Dica para um Baixista

Autor Mensagem
Dpaulo
Veterano
# jun/08


Galera,
sou baixista e tenho um trio que toca também progressivo como Rush, Pink Floyd, etc.
Estava pensando em comprar um sintetizador para que em alguns momentos eu pudesse preencher o som ou fazer alguns riffs.
Então eu tocaria baixo na banda e em alguns momentos o teclado.
Diante disso gostaria que me indicassem algum sintetizador de bom custo benefício, ou seja não muito caro para eu comprar para banda. Seria como o Rush.

Faop
Veterano
# jun/08
· votar


Quer da uma de John Paul Jones né hehe

Bom, o "queridinho de hoje em dia, devido a timbres bem realistas e o preço razoavel (em média R$1400) é o MM6, e eu acho, que para você, é o suficiente, são no total 518 timbres se eu num me engano, e os Synths e Orgãos (eu imagino que seja isso, eu num escuto muito Rush) são muito bons.

johnny_floripa
Veterano
# jun/08
· votar


Dpaulo

O MM6 é bom, mas uma coisa que senti falta é de um modo monofônico/portamento.

Acredito que o Roland GW-7 ou o Juno-D tenham esse recurso, pois tocando Rush você vai precisar muito disso.

Dpaulo
Veterano
# jun/08
· votar


O que acham do microkorg para este tipo de trabalho?

storrecilha
Veterano
# jun/08
· votar


Dpaulo

cara, o microkorg é muito especifico, acho q não te atenderia, o ideal seria um sinth mesmo, MM6 ou S03 (esse ultimo vc acha usado por ótimo preço) ou Juno D

eu pegaria um Juno, pois na parte de efeitos, leads, pads, strings é muito bom...

Faop
Veterano
# jun/08
· votar


Sem conta que o microkorg vale dois S03

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# jun/08
· votar


Né, MM6 se tivesse portamento era bom di mais conta!!
Mas será q não dá pra ir só com ele msm, pq o S03 é xato, será q essa iria querer meter a cara na síntese?

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08
· votar


Eu iria de S03 sem dúvidas... agora tem que cair em cima da sintese dele feito o Aleciano Fuckin Roses falou, tive um S03 por mais de 2 anos, e sempre me atendeu em tudo, agora realmente eh muito chato para programar... mas programado parece outro teclado... sem falar que no modo multi vc junta 16 timbres... tem portamento... 64 de polifonia, da pra fazer tudo e mais um pouco no modo multi... =]

Vai de S03!!! (preto pq o prata fica amarelo) kkkk

Dpaulo
Veterano
# jun/08
· votar


ThyagoAmaral
A questão é justamente essa, tem muito tecladista que não tem saco para programar, imagine eu que sou baixista, queria um sintetizador meio pronto. Gosto muito dos efeitos da década de 80 da korg, alguma dica?

Raphael Leone
Veterano
# jun/08
· votar


Dpaulo,

Tenho um Juno D, e gosto muito de Rush, e posso te garantir que dá pra reproduzir com bastante fidelildade os timbres da banda com esse synth. Não tenho conhecimento sobre os outros teclados para fazer uma comparação, mas tenho certeza de que o Juno D pode suprir o que você precisa.

De qualquer forma, é legal seguir a orientação que sempre é dita por aqui: precisa experimentar. Independente das recomendações ou comparações, vá a alguma loja e experimente os teclados, é o melhor jeito de se identificar com o teclado que é mais a sua cara.

Dpaulo
Veterano
# jun/08
· votar


Ouvi falar muito bem do Roland SH 201.
Alguém poderia falar sobre ele?

storrecilha
Veterano
# jun/08
· votar


Dpaulo

é um super sinth, mas, se vc quer um teclado pronto, esse esta muuuuito longe disso...
o SH201 é um sinth de fato! não tem nenhum timbre "sample" (piano, orgão, etc) apenas sons sintetizados
Tem lá alguns timbres prontos (de sinth) programados, mas o interessante desse teclado é criar sons de moogs, pads, leads, etc...

