Roland XP-80 & XP-60 diferenças?

Autor Mensagem
Marcos Bruxo
Veterano
# mai/08


Roland XP-80 & XP-60 pelo q entendi a diferença é somente o fato de um ter 61 teclas(xp-60) e o outro 76( xp-80).
alguem sabe me dizer se tem + diferenças? quais?
tenho um RS-50 estou pensando em comprar um Xp-60.

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/08
· votar


Marcos Bruxo

Está certa sua análise... O que muda é a quantidade de teclas...

Quanto a troca... Tem os prós e os contras... :

- Seu RS-50 tem 32MB de ROM 4X mais que o XP-60/80 que possui apenas 8MB de ROM.
- Para expandir a ROM do XP-60/80 pode se utilizar até 4 placas SR-JV80 onde cada qual possui 8MB de ROM. Porém são caras e os títulos mais legais são raros.
- O XP-60 tem teclas susperiores ao RS-50.
- O XP-60/80 possui sequenciador.
- O XP-60/80 possui uma síntese muito mais completa que o RS-50, com mais recursos de edição, maior compilação de recursos...

No fim das contas... Eu trocaria fácil, pois já tive um RS-5 e um JV-1080 e apesar da vantagem do tempo e tecnologia do RS-5 o resultado era muito melhor no JV-1080...

Abraços...

Marcos Bruxo
Veterano
# mai/08
· votar


Jeferson Fernandes
pois é !!!
estou pensando em trocar pq ouvi uma timbre de sax no Xp-80 q é na minha opinião muito melhor q o do Rs-50. portanto bom msm.
tbm ouvi falar q os XP-60/80 tem timbres de pianos acust e rhodes melhor q os xp-50 e rs-50. komo vc vê os "xp-60/80" são imbativeis até hj.

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/08 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


Marcos Bruxo
"xp-60/80" são imbativeis até hj.

Não vamos exagerar... Um Juno-G por exemplo, está no mesmo preço e é muito melhor que um XP-60/80... Tirando as teclas, tudo é muiiiiiiiiiiiiiitto superior por exemplo...
Eles foram vedetes de uma época... Hoje a época é outra... Mas com certeza são excelentes máquinas, e perfeitamente usáveis até hoje...

Obs.: A densidade sonora desses modelos é muito boa...

Faop
Veterano
# mai/08
· votar


Obs.: A densidade sonora desses modelos é muito boa...

O que seria densidade sonora?

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/08
· votar


Faop

Alguns chamam de peso, de punch....
Mas é a presença do audio.. É diferente da tonificação do sinal processado, ou seja, do resultado cheio de efeitos... É como a característa do sample, é reproduzida no PA, no MIX da banda... A Densidade seria o corpo Sonoro.. O textura do timbre...

Tedloy
Veterano
# mai/08
· votar


Colegas, toquei em um evento, estavam lá vários teclados o Juno G, o D, M06 yamaha...me chega uma garota com o XP80, não só pelo fato dela ser uma exelente tecladista, este teclado é paulada, os oustros os tecladistas ficavam pedindo graves, agudos e tudo mais, ela não pediu nada, ligou tocou e eu fiquei realmente supreso com esta máquina vintage que canta alto...

ROTTA
Veterano
# mai/08 · Editado por: ROTTA
· votar


Marcos Bruxo
alguem sabe me dizer se tem + diferenças? quais?

Não tem outras diferenças entre o XP-60 e o XP-80, apenas o número de teclas. São equipamentos com mais de 10 anos de idade, e que ainda são bastante versáteis mesmo para os padrões de hoje. Bons timbres e recursos de edição. Falta um sampler, é verdade.

Abraços.

Marcos Bruxo
Veterano
# mai/08
· votar


Alguem sabe me dizer se o Juno G tem um piano acust & sax alto igual ou melhor q o dos Xp-60/80?

ROTTA
Veterano
# mai/08
· votar


Marcos Bruxo
Alguem sabe me dizer se o Juno G tem um piano acust & sax alto igual ou melhor q o dos Xp-60/80?

Não comparei lado a lado, mas provavelmente melhores. Tecnologia mais nova, amostras mais novas, etc.

Abraços.

