o que outra pessoa disse. Quando vi seu post, fiquei confusa sem saber se era você falando ou respondendo pra alguém hehe

    Pra fazer uma citação, é só selecionar o texto e clicar em "quote", já aparece automaticamente em itálico na caixa de resposta. Se quiser especificar mais, antes da citação coloque o nome da pessoa em negrito(que nem eu fiz), pra isso é só clicar no nick da pessoa e ele já aparece em negrito. =)

    Artref
    Veterano
    # out/08
    · votar


    dieguinhodc, 3 horas, amigo? Muito bom! Eu estou lutando pra conseguir estudar isso por dia, he he he. Com 3 horas, eu faria assim: começaria com uns 10~15min de alongamento, relaxamento e etc de braço, pulso, pescoço, enfim, acho isso muito importante. Depois eu pegaria umas meia hora~45min de exercícios pra dedo e depois pegaria uma meia hora de partitura, leitura, enfim, aprender músicas novas. Aí eu faria uma pausa, pois pra mim o rendimento cai se emendar mais que duas horas de estudo. Na outra uma hora e meia eu pegaria mais um pouco de música e se tivesse outra preocupação, faria aí. Mas cada um faz o próprio programa, de repente fazer de outro jeito é melhor pra você, tente mudar e veja como você curte mais =)

    ZXC
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Esse tem 3 métodos...Bona, Hanon e Schmidt
    http://pessoal.portoweb.com.br/clavedesul/

    Esse tem exercícios para independência das mãos.
    http://www.mediafire.com/?1ymztimKzmt

    Esse tem várias apostilas inclusive o método Pozzoli
    http://www.solanomusic.com/arquivo/apostilas/teoriamusical/index.php

    Esse aqui tem só partituras eruditas de qualidade.
    http://www.partiturasencore.com/

    Esse aqui tem exercícios básicos
    http://www.mediafire.com/?fmmm1nnmhdw

    Nesse aqui tem harmonia...
    http://www.mediafire.com/?akyezyndnyx

    Na minha opinião o método Suzuki é muito repetitivo mas...
    http://www.4shared.com/network/search.jsp?searchmode=2&searchName=suzu ki+piano

    Espero que seja de alguma ajuda aí...
    :)

    dieguinhodc
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Artref
    Valeu pela dica cara... vou me programar +/- como voce indicou, gostei da sua ideia.
    Vou intercalar os exercicios, um dia faço Hanon e no outro Czerny, e por ai vai.
    Musica estou treinando a Sonatina Op. 36 de Clementi.

    Jonas TRITON
    Veterano
    # out/08
    · votar


    ZXC
    valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com estudos!