【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!

Autor Mensagem
LéoTecla
Veterano
# jan/09
· votar


Vou pedir o banimento deste infiel por menosprezar o instrumento mais avançado, completo e complexo do universo

Em que eu posso ajuda-lo, se for para criar intrigas não conte comigo, não trocar posts para alimentar discussões sem razões.

Gosto muito de teclados, repito tudo o que aprendi foi treinando em um próprio, esta foi apenas minha resposta pessoal. Pois, tenho em mente uma maior fixação pelo Piano, e cito que o Teclado é um instrumento muito importante por até mesmo reproduzir perfeitamente o som de um Piano.

Gosto não se discute, nos foi perguntado sobre Técnicas Pianísticas, apenas acrescentei algo pessoal, se achar melhor concordo com você, mas para uma influência boa e proveitosa respondi assim para o usuário.

Relembrando:
Tudo bem nada contra o teclado, pois treino no meio

Não nenhum infiel.

Em várias vezes citei Piano/Teclado, pois trabalho com os dois.

LéoTecla
Veterano
# jan/09
· votar


liliane.coimbra
Quanto aos timbres


Ótimo você notar que timbre escolhido para acompanhar o sax harmonizou. Ouça vários tipos de música (que contenham Teclados), e perceba o que os demais usam ex: Sambra (Piano), Gospel (E-Piano, Piano+Strings), Jazz (Piano, Piano+Sustain). Não dá pra imaginar um rock com um Piano Seco, imagino com um Voice de Harpa, Metais como o prórpio sax, Guitar...


Creio que caberia algo a mais, até mesmo no Samba, Gospel e Jazz que citei, mas no momento foi o que veio em mente.

Jerry2009
Veterano
# jan/09
· votar


pode me explicar o que quer dizer uma cifra seguida de um triângulo? por exemplo, se a cifra for o C com triângulo, é o acorde de do maior? obrigado

Artref
Veterano
# jan/09
· votar


LéoTecla, HAHAHAHAHAHAHA, afff cara, um pouquinho de senso de humor vai fazer bem à sua vida...

Não viu que eu estava zoando, meu fio? rs

LéoTecla
Veterano
# jan/09 · Editado por: LéoTecla
· votar


Jerry2009
explicar o que quer dizer uma cifra seguida de um triângulo

Já vi isso no Jazz...

Escala Maior ou Modo Jônio

A escala maior, ou modo jônio, deve lhe ser bem familiar a esta altura. Ela é associada com acordes de sétima maior. No tom de Dó, por exemplo, o acorde Dó com Sétima Maior, notado Cmaj7 (ou C com um pequeno triângulo próximo a ele, ou às vezes CM7), tem as notas "Dó, Mi, Sol, Si", e essas notas delineiam a escala Dó Maior. Se um compasso numa peça de música é harmonizado com um acorde Cmaj7, a escala Dó Maior é então uma escala adequada para se usar na improvisação.

Veja Mais...

Se for ajudar, mais alguns sinais:

REPRESENTAÇÕES – SINAIS GRÁFICOS

Para representar os acordes foram criados sinais. As cifras (nome dos acordes) são identificadas por letras.

A B C D E F G
Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol
E sinais como:
M - maior
+ - maior (quando estiver na frente dos 7º e 14º graus) e aumentada quando estiver na frente dos demais graus ou acordes (cifras).
– - menor
m - menor
sus  acorde suspenso
º diminuto (quando estiver na frente de cifras) e grau (quando estiver na frente de números que representam os graus da escala.
# - sustenido
b - bemol
x - duplo sustenido (natural da escala)
bb - duplo bemol (natural da escala)
( ) - atenção !
(add) - acorde que não contém um dos graus que compõe a tríade, suprimida temporariamente durante a execução. Ex.: Dadd (Fá# - Lá)
Ø - meio diminuto. (tríade diminuta que contém o sétimo grau menor)
/  acorde com baixo ou estrutura alterada. Ex.: D (Ré – Fá# - Lá) estrutura normal D/A (Lá – Ré – Fá#) estrutura alterada (graus invertidos).

Artref
eu estava zoando

Tudo bem, é que estamos fazendo de tudo para ajudar e ser ajudados, em momento algum queremos causar confusões, queremos permanecer no Fórum.

leandro rodrigues
Veterano
# jan/09
· votar


SOLAR COM AS DUAS MÃOS

E qual seria uma técnica ou treinamento para conseguir chegar a tal façanha...


