Duvida: Fantom G* ou Motif XS* ?

Autor Mensagem
Maestron
Veterano
# jan/13
· votar


andematos79

Na minha opinião, seu erro foi comprar algo tão caro sem saber exatamente o que está comprando. Quié isso rapá? Afinal, o que você quer de um teclado?

Mas há uma forma (além de desfazer o negócio) de consertar o seu erro, o jeito é estudar, meter a cara, aprender de fato a utilizar o seu instrumento, conhecer um novo universo, o universo dos synths, das workstations... Não dê ouvidos a quem diz que é muito difícil e você nunca vai conseguir... A não ser que você tenha preguiça...

Não precisa desvendar todas as possibilidades do instrumento, afinal uma workstation tem milhares de possibilidades, mas tem que transformar alguns de seus recursos (ausentes em teclados mais baratos) em algo muito útil e até indispensável para o que pretende fazer musicalmente, senão venda ele e compre um mais barato, mais específico pra você.

andematos79
Veterano
# jan/13
· votar


Maestron
Membro

O negócio foi bom , eu sei , mas o lance é a maneira que falam , eu decidi dar um passo , na boa , nunca liguei nem pra descobrir os recursos do arranjador, agora decidi que posso aprender !!! Só quero ter a certeza de q é possivel !!! Não quero um teclado para mim , esse não existe , sou preguiçoso, e era acostumado a arranjadores que era tudo prontinho , bem tosco e amador , quero sim me adaptar a uma nova classe de instrumento , mas da maneira q falam parece quase impossivel tocar ao vivo com o G6 !!! Obrigado pela resposta amigo

andematos79
Veterano
# jan/13
· votar


Quero saber se existe alguém q um dia teve o mesmo sentimento que estou tendo , e superou as dificuldades ?

silvG8
Veterano
# jan/13
· votar


andematos79
Seja bem vindo ao fórum. Acho que você vai perceber em muito pouco tempo a máquina que você na verdade tem. Tive um Fantom-G8 durante um bom tempo e fui feliz com ele. A adaptação de um arranjador para um teclado desse porte deve ser realmente complicada, mas nada impossível. A informação de que é um teclado complicado é bem falha... na verdade ele é bem simples de usar (de uma forma geral). Alguns procedimentos são mais complexos, mas nada impossível de fazer.

Quanto ao Fantom-G, o que posso dizer é o seguinte: aproveite as possibilidades de sampler. O que é isso? Poder pegar um som externo (por exemplo um novo som de piano), gravado tecla a tecla, e utilizar como som interno do próprio Fantom-G. Isso torna o instrumento auto-suficiente para qualquer deficiência de fábrica (no caso de não gostar por exemplo dos órgãos).

Você já deve ter percebido como é fácil gravar no sequencer e a tendência é tornar o processo cada vez mais ágil.

Precisando de uma ajuda é só postar aqui. Boa sorte!

andematos79
Veterano
# jan/13
· votar


Poxa silvG8 vc entendeu bem o que eu quis dizer , foi bem empático , quero primeiramente , aprender usar os bancos de acesso rapido , para deixar tudo programadinho para tocar na banda , esse é o primeiro passo que devo seguir , nada muito diferente do que eu fazia com o arranjador, depois vou me aprofundar na edição dos timbres e etc ... Estou no caminho certo ?

silvG8
Veterano
# jan/13
· votar


andematos79
Claro! Do básico para o avançado. Comecemos pelo princípio, certo?

Essas coisas mais básicas são muito bem explicadas no manual (sempre que tiver dúvida no funcionamento dele, LEIA O MANUAL!). No Fantom-G isso funciona especialmente bem. Tem como selecionar coisas de "sessões" diferentes, colocando tanto sons do SINGLE, quanto do LIVE e STUDIO MODE. Pode parecer besteira, mas é um meio de economizar presets do modo LIVE e STUDIO.

andematos79
Veterano
# jan/13
· votar


Pra eu tocar com a minha banda , tipo eu farei o baixo também ( estamos sem baixista ) então devo usar o MODO LIVE certo ? Divido o teclado em duas pártes como era no arranjador certo ?

silvG8
Veterano
# jan/13
· votar


andematos79
Sim. O modo LIVE permite a divisão livre do teclado em até 8 partes, podendo haver superposição de cada uma delas ou não. Comece a fuçar aí que você aprende!!

andematos79
Veterano
# jan/13
· votar


Irmão vc pode responder uma pergunta bem ridicula ? Como assim 8 partes ? Q seriam essas oito partes ?
Seriam intrumentos misturados tipo dual voice ?

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


andematos79
8 partes, exatamente pegue o seu teclado e divida por 8, pode colocar 8 "timbres" distintos em 8 zonas diferentes, inclusive podendo misturar zonas (cross layers)

Um exemplo é deixar na primeira tecla um timpano (1 zona) na seguanda até a 10 um pad para ambiencea (2 zona) lá em cima deixa um piano (3 zona) mas no meio coloca um string junto ( 4 zona ), imagina só que dá para fazer hehe muita coisa

Dual voice é coisa do seu teclado antigo, vai perceber que vai poder montar algo muito mais complexo, com muito mais vozes hehe

Boa sorte e bemvindo ao mundo dos Workstations

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


Amigos alguém pode me ajudar ?
To tomando uma surra pra guardar os favoritos no modo LIVE, quero programar então faço tudo certo , Bank 1 ( baixo + Guitarra ) ae volto e acrescento um orgão ( baixo + guitarra e Orgão ) e quando tento gravar no banco 1-02 ( da a mensagem de resgistrando ) e depois parece q funcionou , quando volto está os dois bancos iguaiszinhos ... Q estou fazendo errado ?
Pelo que vi no manual é assim mesmo , q está errado ?