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/08
· votar


Marcos Bruxo

E mesmo que não teja SAX do seu gosto, com o XV-Collection vc coloca os timbres da linha XP no seu Juno-G fácil, fácil...
Mas com certeza o Juno-G é melhor que o XP-80... E é muito... Perde com relação a teclas... Fique bem claro.. Mas de resto.. Conheço muitas pessoas que fizeram a troca XP-80 c/ JG, e não sentem o mínimo de saudades... São máquinas da mesma marca, de eras diferentes... O Juno-G é Sampler, é mais modernos, tem mais inserts MFX, mais polifonia, 8X a memória ROM do XP-80...
Enfim.. Uma infinidade de íntens que daria muito texto...

Abraços

winder
Veterano
# mai/08
· votar


eu comparei ...
tenho um juno-g
e a banda tem um Xp-60

o piano acustico do XP é muito bom.. +o do juno-G bem equalizado , com os quatros tones ... fica muito melhor... timbre de sax entaum nem se fala... sem editar nada é melhor.... =)

abraços

Marcos Bruxo
Veterano
# mai/08
· votar


Jeferson Fernandes
winder
Pelo q vejo o negócio é JUNO "G" , pois é estou pensando em 1 workstation q resoltudo em timbre.
tenho um rs-50 e a banda tem korg 01W/fd então ja vui td piano no rs e as outras coisa no 01 W/fd, + estou pensando em talves usar só o roland juno G pq só 1 q resolva é bem + pratico Vlw as dicas.

Se alguem quiser postar umas demos do junoG e ou dos xp's
Fikem a vontade será bem util.

Tedloy
Veterano
# mai/08
· votar


Alguem sabe me dizer se o Juno G tem um piano acust & sax alto igual ou melhor q o dos Xp-60/80?
Colega, não tem mesmo, para você conseguir melhorar tem que programar, e é trampo....

winder
Veterano
# mai/08
· votar


os sax's do juno são muito bons.. vc dando uma editadinha fica perfeito..

Marcos Bruxo
Veterano
# mai/08
· votar


Pois é o juno G realmente é a melhor opção
+ uma coisa, entre o juno G e o MO6 qual deles é o melhor?
até aki eu estou achando o JUNO G.
e vc's?

Rick Pac
Veterano
# mai/08 · Editado por: Rick Pac
· votar


Juno G = R$ 2.790 zerado com NF e garantia aqui

XP-60 = +/- R$ 3200
XP-80= +/- R$ 3500

Ambos com uma média de 10 anos de uso.
Lembre-se de que muitas peças tem vida útil reduzida como visor LCD( R$ 300) bateria da placa mãe, borracha de contatos das teclas, etc.

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/08
· votar


Galera.. Já foi amplamente discutido isso no FCC mas vou colocar alguns pontos para quem tem dúvida...

Vale só lembrar que já tive 2 Juno-G, 1 JV-1080 e minha banda tem um Fantom-X7 e um XP-80 disponibilizados pela comunidade onde toco. No entanto uso um TR....