Simples! É só ter conhecimentos de ler e interpretar uma partitura, e seguir a risca da mesma, simples

É só usar a CLAVE de FÁ na ME e CLAVE de SOL na MD

Henrique Leal
Veterano
# jan/09
· votar


leandro rodrigues
Quis dizer no sentido de, como chegar ao ponto de fazer a mão obedecer fiel e independentemente a clave sem ser influenciada pela outra (o termo correto era independência das mãos)...

Mas sabe que seu comentário me deu uma idéia (ótima por sinal!) e, acredito, bem óbvia para os mais experientes.

Quanto estiver tirando alguma música com o teclado e tiver que executar sons diferentes com linhas melódicas diferentes nas duas mãos (solar com as duas mãos) o esquema é escrever a partitura disso para treinar e não ficar treinando separado e só "de ouvido";
e me veio a mente até incluir sinais de dinâmica (para quando tiver o Korg.. ahhh korg....)e precisar de uns efeitos a mais do combi...

leandro rodrigues
Veterano
# jan/09
· votar


Henrique Leal

Então! A maneira mais simples de manusear as duas mãos simultâneamente, é tocar no início sempre com uma partitura. Depois vai mudando de partituras mais complicadas.

Vai sempre mudando de partituras( quando já sentir que pode mudar para outra partitura )

Uma horinha por dia, não vai matar ninguém, sozinho vc vai perceber que vc já estará tocando com técnicas de piano.

Começe de vagar, no rítmo, depois passa um pouco mais rápido e no fim, rápido. Se errar, tudo bem

Vai variando de partituras e de diversos estilos

Não existe exercício melhor que isso

Abraços

Henrique Leal
Veterano
# jan/09
· votar


leandro rodrigues
legal! vira e mexe eu pego mesmo umas partituras (como a sonatina que estou estudando), mas as vezes acabo não vendo ao aprendizado da música como um exercício.

estava olhando as partituras do Hanon (no primeiro arquivo com as 20 primeiras lições) que o Léo me passou e fiquei com uma duvidazinha... lá ta escrito para praticar variando o metrônomo de 60 a 108. Acredito que isso não seja a risca... mas gostaria de saber o modo correto de praticá-los.

Tipo.. pratico uma lição iniciando com 60bpm e quando conseguir praticá-la toda sem errar aumento a velocidade um pouco, e quando conseguir aumento.. e aumento até praticar as semicolcheias à 108bpm?

E outra, esses exercícios são "chatinhos" de fazer mesmo, ou eu que estou tendo uma perspectiva equivocada da proposta? Ou ainda: é falta de um professor pra cobrar? ...hehe

[---OFF---]
[Palhaçada! o conservatório adiou os resultados dos testes denovo!(pela 4ª vez!!!!)... agora é quinta ou nada...!! num é possível!!] isso ta me atrasando a decidir como vou estudar e a programar eu tempo de dedicação pra estudar música... enquanto isso o que posso fazer é ir pegando umas dicas por aqui!]

LéoTecla
Veterano
# jan/09
· votar


leandro rodrigues
Começe de vagar, no rítmo, depois passa um pouco mais rápido e no fim, rápido. Se errar, tudo bem
Vai variando de partituras e de diversos estilos
Não existe exercício melhor que isso


Exatamente isso. Enviei alguns exercícios para ele.

Henrique Leal
pratico uma lição iniciando com 60bpm e quando conseguir praticá-la toda sem errar aumento a velocidade um pouco, e quando conseguir aumento.. e aumento até praticar as semicolcheias à 108bpm?

Pronto, é isso mesmo, o intuito não é só a independencia, e sim também aumentar sua velocidade.

esses exercícios são "chatinhos" de fazer mesmo, ou eu que estou tendo uma perspectiva equivocada da proposta? Ou ainda: é falta de um professor pra cobrar?

No início são chatinhos mesmo, parecem repetitivos, parecem até simples ou difíceis de mais, mas é uma boa elaboração de exercícios para ajudar muito o estudante, siga corretamente passo a passo.

Henrique Leal
Veterano
# jan/09 · Editado por: Henrique Leal
· votar


LéoTecla

Comecei hoje os exercícios.. tava vendo e é tudo bem explicado (como disse creio que não precisa seguir tudo à risca, mas já é uma mão na roda quando não se tem professor.

