Críticas Mário Mascarenhas

Autor Mensagem
dom de Deus
Veterano
# out/14
· votar


https://plus.google.com/u/0/photos/102291667664843649381/albums/606823 1600563697025/6068231604755819922?pid=6068231604755819922&oid=10229166 7664843649381

só agora que notei que na pagina de contra capa do meu livro (É fácil tocar por cifras) , informa o nascimento e morte de Mário mascarenha.

Mascarenha, Mario, 1929-1992

fernando tecladista
Veterano
# out/14
· votar


ótimo, agora há uma informação na internet

Sapopemba
Veterano
# dez/14
· votar


Apesar de todas as críticas, ele presou um grande serviço ao lançar a colação O Melhor da Música Popular Brasileira, em dez volumes, permitindo que amadores tocassem um repertório de música brasileira que nunca havia sido disponibilizado em partituras.

fernando tecladista
Veterano
# dez/14
· votar


Sapopemba
tenho a coleção

outro fato interessante:
quando se começa a estudar piano popular você começa aprender "distribuição" que é distribuir os acordes de uma forma mais inteligente do que fazer a triade na direita e oitavar o baixo na esquerda

tem muito arranjo nesse livro dessa forma, então tocar e seguir a partitura e junto com isso analisar as cifras que estão nele você aprende formas de distribuição sem fazer esforço

Sapopemba
Veterano
# dez/14
· votar


Prezado Fernando,

Tenho alguns volumes e com certeza vou completar a coleção.

Muito interessante sua informação sobre distribuição de acordes.

Talvez o Mascarenhas tenha optado pela forma mais simples pensando nos músicos amadores de nível básico, no que acho que fez bem, pois músicos mais avançados talvez consigam fazer seus próprios arranjos baseando-se nas cifras, como você bem lembrou.

Eu não estou nesse nível, mas não deve ser coisa de outro mundo, já que quem toca violão popular faz isso direto, mesmo que de forma simples. O problema é que, até onde sei, não há muito material didático sobre o assunto e talvez seja difícil encontrar professores que ensinem isso.

Abraços

fernando tecladista
Veterano
# dez/14
· votar


Sapopemba
Talvez o Mascarenhas tenha optado pela forma mais simples pensando nos músicos amadores de nível básico
não nessa coleção

só pra comparar em também tenho os 3 volumes do 120 músicas para piano e 3º volume ele se envereda a começar a falar sobre piano popular e lá sim tem algumas coisas com arranjos simples

nessa da MPB tem coisa bem elaborada
o lance da distribuição de acordes pra quem tá começando e não sabe só pra exemplificar o principio:
um acorde de G7 muita gente acaba tocando assim uma nota ou duas notas SOL na esquerda e sol si re fa na direita
em distribuição a ideia e usar I e V ou I e VII na esquerda, então se toca nesse caso SOL e FA na esquerda e o que sobra SI e RE na direita, da pra tocar com os primeiros dedos da direita e ainda sobra os outros pra tocar a melodia

a coleção só de curiosidade, de inicio saiu em 5 volumes e seria somente os 5
depois resolveram colocar mais 5, os ultimos (ou o ultimo, eu teria que reler os prefacios pra saber a partir de qual volume) já foram póstumos, então a editora seguiu o conceito da obra pra terminar a coleção

------------------------------------------------
exite também "o melhor da musica internacional" que ficou somente no volume 1, mas segue a mesma linha de arranjos deste livro da MPB,
-----------------------------------------------

O problema é que, até onde sei, não há muito material didático sobre o assunto e talvez seja difícil encontrar professores que ensinem isso

o wilson curia tem um material interessante nessa área:
http://www.wilsoncuria.com.br/videos.html

Sapopemba
Veterano
# dez/14
· votar


Olá, Fernando, grato pelas informações. Para quem, como eu, não tem um ouvido apto a tirar músicas, a coleção do Mascarenhas e outros songbooks, como os do Almir Chediak, são uma mão na roda. Fiquei sabendo que foram lançados songboks do Lô Borges e do Beto Guedes (não se trata daqueles da editora Vitale), vão ser meus auto-presentes de Natal.

Sua explicação sobre distribuição de acordes é valiosa, depois vou aplicá-la em algumas músicas como treinamento.

Valeu também pela dica do material do Wilson Curia!

Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Críticas Mário Mascarenhas