Problemas de Sensibilidade. TR76 totalmente desmontado, com fotos e comentários

Autor Mensagem
Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/08


Olá galera.

Este domingo resolvi desmontar meu TR-76 pra verificar uma diferença de sensibilidade em duas teclas.
Desmontei o teclado inteiro, tirei fotos, coloquei comentários nas fotos, e estou postando agora no FCC pra alguém que tenha curiosidade ou tenha o mesmo problema.

Com relação à famigerada fonte do TR! Ela fica no mesmo silkscreen das conexões do blackpane, porém, possui um fusível de proteção sim, o que deve evitar a queima de circuitos adjacentes por sobre-corrente (salvo falhas do projeto).

Baixar as fotos do TR desmontado (ZIP)

Quanto às teclas. Meu teclado apresentava uma grande diferença na sensibilidade do quarto E e do quarto F. Após retirar o mecanismo, limplar as teclas, a placa e as borrachas, essa diferença foi atenuada, porém ainda persiste. Estou pensando em trocar as borrachinhas. Alguém sabe onde posso encontrá-las?

Abraços...

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08
· votar


Aeee criou coragem!!! =P

Viva ao Paint!!!

hehehe

Cara da uma fuçada no mercado livre... tenta inverter as borrachinhas... coloca de uma oitava pra outra... pra ve... da uma lavada nelas... não melhorou em nada ??

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/08
· votar


ThyagoAmaral

Cara... Melhorou sim.. Mas com o fone da pra perceber uma diferencinha ainda.. E me incomoda.. Dá pra usar de boa... Acho que vou trocar de lado a borracha... heheheheh..

vmanzoni
Veterano
# jun/08
· votar


nossa
vc tem coragem
eu nao tenho coragem nem a pau de abrir,...
depois piora o problema
srsrsrs

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/08
· votar


vmanzoni

Que nada... É muito simples abrir e fechar... Só ter cuidado pra não sair quebrando tudo.. Vou abrir de novo daqui uns dias... Só vou comprar uma chave melhor antes, pois a que usei tem um cabo muito pequeno, e encheu minha mão de calos... hehehehe...

keys_all
Veterano
# jun/08
· votar


Jeferson Fernandes
Puts.. isso me lembra quando abri meu Kurzweil PC2, e meus 2 dias aprendendo a fechar ele dinovo kkkkkkkkkkkk....

Mas eh dahora dar essa manutneções neh?

Se voce manja de eletronica, pra vc ehmais facil ainda certo?

Muito lgl...

Abraços

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/08
· votar


keys_all

Legal pacas cara... Vixi... Vou comprar borrachinhas novas e abrir de novo... Caso não consiga, vou abrir, tomar coragem de lavar as borrachas de verdade, e invertê-las...

Abraços...

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08
· votar


Jeferson Fernandes
Num disse a tu que era fácil... vou procurar fotos em casa dos meus antigos e postar... tem foto do DGX-305, SP76, S03, PSR-230, JV1010 e PCR-M30 tudo aberto... kkkkkkk

Isso vicia... deu vontade de abrir meu TR... kkkkk

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/08
· votar


ThyagoAmaral
Isso vicia... deu vontade de abrir meu TR... kkkkk

Vai fundo.. Pra desmontar as teclas com tudo só são uns 80 parafusos.. hehehhee.. Brincadeira, mas é parafuso pra caramba.. Mas vale a experiência.. Aproveita e manda suas borrachas pra mim.. Pago 10,00 em cada.. São 2!!!

Abraços...

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08
· votar


Jeferson Fernandes
Uiaaaaaaa... quem vê pensa... sei nao viu... as molas sao iguais as do Kurzweil... as da Roland pegam diferente na ponta da tecla tem uns esticadores... e dos PSR... nem mola tem... kkkkkkkkk

Abre denovo homi e lava... eu sou aguniado d+, se tem algo encomodando tem q resolver logo... digamos que eu seja um ser paciente para essas coisas... eu ja tinha aberto e lavado e invertido até o negocio ficar bom... kkkkkkkkk

Marcos Bruxo
Veterano
# jun/08
· votar


Jeferson Fernandes
Bah !!! kara eu achei q era só o riceira o "Kara de coragem" mas agora tbm tem vc rsrsrsrs ;)
kibom resolvel o pepino!!!!!

Marcos Bruxo
Veterano
# jun/08
· votar


Jeferson Fernandes
kara vi q vc passou o secador de cabelo como falei , vc limpou as teclas com o pincel seco tbm???

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/08
· votar


Marcos Bruxo

Nem usei pincel.. O Secador já dá um trato.. Fica limpo... O problema são as borrachas...

dtplayer
Veterano
# jun/08
· votar


Caralho, eu gosto de fuçar nas coisas, mas não abriria um TR nem a pau juvenal. Eu acho que o problema deve ser nas borrachas, tenta trocar!

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


Tira as borrachas e lava com cuidado, com sabão neutro. Não esfrega pra não tirar o carvão! E a placa, limpa com uma borracha (de apagar lápis mesmo) e depois com álcool.

Teclado meu eu já tô acostumado a desmontar. Uma vez peguei o Korg da Igreja pra mexer, abri e fui colocando fita crepe com números nos cabos: Cabo 1, conector 1, cabo 2, conec 2... Mas na hora de montar ajuda pra caramba! E as fotos tb são uma mão na roda!

