Frases melodicas entre um acorde e outro ! sugestões

    Autor Mensagem
    caamunoz
    Veterano
    # jul/08


    Olá pessoal fera nos teclados !!!

    Acredito que este assunto pode de interesse para muitos ....

    Bem, conheço bem as formaçoes e inversões de acordes, já estou viciado em tocar com ME = 1.ª 5.ª 8.ª e na MD o acorde aproveitando os dedos e fazendo as inversões para aproveitar os dedos.
    Com isso o máximo que eu faço é bater tudo simultaneamente, e até o próximo acorde tentar fazer algum arpejo.
    Por um tempo isso para mim já era uma evolução no meu aprendizado, ....mas como era de se esperar acaba começando a irritar ....fica aquela coisa massante, repetitiva, ....etc. CHEGA !!!

    Gostaria de algumas dicas de frases melodicas, que se pode fazer com a MD na passagem de um acorde para outro.
    Por exemplo, aprendi algo interessante em algum lugar na net, onde dizia que entre um acorde e outro poderia utilizar as notas mais agudas do acorde usado para chegar até a nota mais aguda do outro acorde, isso até é legal ... mas seria em alguns casos.
    Tambem já ouvi dizer que dentro da escala pode se tocar qualquer coisa, mas a questão é tocar o que por exemplo ???

    Por isso gostaria que vcs informassem outras dicas como esta que eu sitei, ou seja:

    1) Dicas de frases melodicas comuns e basicas para tocar entre acordes para musicas basicas do tipo balada, lenta, romantica ...
    2) Gostaria de saber em que momento dentro de uma musica, sobe para as oitavas mais agudas faz um floreio rapidinho e volta, pois acho isso muito legal, mas não sei quando fazer e o que fazer ..

    Agradeço desde já e acredito que este meu pedido será útil para muitos ..... valeu !!!

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Leandro Barbosa
    · votar


    caamunoz
    parabens cara!!

    interessante esse assunto e eu nunca tinha visto um topico sobre...

    ...realmente chega uma fase que o tecladista para de "bater" os acordes e começa enriquecer com variações melodicas entre um acorde e outro.

    Eu posso ate estar enganado, mas na pratica acredito que vale qquer coisa dentro da escala na tonalidade da musica sendo tocada. Claro que com bom senso, tocar essas notas sem exageros, sem "sujar" a musica.

    Nao sei que som vc toca, nem sei se conhece gospel, mas vou te dar um exemplo....a musica "SONDA-ME, USA-ME", da Aline Barros...a intro dela é facinha e bonita de tocar, daí vc presta atencao no inicio lento da musica ela cantando. O tecladista toca base normal "batendo" os acordes, dai nas pausas ele faz essas variacoes simples, porem bonitas. Vale a pena conferir.

    Acredito que nao haja regras, sugiro vc ouvir, ouvir, ouvir...varios estilos, varias musicas. No meu caso fui pegando com o tempo mesmo.


    abraço e boa sorte!

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Sinto o mesmo com a mão esquerda.
    Não faço 1-5-8 como a maioria, acabo usando acordes nas 2 mãos 1-3-5, sendo que com isso, a mao direita fica ainda mais solta.
    Só que já estou querendo soltar a esquerda tb... rsrs

    jbj
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    liliane.coimbra
    Para a mão esquerda me passaram um legalzim que é: 1-5-8-9-10
    No caso de C = C-G-C-D-E.

    Vai e volta.

    E tem a de blues tmb...depois te passo, não lembro agora.

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Que bom um assunto que não seja só de sets :D

    Essas frases sao legais, eu particularmente uso arpejos mas só em rápidas, nas mais lentas eu fico tocando 2 2 2... e outras... como o cara disse ali, eu sugiro vc sempre escutar muito e muito e vários estilos, vc acaba absovendo muitas coisas. Na mão esquerde eu ainda faço umas 2ªs ou 6ªs, e quase sempre 8ªs.. mas isso tudo depende do que é pedido na música.

    apaixonados por teclado
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    eu tinha um pouco de dificuldade na ME até que eu inventei de
    tocar um bluzim bobo que eu mesmo inventei (ou ouvir por ai )
    que é assim :
    ME: C Eb F Gb e depois kia pra F G# A# C ...
    e na MD ja improvisava na escala de Cm
    esso pra vc soutar um pouco a ME é um otimo exercicio.