EDIT [ eu ia falar sobre o livro impresso mas pesando bem, posso ir imprimindo aos poucos os exercícios, já que me passou o método completo!]

ah.. e mais uma coisa sobre a velocidade:

eu só não entendi se eu tenho que aprender os exercícios todos na 1ª velocidade e depois ir variando, ou faço essa variação de velocidade para cada exercício? E depois quando faz a "ligação" entre os exercícios eu já começo na velocidade máxima ou começo devagar novamente e vou aumentando aos poucos de novo?

E outra (só curiosidade): para chegar ao final das 3 partes quando tempo se leva e média? (3, 6 meses, 1 ano?) Estava olhando como os exercícios da ultima parte forçam muito a mão (aparentemente)!!!

Pedro - Aspirante a Tecladista
Veterano
# jan/09 · Editado por: Pedro - Aspirante a Tecladista
· votar


LéoTecla

Por favor você poderia me enviar alguns exercícios também?

Desde já, Grato

pedrocpneto arroba gmail.com

LéoTecla
Veterano
# jan/09 · Editado por: LéoTecla
· votar


Henrique Leal

tenho que aprender os exercícios todos na 1ª velocidade e depois ir variando, ou faço essa variação de velocidade para cada exercício? E depois quando faz a "ligação" entre os exercícios eu já começo na velocidade máxima ou começo devagar novamente e vou aumentando aos poucos de novo?

Crie etapas, procure fazer toda a parte 01 (um) na velocidade 60 depois faça novamente a uma velocidade maior, a mesma coisa para as outras partes, pois elas vão aumentando o seu nível.

para chegar ao final das 3 partes quando tempo se leva e média? (3, 6 meses, 1 ano?) Estava olhando como os exercícios da ultima parte forçam muito a mão (aparentemente)!!!

É difícil dizer, precisaria ver o seu desempenho, não quero lhe enganar (iludir), pode demorar ou não, para mim que já tenho um pouco de conhecimento demoraria pouco, mas peço que não se preocupe com o tempo e em absorver todo o conteúdo desses exercícios, pois, são importantes. São bem programados faz com que sua velocidade e independência evoluam, na terceira parte parece difícil pode até dar desanimo, mas se você respeitar fielmente passo a passo o exercícios, quando chegar na terceira parte verá que não será mais difícil.

Estamos aqui conte conosco!

Pedro - Aspirante a Tecladista

poderia me enviar alguns exercícios também
pedrocpneto arroba gmail.com

Tá enviado confira!

elektrodisco
Veterano
# jan/09
· votar


Opa...para mim tambem ?

flaperon arroba uol ponto com ponto br

brigadão

leandro rodrigues
Veterano
# jan/09 · Editado por: leandro rodrigues
· votar


A quem interessar!

Quando eu mencionei:


SOLAR COM AS DUAS MÃOS

E qual seria uma técnica ou treinamento para conseguir chegar a tal façanha...

Simples! É só ter conhecimentos de ler e interpretar uma partitura, e seguir a risca da mesma, simples

É só usar a CLAVE de FÁ na ME e CLAVE de SOL na MD
Não tem nada a ver com o método HANON.

No método HANON, vcs só vão ter( se estudar muito, mas muito mesmo) agilidade nas mãos, só isso.

Essa técnica que eu tentei explicar á vocês, é mais técnica do que exercício e mais útil.

Veja bem: Você pega qualquer partitura( tem que saber ler e interpretar razoávelmente uma partitura) e vai tocando com forme a partitura pede( Clave de fá de clave de sol ) Vocês vão usar as duas mãos sumultâneamente. Depois pega outra partitura qualquer e faça o mesmo( Clave de fá e Clave de sol )

Faça isso 1 horinha por dia, e logo logo vc está tocando sem saber as técnicas de piano( mão esquerda e mão direita juntas )

Além de usar as duas mãos, vc estará desenvolvendo uma leitura de uma partitura ao mesmo tempo, é simples e gostoso de aprender.

Não tem exercício melhor que este para desenvolver as mãos e dedos.

Depois é só usar a criatividade.