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08
· votar


Dpaulo
Isso vai de cada um... eh bronca... mas vai que tu se indentifica com sintese... ai pronto... casamento perfeito... heheheh...

mais ainda tem ai o MM6, que nao tem um poder de edição de um synth e nem eh um arranjador... (eh capado)... tem o JUNO-D tb... que tem muita coisa... e controle em tempo real que o S03 nao tem...
mas mesmo assim eu iria de S03... =]

Dpaulo
Veterano
# jun/08
· votar


ThyagoAmaral
Já testei o S03 e para mim que não sou do ramo, achei muito chato para tirar o som que quero. Eu estava pensando justamente no SH-201 pois os controles analógicos me parecem muito mais intuitivos para chegar no som que quero. O problema é que aqui em Brasília eu não acho para testar, ou seja seria uma compra na internet, uma compra no escuro.

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08
· votar


Dpaulo
o SH-201 eh feitto o storrecilha falou... eh um super synth... se um dia tu precisar de um piano... de um E.P... de algum tipo de órgão... tu nao vai achar... mas é duka, mas mesmo assim acho que é um teclado pra ser segundo teclado... pq eh muito especifico... =] se tu nao vai usar pianos... strings... organs... entao vai em frente!!! e depois posta um review pra gente... tenho vontade de comprar um SH-201, pra substituir JV1010 + PCR300 somando com o TR76...

Dpaulo
Veterano
# jun/08
· votar


ThyagoAmaral
Na verdade como disse, sou baixista e em alguns momentos do show usaria o teclado para preencher, fazer efeitos, mas sempre tocando o baixo, então não usaria pianos, strings etc, não mais efeitos e alguns solos, por isso o meu pensamendo no SH-201.
Gostaria de saber se alguém já o testou e quais as impressões.

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08
· votar


Dpaulo
Já testei sim... pode ir em frente... como eu te disse é DUKA... só nao sei como eh o som dele no mix com Banda em palco... era bom alguém que tivesse... da uma vasculhada no orkut... vê se tem alguma comunidade do SH-201 e ve os coments lá...

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


Sintetizador que já vem com coisa pronta? Tem o microX da Korg. É pequeno, leve, vem com banstante coisa pronta, é editável e vem até com um case laranja (beeeem discreto, né?). Como seu instrumento principal não é o teclado, acho que não precisa de um monstro no palco, algo pequeno seria mais prático.
Tem só 25 teclas, mas pra maioria dos solos e riffs não falta tecla. Dá uma olhada na página Korg.com (em inglês) que dá pra baixar os MP3 de demonstração. Sonzão.

Dpaulo
Veterano
# jun/08
· votar


tecladoprofusao
Valeu pela dica. O problema é que fui pesquisar os preços, o SH-201 eu achei por R$ 1.999,00 e o MicroX da Korg achei o mais barato por R$ 2.400. Aí fica complicado.....vou acabar indo mesmo no SH-201.

Tromeu
Veterano
# jun/08
· votar


Dpaulo
...vou acabar indo mesmo no SH-201.

Cara, tenta experimentar um antes a tudo custo. Sinceramente, de todos os Virtuais Analógicos já produzidos, o SH-201 é o que tem o som mais fraquinho... Ele não é ruim, mas soa digital demais pra um synth que pretende emular analógicos. Além do mais, o SH-201 tem parâmetros de sítese que só são editáveis via software, o que pra um VA é ridículo.
Nessa faixa de preço(?) tem o Alesis Micron, que tem um som muito bom, e que apesar de ser meio chatinho pra editar (não tem nem metade dos controles do SH-201), tem possibilidades de síntese infinitamente superiores e já vem carregado de presets com o tipo que tu tá procurando (tem os synths de "Tom Sawyer", por exemplo!).
Mas o melhor mesmo e testar pessoalmente...

