A verdade sobre pianos digitais

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/08


    Tenho lido aqui no FCC muitos tópicos relacionados a pianos digitais. Na maior parte das vezes são dúvidas de usuários que querem comprar um instrumento dessa categoria, perguntando "qual é o melhor". E mais: muitos querem "o melhor som de piano com R$ 2.000,00 ou R$ 2.500,00".
    A verdade é a seguinte: não confundam pianos digitais com simuladores dedicados de piano acústico. Eles são voltados para outras finalidades, dentre as quais o uso em shows, turnês, gravações, etc. E também para quem deseja treinar, mas sem incomodar a vizinhança (graças à saída de fones). E querer comparar timbres de diferentes pianos digitais não faz o menor sentido, ao meu ver. Quem quer o melhor som de piano acústico, só vai encontrar em um instrumento: o piano acústico. Só ele tem o som mais realista de todos, aquele que não só soa perfeitamente, mas também entra na espinha, no cérebro, na alma. E ainda não são todos: o melhor e mais verdadeiro som MESMO está no piano DE CAUDA - e não falo em meia-cauda, nem tampouco em 1/4 de cauda. A tecnologia, por mais avançada que seja, nunca vai substituir a sonoridade das cordas sendo percutidas pelos martelos, cobertos com feltro, acionados com teclas de marfim ou madeira (conforme a cor).
    Os pianos digitais podem ser melhores ou piores, conforme a finalidade. Mas NUNCA, NUNCA MESMO que vão ser iguais ao acústico.

    ===============================================

    Sim, eu sou extremista mesmo.

    yurikat
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ???
    Vc ta bravo cara???

    ;)

    gaara2005
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: gaara2005
    · votar


    mano_a_mano

    Cara se vc prestar um pouco mais de atenção, vai entender que o que queremos (eu e todos os que perguntaram sobre...) é o melhor som de piano por esse preço. Quando dizemos melhor, não se refere ao que mais se parece com o piano acústico, porque sabemos nenhum chega nem perto, mas sim a melhor qualidade possível em um equipamento de custo razoável, e levando em conta que cada empresa tem sua própia tecnologia é claro e evidente que entre eles teremos os que se destaquem mais, tornando-se válido os tópicos sobre as dúvidas.

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    gaara2005
    Quanto a encontrar um som decente dentro de um custo razoável, sim, eu entendo, e até apóio. Eu mesmo tenho um SP76. Mas tem gente que quer "o melhor do mundo" com baixo preço - aí é querer demais, né?!

    gaara2005
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    mano_a_mano
    Nesse ponto tambem concordo com vc.

    liliane.coimbra
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    gaara2005
    mano_a_mano

    Aí é que está... eu ja fico olhando se só pianos digitais é que tem preço acessivel e 88 teclas semi-pesadas ou pesadas. A R$2000,00 tb podemos encontrar arranjadores ou sintetizadores com estas caracteristicas?

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    liliane.coimbra
    Você pretende apenas tocar piano ou vai fazer outras coisas também, como tocar com estilos, produzir arranjos, montar seqüências, etc.? Se você vai comprar arranjador ou sintetizador apenas para tocar piano, esqueça. Vai ter que gastar mais por um bom piano digital. Agora, se vai, além de tocar piano, também utilizar os demais recursos, sugiro um synth ou um arranjador de 76 teclas.

    liliane.coimbra
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Na verdade eu só quero tocar piano. Nada profissional... só em casa mesmo. Estou afim de mais teclas, um pouco mais pesadas que o normal. Um som de piano que seja audível.
    Note, nada menos do que o grand piano do meu e303, mas se puder ser melhor, tudo bem. O SP76 estava no topo quando ele custava 1600 agora que esta virando 'raridade', tá ficando mais dificil. por isso pensei no prokeys 88sx. mas na verdade eu nao quero usar um controlador... só se for por diversao.

    Neste caso qual o melhor custo beneficio? voltamos aos pianos digitais ou outra linha de teclados tb pode atender a menor custo?

