Ajda com Juno-G - teclado muito agudo [+desespero]

    Autor Mensagem
    Boylestad
    Veterano
    # abr/08


    E ai galera, tava procurando os foruns de teclado e vi que no forum do "cifra" provavelmente voces iriam conseguir me ajudar.
    É o seguinte, acabei de comprar um JUNO-G, li bastante do manual mas eu to com um problema.
    Preciso usar timbres de orgao como o Rotary Organ nas partes altas (agudas, maiores frequencias) (pra tocar in the flesh do pink floyd), só que a partir do ultimo dó as notas começam a ficar extremamente agudas e altas e se eu deixar elas apertadas por muito tempo, por efeito do rotary, elas fazem um som ensurdecedor. Eu tento mudar no cutoff mas ou nao adianta muito ou eu tenho que abaixar demais, ai o som fica estranho. Estou ligando o teclado na caixa e botando os agudos no minimo mas mesmo assim fica alto. É normal isso? É problema da caixa?
    As partes agudas dos strings estao ficando muito altas tmb.
    Me ajudem por favor. Desde ja, agradeço a galera que postar.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Boylestad

    Bom.. O Juno-G certamente não é o teclado mais indicado para orgãos... mas como já tive 2 Juno-G e faço parte de um grupo no FCC que tem um bom conhecimento sobre vou te passar 3 receitinhas... Siga-as conforme suas possibilidades:

    RECEITA 1 :: Sem investimento

    - Insira novas configurações de orgãos via SysEx utilizando a XV_Collection (disponível no site FANTOMIZED). Essa biblioteca é carregada através do Juno-G Librarian e vai acrescentar novas PATCHs de orgãos da série XV, os quais possui um melhor equilíbrio entre grave e agudos como o Gospel Spin e Rochno Organ. Não use o MFX Rotary Organ... Este é muito agudo. Utilize o VK-Rotary (que é um plugin que simula o mesmo tipo de leslie simulada na série VK da Roland). Nele vc pode configurar as velocidades de Woofer e Tweeter para os modos FAST e SLOW, além de aceleração ou desaleração (TRANS UP e TRANS DOWN). Além disso, você pode configurar o peso da Leslie através do parâmetro SPREAD (quanto menor o valor, maior o peso), além de criar MODs para Trigger da Leslie através da ABA CTRL.

    RECEITA 2 :: Sem Investimento caso ainda não use sampler, caso já use o sampler, investimento em Memória RAM.

    Trata-se usar samples extraídos do NATIVE INSTRUMENTS B4. Esses samples foram gravados pelos usuários Felipe Hammond B3 e processados pelo mesmo e pelo usuário Vinícius vmanzoni. Através desse sample é possível configurar um organ muito superior aos orgãos existentes no Juno-G.... Para baixar um tutorial com as ondas e o PATCH na extensão JGE com o mapeamento, acesso o tópico a seguir:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/162529/
    Esse top possui dicas de como configurar o VK-Rotary, a exemplo da RECEITA 1. Essas dicas podem ser aplicadas em qualquer uma das 3 receitas...

    RECEITA 3 :: Investimento SRX-07 Ultimate Keys (700,00)

    Se o problema não está no bolso, aproveite essa receita... A melhor e mais simples de todas... É só adiquirir e instalar essa placa no seu Juno-G... Ela vai te dar uma grande quantidade de orgãos e pianos elétricos... Um melhor que o outro... Além de pianos, claves, metais, synths, baterias, baixos, pads e uma porção de outros timbres...

    Espero ter ajudado. Abraços..

    paulofbraga
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Jeferson,

    Perdoe-me a ignorância, mas é que realmente não entendo nada quanto a programação de teclados etc...

    COmprei um Juno G ontem e estou mto perdido ainda...

    Quanto a receita 1, não entendi algumas coisas.

    "- Insira novas configurações de orgãos via SysEx utilizando a XV_Collection (disponível no site FANTOMIZED"

    O que é SysEX? Um programa uqe viabiliza a transferência de arquivos do PC para o Juno G?

    Esse XV-Collection seria um "banco" de novos timbres para o Juno?