Além do sampler, o Juno-G apresenta um Sistema Operacional sem pontos comuns com a linha XP. Além da maior gama de recursos de edição e de recursos de conforto, toda interatividade do teclado é amaparada em um conceito novo... O teclado está na mão do tecladista, oferece alternativas, é bem aberto, claro e intuitivo. Afirmo com toda certeza, a interface operacional do Juno-G é mais moderna e melhor elaborada que a do Fantom-X. Além dos recursos de software, os recursos de hardware são outros também.. Interfaces de audio, conexão, expansão de memória flash, triggers (knobs e óticos), interface sampler (gravador de audio), e o próprio Sampler Phaser e Sampler Patch. A memória ROM original do Juno-G é 8X maior que a memória ROM do XP... Isso mostra que além de uma maior quantidade de waveforms, de melhor elaboração do waveform list, e maior complexidade estrutural dos multisamples, há um sampleamento de maior fidelidade e resolução de audio. Além disso já estamos falando de um conversor A/D e D/A que está cerca de 10 anos a frente dos conversores de Audio da linha XP. Na parte de processamento de audio, são 6 inserts ao todo, considerando até 3MFX + 2FX + 1MEQ contra 2 inserts FX da linha XP... Hoje podemos juntar 4 osciladores estereo por Patch, ou seja, trabalhar com até 8 Waveforms diferentes, ou seja, é praticamente uma performance layer usando recursos de Patch... !!! A polifonia pode ser um ponto irrelevante em alguns casos, mas com certeza pra quem sequencia é um conforto a mais... Por falar em sequenciar o Juno-G sequencia 16 pistas como o XP-60/80, porém pode mixar + 4 pistas de audio externo no sequenciar.... Além de mixar tudo internamente, e poder converter em audio internamente...
Ou seja, as coisas mudaram tanto do XP até aqui que falo com toda convicção.. O XP-80/60 cabe em 10% dos recursos das workstations atuais... Um ponto aos amantes do XP-80 (eu sou um, apesar de toda essa sobriedade)... Quem tem um teclado da família Fantom de 4º geração (Fantom-Xn/Xa/Xr/Juno-G) pode acrescentar bibliotecas de timbres como a XV_Collection que acrescenta ao Juno-G os presets Clássicos da linha XP.. São mais de 1000 presets (MIDIed Grand, MK-80 Rhodes, Film Octaves, S.A.E.P, Edye Boost, Gospel Organ, Vintage Orchs e por aí vai)... O que permite vc preservar ou utilizar os timbres antigos ou preteridos na engine nova... Não falei das expansões SRX... São + 64MB de ROM (equivalente a 8 placas SR-JV80)... A SRX-07 por exemplo tem todas as WAVEFORMS das placas Vintage Synth, Keyboard 60's 70's, Bass'n'Drum + Coletânea da Placa Session e Piano + 32MB de novas waveforms... Acho que com esses comentários é possível perceber que uma máquina não tem mais nada haver com a outra... Lógico, o Juno-G é um Entry Level, é econômico.. As teclas não chegam aos pés das teclas do XP-80... Mas vale apena.. Hoje me identifico muito com o TR, mas por muito tempo usei os teclados citados acima, e sempre tive resultados magnificos utilizando o Juno-G... (Sozinho)......

Abraços...

keys_all
Veterano
# mai/08
· votar


Galera nao é por nada nao, mas eu tive um Roland Faantom XA, e fiz mtaaaaa coisa nele.. mas.... uma coisa nao é possivel...

Deixar os timbres dele iguais e com peso ao do XP80...

Eu particularmente entre um Juno-G e um Xp80, vou de XP80 FACIL FACIL...

Nao venham com essa de Rom e o caramba, que nao cola... o MO6 tem 175MB de rom, e quase todo mundo o diz que é fraco...

o MM6 da yamaha tbm, tem 75MB e ninguem curte...

os Kurzweil tem mtooo menos que tudo isso ai, (ate os mais atuais) e tem os melhores timbres, e os melhores simuladores de hammonds....

enfim.... nao venham com essa que to "tamanho" em rom, faz a grande diferença.. pq isso eh mentira...

sou muito mais um korg triton classic do que um triton le....

mas isso eh MINHA opniao...

valw

keys_all
Veterano
# mai/08 · Editado por: keys_all
· votar


Quem tem um teclado da família Fantom de 4º geração (Fantom-Xn/Xa/Xr/Juno-G) pode acrescentar bibliotecas de timbres como a XV_Collection que acrescenta ao Juno-G os presets Clássicos da linha XP.. São mais de 1000 presets (MIDIed Grand, MK-80 Rhodes, Film Octaves, S.A.E.P, Edye Boost, Gospel Organ, Vintage Orchs e por aí vai)... O que permite vc preservar ou utilizar os timbres antigos ou preteridos na engine nova...

Nao é bem assim nao amigo...... por ex, os orgaos dos fantom TODOS ODEIAM.... (eu consegui com mtoo custo fazer um legal e me acostumar ao hammond meia boca do fantom...)
Ja na linha XP, exitem orgaos muitoo legais.. e bemmm melhores que qualquer fantom ou juno por ai...

(nao vamos pensar na SRX OK?, mesmo pq o juno-g aceita UMA SRX, e se ele por a SRX11 de PIANO, ja era... os hammonds da SRX07, ficam de fora...)