    Artref
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Concordo com o amigo. Esses dias eu fui tocar num piano de verdade e fiz feio, simplesmente não consegui tirar um som bom. Isso porque estou acostumado a tocar em teclado. Mesmo tendo aqui um super synth (Triton Extreme 88), ele não consegue transmitir as nuances do acústico.

    Outra verdade sobre piano digitais, é que esse papo de "teclas semi-pesadas" não cola. Teclas semi-pesadas são teclas de synth com um pouquinho mais de peso, e em sua maioria são horríveis. Não chegam nem perto da ação de um piano. Ou é ação de piano ou não é.

    E o fato de querer demais com pouco dinheiro pelo visto é padrão aqui no FCC. Sempre aparece um. "Quero um super teclado e tenho 3000". Pô, realidade aí. Teclado de verdade é M3, Triton Extreme, Motif XS. O resto não chega perto. E nesses tops você vai pagar de 5 paus pra cima.

    Também tô revoltado, posso? rs rs rs

    Faop
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Bom, eu tenho visto aqui na cidade pianos ACÚSTICOS usados a 3000, e de boa qualidade. Na minha opinião, se quer gastar entre 2000 e 2500 num digital zero bala, guarda mais um pouco e compra um acústico usado que compensa mais. Eu tenho um piano acústico e estou pra comprar um kurzweil, já que é o que mais se aproxima do som. O meu piano tem mais de 60 anos, a forma que ele foi construída não se utiliza mais, por isso eu num troco ele por nada.

    Mas como eu disse, se quer comprar um piano digital na faixa de 2000 a 2500, guarda um pouco mais de grana e compra uma acústico usado, a diferença é imensa, e você vai conseguir tirar um som muito melhor.

    PS.: Cuidado se um dia for tocar num teclado com teclas de sintetizador, eu quebrei a tecla do meu PSR por causa do peso da minha mão. Usei ele por 1 ano e meio, no sexto mês as teclas já faziam mais barulho que o próprio som do teclado.

    gaara2005
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Artref

    Cara pelo visto vc ta revoltado com vc mesmo, por não conseguir se desenvolver em teclas semipesadas, acho que isso é algo mais pessoal, digo de talento mesmo ehehehehhee!!!!!!!!!

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Pelo que tenho acompanhado na net, todo fabricante está procurando melhorar a mecânica do teclado, e isso é recente. Os Privia da Casio, por exemplo, já têm um som diferente pras teclas graves e pras agudas (as teclas mesmo, não o timbre). Já a timbragem sempre veio sendo estudada e a cada lançamento vem melhorando. Ao meu ver, vale a pena comprar um controlador e um módulo. Quando um estiver ultrapassado, troca-se só ele. Opinião pessoal.

    Quanto a ser idêntico ao som do instrumento, nenhum teclado, módulo, VST, sintetizador, seja lá o que for vai conseguir reproduzir todas as características de qualquer instrumento real que seja. O sistema digital não permite isso, mas acho que discutir PCM e compressão foge ao propósito desse fórum.

    Antes de escolher um piano digital: Que tipo de música vc vai tocar? Quer timbre mais brilhante ou aveludado? Blues, clássico, salsa...? Não se trata de ter UM piano perfeito, mas de ter O piano que mais encaixa no seu estilo. Já tentou apertar parafuso philips com chave de fenda? No meu caso, o som do PSR 2100 atende minhas necessidades (uso mais os elétricos), mas tô de olho num teclado hammer action.

    liliane.coimbra
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Costumo tocar gospel. Meu intento é aprender um pouco mais. usar mais teclas... só isso... mas quando se fala em 88 teclas, só se acha de 1600 pra cima...

    NillMaker
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Concordo com o mano_a_mano.... tem gente que quer o teclado bom em tudo, que tem tudo e que todos vao olhar e falar: NOSSA, ELE TEM UM DESSES! por um custo de banana..
    Ai quando aparecem os custos beneficios ( tipo Juno-D, MM6, QS, X5D, KUZW. - os mais falados msm).. DESCE A LENHA como se eles tivessem a obrigacao de oferecer o que um KORG OASYS oferece....
    Musica nao eh so chegar, comprar e tocar nao.. tem que ter seriedade e humildade tb! Abracos! A paz!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    tem gente que quer o teclado bom em tudo, que tem tudo e que todos vao olhar e falar: NOSSA, ELE TEM UM DESSES!
    95% dos tecladistas pensam nisso!!!

