Como acionar o Rotary Speaker do SC-880 via MIDI?

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/08


    Não bastasse eu ter descoberto como montar um "pianão" no meu módulo, ontem descobri mais uma coisa muito interessante nele (é, o bichinho faz milagres...): um som de Hammond B3. Claro, ter drawbars é outra história, mas como eu uso som de órgão em apenas umas 2 músicas, para mim está ótimo. Porém, algo está me dando uma certa dor de cabeça: não consigo ligar/desligar o Rotary Speaker via MIDI. Sei que é possível com softwares seqüenciadores, através de mensagens SysEx, mas isso é inútil para mim, já que praticamente só toco ao vivo. Achei no meu Roland GW-7 como usar esses efeitos na alavanca de Pitch Bend/Modulation e via pedal, mas isso só funciona no módulo interno do instrumento, não via MIDI.
    Tendo em vista que o SC-880 é compatível com GM/GS, alguém poderia me dizer se é possível ter esse efeito "à mão", através de algum controle externo (como os já citados pedal e alavanca PB/Mod do GW-7)? O Chorus (acionável pelo CC 93) faria algo parecido? Ou só mesmo comprando um pedal simulador de Leslie?

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    estava vendo por curiosidade o manual do seu módulo
    (pag 51, manual em inglês)
    lá tem uma tela do multi-fx que tem uns parametros SRC1: e SRC2 e pelo que entendi você escolhe um CC pra usar pra controlar o efeito e o depth1 e depth2 você coloca a porcentagem em que atua

    então pelo que entendi se você colocar CC=1 voce regula pela modulação, se colocar um cc 64 você controla o rotary speaker pelo pedal de sustain (não sei se tem como desativar a função de sustain pra usar só esta
    se colocar algum outro CC tem que configurar o teclado controlador pra usar esse CC


    ---------------------------------
    esses modulos ou teclados da época do sc-880 ou do meu g-1000 tem uns recusos interessantes, é tudo mais "aberto" pra fazer experiências

    eu estava fazendo uns testes aqui e estava usando o efeito de wah-wah depois resolvi ver como soava em outros timbres
    no g-1000 tem 2 slides que regulam os parametros dos efeitos
    no caso do wah-wah um simula o tempo de abertura e fechamento do pedal e o outro a intensidade
    o teclado não tem controle de cutoff dedicado, somente na edição, mas brincando com o wah-wah consegui deixando o primeiro slide zerado, (como se não tivesse o movimento do pedal), o segundo slide funciona praticamente igual ao cutoff, sabendo regular os dois dá pra ter um resultado proximo a intro da música "do seu lado" (versão j.quest)

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    fernando tecladista
    Tentei isso aí mas não tive resultado. No entanto, descobri como ajustar a velocidade para slow ou fast no próprio módulo, girando o dial de "Value". Só que eu não achei muito prático para performances ao vivo.

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    ACHEEEEEEEEEI!!!!!!!!!!
    Coloquei o Src 1 em CC 01 e o Depth 1 em +100, e também ajustei o "Modulation Range" para 0. Agora a alavanca de Modulation do GW-7 liga e desliga o Rotary Speaker do módulo :-)
    Isso foi a salvação da lavoura aqui, pois eu já estava querendo juntar grana para comprar um pedal de Leslie (que não é barato). Claro, no futuro eu talvez venha a fazer isso mesmo, mas por enquanto a "gambiarra" que eu fiz aqui funcionou, hehe :-P

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como acionar o Rotary Speaker do SC-880 via MIDI?