E sem sampler, pq mapear sample no Juno-G eh praticamente impossivel, afinal nao eh player.... (mtos usuarios tentaram e no fim desistiram pq eh mtoo dificil o fazer...)

e os timbres sao poucos os melhores... pq do resto.. é sem peso e sem realidade....

salve a tecnologia apenas.... polifonia,sampleamento, sequencer.. e tals..

vmanzoni
Veterano
# mai/08
· votar


esse cara aí ficou traumatizado com o XA.. heheh

eu comparei os timbres do JG com um XP-30 ha mais ou menos 1 mes e meio
Tirando os timbres da placa, o XP 30 perde feio pro juno.
agora qd vai pros timbres da session, ele faz muuuuuuuuuito bonito, gana do JG
agora se colocar a SRX07 no juno, o XP 30 fica pau a pau nos timbres preset, ganha um pouco pela variedade de pianos q possui por exemplo.
agora qd vc vai mexendo nos 2, o JG mmete pau.
os efeitos sao BEEEEEEEEEM melhores...
daí o timbre no final fica mais encorpado e bonito. (se souber editar lógico)

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/08
· votar


keys_all

Cara... Eu usei muito o Juno-G... E conheço bem ele...
O que é difícil é montar o primeiro mapeamento.. .Após isso é só editar.. Eu usei continuamente o Sample do NIB4 pra Hammond, que era superior em muito aos timbres internos de qualquer Roland excluindo simuladores... Além do mas a simulação de LESLIE do XP é um lixo, artificial... Essa família tem o plugin VK-Rotary... Além disso sampleei pianos Kurzweil, Motif, Steinway... Enfim... O Juno-G é sampler Player, está escrito no manual que é Sampler Player, e eu como a maioria dos usuários deles já o utilizaram dessa forma... A deficiência dele é de não criar os multisamples automaticamente, mas permiti vc criar mapeamentos manualmente...

Quanto ao XV Collection... Alguns timbres utilizam waveforms similares ou insters similares por não haver o mesmo na engine atual... Nesses caso vai gosto e da habilidade de quem está mexendo... As vezes é necessário editar, diminuir release, pra se ficar mais parecido... O Vmanzoni cansou de resproduzir esses timbre através de edição e de montar timbres (principalmente pianos) muito superiores aos originais no Juno-G...

Quando ao peso do timbre é indiscutível que o XP preserva de fábrica a melhor disposição em que estão de sonoridade... Bom.. O Juno-G precisa de alguns atributos... Como aumentar a resposta das teclas... Utilizar o Master EQ, aumentar o ganho (pré)...

Quanto ao Fantom-Xa.. Eu também tive um... Tirando as teclas um pouco melhores e a aparência, tem coisas no Juno-G melhores do Xa.... Por exemplo.. O Xa não tem Live Setting!!! Manipulação de Performances.. O Juno-G tem mais recursos... Inclusive o acionamento de partes quando a performance é inativa.... Esse "switch" é possível no Juno-G e não nem no Fantom-Xn...

Tiago... Vale termos o bom senso de avaliarmos que opnião é pessoal e não pode se valer como verdade absoluta... Estou falando da minha experiência, com equipamentos que conheço bem, porque já tive, aliás... O XP-80 está em uma capa da wake make sound na sala de som onde guardamos as coisas... Eu gosto muito dele... Tirando Metais e Orgãos... O restante é muito bom... Mas vou dizer pra vc... Ele é todo contaminado com Chorus... O Chorus dele sobressai muito, nos pianos, pianos elétricos, nos Synths, Leads, Vocais... Enfim... Isso me faz enjoar um pouco....

Enfim.... Não deixa de ser um bom teclado apesar da idade...

Mas se tiver dinheiro pra comprar um Roland, comprou outro Juno-G invés de optar por um Fantom-X..

Quanto a história da ROM... Quantos pianos sampleados nota-a-nota em 4 níveis com amostras estereo caberiam em uma ROM de 8MB... Pois é... Nenhum... Por isso Fantom-X tem 128MB, MO 175MB e por aí vai... Não é preciso ser músico pra saber que amostras de audio com maior resolução, taxa de amostragem, com mais layers, enfim com melhor qualidade ocupam mais espaço!!!

Abraços...

Scoth_Pr
Veterano
# mai/08
· votar


Acho que essa assunto dos XP's é amis saudosismo do que experiência em si. A "época dourada" do XP-80, 01/w, DX7 etc... Hj, se eu ainda estivesse investindo em teclados, compraria sempensar o Juno-G.

