Brass - Korg Trinity/TR Rack

    Autor Mensagem
    marconi_chianca
    Veterano
    # set/08 · Editado por: marconi_chianca


    Alguém tem dicas de configurações de timbres de brass (sem se o sintetizado, o mais parecido com as bandas de forró mesmo) para o Korg Trinity ou para o TR Rack?

    Eu tenho um TR Rack e tentei muito criar um timbre legal de naipe de metais, mas sei lá, não consegui fazer ficar do meu gosto. Os agudos ficaram muito brilhosos e os graves muito secos. Eu também queria diminuir o tempo de ataque (é assim que chama?) para o timbre ficar mais pesado.

    Quem tiver dicas, eu agradeço

    marconi_chianca
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Ninguém? :'(

    binhoalves
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Só pra dividir com o amigo, tenho um Triton Rack e possuo a mesma dúvida que ele...não consigo acertar os agudos dos metais...alguma dica mágica?rsrsrs....

    expedifer
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Vou montar uns bons timbres de metais em alguns módulos Korg e logo passarei as dicas, mas não é um Tr (X3R, NX5R, e talvez Triton-R) . Vou pedir emprestado pra uns amigos e depois repasso.

    marconi_chianca
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Ok, valeu pela força!

    marconi_chianca
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Alguém sabe que efeito eu coloco (se é que tem como) pra dar aquele sforzando (crescendo) característico do naipe de metais? Meu teclado não tem aftertouch, teria que ser pela velocity...

    expedifer
    Veterano
    # set/08 · Editado por: expedifer
    · votar


    Ate agora só consegui mexer em teclados de amigos(X5D, N5) pois não consegui algum módulo Korg ainda pra mexer. E foi rápido, que deu fazer alguma coisinha simples e o gravei. Coisa bem sofisticada leva ate horas dependendo do que se quer.

    O segredo está em compor 2 ou mais metais juntos pra compor um único timbre pois se deve lembrar que metais reais, onde são controlados pela boca, essa própria boca já é uma "alteração musical", pra não falar um "timbre" onde ate num sopro se pode mudar o corpo do timbre sem alterar os dedos no instrumento. Ou seja, vc pode afinar ou engrosar um timbre sem mexer os dedos. Dai a grande dificuldade de montar um bom timbre de metais. Não é como cordas ou orgão que são fixos e só precisam editar seus efeitos. Ou seja,montar metais tem trabalho dobrado: montar a composição desse timbre e depois editar seus efeitos.

    Eu por exemplo "brinquei com duas composições de metais: brass-brass e brass-tromb, ou brass-trumpet nos teclados. O segredo é escolher um brass (pistão) que soe legal numa oitava e outro mais "grave" que soe numa oitava mais baixa (ou outro metal que encorpe). Ou seja, um completa o outro nas notas mais altas ou nas mais baixas (já que não se pode soprar o tom desejado).

    Não vou citar qual brass ou trombone escolhi pois pode os não haver nesses módulos que vc tem. É questão de ouvido e ir testando cada um. Feito o "casamento" dos dois (50% do timbre), ai se entra nos efeitos (ou outros 50%). Ai vai do gosto, mas se deve caprichar bem no chorus, hall/room e delay (ate reverb por exemplo pra jazz). Outro efeito básico é no equalizador pra engrossar metais muito agudos que faltam grave ou pra encorpar. Há outros efeitos importantes num Korg como flager, attack, decay, cutoff, exciter, enhancer e muitos outros que se pode combinar sobre o timbre e encorpar, além dos parámetros VDF/VDA/LFO/EG.

    Sem isso (ou saber bem fazer isso) fica dificil. E cada módulo vem de uma forma programada nos efeitos básicos, em que só ouvindo o timbre pra saber onde começar a editar. Sem ouvir fica dificil. Um exemplo é o Triton (teclado), que vem pronto nele muito timbre com seus efeitos. Mas já peguei um Triton-R que estavam todos seus timbres sem nenhum efeito. Foi Zerado? Não sei, mas dá pra fazer. O mesmo vale pros outros módulos, principalmente os usados ou muitos velhos. Vai da dedicação ao módulo, investindo horas nele ate o dominar. isso se não tiver teclado Top pra o controlar e editar seus efeitos (também trem que saber).

