O som do MOTIF XS some no meio da banda?

    Autor Mensagem
    fábio_soul
    Veterano
    # mai/08


    Fala moçada...

    É o seguinte: estou estudando a possibilidade de comprar um MOTIF XS6. A experiência que já tive com sintetizadores foi o Korg TR (por mais tempo) e, recentemente, um X50 que já está quase vendido. Entre os tops de linha, tem o Fantom-G, o M3, e o MOTIF XS. O problema do M3 é pianos, não consigo engolir os pianos dele. O Fantom-G, por não conhecer e ainda ninguém ter tido, fico com muitas ressalvas com relação a ele com relação, principalmente, a órgãos e metais, embora o piano dele seja o que mais me agrade. Já o MOTIF XS, o único que já testei dentre estes (duas vezes), quando testei, senti que faltava peso nos timbres aparentemente, e me deu um medo de o som dele sumir no meio da banda, já que só toco com banda, praticamente. Sinceramente, acho difícil que tanta gente use MOTIF ES e alguns já com o XS em bandas famosas (embora eu saiba que a popularidade de um teclado não faz ele ser melhor ou pior) e ele tenha um som que suma no meio da banda, mas a impressão que tive foi essa nas duas vezes que testei ele e é por isso que ainda hoje tenho esse medo.

    Gostaria então de perguntar para quem tem MOTIF (em especial o MOTIF XS) e toca em banda, se o som dele some no meio da banda, ou aparece normal, como os teclados Korg e Roland. E se, por acaso, você játeve experiência em banda com o MOTIF e com um Korg, seria melhor ainda se pudesse comparar os dois.

    Valeu galera.

    Abraços.

    A paz.

    expedifer
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: expedifer
    · votar


    Acredito que não existe isso do som "sumir no meio da banda" pois o que manda é o volume, timbre escolhido e seus efeitos (resonâncias).

    Por mais ruim que seja a marca, se alguem quiser que seus timbres sejam ouvidos (ate no meio de uma banda de fanfarra) poderá fazer se ouvir. Vai da técnica, ajustes, edições, volumes e timbres. Ou seja, vai da técnica do tecladista.

    Agora sobre a QUALIDADE do que se ouve, ai é outra estória. Ai sim vc terá que escolher a marca do teclado e PARA QUAL SOM o quer. Banda geralmente exige metais (e ai deverá escolher um Korg) , isso na maioria dos shows. Mas alguns pedem pianos (poderá ser um Roland ou Kurzwel) e outros demais instrumentos apenas para fundos (ai poderá ser Roland, Yamaha, etc, como já toquei num Mo numa banda dando sons ate demais - reclamaram). Mas se for sons de fundos, já não são mesmo pra chamarem a atenção e nem são "ouvidos" como se quer. Só metais é que "querem" chamar a atenção (entre outros timbres). Portanto, nessa "vontade" de se fazer ouvir (que vai acabar em briga com o guitarrista), terá que escolher Korg. E boas "briguinhas" (rsrsrsrsr). Abç

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    expedifer

    Meu amigo, ouça um som de top de linha e o mesmo som (mesmas waves, mesma edição e mesmo tudo) num entry level no meio de uma banda, aí você perceberá o que é o som sumir ou não. Ou melhor ainda, pegue um TRITON Le, ou similar, que leia sample e coloque o sample do PC-88 bem editado. Toque com ele por algum tempo e depois coloque o som de piano interno do TRITON. Não estou falando de timbre e nem de qualidade, estou falando de peso de timbres. O piano do TRITON você vai erguer para aparecer no meio da banda, e mesmo assim, não conseguirá ouvir com nitidez o que está fazendo e, se continuar erguendo mais, vai chegar uma hora que você vai entender o que está tocando, mas quando essa hora chegar, seu teclado vai estar completamente fora do mix da banda, cobrindo todos os outros instrumentos. Já o sample, não precisa erguer muito para perceber que o que você está fazendo está sendo percebido, PERCEBIDO, e não OUVIDO. Ouvir, você pode ouvir um monte de emboleira, mas só com um timbre que tem peso você pode entender. O mesmo acontece com o sample do piano Kurzweil no TRITON e o próprio som do Kurzweil no SP, o som do SP é bem mais pesado e nítido (embora eu não goste). Digo tudo isso por experiência própria, em uma das bandas que toco tem outro tecladista que usa um SP 76 e durante mais de 1 ano venho analisando tudo isso.

    expedifer
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: expedifer
    · votar


    Exatamente: vc disse TUDO. Isso se chama num teclado menos "expressivo" em algum timbre de "EDIÇÃO". É editar ate se ter um som audível numa banda e com qualidade (não vai querer pôr os mesmos timbres preparados de audição suficiente numa sala de erudito para tocar numa banda de rock a 140 decibéis, não?) É por ai.