    Para a mão esquerda me passaram um legalzim que é: 1-5-8-9-10
    No caso de C = C-G-C-D-E.


    isso tbm fica bacana mas vai depender do tempo da musica e
    que ritmo vai ser.

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Aleciano Fuckin Roses
    .. como o cara disse ali,


    he he...to ate hoje indeciso entre s03 e MM6..ainda esperando vender o Qs6 pra ter a grana.

    lembra de mim do Orkut??? he he he

    LuizPauloGS
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    eu num to mto acostumado com arpejo tb, uso bastante acordes abertos (T-5ª-8ª) na mão esquerda, na mão direita eu uso a tríade padrão (1-3-5) e toco o acorde fazendo a melodia junto, mantendo 3ªs e 5ªs ... preciso melhorar "um pouco" ainda né? rs

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    LuizPauloGS
    Boa dica, bem lembrado...vale tbem tentar seguir a melodia da musica cantada, isso alternando com os acordes normais...mas reforço que seja de bom senso sem exageros, nao o tempo todo na musica. Senao acaba ficando feio tecladista "solando" a musica toda.

    Sapopemba
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Dicas de livros sobre o assunto seriam bem-vindas. Pode ser em inglês, já que em português deve ter quase nada ou nada.
    Será que livros de outros instrumentos, como contrabaixo, feitas as adaptações, servem?

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Sempre que leio sobre a mao esquerda fala-se de:
    1-5-8
    1-5-8-9-10
    1-5-8-9-10-12
    5-8
    e workingbass (acho que é assim que escreve) que é utilizado no blues
    Aí eu digo:"mas nao tenho tanta agilidade assim!"
    Aí dizem: Exercício de hanon!!
    Aí eu pratico.. e ainda nada...

    Quer dizer, nada nao... ta melhorando, mas demora...
    Tento nao ficar nos padroes, por isso acabo fazendo 1-3-5 na esquerda tb. Exceto nas oitavas mais graves (pq aí embola tudo)

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Quer dizer, nada nao... ta melhorando, mas demora...
    Claro, se fosse rápido todo mundo seria virtuose em 1 ano.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    liliane.coimbra
    e workingbass (acho que é assim que escreve) que é utilizado no blues

    hmmm... Não seria walking bass, que é geralmente utilizado no jazz? =S

    Claro, se fosse rápido todo mundo seria virtuose em 1 ano. (2)

    AGCC
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Bem, dizer as frases prontas não tem graça =]...

    Procure usar as notas guias de cada acorde, sempre 3º e quase sempre 7º ou 6º. Isso para improvisar, sempre que for iniciar um improviso e você utilizar um desses graus vai ficar legal, muito difícil ficar feio o início usando essa dica.

    Trabalhe sempre com a proximidade entre um acorde e outro... se você está em G e vai para Em, você pode usar essa frase G F# E fica bom...

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    TG Aoshi

    É isso aí, gente boa!! Pra inglês eu sou pior que uma porta!! rsrs

    Ken Himura

    No momento em que escrevi o tópico nao tinha me dado conta da progressão... mas depois tive que me corrigir.

    A gente fica esperando algo meio mágico... não existe isso. A coisa é treino e mais treino.

    Noto que o fato de eu estar tocando em teclas pesadas em casa e em leves na igreja, ajuda um pouco... Quando eu chego no teclado de teclas leves, toco com mais definição, mais objetivamente, com menos medo e mais ousadia.

    Mas isso pode atrapalhar tb, não pode?

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    liliane.coimbra
    É isso aí, gente boa!! Pra inglês eu sou pior que uma porta!! rsrs

    hehehe! Tanqüilo! ^^

    Mas isso pode atrapalhar tb, não pode?
    O quê? Ir das pesadas pras leves? Pq?

