Pitch Bend, onde e como usá-lo?

    Autor Mensagem
    AGCC
    Veterano
    # mai/08


    Falaê galera.
    Bem tô com uma dúvida aqui, tenho um teclado com pitch bend há um bom tempo mas nunca usei essa ferramenta tão requisitada por muitos tecladistas. Queria saber se alguém poderia me dá alguma dica de como e quando usar? É possível usá-lo com o timbre do piano?

    O legal seria se alguém tivesse ou soubesse alguma música em que o tecladista usa, sem ser em bandas de metal e músicas do gênero.

    Valeu pela atenção!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    O "pitch bend" serve pra ajudar na articulação do instrumento. É usado para imitar gaita, violino, guitarra e outros que têm essa característica, ou articular um som de sintetizador. Tal qual o "modulation", tem instrumentos que não o pedem, mas nada impede de usa-lo. Piano com bend parece que tá desafinando. Fica tosco, mas se vc souber usar talvez role (se vc quiser um efeito de LP quando desliga da tomada, por exemplo).
    Vá experimentando, que vc vai conseguir ótimos solos!

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Pitch bend é um pequeno portamento (pra cima ou pra baixo) na afinação da nota. Geralmente, com essa desafinação, você valoriza a nota.

    AGCC
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    tecladoprofusao
    Ken Himura
    Valeu!
    Mas vocês sabem alguma música em que é usado o pitch bend? Sem ser em metal...

    Desculpa a demora pra responder o tópico.

    AGCC
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    tecladoprofusao
    Tem msn cara? Passa aí.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Mas vocês sabem alguma música em que é usado o pitch bend? Sem ser em metal...
    solo de sax no teclado
    fazer bend de violão ou guitarra
    imitar alavanca de guitarra

    Faop
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    caio_albertassi

    Serve Rock Progressivo?

    Se servir, baixa qualquer album do Rick Wakeman, ele usando parece que a música ganha outra cor.

    AGCC
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Faop
    Rick Wakeman
    Hum, eu já vi esse cara tocando temas no piano. Vou procurar ele brincando no teclado.

    fernando tecladista
    Valeu pelas dicas!

    klautma
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    um exemplo legal mas ate pouco conhecido e o tecladista do cantor evangelico kleber lucas..
    no solo de lead que fica no meio da musica EU VOU SEGUIR COM FE.. e um de violino na musica DEUS FORTE..
    se der com paciencia vai no youtube e esculta..
    valeu..

    Lord fafe
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    É possível usá-lo com o timbre do piano?


    Cara... quando eu tou tocanduh blues eu uso... mais sóh qnd a guita também usa a alavanquinha... daí fica massa essa mesclagem...

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    É possível usá-lo com o timbre do piano?

    fica aquela coisa, piano acústico não tem
    mas nada te impede dentro de algum contexto de usar

    igual ao orgão hammond, o original não tem, mas li uma matéria que mesmo no original dava pra simular algo próximo, só deligando o motor do hammond enquando segura alguma tecla você tem o bend down, já que tem uma desaceleração
    ou enquanto esta tocando novamente, dá uma apertada no start do motor que ele dá uma aceleradao e você tem o bend up

    ROTTA
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Pitch Bend, onde e como usá-lo?

    O pitch bend eu uso pouco, talvez porque não tocar tanto com timbres para os quais ele sirva melhor (cordas, por exemplo). O que eu gosto de usar é a modulação, que no meu teclado é obtida pressionando-se a alavanca do pitch bend para cima (e não para os lados, como seria normal). Como a modulação é programável, dá para aplicar efeitos gradativamente.

    Abraços.

    AGCC
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Marco Alan Rotta
    O meu pitch bend tem essa função de modulação também, mas nunca usei... como que você usa? Como assim "efeitos" de modulação?

    Falou!

    OBS: Desculpem a demora pra postar aqui.

    ROTTA
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: ROTTA
    · votar


    caio_albertassi
    Como assim "efeitos" de modulação?

    Você atribui um efeito ou filtro ao controle, e pronto. Por exemplo um wah-wah ou um filtro de cut-off (que em movimento gera um efeito phaser). Eu acho bem versátil de usar...

    Não sei, no entanto, se o seu teclado faz isto. O meu é um XP-80 e faz.

    Abraços.

    AGCC
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Marco Alan Rotta
    Hum... isso é efeito de modulação né? Eu pensei que isso fosse referente a modulação de tom! O meu teclado debaixo do Pitch Bend tem escrito :"Modulation" mas nunca usei, vou procurar no manual.

    Valeu!

    ROTTA
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    caio_albertassi
    Hum... isso é efeito de modulação né?

    Exato. Em alguns teclados, se pode pessionar a alavanca de pitch bend para cima. E neste recurso pode se endereça efeitos e filtros em tempo real.

    Abraços.

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Caraa... usando timbres de guitar e usando o pitch fica com a maior cara de hard blues...hehehe

    Lucka
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    É por isso que a música é considerada infinita e dinâmica, nós podemos ousar e experimentar sempre, criar e recriar conceitos.

    Tudo é valido, o bom senso na música (no meu ponto de vista) é só para o gênero a que ela se destina.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pitch Bend, onde e como usá-lo?