    Desde já agradeço. e muito!

    paulofbraga
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Em tempo, pra ajudar os usuários, segue o link da "XV-Collection":

    http://rolandclan.info/media/materials/juno-g/Juno-G_XV_Collection.zip

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    paulofbraga

    Então...

    SysEx é uma abreviação usada para o termo "System Exchange"... SysEx são instruções MIDI que configurar determinados timbres e/ou configurações no teclado... Tudo que programamos em um teclado é interpretado por seu processador através de instruções MIDI... Quando alguém salva essas instruções MIDI em formatos padrões do protocolo GM (SYX, SVD ou MID), ou em formatos proprietários das marcas e modelos chamamos de configuração via SysEx... O padrão para livrarias de timbres SysEx no Juno-G é JGL (Juno-G Librarian)... O XV_Collection é um pacote de instruções SysEx... Ele possui comandos MIDI para configurar timbres da Coleção XV (Linha XV de teclados Roland)... Imagina assim... Vc sabe exatamente todos os atributos de um timbre X, do XP-80, e vai a partir de um Piano do Juno-G editar e criar um timbre identico... Além da seleção das ondas, existem X parâmetros para serem mexidos... O XV Collection é um pacote que tem instruções completa para a configuração de mais de 1000 timbres da família XV, automaticamente no Juno-G, Fantom-X ou teclados compatíveis... Pra manipulá-lo é simples...

    Conecte o teclado no Juno-G Librarian... Lógico, instale o driver do Juno-G antes.. Conecte o cabo USB.. Clique no botão USB e escolha a opção MIDI... Vá em Setup, Midi Devices no Programa, e selecione o Juno-G para IN e OUT... Pronto... Clique em novo escolha um modo e clique em READ no programa... O Programa vai ler todos os presets do modo que vc escolheu no programa (PATCH/PERFORMANCE/RHYTHM), que estejam na memória USER... Após isso ele vai listar na tabela da janela... Após feito isso, abra o arquivo onde está a livraria SysEx.. Vc vai perceber que vai abrir vários PRESETS novos.. Para ouví-os basta clicar em um quadradinho correspondente a play no lado do timbre, e no stop pra parar... PAra colocar o timbre no Juno-G, simplesmente selecione o Timbre novo, aperte CTRL+C no teclado do micro (Copiar), seleciona uma posição de memória no lado que está exibindo a lista do Juno-G e aperte CTRL+V (Colar)... Simples... Vc vai sobrescrever sua memória USER com o timbre novo configurado... Nessa coleção existem muitos timbres interessantes e lendários, como o MK-80 Rhodes, Film Octaves, MIDIed Grand e etc...

    Vale lembrar que o conteúdo USER do Juno-G de fábrica, são nada mais nada menos que cópias identicas do conteúdo PRESET... Então não serão perdidos... Para recuperar o timbre, basta procurá-lo por sua categoria nos bancos PRST....

    Para enviar a nova lista com timbres novos para o Juno-G basta clicar em Write...

    Pronto...

    Abraços..

    Boylestad
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Caramba, Jeferson Fernandes, muito obrigado mesmo cara. Meu ultimo teclado foi um Yamaha PSr 4000 que eu tinha desde os 12 anos. Nunca troquei pois só agora comecei a tocar na noite entao estou meio parado no tempo no que diz respeito a tecnologia. Mas vou procurar aprender mais sobre os recursos que voce citou.
    Todas as informaçoes foram muito uteis, e espero que resolva meu problema quando eu conseguir implementa-las.
    Obrigado tambem ao paulofbraga que postou o link da VX -Collection.

    vmanzoni
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Obs.: Xv collection...

    aí o Jeff já flw tudo!
    rsrs

    expedifer
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: expedifer
    · votar


    Boa orientação sobre o XVC.

    Mas o que postaram no inicio sobre a "agudação" dos timbre é verdade é um problema sério da Roland com esses novos sitetizadores (não sei dos antigos)

    Tenho esse problema com diversos timbres (coisa que não ocorre com Korg e Yamaha) onde escolho um timbre de metais ou sopro entre outros. Nas teclas mais agudas o timbre parece que começa a zumbir, doendo ate o ouvido. Já mexi nos botões cutoff, resonance, etc e se dá uma melhora no agudo, fica ruim nas teclas do meio e graves perdendo peso. Parece que não existe um meio termo, um equilibro que se consiga uma boa edição de timbres.

