Duvida acordes com baixo invertido

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # abr/08


    Ola,

    estou aprendendo a tocar piano, e minha duvida 'e se realmente faz muita diferenca por exemplo, em vez de tocar o F/A tocar o F sem a inversao.
    Diferenca eu sei que faz, mas 'e tanta diferenca assim?
    Pergunto isso porque como nao sei ainda todos os acordes, entao quando eu vejo um acorde com baixo invertido, eu toco o acorde normal, sem a inversao, e o som resultante me parece encaixar...

    elektrodisco
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    tem uma difernça entre inversão de acordes e baixo invertido. Voce pode fazer o F sendo a nota mais baixa do acorde um A na mão direita de fazer o baixo F. Este acorde terá uma sonoridade diferente de um F com o baixo em A, ou seja, a nota mais grave de todas seria um la. No caso do primeiro exemplo, trata-se de uma inversão que ajuda no encadeamento dos acordes facilitando voce chegar ao acorde seguinte da harmonia sem ter que pular com a mão, somente trocando um ou dois dedos de nota. SE o baixo for mesmo A, trata-se de um efeito de harmonização diferenciado que tem que estar alinhado com o contra baixo. Este mesmo acorde pode ser entendido, em lugar de F, como um Am5+ em lugar do fa que voce queria. Acho que e isto se não errei nada.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    The Jedi Master
    tem muita musica que aparece a seguinte sequencia:

    C G/B Am

    ou algo assim:

    G F/A Bb

    se reparar onde tem esses acordes de X/y é onde esta a frase do baixo
    pode até tocar sem já que a triade é igual, mas deixa a música muito pobre se essas nuances



    e pra quem toca em banda tem que fazer mesmo, senão fica aquela coisa de choque de frequencias graves, no acorde F/A o baixista tocando Lá e você enfiando um Fázão oitavado

    pra quem toca com acompanhamento automatico tem o recurso de "inversion bass" "on bass" (ou nome do tipo) onde o teclado ve qual a nota mais grave na esquerda e joga no baixo se tocar "la do fa" o baixo toca LA se tocar "fa la do" o baixo toca Fá

    ---------------------------------------

    a 'e se realmente faz muita diferenca

    lembrei de uma professa que tive ela falava
    se esse acorde não faz diferença não estaria escrito

    The Jedi Master
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    obrigado, explicacoes boas e convincentes.. eu vou 'e estudar mais

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Faz diferença, e como.

    Cada uma das 3 inversões privilegia uma nota e causa um efeito diferente, podendo mudar drasticamente a condução da harmonia. Óbviamente, 3ª inversão é só para quando existem tétrades.

    Na cifragem mais padrão, X/Y é inversão - mas hoje em dia é comum você usar o acorde fundamental com o baixo escrito no acorde. Ex:

    F/A é 1ª inversão: lá - dó' - fá'.

    Só que tão usando assim: lá - fá' - lá' - dó". Isso cria um acorde aberto com um salto de 6ª menor - dependendo do que o resto dos instrumentos estiver fazendo e do movimento harmônico, esse acorde pode "virar" um Am6 (Lá menor com 6ª: lá - dó - fá - sol ou sol# - geralmente é usado numa tétrade).

    Por isso que é bom sempre analisar tudo antes de tacar um acorde qualquer mudando só o baixo.

    forrofamyliar
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Essas nuances do contra baixo faz muita diferença sim. Principalmente pra cantar em cima dessas notas... Experimenta pegar uma música que tem notas x/y e canta uma vez sem a inversão e outra com a inversão. Enriquece mais a musica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida acordes com baixo invertido