LéoTecla
Veterano
# jan/09
· votar


leandro rodrigues
Você pega qualquer partitura( tem que saber ler e interpretar razoávelmente uma partitura) e vai tocando com forme a partitura pede( Clave de fá de clave de sol ) Vocês vão usar as duas mãos sumultâneamente

Deixa eu ver se entendi bem, você disse para tocar a mesma nota com ambas as mãos, mão esquerda usando a clave de Fá e mão direita usando a clave de Sol, é isso?

No exercício do Hanon existe isso, a única diferença é que é um exercício e não uma música. Mas, repito que estes exercícios são bem elaborados ajudando muito na evolução de quem quer aprender.

LéoTecla
Veterano
# jan/09 · Editado por: LéoTecla
· votar


Carta de Agradecimento:

Agradecemos, ao Fórum como um todo, por nos ter apoiado e incentivado à continuar colaborando para o mesmo. Hoje estamos gratos por termos sido compreendidos, agora contamos com todos os tecladistas/pianistas novatos ou veteranos, queremos de um forma geral, fazer com que este tópico possa abordar e lhe apresentar o que você precisa.

À todos os usuários:

Contem conosco, postem aqui suas dúvidas e dicas.
Estamos aguardando...

Muito Obrigado, EQUIPE!!!

liliane.coimbra
Veterano
# jan/09
· votar


LéoTecla
Parabéns pela iniciativa em ajudar.

Vejamos: fiz os 3 primeiros exercicios de hanon e depois parei por pura falta de disciplina. Tentei fazer assim, imprimindo os exercicios, mas sinceramente, se eu tivesse o livro acho que seria melhor... ficar com um monte de folhas é meio chato... mesmo tendo colocado em uma pasta (que acabei usando para outra coisa depois).

Tb tentei fazer czerny por algum tempo. Lembro que minha mae fez alguns exercicios dele tb quando estava aprendendo regência (chegou a tocar um pouco de orgão).

A minha mão esquerda melhorou, mas só em acordes fechados. Precisava treinar alguns saltos... tem alguma dica?

Henrique Leal
Veterano
# jan/09
· votar


nuss deram STICK!!!... e eu procurando até a 3ª página....

Bem.. to no Hanon.. to fazendo o 1º e o 2º exercício todo dia praticando... mas hoje mesmo que prometi acordar cedo toar ym café e pegar pesado .. acabei vacilando.. e até não peguei os exercícios pra fazer... Mas tenho hora marcada de seg a sex e to seguindo esses 4 ou 5 dias.. vamos ver hoje!!


Ah... e também... meio off.. mas é fd.. não passei no teste do conservatório (td por causa de um teste que era cantado em dupla e o caboclo que canto comigo abaixou quase 1 8va a voz... aí ferro comigo!! heheh.. .mas devo ter tido meus erros no teste também...

De qualquer maneira.. já providenciei aulas com professor numa escola aqui da cidade... tirei todas duvidas antes... mas esqueci da principal: Se era piano erudito ou popular!.. segundo começo as aulas aí pergunto.. ma creio que os primeiros meses devem ser igual para os dois né... (antes eles vão avaliar em que ponto estou para dar prosseguimento às aulas)


Mas voltando...

mesmo que o professor dê outros exercícios e tal.. . é legal eu continuar com Hanon em paralelo ou isso pode atrapalhar o desenvolvimento no curso?

pedro_tecla
Veterano
# jan/09 · Editado por: pedro_tecla
· votar


pessoal,queria saber se estralar os dedos é bom,porque ja ouvi boatos que isso pode torcer o dedo,ou,diminuir o desempenho?

EDIT:estou muito feliz hoje porque vi o kleber lucas,pena que não deu tempo pra conversar com os musicos dele!!!

Henrique Leal
Veterano
# jan/09
· votar


pessoal,queria saber se estralar os dedos é bom,porque ja ouvi boatos que isso pode torcer o dedo,ou,diminuir o desempenho?

nunca ouvi falar disso!

tá osso esse Hanon... queria pegar nele 2h por dia... mas hoje, com 1/2h, minha mão esquerda já tá pedindo arrego ... enquanto a direita tá como se nem tivesse começado... alguma dica?

leandro rodrigues
Veterano
# jan/09
· votar


LéoTecla
você disse para tocar a mesma nota com ambas as mãos


Com certeza eu não disse isso.No exercício do Hanon existe isso, a única diferença é que é um exercício e não uma música

A diferença é muita.

