tah afim de fazer um pedal de sustain??

Autor Mensagem
Zara
Veterano
# dez/04
· votar


Pianist
nu, q pedal caro! o meu custou R$1,99 hahauheauhe (o cabo eu ja tinha........ =])

rodrigo_c_g
Veterano
# dez/04
· votar


querem uma dica o meu eu fiz assim peguei um pedal de maquina de custura da minha mãe, tem tipo uma placa dentro dele e só ligar os fios diretos no contato e seguir o esquema (pode conseguir um pedal de maquina usado em uma oficina de maquina ede pro cara ou então compra por uns 10 reais sai em conta e fica igual a um sustain)

tom_jobim
Veterano
# dez/04
· votar


huahuahuahuahu r0x, eu fiz uma boa malandragem, peguei um cabo de cobre liguei em uma caixinha tipo campainha, encapei o cab, fiz uma entrada trabalhadinha com conector de microfone, ficou massa, mas saiu um pouco caro 10 reais ^ ^
ahuahuuahhuahua
Abraços do Tom

Pianist
Veterano
# dez/04
· votar


Zara
Hehehehe mais eu fiz dois!
Hehehe...

Falow,
Caio César.
OPOST

ggenevro
Veterano
# dez/04
· votar


Pianist

Eu gastei torno de7 reias pra fazer o meu!
Tipo eu comprei 1metro de cabo P 10 e dois Plugs!
Por enquanto so fiz um sustain tenho q fazer o outro...
E fiz o mesmo esquema de liga desliga do seu, ehhehehe...


Não precisa ser cabo P10, qualquer fio paralelo (inclusive aquele de instalar som) fará o mesmo efeito.

mano_a_mano
Veterano
# mar/05
· votar


Se alguém me disser que tipo de cabo usar e como ligar, eu vou fazer um para o meu PSR-275...

Fabianus
Veterano
# mar/05 · Editado por: Fabianus
· votar


mano_a_mano qualquer cabo serve (basta ter dois fios).. pega um cabo desses normais (famoso plug banana) e arranca um plug da ponta (deixa o outro)... vc vai ver dois fios... liga no interruptor (qualquer tomada) e deu!...

Legal é fazer com interruptor de acender/ligar lampada... porq ele brilha no escuro... dai vc olha pro chao e ta akela coisa iluminadinha... nao tem como errar o pé huahuahua

Agora tem outra coisa muito legal que ninguem falou aqui.... é o pedal de EXPRESSÃO!! Creio eu que seja bem facil de fazer... é só usar um POTENCIOMETRO. Quando eu fizer o meu... eu ensino pra voces hehe Se alguem ai souber ja vai adiantando ;)

-> Potenciômetro é um resistor ajustável ... Exemplo mais comum são os controles de volume analógicos (akele botão que gira) e os equalizadores gráficos analógicos. A função de um potenciômetro é regular a corrente ou tensão , aumentando ou diminuindo o ganho em um ponto. (copiei esse texto de um forum sobre eletronica basica... ta bem resumido pra quem nao sabe o q eh potenciometro hehe)

A galera da guitarra tambem curte um pedal caseiro hehehe Bem interessante esse topico deles -> http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/4670/

abraçao galera

t roque
Veterano
# jun/05
· votar


heheheh
so novo aqui mais curti u pessual

tbm ja tentei faze u meu pedal (antes d ve esse topico) mais num teve dando muito serto, tinha vezes q funcava i otras nao....
mais agora fiquei animado i vo tenta dinovo. so fa~ dessas gambiarras, fiz u meu adaptador da saida d fone d ouvido pra entra nu teclado, to fazendo um pre-amp, pretendo faze um amp d 30 W, i curti a ideia do pedal d exprecao i me inspirei pra faze um d volume. huahuahua

soh falta abri u meu psr 520 agora

Leandro Barbosa
Veterano
# jun/05
· votar


Até onde eu sei a turma ae tem razão. A maioria do teclados, senão todos, têm o efeito de sustain neles próprios, é interno. O pedal, que deveria custar mais barato por sua simplicidade, apenas faz uma espécie de 'curto circuito' q ativa o sustain quando vc pisa e desativa quando libera.
Dia desses eu tava sem pedal aqui em casa e tava usando uma prancheta com duas chapinhas conectadas a um fiozinho que me dava o efeito. Claro que acabei comprando o pedal pra tocar fora até por questão de estética.
Experimentem usar uma carcaça de grampeador e fazer as devidas conexões q dá certo tbem.

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


Leandro Barbosa
É isso aí, feito isso pronto, é sustain, ou vc pode fazer a gambiarra da Zara, hehehehehehe

Pedais são tÃo caros e tão simples, que agente dá vontade de fazer.

Eu consegui comprar o meu, ainda bem!

_Big_Alambic_
Veterano
# jun/05
· votar


É isso aí pessoal,

Pedal de sustain não tem segredo... exceto raríssimas excessões de algumas marcas que tentam reinventar a roda

Mas no básico e maioria dos casos, é um simples interruptor de toque, que dependendo do tipo do teclado pode ser N.A. (normalmente aberto) ou N.F. (normalmente fechado) - alguns teclados tem como mudar isso diretamente no setup ou programação do modo global

Mas não tem problema algum, muito menos interferência no som (essa é boa hehehe)

A questão da estética é só um detalhe de somenos importância. Mesmo assim em casas de componentes eletrônicos tem algumas caixinhas para pequenos projetos e circuitos que servem direitinho para a função.
Até mesmo com alguma procura dá pra encontrar uns interruptores mais apropriados, mais resistentes, etc.