Dpaulo
Veterano
# jun/08
· votar


Tromeu
vou pesquisar a respeito, valeu pelo toque.
tem idéia de faixa de preço?

Tromeu
Veterano
# jun/08
· votar


Dpaulo
tem idéia de faixa de preço?

Mais barato que o SH-201... ou o mesmo preço, na pior das hipóteses.

Dpaulo
Veterano
# jun/08
· votar


ThyagoAmaral
você sabe me informar se dá para gravar trechos de músicas no SH-201. Pois na música Breathe do Pink Floyd, tem aquela introdução que termina com um grito, (não sei se você conhece). Eu gostaria de gravar no teclado essa parte para tocar no show.
Não sei se fui claro...rs

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/08
· votar


Dpaulo
o SH-201 não tem sequencer... acho q nao da pra gravar nao... tenta ve o preço do Alesis Micron que o Tromeu falou... nunca toquei em um... mas já vi em shows gente usando ele... e é um baita som... da uma olhadinha no preço!!!

Dpaulo
Veterano
# jun/08 · Editado por: Dpaulo
· votar


ThyagoAmaral
única coisa no micron é que não notei se é fácil para acessar os bancos, tipo para eu mudar o som durante a música
o melhor preço que achei foi de R$ 1.700 em 10x. O SH-201 foi de R$ 1.999 em 10x. A questão é, diante desta diferença de preço, o que vale a pena...rsss

Tromeu
Veterano
# jun/08
· votar


Dpaulo
única coisa no micron é que não notei se é fácil para acessar os bancos

Dá pra mudar de timbre até girando o modulation wheel. ;) No modo "setup", o Micron pode executar até quatro timbres ao mesmo tempo (mas o teclado só tem três oitavas). Agora, gravar grito (ou qualquer outro sampler) não rola em nenhum dos dois...

Quando falo que o Micron é melhor, tô me referindo apenas à qualidade do som e possibilidades de síntese: Não há comparação... Mas em todo caso, se tu vau gastar mais de 1500 paus num instrumento, acho que você TEM QUE LER OS MANUAIS de ambos! (baixa da net) Aí sim, você vai saber exatamente o que cada um pode oferecer mediante às suas necessidades. Assiste também uns vídeos do youtube (aparece mudanças de timbre em alguns...).

Dpaulo
Veterano
# jun/08
· votar


possibilidades de síntese
como não sou do ramo, lá vai minha pergunta idiota:
o que isso significa tecnicamente?

Tromeu
Veterano
# jun/08
· votar


Significa que, para criação de sons sintéticos, oferece um pouco mais de tudo. Prá ficar no básico:
SH201 - 2 Osciladores + 1 Filtros + 1 Amp + 2 LFO + 3 Envelopes
Micron - 3 Osciladores + 2 Filtros + 1 Amp + 2 LFO + 3 Envelopes
Só que o Alesis tem FM, Sequencer, 20 tipos de filtro (contra 6 do SH) e uma "matriz de modulação" extremamente complexa (com 114 fontes e 78 possibilidades de destino, uma cavalice).
Mas quantidade no fim das contas não é nada comparado à qualidade, e como falei, não há como comparar a qualidade dos osciladores e dos filtros do Micron com o SH...

Outra coisa estranha é que o SH-201 tem espaço pra 32 timbres do usário. o.O Isso é inexplicável... meu Roland Juno-106, de 1984, tem 128 user presets....

Dpaulo
Veterano
# jun/08
· votar


Tromeu
muito obrigado pelos esclarecimentos

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


Que tal um Pico 4 controlado por um CME de 49 teclas ou M-Audio de 25? Tudo junto sai no máximo por R$1.375,00. Tem umas coisinhas já prontas e nenhum recurso complicado pra atrapalhar. Só é pouco prático carregar dois volumes, duas fontes e dois cabos (MIDI e áudio).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dica para um Baixista