No método Hanon, são exercícios para vc ter agil8dades nos dedos/ mãos, e não tem nada a ver no que eu estou tentando dizer com a partitura.

O que eu disse foi: Pega-se uma partitura qualquer e depois pegue com o tempo partituras com mais dificuldades e tente tocar conforme a música pede, assim vc vai ter agilidade e técnica de piano ao mesmo tempo, vc sem saber vai deixando de ser um tecladista e passando a ser mais pianista.

Pianista é uma coisa, tecladista é outra coisa, quero dizer teoricamente tocando. Fazendo esses exercícios, vc vai dizer adeus aqueles acordes ABERTOS que qualquer tecladista deveria saber. Com esses exercícios, vc terá meio caminho andado prá ser um pianista( entrando numa escola e estudar piano e não teclado

LéoTecla
Veterano
# jan/09 · Editado por: LéoTecla
· votar


liliane.coimbra
Precisava treinar alguns saltos... tem alguma dica?

Preciso entender o que você quer dizer com salto, será sobrepor as mãos, entendi bem ou não...

Henrique Leal
é legal eu continuar com Hanon em paralelo ou isso pode atrapalhar o desenvolvimento no curso?

Pergunte ao professor, creio que ele lhe passará técnicas que você ainda não sabe, e alguns exercícios para poder executar tais técnicas com perfeição, pergunte se podem ser o de Hanon, e se ele passar outros pergunte se pode continuar treinando o de Hanon em Paralelo.

pedro_tecla
pessoal,queria saber se estralar os dedos é bom,porque ja ouvi boatos que isso pode torcer o dedo,ou,diminuir o desempenho?

Pelo que sei, pode prejudicar a Cartilagem, Deformar os ossos e também prejudicar as juntas. Mas para o desempenho de um Pianista não sei como responder, depende de como e quantas vezes ele estrala seus dedos, no meu caso de meia em meia hora estou estralando os meus dedos e até agora não afetou em nada.
Creio que depende de cada um, já é uma questão médica, e que estou totalmente por fora do assunto, procure informação de um especialista.

EDIT:estou muito feliz hoje porque vi o kleber lucas,pena que não deu tempo pra conversar com os musicos dele!!!

O cara é muito legal já veio a minha cidade mais de 5 ou 6 vezes.

Henrique Leal
hoje, com 1/2h, minha mão esquerda já tá pedindo arrego ... enquanto a direita tá como se nem tivesse começado... alguma dica?


Você está fazendo um aquecimento antes, um alongamento, nas mãos também existem músculos (intrínsecos e extrínsecos) embora muitos creem que não há musculos nas mãos, mas é preciso de taís musculos para o movimento dos tendões, por isso cuide bem deles, não os force vá aumentando a capacidade deles aos poucos, não force repito, não se preocupe com o tempo, se preocupe com você.

leandro rodrigues
A diferença é muita.
No método Hanon, são exercícios para vc ter agil8dades nos dedos/ mãos, e não tem nada a ver no que eu estou tentando dizer com a partitura.


Tudo bem posso ter entendido mal, pois, entendi que queria dizer para usarmos as duas claves de Fá e de Sol, e citei que no Hanon usa-se isso.

liliane.coimbra
Veterano
# jan/09
· votar


leandro rodrigues

Pianista é uma coisa, tecladista é outra coisa, quero dizer teoricamente tocando. Fazendo esses exercícios, vc vai dizer adeus aqueles acordes ABERTOS que qualquer tecladista deveria saber. Com esses exercícios, vc terá meio caminho andado prá ser um pianista( entrando numa escola e estudar piano e não teclado

Não entendi bem o que quis dizer. Eu evitei ao maximo usar esses acordes abertos viciantes na mao esquerda. Mas agora me rendi a eles. Sem a partitura, tocando em banda com cifras, existe outra cosia alem deles e workingbass ?

LéoTecla
Veterano
# jan/09
· votar


liliane.coimbra

Vá utilizando o baixo alterado, arpejando dentro da tríade. Na mão esquerda é claro.