    Taqui os metais que brinquei nesses 2 teclados onde fiz efeitos diferentes em cada, mas pouca coisa, sem nenhum capricho, faltou tempo (o fundo já tava programado):

    http://www.mediafire.com/?sharekey=ceff673aa59b1855d2db6fb9a8902bda

    Mas há muitissimas varições, composições, edições, etc, de metais. Há gostos pra tudo. Vai depender de quais metais vc quer e pra que. Não se pode padronizar metais pra todo mundo igualmente, dai a cada um montar o seu tipo.

    marconi_chianca
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Consegui finalmente fazer um brass do meu agrado ;D
    Coloquei um timbre da brass sem alterar a oitava e o mesmo timbre em uma oitava abaixo. Coloquei também um trombone, trompete e sax barítono. Controlei os volumes e ficou bem legal, quando der vou gravar um demo também pra colocar aqui. Os efeitos nem precisei mecher porque já peguei um timbre mais ou menos com os efeitos que queria, e alterei ele

    expedifer
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Parabéns. É isso ai.

    marconi_chianca
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Mas, ainda insistindo na pergunta, alguém sabe como dar aquele efeito de crescendo? É a única coisa que falta no meu timbre...

    expedifer
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Cara, eu comecei a aprender algo lendo livros de edições de timbres, que quando faltam nos manuais de teclados, são COMPLETOS em manuais de editores midis (que na verdade é a mesma coisa: toca-se em teclado). O melhor e mais completo é o do Sonar. Vc aprende muuuuito sobre edições de timbres e ai os aplica ao teclado (ou módulo) seja qual marca for. É (e deveria) ser o livro e cabeceira de qualquer operador de estúdio e tecladista exigente 9tendo o programa junto e ai depois aplicando num teclado ou mesa de edição).

    Veja só o conteúdo sobre efeitos deste livro maravilhoso:

    http://www.editoraerica.com.br/indice.asp?cod=9107s&editora=M%C3%BAsic a

    e estes:

    http://www.editoraerica.com.br/buscafinal.asp?cod=8259&autor=Fausto%20 De%20Paschoal

    http://www.editoraerica.com.br/buscafinal.asp?cod=9255&autor=Wilma%20T schick%20e%20Fausto%20De%20Paschoal

    Issi aqui deveria ser a "biblia" das edições. E claro que quantos mais livros vc tiver, melhor, pois cada um tem sua prática e diferentes edições. E lembresse que cada teclado tem seus efeitos particulares, que nunca estão em algum livro fora o maual. Consulte também manuais mais avançados como do Triton (o técnico), do M3, TR, etc. Só aqui no Cifra, terá pouco retorno.

    expedifer
    Veterano
    # set/08 · Editado por: expedifer
    · votar


    Ví muito "neguinho" por aqui (e aparece muito) metendo o pau no teclado por "ouvir" algum timbre ruim nele, mas não sabe que na verdade o "ruim" dessa estória é ele por NÃO SABER mexer no próprio teclado. Essa mania de querer o "bolo pronto" do fogão e não saber cozinhar, aparece aos montes por aqui. A cada dia aparecem um como este "arrebentando" com um Juno D:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/195416/

    Mas 90% desses ai "empacama" em não saber (ou não querer) ler os manuais. E ai vem detonando algum teclado.

    fábio_soul
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: fábio_soul
    · votar


    marconi_chianca

    Alguém sabe que efeito eu coloco (se é que tem como) pra dar aquele sforzando (crescendo) característico do naipe de metais? Meu teclado não tem aftertouch, teria que ser pela velocity...

    Bom, nunca mais vi esse cara, mas se houver a dúvida ainda e o cidadão der uma passada aqui, agora que tenho um TR-Rack posso responder. Consegui fazer este "efeito" nos metais. O programa de edição que estou usando é o Midi Quest. Qualquer coisa, dá um toque aí que eu entro em mais detalhes.

    marco_hebrom
    Veterano
    # out/09
    · votar


    alguém tem idéia quanto vale um korg trinity plus

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # out/09
    · votar


    marco_hebrom
    Não vale merda nenhuma!!! Aqui não é lugar de comercialização!!!

    fábio_soul
    Veterano
    # out/09 · Editado por: fábio_soul
    · votar


    EDIT

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # out/09 · Editado por: ThyagoAmaral
    · votar


    fábio_soul
    EDIT juntamente com Fabio!!!

    fábio_soul
    Veterano
    # out/09
    · votar


    ThyagoAmaral

    Hum... isso eu não vi. Vou editar o post de cima...

    kramerr
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Boa tarde alguém pode dizer onde consigo o manual ou guia rápido em português desse módulo? É possível agrupar os timpres, exemplo: colocar sons de órgãos numa sequencia? Comprei um tem pouco tempo e qualquer dica, eu agradeço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Brass - Korg Trinity/TR Rack