Agora dizer que tamanho de ROM é base de comparação é piada. O PC2 tem uma ROM muito menor que a do Juno-D (D mesmo) e tem timbres infinitamente melhores.

keys_all
Veterano
# mai/08
· votar


Jeferson Fernandes
Acho que me interpretei mal.... o que eu quis dizer foi o fato de dizeru que o XP é MTO inferior ao Juno-g (no caso acima) e voce sabe que nao..

O vmanzoni um tempo atras me mostrou uma demo do piano da srx07 e ele falava que era mtoo melhor e tals.. porem... eu falava q era mesma merda do fantom xa present.. e do junog mesmo... qd ele foi ve... ahaha

ele tava gravando o piano errado ou seja.. era o mesmo piano do proprio juno-g.. só q o mesmo tava afirmando q era melhor e tals..

Entao.. acho q isso eh mais "seila" se eh q me entende...

Os timbres do juno-g fantomxa por ex (digo eles pq os conheço bem) nao tem os mesmos pesos da linha xp 30 60 80 ....

o fato de "melhorar" o junog... eh pra mim..piada... pq a parte de edição dele.. vc nao melhora nada a nao ser "medio grave e agudo" usar um ou outro efeito pra dar um "tchan" a mais...

mas o timbre em si.. sem chance...

Por ex, pega o juno g e pega o piano GM Piano 3 se nao me engano... eh um piano com brilho q foi e eh mtoo usado hj ainda..

agora pega o piano igual do Juno-G q disse, e pega do XP.. vc vai ver a diferença de vdd...


Quantos pianos sampleados nota-a-nota em 4 níveis com amostras estereo

haha... desculpa, mas dizer que nos pianos do junog tem 4 layers eh piada... pq nao tem.. eh só vc perguntar pro ze ozorio...

mas td bem... só estou defendendo, o fato de ficarem falando que o juno -g ou fantom xa ou ate mesmo os xn dao um banho nos XP... isso eh MENTIRA..(salve a tecnologia usada nos novos CLARO)

Scoth_Pr
Agora dizer que tamanho de ROM é base de comparação é piada. O PC2 tem uma ROM muito menor que a do Juno-D (D mesmo) e tem timbres infinitamente melhores.
Preciso dizer mais alguma coisa??

vmanzoni
ahahha pra vc, se eu falar que coloquei um pente de memoria no seu teclado, vc ja fala q melhoro o piano dele kkkkkkkkkkk

+P

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/08
· votar


Scoth_Pr

Agora dizer que tamanho de ROM é base de comparação é piada. O PC2 tem uma ROM muito menor que a do Juno-D (D mesmo) e tem timbres infinitamente melhores.

Porque a Engine do Juno-D é uma piada... A síntese dele é uma piada.. .O Gerador de som é uma piada.... Os inserts também...

O PC2 já é profissionalíssimo... Se o PC2 é bom com 16MB de ROM (P.EX), imagina se ele tivesse 128MB, com uma variedade de timbres bem maior... ???
Agora.. Ao comparar engines diferentes, a ROM não tem nada haver... Não chegamos a entrar nesse ponto, porque ela não determinará nada... É uma questão interpretação...

Neste casp... Estamos falando de ENGINES parcialmente iguais!!! Porque??? Porque a engine ROLAND que existe no XP-80 de fato é uma porção da engine atual existente hoje no Juno-G... Nesse caso cabe sim a comparação da ROM... Vc usaria um Juno-D normal ou um Juno-D LE? Um RD-700sx ou um RD-700gx... Um Juno-G básico ou um com uma SRX-07??? Nesses casos a ROM é totalmente comparável???

Vc compraria um Triton LE 76 ou um TR76??? Agora me responda... Qual é a única diferença relevantes entre eles???

Abraços...

keys_all
Veterano
# mai/08
· votar


Só para constar....

Peguei um SAMPLER de UMA LAYER do piano do xp80, e coloquei no Triton Classic.. vejam o que voces acharam.

PIANO XP 80
http://www.4shared.com/account/file/47307962/bcd10533/XP80_-_INST.html

PIANO KURZWEIL PC88
http://www.4shared.com/account/file/47307565/2baf69f4/KURZWEIL_-_INST. html

Agora um Piano do Triton Classic, sem mexer em nada...