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Não, você não entendeu. Não é isso. A questão se resolve respondendo à pergunta: Por que a Roland têm pianos melhores do que a Korg? Só por causa do timbre?

    Claro que não. Os pianos da Roland aparecem no meio da banda. Se for por timbre, confesso que gosto muito mais do piano estéreo do TR do que os dos XP, mas coloca os dois teclados um do lado do outro e toca com a banda junto: o do XP aparece, e o do Korg não. É disso que estou falando.

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Aliás... Alguém sabe se já tem MOTIF Rack XS vendendo em alguma loja do exterior? Qual será a base de preço dele por aqui?

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Achei:

    http://www.zzounds.com/item--YAMMOTIFRACKXS

    Artref
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Nunca testei O MotifXS com banda, mas acho que ele não deve ser engolido não, afinal estamos falando de um top de linha.

    Já o M3, esse tenho certeza que não decepciona. Pelo contrário: supera expectativas.

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Artref

    É como eu sempre digo, a única ressalva que tenho em relação ao M3 são os pianos, que não me cairam muito bem (sou muito exigente para pianos), se não fosse isso, eu teria certeza absoluta de que o M3 é a melhor opção entre os tops atuais para mim (meu tipo de uso).

    expedifer
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Se eu tivesse $$, compraria um M3 e um XV2020 com a SRX11. Resolveria totalmente teu problema (pra mim bastaria o M3 ou um TR-76)

    Artref
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Artref
    · votar


    É man, se não gosta do piano do M3 então não tem jeito, e tem o fato de ele ser o mais caro também.

    Mas eu de você testaria ele ao vivo. Putz, ainda mais você que toca em banda, o modo Combi expandido dele seria perfeito pra você. E botar sons e efeitos nos pads então? Nem te falo o quanto é útil e divertido. =) Tem uma música que toco que uso o teclado dividido em 3 partes e cada pad solta um efeito diferente, putz, como é legal isso.

    Sabe, todos esses teclados tops são espetaculares, é escolher um e ser feliz, mas para minhas necessidades e gostos, o M3 é insuperável. Tanto que não me importei de pagar (bem) mais por ele.

    Mas tem que ver o que você preza, gosta, vai usar, precisa, enfim.

    Eu falo isso pra você porque quando fui testar o MotifXS, tive uma reação parecida com a sua....achei os timbres muitos bonitos e o teclado, no geral, espetacular. Mas senti que faltou aquele "peso", aquela "pegada". Quando testei o M3 (no mesmo fone), putz...foi outra coisa. Eu já estava gamado no teclado antes de ver ao vivo, e quando vi, acabei gamando de vez.

    Mas cara, acho que você não vai se decepcionar com o MotifXS não.

    EDIT: Lembrei, em outro grupo tenho 3 amigos que têm MotifXS, vou repassar sua dúvida pra eles e depois respondo. De repente você pode perguntar direto pros caras, eu te falo amanhã.

    yurikat
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Cara estou "namorando" o XS faz alguns meses, só não comprei ainda por falta de tempo$, testei muito o Xs e posso garantir q o mesmo tem um mix de banda incrivel (digno de um top).
    Já presenciei diversas vezes tecladistas usando o XS e tive a oportunidade de tocar (pena q foi por poucos minutos), depois de tudo isso cheguei a uma conclusão: O Xs tem timbres realmente maravilhosos, timbres gordos e de presença. Alias tem alguns timbres de intrumentos acústicos q são espetaculares, como gosto de montar efeitos e sequenciar quase chorei de emoção quando escutei estes timbres...
    O m3 tmbm é muito bom, porém realmente não gostei dos pianos (sem peso, magro), isso faz uma grande diferença na hora de fazer um investimento deste valor...
    Para mim a melhor opção é o XS mesmo...
    Sem falar no $$$ - O valor do Xs esta muito atrativo... Agora o M3 $$$$$$$$$$...
    Falou

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    expedifer

    Num futuro próximo vou relatar uma experiência minha (agora não psso falar sobre isso) que vai fazer você entender do que estou falando.