    A Palavra certa eh HUMILDADE mesmo!!!
    PS.: Agora nd de PSR!!! =P

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Agora nd de PSR!

    PSR S900, 3000 e Tyros2 rola sim!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    95% dos tecladistas pensam nisso!!!

    então faço parte dos 5%. Me contento com meu humilde SP-76.

    Artref
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Artref

    Cara pelo visto vc ta revoltado com vc mesmo, por não conseguir se desenvolver em teclas semipesadas, acho que isso é algo mais pessoal, digo de talento mesmo ehehehehhee!!!!!!!!!


    Nunca tive teclados de 88 teclas semi-pesadas. Sempre que estudei piano, foi em teclas pesadas de verdade.

    Na minha opinião, teclas com hammer-action colaboram muito mais para o desenvolvimento da técnica de piano, isso para qualquer pessoa, independente do talento. Se o cara é bom, lógico que ele vai se desenvolver num teclado de ação semi-pesadas, mas a questão é que se este mesmo cara estudar em um teclado com ação de piano, ele vai se desenvolver mais. Isso pra mim é fato.

    Tenho um amigo que tem um SP-76 e quando ele pegou o meu Extreme, vi que estava sofrendo pra tocar. Se fosse num piano de verdade, provavelmente ele iria sofrer muito mais. Ou seja: a ação "semi-pesada" não ajudou muito ele. E vejo muito isso acontecer.

    Por isso que falo, na maior boa vontade, para não comprarem teclados com ação 'semi-pesadas' para estudar piano, pois não vejo muita vantagem em relação às teclas normais de synth. Por um pouco a mais de dinheiro compra-se um modelo com teclas mais semelhantes a um piano de verdade e os benefícios são incontáveis.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ThyagoAmaral

    Agora nd de PSR!
    Assim eu fico triste... o meu bichinho é bom... rsrs

    Lucy music
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Por isso que falo, na maior boa vontade, para não comprarem teclados com ação 'semi-pesadas' para estudar piano, pois não vejo muita vantagem em relação às teclas normais de synth.

    É isso o que eu sempre digo... pra estudar piano, teclas semi-pesadas (como as do DGX) servem pra pouca coisa

    pomtwo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    sei la.. eu sou do tipo que faço som em todo tipo de teclado (menos nos KORG , nao consigo tocar nesses teclados ) mais enfim , teclas pesadas realmente sao problemas pra quem em acostumado com leves , no meu caso eu apanho pra caramba quando toco piano , ou teclados hammer action , puts tudo o que eu faço no meu pequeno , nao consigo neles .. mais mesmo assim , ultimamente eu nao to fazendo feio nao , to tocando em todos ..

    eu na minha opiniao o que faz um bom teclado eh um bom tecladista .. claro tem teclados que tem timbres fabulosos (nord) mais mesmo assim da pra fazer trampo com psr .. basta ter noçao do que realmente vc quer tocar .. ja fiz som com varios teclados .. ate com aqueles do sandy e junior que ascende a luizinha , e sem pedal sustain pra completar .. mais fiz

    o musico tem que ter criatividade de trabalhar com aquilo que tem , se tem nord beleza psr ou medeli tambem beleza extraia o melhor que seu instrumento pode te dar ..

    eu acho que os p70, 80, 85 da yamaha sao otimos , cp 33 tambem , privia , kurz .. todos .. claro cada um com sua caracteristica

    Henrique Leal
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    estendendo um pouco o tema

    Pra quem tá acostumado a teclas leves.. .e pega um semi-pesado apanha muito, ou a diferença mesmo está com os de ação de piano?

    nunca peguei um semi-pesado... mas já toquei... (quer dizer.. APANHEI..) para as teclas num piano real.