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


Uma perguntinha ... Esse procedimento de gravar favoritos é mais fácil no MOTIF XS ?

andematos79
Veterano
# fev/13
· votar


Alguém usa as oito partes ??????????? Como seria isso ?????? Pra tocar o que ??????????

Nando Mendes
Membro Novato
# mai/14
· votar


vale a pena trocar um mox6 em um motif xs6 já que são os mesmo timbres?

silvG8
Veterano
# mai/14
· votar


Nando Mendes
Sim. Vai ter um instrumento mais robusto e com duração maior. Além disso, no PA, o XS se sai muito melhor... top é top.

sonicsbr
Veterano
# jul/14
· votar


Como o tópico foi fechado, vou copiar aqui:


Há um colega, que possui um Fanton X7 (é assim que se escreve?) e está propondo uma troca no meu Motif ES 7.

Gosto de variar, tenho dúvidas se é uma troca tipo Mit TR4 versus GM Tracker, Cruzeiro versus Atlético, ou se realmente há diferenças consideráveis, tecnicamente e em timbragem, entre eles. Alguém poderia dar uma luz?

Por favor, incluam as impressões pessoais, o que em cada um é mais forte, ex: pianos, eps, órgãos, leads, etc...

A minha preferência é por Rhodes, Ac. Pianos, Pads..

JeffersonX says:
Veterano


Se for Cruzeiro vs Atlético, é claro que a segunda opção é muito melhor kkkkkkk
Brincadeira, não resisti ;-)

Olha amigo, acho isso muito relativo. Cada um tem seu porto forte e fraco. Pelo que já li e assisti vídeos, tratam-se de duas super máquinas (ambos tops da Roland e Yamaha). O X7 tem uma baita tela.

Acho que para responder a essa pergunta, você deve pensar no que ganharia nessa troca. Se abre mão da tela do X7 por ter algum recurso no ES7 ou timbre que precisa/gosta, vai fundo. Se não for o caso, deixa pra uma próxima ou se quer tanto trocar, pegue outro top mais recente, como o Motif XF7 ou Korg Kronos X73.


JeffersonX
Veterano
# jul/14
· votar


Acho que irão fechar esse também, pois tem um tópico dedicado fixo. Posta lá.

TrebleH
Veterano
# jul/14
· votar


JeffersonX

GALOOOOOO kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

sonicsbr

Cara, você já tem uma máquiina TOP na mão. Agora tem que pesar o seguinte, tudo nele te atende? Se não atende, será que no outro tem? Qual o estado e procedência do outro teclado? Qual é mais leve para transporte? Tem como ligar os dois no PA ou então um colega propor para o outro um test drive de uma semana?

É uma máquina tbm bacana, mas, como foi dito, poderia ser mais negócio pegar um TOP mais recente.

JeffersonX
Veterano
# jul/14
· votar


TrebleH
GAAAALOOOOOOO kkkkkkk

Pois é. Acho que trocar top tem que ter muita certeza o que busca. Eu só trocaria por outro mais recente e mesmo assim tendo certeza do que ganharia e se vale a pena o investimento.

Jeferson Augusto
Membro Novato
# dez/16
· votar


nos dias de hj não tem nem o fantom g nem o motif xs novo pra vender ne?

TrebleH
Veterano
# dez/16
· votar


O Fantom G e o Motif XS já foram descontinuados.

Então, novo não se acha mais. Mas você deve achar algum em alguma loja que talvez ficou encalhado... só que vai estar sargado no preço

Engraçado a Roland ter descontinuado o G, fiquei sabendo hoje olhando no site. Será que vem algum novo workstation ai?

Jeferson Augusto
Membro Novato
# dez/16
· votar


q pena q esses sairam de linha, a Yamaha lançou a linha Montage, quem sabe num aparece um workstation novo da roland!
TrebleH

TrebleH
Veterano
# dez/16
· votar


Torço pra que sim.
Apesar de estar com Korg, sou Roland!

Ai quem sabe não abaixa os preços dos fantom e eu não pego um? :)

#amém kkkk

Synth-Men
Veterano
# dez/16
· votar


TrebleH

Não tenho absoluta certeza, mas acho que as parideiras, pararam de gerar o Fantom G em 2012/2013.

Pode-se dizer que foi o teclado mais interativo que já existiu em todos os tempos e gerações. Se foi o melhor e mais eficaz, eficiente, bonito, ai já é outra coisa. Não sei e nem posso dizer.

Aqui tem um blog que fala bastante do Fanton, desde o FA76: http://omusicista.blogspot.com.br/2009/06/roland-fantom-g.html

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida: Fantom G* ou Motif XS* ?