    Artref

    O duro é que se eu comprasse um M3, seria sem testar, aqui na minha cidade não tem, só chegou o MOTIF XS e acho que o Fantom-G deve vir só lá para o meio do ano que vem. Já o M3, tenho minhas dúvidas se virá, pois nunca achei por aqui TRITON EXTREME (na época que ele estava em linha ainda). Sou gamado em Korg, e sou louco para testar um M3. As demos não atraem muito. Já o MOTIF XS tem demos atraentes e, ainda por cima, posso testar o quanto quiser para conhecer ele antes de comprar. Talvez se eu testasse um M3 pessoalmente, poderia chegar à conclusão de que o piano dele seja o suficiente para mim (levemos em consideração também que ele lê .sf2), mas sem testar e averiguar isso, fica meio complicado.

    yurikat

    A certeza de que o som do MOTIF XS não some no mix da banda é um passo muito grande na minha possível decisão por ele, afinal o único medo que tenho com relação a ele é esse, porque os timbres em si são muito bons e, o que um tecladista de banda precisa é timbres bons e peso, e se o preço ajudar, melhor ainda. A verdade é que vamos discutir e discutir, dar voltas, descobrir coisas novas a respeito do XS, mas o fim da conversa vai ser sempre esse: "Sem falar no $$$ - O valor do Xs esta muito atrativo... Agora o M3 $$$$$$$$$$...", afinal, é difícil achar um teclaidsta rico, pelo menos, não é o meu caso (AINDA, se Deus quiser!!!)...

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Quando a gente fala só em volume, estamos falando de pós-processamento... Ou seja, amplificação de caracterísiticas adicionadas pelo processador de audio, DSPs, controladores físicos enfim, justamente o que proporciona a falta de densidade qual o fábio_soul está questionando.

    Um parâmetro que poderia identificar um pouco dessa densidade sonora é o ganho... Ele é pré-processamento... É qualidade do sinal de entrada (do próprio sample) que está sendo tocado... O que define bem o som processado, e no meio da banda...

    Eu já tive um MOTIF Classic.. Nada se compara a fidelidade dos samples daquele teclado.. São maravilhosos.. No meu fone em casa era perfeito... Mas me deixava irritado tocando com a banda...

    Parece que os fabricantes estão mais preocupados com quantidade e capacidade dos inserts, números de plugins do que com o conversor AD e DA do teclado.. A experiência que tenho é que o TOP tem falado mais que os derivados... Creio que por causa dos conversores, dos pré-amplificadores, da própria interface em si... Por mais que exista os mesmos recursos de source (PCM WAVE, DSPs, AUDIO ENGINE), os recursos de audio são essenciais...

    Creio que o MOTIF XS esteja bem equilibrado nesse ponto.. Coisa que o Fantom-X está, e é perceptível em relação ao Juno-G e Fantom-X... Mesma relação TR/X50 e por aí vai...

    Abraços...

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Eu toco com um Motif Rack ES numa banda e som nunca sumiu no meio da banda. Acredito que o XS seja melhor que o ES.

    Não sei se á isso que você se refere mas ...
    Uma coisa que eu sempre faço é colocar o volume do teclado bem alto, mas nas partes suaves da música tocar as teclas com pouca velocidade, assim ninguém da banda reclama do meu volume, e quando a música fica alta é só dar mais velocidade.
    O motif também tem 3 waves de piano num timbre (toque leve, médio e pesado), e eu programei o wave de valor de velocidade de 90 à 128 (o pesado) com um ganho maior.

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    El_Cabong

    Obrigado pela ajuda.

    Com relação às velocidades, não é exatamente a isso que me refiro. O fato de o som sumir está relacionado principalmente à qualidade dos componentes internos do equipamento, em especial os conversores AD/DA.

    winder
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    também fiquei com essa duvida depois que testei o MO6 , e comprei o juno-g.. e não me arrependo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O som do MOTIF XS some no meio da banda?