PIANO TRITON CLASSIC
http://www.4shared.com/account/file/49411249/40516c51/By_ThyTe_-_L__R_ Piano_-_Triton.html

Agora Esse é um piano mexido segundo o proprio KorgMan, que diz que faz uma melhora nos pianos

PIANO MODERN CLASSIC
http://www.4shared.com/account/file/49411341/4f488e54/By_ThyTe_-_Moder n_Piano_-_Triton.html?sId=eiKS5QK7FiJ3UKH5

keys_all
Veterano
# mai/08
· votar


Jeferson Fernandes
Mas amigo se for assim entao, a roland ta marcando nao axa? por que o Juno-G tem 64Mb Rom e sintese do fantom x, o fantom xn tem 128Mb Rom, e dizem que sao os mesmo timbres do Juno-G ahahahahah

Entao...??? Comprar um fantom Xn por ter tela colorida?? ou por ter uns inserts a mais ou coisa do tipo???

Acho que ja estao caindo em contradição...

Vc compraria um Triton LE 76 ou um TR76??? Agora me responda... Qual é a única diferença relevantes entre eles???
o tamanho da ROM.. certo??

óóóó Sim.. e o que se difere nele?? que tem 1 banco a mais a penas.. e que os pianos ainda sim sao por carias... ahhaha

isso de ROM hoje em dia nao cola... vide sistema kurzweil tops.. K2600 eles tem 3GB de rom nao eh??? dai compara com os timbres do PC2 que esse sim eh TOP com 16mb rom... e os timbres sao bemmmm diferentes do K2600 nao eh??

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/08
· votar


keys_all

haha... desculpa, mas dizer que nos pianos do junog tem 4 layers eh piada... pq nao tem.. eh só vc perguntar pro ze ozorio...


Eu não disse isso.. E isso não existe.. Quem tem isso é o Fantom-X...

Entao...??? Comprar um fantom Xn por ter tela colorida?? ou por ter uns inserts a mais ou coisa do tipo???

Aí é outra discursão... O Fantom-X é bem diferente do Juno-G em vários aspectos... Vai mais duas páginas de discursão que não compensaria em relação ao tópico... A idéia aqui é.. Pego um XP-60 em troca do meu RS-50 ou parto pra um Juno-G....

o tamanho da ROM.. certo??

óóóó Sim.. e o que se difere nele?? que tem 1 banco a mais a penas.. e que os pianos ainda sim sao por carias... ahhaha


Sim... A ROM dobrou de tamanho 64MB... Os pianos do Triton Le são abomináveis...o do TR são só piores.. Mas mesmo assim existem extras em todas as categorias... As outras melhorias ficam pelas teclas bem melhores, USB, SD... Mas o ponto forte são as amostra estereo de piano que eu não gosto, e os timbres extras... A quantidade de banco continua a mesma A, B, C, D e GM....

isso de ROM hoje em dia nao cola... vide sistema kurzweil tops.. K2600 eles tem 3GB de rom nao eh??? dai compara com os timbres do PC2 que esse sim eh TOP com 16mb rom... e os timbres sao bemmmm diferentes do K2600 nao eh??

O PC2 tem 256 timbres... Eh formidável... Mas já foi discutido aqui... E pelo que os entendidos falam há diferenças notáveis na sonoridade do K26XX em relação aos demais....

Isso vai ser uma discursão infinita... Mas no meu ponto de vista... Comparar Yamaha com Roland pela ROM não dá... São teclados diferentes, sínteses diferentes... Cada uma com seu ponto forte... Mas pra comparar teclados com a mesma arquitetura a ROM é diferencial sim... Volto... A discursão é entre XP-80 e Juno-G... E a ROM nesse caso é um dos diferencias... Esse é o assunto.. Vamos falar disso... Desse ponto, sem PC2, sem MO e por aí vai...

keys_all
Veterano
# mai/08
· votar


Jeferson Fernandes
Td bem a cara.... eu só dei minha opniao, para realmente mostrar outros modos de vista...

desculpe se fui ignorante...

abraços...

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/08
· votar


keys_all

Que é isso cara... Isso que é o bom do fórum... Argumentações ricas, embasadas... sem floodagem... Vc está certo...

Até peço desculpas pela minha insistência...

Mas acho que esse é o caminho em torno de um tema... Destrinchar as coisas pra sobrar informações de diferentes ponto de vista....

Abraços...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland XP-80 & XP-60 diferenças?