Isso vicia... (2)
Desmontar celular, impressora... rsrsrs acho que meu caso é grave...

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/08
· votar


tecladoprofusao

Cara... Mas o alcool não é oxidante??? Teria que ser isopropírico neh?

Abraços...

Hammond B3
Veterano
# jun/08
· votar


Jeferson Fernandes

Me passa teu email que vou te dar uns samples pra vc turbinar o TR rsrs

limpa esses contatos com borracha branca( aquelas de apagar lápis), lava as borrachas com agua e sabão neutro, deixa secar sozinho e instala denovo

Faça tudo antes de querer trocar, pq elas custam caro pra cacete, e talvez não é delas, o problema.
pode ser questão de limpeza mesmo.

riceira
Veterano
# jun/08
· votar


Marcos Bruxo


achei q era só o riceira o "Kara de coragem"

Nem tive tanta coragem assim não amigo, quando percebi que não poderia ir além, dei uma freada na empolgação e remontei a máquina, torcendo para que tudo estivesse devidamente no lugar. Tenho um TR61 que felizmente está 100% mas caso contrário não teria a coragem do jeferson fernandes para chegar até onde ele chegou...

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


Jeferson Fernandes
Na verdade... O certo é álcool isopropilico, mesmo... Mas eu já lavei umas placas (de controle vídeo-game, não de teclado) até com água e veja multiuso e nunca tive problema. Mas não recomendo isso, faço de teimoso mesmo =P
Usa isopropílico mesmo... Se usar álcool comum, seca com secador de cabelo e depois passa uma flanela seca pra tirar os resíduos.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/08
· votar


Hammond B3

Cara... É o mesmo do MSN... jeferson (underline) jeferson (at) hotmail (dot) com....rs....

tecladoprofusao

Vou fazer isso a noite...
Tenho que comprar um sabão neutro...

Abraços..

Marcos Bruxo
Veterano
# jun/08
· votar


riceira
pois é kara vi seu tópico o fusion desmontado entáo tive coragem para arrumar umas teclas q estavam lokas no meu Roland RS-50.

Pois é agora Estou criando "Coragem" para abrir o W01.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/08
· votar


Então galera...

PROBLEMA RESOLVIDO! DE VEZ! TECLADO ZERADO AGORA!

Ontem tomei coragem (por causa do cansaço) pra abrir o teclado. Fiquei até 1h00 da manhã, mas valeu apena. Tirei todas as borrachas... As lavei com sabão líquido neutro. Sequei-as com uma toalha. Enxaguei novamente, e sequei novamente. Deixei mais ou menos uma hora secando, e passei o secador de cabelos. Ficaram bem secas. Com uma borracha (de apagar lápis) limpei a placa. Interessante é que as borrachas aparentemente estavão limpas o que me desacreditou que resolveria os problemas, mas após lavadas ficou nítido que não.. Até a cor mudou, ficaram novas... A placa também que estava aparentemente limpa sujou bastante a borracha... Os eletrodos da placa ficaram mais claros (com mais brilho). E foi isso... Dessa vez executei o procedimento correto. Monteu o teclado, e ficou perfeito!!! O teclado já estava novo, porém com essa particularidade... Agora ficou show... Que delícia tocar o PC88 Sample bem equalizado com fone de ouvidos, com as teclas respondendo perfeitamente...

Estou muitíssimo, mas muitíssimo satisfeito!!!

Marcos Bruxo
Veterano
# jun/08
· votar


Jeferson Fernandes
Fiko Feliz p/vc ter resolvido o problema !!!
Isso serve de informação para nós tbm !!!

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


Jeferson Fernandes
Parabéns! :)

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08
· votar


Jeferson Fernandes
Eu disse =P

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/08
· votar


ThyagoAmaral

Pois é!! E valew apena...
De repente uma autorizada Korg cobre caro para fazer esse serviço!!! Sei lá.. Igual ao fábio_soul comentou uma vez, que para abrir nosso ex-TR61 em uma ocasião lá em Maringá, cobraram R$100,00...

ABS

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08
· votar


nosso ex-TR61
Totalmente Excelente =]

kkkkkkkkkkkkkkkkk foda né ???

claudiobrothers
Veterano
# jul/08
· votar


olá, pessoal eu quero tirar uma dúvida , quando eu uso o meu teclado via midi com instrumento virtual (vst), e vou gravar as teclas ficam falhando não dá nem pra gravar, e quando uso ele normal com os timbres dele as teclas não falham, me ajudem aí por favor me diz se o problema pode ser tambem nos midi in e out do teclado, e se for as teclas mesmo me dé umas dicas de concerto ,desde já agradeço.....

Jeferson Fernandes
Veterano
# jul/08
· votar


claudiobrothers

Creio que seja problema de latência da sua interface de audio...

tecladoprofusao
Veterano
# jul/08
· votar


claudiobrothers
Quando vc grava MIDI, só MIDI sem usar VST nenhum, num programa tipo o Sonar, dá esse problema? Se der pode ser que seus cabos estejam com problema, ou talvez sua interface MIDI. Senão é isso que o Jeferson Fernandes disse, aí o melhor é fazer um upgradezinho no PC e incuir aí uma boa interface de áudio...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas de Sensibilidade. TR76 totalmente desmontado, com fotos e comentários