Muito fazem as escalas apenas com as notas das tríades que formam os acordes, saltando as demais. Fica interessante e vai mais rápido.

liliane.coimbra
Veterano
# jan/09
· votar


LéoTecla

Era isso mesmo que eu fazia, mas no primeiro tempo eu tocava o acorde todo (notas simultâneas) depois arpejava dentro da tríade.
Mas com isso eu só usava o teclado a partir do C2 para a mão esquerda. Me irritei em usar apenas 2 oitavas quase sempre... e as vezes embolar as notas da mão esquerda.

Aí me rendi ao 1-5-8 na esquerda. Primeiro ao 1-8 depois ao 1-5-8
Agora já me atrevo a fazer 1-5-8-9-10, mas não sempre.

Depois que li aqui sobre solos com a mão esquerda fiquei pensativa... acho que devo tentar algo nesse sentido. Ontem toquei a melodia de uma musica pequena com a esquerda na segunda oitava. Foi um pouco dificil, a mao parece estar se viciada em acordes. rrsrs Mas consegui. O mais dificil é usar o dedo correto na tecla certa... Esta dificuldade nao se encontra quando fazemos exercicios de hanon ou de escalas. Só quando se está tocando mesmo uma melodia.

Outra coisa que eu gostaria de fazer bem é aquele tipo de embelezamento que geralmente se faz nos teclados... usando as escalas para correr algumas oitavas. Achei alguma coisa no you tube. Acho que alguns chamam de riffs ou runs.. nao sei bem.

leandro rodrigues
Veterano
# jan/09
· votar


liliane.coimbra
Sem a partitura, tocando em banda com cifras, existe outra cosia alem deles e workingbass ?


Tocando em banda, ou vc toca arpegiando, toca só com á mão direita( as vezes só dá uns toques na mão esquerda, ou faz o que o léo explica aí em cima, ou faz um oitavado na mão esquerda.

Agora tem um porém!

Veja um bom exemplo: Pra ser tecladista em alguma banda qualquer, tem que conhecer no mínimo uma boa formação de Acordes em geral e ter um bom básico de teoria, conhecer também partituras. Vejamos: suponhamos que alguém no palco apareça e peça prá vc tocar uma música e ele tenha essa partitura em mãos, vc fala que não conhece partituras?

Outro exemplo: Um tecladista de uma banda, tem que saber tocar PIANO, veja, trem muitas músicas que a introdução é feita por um piano, e daí, o que vc faz? Ou certa música tem no meio ou final da música uma, tenha um toque de piano, e aí?

E se for compor uma música de um CD prá sua banda, e tiver que começar com levadas de piano? E aí?

Prá ser TECLADISTA de uma banda qualquer, tem que ter muito conhecimento do instrumento, saber tocar piano, saber teoria básica, saber partitura( básica ) Saber improvisar, harmonizar...

Isso é um mínimo que um tecladista deve saber, antes de entrar em uma banda.

P.S: Tecladista de banda é o que mais tem, agora precisa saber se ele sabe continuar uma música quando o baixista não der conta do recado

Enfim...

LéoTecla
Veterano
# jan/09 · Editado por: LéoTecla
· votar


leandro rodrigues

Por isso acho difícil criar uma banda, certamente necessitaria que todos os componentes instrumentistas estivessem no mesmo nível.


Caso contrário, se tornaria chato perceber que em todas as músicas apenas alguns instrumentos harmonizam, improvisam, solam, etc.

liliane.coimbra
Veterano
# jan/09
· votar


leandro rodrigues

Vc está falando do que eu ando procurando... rsrs Técnicas pianísticas!! E não me venha falar de Hanon, Czerny etc. Acho que existem coisas que apenas um bom professor pode ensinar.

Quanto a formação de acordes, foi a primeira coisa que estudei.
Quanto a harmonia, eu já estudei, mas estou sempre dando uma olhadinha... não dá pra assimilar tudo de uma vez assim sozinha.
Quanto a partitura, eu sei ler a clave de sol e estou me acostumando com a de fá agora...

Essa parte teórica, quando pinta uma dúvida, eu corro atras e procuro aprender, mas a parte técnica (dedos, força, posicionamento, dinâmica etc) acho que todos precisamos de alguém que nos sirva de termômetro.

Este tópico tem me ajudado muito e aos poucos o prazer de tocar vai aumentando... rsrs

LéoTecla
Veterano
# jan/09
· votar


liliane.coimbra
Este tópico tem me ajudado muito e aos poucos o prazer de tocar vai aumentando...

Nossa, não sabe o quanto a mim também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!