    AGCC
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    liliane.coimbra
    Noto que o fato de eu estar tocando em teclas pesadas em casa e em leves na igreja, ajuda um pouco... Quando eu chego no teclado de teclas leves, toco com mais definição, mais objetivamente, com menos medo e mais ousadia.
    Isso é sério? Toco piano e acho totalmente desconfortavel tocar em teclado, perco velocidade e precisão! Não tem como manter a velocidade, eu começo a atropelas as notas porque as teclas não têm peso e eu acabo indo rápido demais.

    Você toca em que igreja?

    KeyboardMaster
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Tenta um exercício facinho pra mão esquerda....

    1 - 5 - 3 (10, no caso) com a ME, e o acorde com a MD.

    Isso é usado na introdução da musica memory do musical cats, quem já ouviu sabe do que eu to falando....

    Pra blues o que se usa bastante é o famoso cromatismo com a ME antes de entrar o acorde na MD.

    Procura por Walking Bass, tem otimos exercicios pra ME.

    riceira
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    liliane.coimbra


    A gente fica esperando algo meio mágico... não existe isso. A coisa é treino e mais treino.

    Belíssima a colocação: se algum músico atingisse o mágico então revolucionaria a música onde tudo canta no martelo...

    AGCC
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Esses tempos de aprender frases era tão bom, não que eu não tenha nada pra aprender mas agora tudo que me passam é em um nível de dificuldade bem alta hehehe se bem que se for por proporção dá na mesma... Mas essa fase em que você está começando, tem epanas um ou dois anos de música tudo é novo, deixa passar uns cinco ou seis anos como eu, tu vê que não sabe nada mesmo hehehe e tudo que você quer aprender é muito difícil!

    Victorkeyboard
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    É verdade, eu to nessa fase, estudei 1 ano e meio e depois parei e fui aprendendo sozinho algumas coisas e agora parece que evoluir fica mais dificil

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Noto que o fato de eu estar tocando em teclas pesadas em casa e em leves na igreja, ajuda um pouco... Quando eu chego no teclado de teclas leves, toco com mais definição, mais objetivamente, com menos medo e mais ousadia.

    Mas isso pode atrapalhar tb, não pode?

    Sério? Na época que eu estudava piano direito, eu não conseguia tocar bem em teclas leves não hehehe, eu perdia o controle em passagens rápidas.

    Pro seu caso, pode ser apenas um "conforto" psicológico hehehe, talvez você fique com mais medo de errar em teclas pesadas e acaba se travando mais.

    Artref
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Artref
    · votar


    Estudo em teclas pesadas. Quando pego teclas leves, ganho velocidade, mas perco um pouco de controle e expressividade. Sem falar que parece que não consigo "encaixar" minha mão, difícil explicar.

    Prefiro as pesadas, pra 80% das coisas.

    AGCC
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    liliane.coimbra
    Noto que o fato de eu estar tocando em teclas pesadas em casa e em leves na igreja, ajuda um pouco... Quando eu chego no teclado de teclas leves, toco com mais definição, mais objetivamente, com menos medo e mais ousadia.
    Isso é sério? Toco piano e acho totalmente desconfortavel tocar em teclado, perco velocidade e precisão! Não tem como manter a velocidade, eu começo a atropelas as notas porque as teclas não têm peso e eu acabo indo rápido demais.


    Ken Himura
    Sério? Na época que eu estudava piano direito, eu não conseguia tocar bem em teclas leves não hehehe, eu perdia o controle em passagens rápidas.

    Foi exatamente o que eu disse hehehe... acho isso bem estranho! Acontece o mesmo comigo, a velocidade que eu tenho em um piano é controlada, no teclado eu saio correndo hehehe...

    Bryann
    Membro Novato
    # jun/17 · Editado por: Bryann
    · votar


    workingbass (acho que é assim que escreve) que é utilizado no blues

    liliane.coimbra isso é walking bass rsrsrs

    Thiago V. Colares
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    liliane.coimbra isso é walking bass rsrsrs

    A correção mais eficiente que já vi! Foram só 9 anos depois.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Frases melodicas entre um acorde e outro ! sugestões