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


_Big_Alambic_
Boa dica!

dutcl
Veterano
# jun/05
· votar


tb fiz um.....pegeui um mola de um carrinho de controle remoto...pegwui duas taboa....oegeuim uns fius de chuveiro...dois pregos....

fiz a ganbiarra....

quando e pisava no taboa...os pregos se separavan fazendo cortava...o suntendo...e se eu nao pisava suntentava....mais como o psr 2000(na epoca) tem como trocar as polaridades...eu iverti no teclado mesmo

uzei ele um bom tempo!!!rs....

t roque
Veterano
# jun/05
· votar


tive uma ideia

im vez d compra um interruptor pq nao usa pregador d varal msmo???
vo faze u meu assim, c deh vo faze uma gambiara pra ele brilha cum uns leds

ahh, q frescura eh essa d compra um somente por stetica? eu uso com orgulho todas as minhas gambiaras porcas q funcionam

t roque
Veterano
# jun/05
· votar


ow, alguem ja tento faze cum um psr 520???
pq num ta funcando.....

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


Uia! quando eu aprender a tocar vou fazer esse pedal!! ateh q enfim vou usar meu diploma de tecnico em eletronica em alguma coisa!! huhuahuhuea

kevinmoore
Veterano
# fev/06
· votar


ateh q enfim vou usar meu diploma de tecnico em eletronica em alguma coisa!!

nem vai usar, afinal qualquer um sabe soldar hauahuah

Monteiro
Veterano
# fev/06
· votar


Mesmo que seja invertendo a polaridade a solda sai certa. =)

harofloww
Veterano
# fev/06
· votar


tem akela parada de ligar o teclado com o pedal apertado tbm... dai fica ao contrario..

mano_a_mano
Veterano
# mar/06
· votar


Eu vou experimentar fazer com aquelas chaves liga/desliga de lâmpadas, dois fios de cobre comuns e um plug P10. Funciona?

harofloww
Veterano
# mar/06
· votar


seria mais interessante talvez akeles de campainha... vai e volta...

flw
harofloww

fernando tecladista
Veterano
# mar/06 · Editado por: fernando tecladista
· votar


uma vez eu precisava de um liga desliga pra uma função que ia usar na entrada de pedal, mas como ia acionar na mão, peguei uma chave de campainha, tinha um cabo p-10 que estava com um pino com pau, tirei esse pino e coloquei os 2 fios do cabo no interruptor
mas isso foi para um casio, então não sei se outro modelo vai dar polarida invertida
mas se o teclado tem inversor de polaridade, beleza

JeanCarlo
Veterano
# abr/06
· votar


POR QUE OS PEDAIS DE SUSTAIN SÃO TÃO CAROS? EU ACHO Q É PQ NÃO É UMA COISA TÃO POPULAR DE SE COMPRAR...
UM DIA EU FZ O MEU COM DOIS CONTATOS E UMA MOLA DECX DE PILHA. FICOU LEGAL NOS 3 PRIMEIROS MESES, DEPOIS ENTORTOU, QUEBROU,ETC...
ANTES DISSO, EU ABRI UM FOOTSWITCH DE CABEÇOTE (DESSES DE CONTRLAR A DISTORÇÃO) E TIREI UMA PEÇA QUE PRENDIA ELE. AÍ ELE FUCIONOU IGUAL A M PEDAL DE SUSTAIN. MAS ESTE TB NÃO RESISTIU AO MEU FEELING...

Ken Himura
Veterano
# abr/06
· votar


POR QUE OS PEDAIS DE SUSTAIN SÃO TÃO CAROS?
100 reais é caro?

The Illusionist
Veterano
# abr/06
· votar


Ken Himura
100 reais é caro?

Eu acho !
ashsuahsuahauh xD~
Eu vou fazer um desses pra mim !
A idéia do de expressão ia ser uma boa !
ta 500 conto um !
:|

sEdAn
Veterano
# fev/07
· votar


Show de bola essa idéia do pedal hein cara!!!!!


Muito obrigado.... Vc tá ajudando mta gente....

Sou NEWBIE aqui


Sedan

cacero
Veterano
# abr/07
· votar


ressucitado!!!!!

esquilo querendo uma noz
Veterano
# fev/08
· votar


Valeu galera pelas dicas. O teclado já é um instrumento musical dos mais caros.É bom ter como economizar uma grana no pedal.

sralves
Veterano
# fev/08
· votar


Para o pessoal antigo do fórum: será que este tópico pode estabelecer o record de tópico resssuscitado mais antigo de todos os tempos? O primeiro post é de 2003...

Lak Lak
Veterano
# mai/08 · Editado por: Lak Lak
· votar


desculpa ressuscitar de novo, mas nao ficou bem claro:

eh um cabo p10 MONO e ai vc liga o terra dum lado e o "hot" do outro?

ou o cabo eh stereo?

abraços e obrigado

desculpem o up

sralves
isso prova o quao util eh o topico!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tah afim de fazer um pedal de sustain??