    [mas não deixei quieto não, soquei as teclas até sair algum som audível... hehehe]


    tiago scott
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Pessoal

    Realmente concordo e muito com os brodhers que citaram sobre a diferença entre teclas de Keys tipo essas semi-pesadas que não significam o que dizem e o piano acústico. Quando comecei realmente a tocar num piano acústico no inicio das aulas de erudito apanhei e muito, não só pela questão dos pesos das teclas mas do mecanismo em si. A mesma coisa aconteceu quando toquei num Mark I, cara pra tirar um solo audível você têm de manjar muito da mecânica do rhodes que é bem diferente dos nossos keys. No Rhodes você têm de ter um peso certo pra tocar, se você bate mais forte dá aquele estalo, no piano de cauda se você não (martelar) não sai nada e fica aquele som murcho, e em nossos amados e queridos Key basta só enconstar para sair som.

    Depois que comecei a estudar erudito me familiarizei com o piano de cauda, e vejam só pessoal essa questão de entender a mecanica do piano e tão séria que se você encostar o dedo levemente na tecla do piano e levar a tecla até em baixo sem fazer força não sai som, coisa que não acontece nem tocando nas teclas de um XS8 ou G8.

    Um dia aconteceu uma coisa maravilhosa, fui convidado para tocar num casamento de granfinos aqui em (Alphaville SP) o maestro que me convidou um (violinista) disse que os noivos já haviam encomendado tudo para a cerimômia e nisso incluia um lindo e maravilhoso piano CF III da Yamaha, eu até brinquei dizendo acho que a noiva trouxe do Japão (ela era descendente). Depois desse dia, falei pra eu mesmo: já posso descançar em paz pois toquei num de meus sonhos de consumo rsrsrsrs.

    Giancarlo-SSA
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ok, li tudo e penso que entendi...

    MAS

    qual o problema de querer o melhor possível com o menor gasto possível?

    isso é falta de humildade?

    acho que é mesmo falta de dinheiro, e não de humildade...
    num páis em crise, dentro de uma crise mundial, sorte de quem pode gastar mais de 5000,oo...

    mas criticar quem não pode e quer o melhor resultado POSSIVEL?
    afinal, DE QUEM é a falta de HUMILDADE?

    sou "duro", tb quero e estou optando por um yamaha p85, mas está dificil achar lojas com boas propostas de parcelamento...
    tenho que ser mais humilde?????????
    aff!!!

    Lucy music
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Lucy music
    · votar


    se você encostar o dedo levemente na tecla do piano e levar a tecla até em baixo sem fazer força não sai som, coisa que não acontece nem tocando nas teclas de um XS8 ou G8.

    Por isso que eu sou defensora de boas teclas de piano digital, num teclado com hammer action podrinho vc consegue tocar p, m ou f, (e olhe lá) enquanto que um piano digital de alta qualidade vc consegue tocar e ouvir claramente pp, mp m mf f e ff assim como num piano acústico.
    Eu insisto em defender os RD's porque eu só tocava órgão gente, teclas super macias, quando eu ia tocar um piano acústico, não saia quase nada, e quando saía, sem dinâmica nenhuma. Depois que comecei a praticar piano do RD300sx, meus dedos adquiriram força e sensibilidade, hoje eu consigo tocar no piano de cauda da igreja (e com dinâmica) por causa do RD.

    Música de Preto
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Sem acrescentar muita coisa eu apenas proponho: Tenho mesmo que aprender a tocar em teclas de piano? Eu gosto e já toquei em piano de cauda e vertical. Também em teclas baseadas em borrachinha e tira inteiriça de borracha. Definitivamente, me decidi: não vou me preocupar em aprender a lidar com a mecânica das teclas de piano. Não suporto as tais teclas semi-pesadas, que deveriam se chamar semi-duronas. Elas não passam nem perto da ação das teclas de piano. Teclas de piano empurram seu dedo pra cima o tempo inteiro. Teclas semi-pesadas parecem vazias por dentro, muito estranho. Sou tecladista mesmo e não pianista. Meu piano é PCM e no teclado. meu negócio é VCO, VCF, VCA e um pouco de operadores DX. As vezes sinto falta de expressividade no piano, mas prefiro treinar pra fazer isso nas teclas leves mesmo.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a A verdade sobre pianos digitais