Dúvida sobre voltagem da fonte

    Autor Mensagem
    Neobios
    Veterano
    # mai/08


    Comprei um PSR-S500 e estou com uma dúvida em relação a voltagem.
    Ele veio com uma fonte Yamaha 300B, e atrás diz: INPUT: 100-240V 50/60HZ ~ 45W.
    Ele é 100V? ou 240V? a corrente da minha cidade é 220V mas por precaução contra quedas de energia eu gostaria de ligar o teclado no estabilizador do meu computador, porém o estabilizador converte os 220V em outra voltagem que é a voltagem utilizada no computador, não sei qual é essa voltagem, mas quando ligo um ventilador com voltagem de 220V no estabilizador ele fica bem fraquinho, quase parando, por isso surgiu essa dúvida, se é melhor ligar direto na tomada 220V ou ligar no estabilizador.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    e atrás diz: INPUT: 100-240V 50/60HZ ~ 45W.

    se não tem seletor de voltagem é porque pode ligar direto em qualquer rede de 100 a 240 que a saida vai ser a mesma

    porém o estabilizador converte os 220V em outra voltagem que é a voltagem utilizada no computador,
    não sei qual é essa voltagem, mas quando ligo um ventilador com voltagem de 220V no estabilizador ele fica bem fraquinho
    se for isso, a saida do estabilizador é 110V

    Nasch
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Neobios

    Tensão, Intensidade de corrente e Potência são grandezas elétricas distintas e são constantemente confundidas uma com a outra.

    Tensão elétrica - podemos considerar como pressão elétrica. É ela que vai "empurrar" as cargas elétricas pelo condutor devido a um fenômeno chamado de DDP (Diferença de Potencial). Np caso de condutor metálico serão os elétrons são estas cargas. A unidade da tensão elétrica e o Volt. Hoje em dia praticamente todos os equipamentos possuem fontes automáticas de tensão. No seu caso onde se lê 100-240V, significa que podemos ligar o aparelho em qualquer tomada que tenha uma tensão (tb chamada voltagem) entre esses dois valores e o aparelhp irá funcionar sem qualquer problema. Tanto a subtensão como a sobretensão são prejudiciais para o equipamento. A subtensão irá queimá-lo aos poucos e a sobretensão irá queimá-lo instantaneamente.


    Intensidade de Corrente Elétrica: É a quantidade de carga elétrica (elétrons) que irá circular por este aparelho para que ele possa produzir trabalho (troca de energia). A sua unidade é o Ampere. Tanto a tensão como a intensidade de corrente utilizados nas nossas tomadas são Tensão e Correntes Alternadas. Está errado dizer que a Corrente do meu teclado é de 12volts.

    Potência Elétrica: a Potência Elétrica que realmente produz trabalho é a ativa, cuja unidade é o Watt. Temos ainda a Reativa (kVAr) e a Aparente (kVA).

    Abraços...

    lusojunior
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Neobios
    Verifique o seletor de voltagem da CPU do seu computador... se estiver em 110v e não torrou até hoje, é porque seu estabilizador converte para 110v mesmo.

    Neobios
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Neobios
    · votar


    Agradeço a fernando tecladista, Nasch e lusojunior por terem esclarecido essa minha dúvida, afinal, fiquei com receio de queimar o meu teclado, até pelo fato da fonte que veio ser diferente da recomendada no manual, onde diz pra utilizar uma PA-301 ou PA-300 AC (veio uma PA-300B). Mas agora está tudo esclarecido. Fiz como vocês me disseram, liguei tanto em (220V) quanto no estabilizador (110V) e funcionou perfeitamente, ou seja, a fonte é realmente bivolt.
    Valeu mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre voltagem da fonte