    Fui editar uns metais nesse JG, não sabe como sofri nesse aspecto de desiquilibro. E metais pedem muito efeitos como delay, chorus, reverb, etc. Se melhora num, piora noutro (a não ser que se tire tudo). Falo dos agudos desse timbre. Chia um zumbido insuportável nessas ultimas teclas (baixo mas sentido no fundo do som mais ainda quando se quer um hall no efeito).

    No geral consegui uns belos metais mas com esses defeitos, restando fugir dos agudos. Falo isso pois as vezes gosto de tocar metais agudos num yamaha ou korg e não dá esse problema na edição.

    Vou continuar tentando mas já ví que é um problema serio da Roland ter um efeito que atrapalha outro. Dai a não se poder sobrepor quantos efeitos se quiser como dá pra fazer no Motif ou qualquer Korg, sem distorção, chiado ou zumbido


    Outro problema grave que tenho com o teclado é que se eu partir do zero, escolhendo um perform, ai começo a colocar efeito em "effects", escolhendo um delay, chorus ou reverb, esses efeitos não ficam só nisso, ai o timbre "ganha" não sei de onde outros efeitos como sintetizados/eletronicos como distorções/computadorizadas ao se ficar muito tempo na tecla, ou vibrações com alteração do timpre parecendo uma pistola lazer, ou motor, etc, etc. Será que esses efeitos não entendem que SÓ QUERO reverb, chorus e delay sem MAIS NADA??? Fiz de tudo pra remover mas nada!!

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Esse problema dos agudos pode ser resolvido com uso de compressor/limiter. Aí depende se a mesa de som usada (ou em caso de gravação, o DAW usado) tem esse recurso.

    Boylestad
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Opa, se alguem puder me ajudar, tenho outra pergunta. Esse cabo usb vem com o teclado? Pq se vier, esta faltando no meu aqui.
    Se tiver que comprar, qual é o modelo da usb, procurei no ML mas soh tem essas usb de camera.

    expedifer
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: expedifer
    · votar


    Esse problema dos agudos pode ser resolvido com uso de compressor/limiter

    Teclado nenhum (bom) pode depender de mesa de som ou aparelhagem externa pra sua qualidade.


    qual é o modelo da usb, procurei no ML mas soh tem essas usb de camera

    É esse mesmo.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    expedifer

    Agudos artificiais é uma característica do Rotary... O VK-Rotary não apresente essa característica... Vai por mim.. Faça o teste...

    Abraços...

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Boylestad

    Não vem não amigo.... Eh necessário comprar um cabo USB A/B... O mesmo de impressoras e outros dispositivos de informática... Vi um hoje no Carrefour por coincidência, por 6,00... Paguei 4,00 no meu nas Americanas...

    abs

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Boylestad
    qual é o modelo da usb
    Qualquer loja de informática tem.

    paulofbraga
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Caro Jeferson,

    Só tive dificuldade quanto a essa instrução que vc deu:

    "feito isso, abra o arquivo onde está a livraria SysEx"

    Onde fica esse arquivo?

    Perdoe-me se a pergunta for idiota...rsrs

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    paulofbraga

    Qué isso cara...

    No caso do Juno-G são arquivos com extensão JGL, que devem ser abertos no Juno-G Librarian...

    Abraços...

    winder
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    pega os patchs do planet F .. tem uns orgão massa.. muito melhores que do XV-Collection...

    to usando eles pra tudo... tem bastante timbres legais. =)

    quando chegar em casa posto aqui o link pro pessoal q usa o juno... =)

    abração pra todos...

    apaixonados por teclado
    Veterano
    # set/08 · Editado por: apaixonados por teclado
    · votar


    quando eu ligo o juno g no PC pede para instala um drive que drive é esse?
    qual cabo uso pra conetar o juno g ao juno g editor pq eu tentei com o 2.0 num deu não!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajda com Juno-G - teclado muito agudo [+desespero]