piano armario essenfelder 138b

Autor Mensagem
nex
Veterano
# mar/08


encontrei um piano acustico essenfelder 138b em (aparente)bom estado aqui na minha cidade...

gostaria de saber saber se alguem aqui no forom tem esse piano
se é uma boa compra.

o pessoal da loja diz que o piano é de 1994, como eu posso comprovar isso?

o teclado esta bem alinhado , mas a primeira tecla (lá), está um pouquinho mais baixa que as demais(praticamente imperseptivel)

os pedais estão boms, o que me preucupa é o fato de que eu ouvi falar que os utimos pianos essenfelder têm qualidade duvidosa...
alguem poderia me dizer se essa informação procede?

faço aula de piano erudito a um um ano e meio, e quero o piano principalmente para melhorar a minha tecnica

grato

gustavorino
Veterano
# mar/08
· votar


Qualidade duvidosa ?!
Os pianos essenfelder sao muito bons.. das marcas brasileiras é uma das melhores, se não a melhor.

storrecilha
Veterano
# mar/08
· votar


Os pianos essenfelder sao muito bons.. das marcas brasileiras é uma das melhores, se não a melhor.

mas, verifique se esse piano é original ou reformado

esse ano 1994 deve ser a data da reforma pois a Essenfelder não fabricou até essa data, veja no link abaixo a historia da Essenfelder. Pelo que lí fabricaram até 1989, mas confirma pois eu li por alto...

se quiser dicas de como verificar se o piano esta em bom estado eu posso postar aqui algumas que aprendi

nex
Veterano
# mar/08
· votar


mas como saber se o piano é original ou reformado?

alguem sabe o que o codigo "138 b" siginifaca? tem alguma coisa a ver com a idade?

quanto a questão da qualidade do piano, eu sempre ouvi falar bem, mas esses dias eu ouvi algums boatos e fiquei preocupado, afinal eu vou gastar 5.500 nele, o que pra mim já é um bom dinheiro.

nex
Veterano
# mar/08
· votar


pode mandar as dicas.

andresan
Veterano
# mar/08
· votar


ei,eu tenho um essenfelder na minha aula de teclado(eh q minha aula eh no auditorio de um museu)o unico problema dele eh que vc tem q bate muuuuito forte pra sai o som,nao sei se eh desafinação...

korgman
Veterano
# mar/08 · Editado por: korgman
· votar


Caros Nex e Andresam,

Quando estudei piano e isso já faz 45 anos, o piano que tive aula toda a minha infancia foi um Essenfelder.

Um mecanismo maravilhoso, aqueles entalhes na madeira..

As vezes quando encontro um piano Essenfelder em algum lugar e toco nele, parece que minhas mãos foram feitas para tocarem no seu teclado..

É aquele negócio.. o piano que você aprende.. quando toca nele você rende...

Agora se o mecanismo está muito pesado, em relação a um piano novo, pode ser que deve ter sido efetuado um serviço de embuchamento nos martelos, e isso é meio mortal para o mecanismo de um piano, pode lesar até os tendões,

Eu sei porque tinha um piano alemão Jasinky e o utilizei durante 15 anos, o piano já era velho quando meu ai me deu, mas de tanto estudar, acabei gastando os feltros do embuchamento dos martelos, especialmente os centrais.

Meu pai mandou reformar o piano e o resultado foi que o mecanismo ficou muito pesado.. resultado.. vendi o piano meses depois e adquiri o meu primeiro teclado.

Por isso recomendo que você tente comparar o peso das teclas deste Essenfelder com o peso de um piano de amrmário novo de uma loja qualquer, só para garantir.. se for mais pesado.. procure outro piano para comprar.

Afinal você vai precisar de seus tendões o resto de sua vida musical.. polpe-os e também sempre mantenha uma posição correta ao tocar "braço com angulo reto" e pulso reto "sem dobrar" quando toca.. assim quando chegar aos 49 anos de idade como estou agora, estará com a integridade de seus tendões com 100% de condiçoes de acompnhar a tecnia que adquirir durante toda a sua vida..

Valeu

Korgman
www.youtube.com/korgmann

nex
Veterano
# mar/08
· votar


vlew korgman vou a loja verificar isso (o peso das teclas)

depois eu posto os resultados

t+

vmanzoni
Veterano
# mar/08
· votar


esses comentarios do nosso caro amigo korgman é muuuuuuito importante, sobre o peso das teclas!

eu qd estudei piano, estudava em um Esenfelder tb...
maravilhoso de tocar, teclas com o peso ideal, o piano tava "na medida", lá onde eu estudava tinham mais 2 esenfelder, nenhum dos 2 prestavam, um deles com a teclas SUPER DURAS, doia a mão qd tocava, de tao duras, e o outro estava se acabando,...
se eu fosse comprar um esenfelder só compraria no estado do piano que eu tinha aula, o outro eu queria distância,...

Qd meu pai comprou o piano da minha casa, tivemos o cuidado de testar e talz,... mas se fosse hj eu não compraria mais ele, pois o valor dele eu pegaria um elétrico que acho q teria menos dores de cabeça (como moro perto da praia, a maresia acaba com as cordas e a temperatura daqui de Maceio-AL, faz com que a afinação nao segure bem, pois o piano é um piano simples e mais barato).
Acho que hj em dia tem pianos elétricos bons, que dá para estudar piano legal em casa!
para esta faixa de preço eu ainda apelaria para um elétrico. Só pegaria um Acústico se fosse investir mais grana!

korgman
Essa questão da posição das mãos muita gente acho q precisa ler heheh
pq oq mais vejo hj em dia é gente querendo inventar moda q tocar teclado/piano ou alto demais ou baixo demais, ou inclinado, de tal maneira que o pulso fica todo torto...
A primeira coisa q penso é: "coitado, qd estiver um pouco mais velho vai ter tendinite ou coisa pior"...

tomara que os membros leiam essa parte do seu post!
:D

fábio_soul
Veterano
# mar/08
· votar


nex

alguem sabe o que o codigo "138 b" siginifaca? tem alguma coisa a ver com a idade?

Sim, sim... Isso significa que ele tem 138 bilhões de anos, isto é, deve ser da Era Paleozóica, ou qualquer coisa assim. Pesquise um pouco sobre isso e saberá com exatidão que espécie eventualmente fabricou o seu piano. Talvez os Pterodáctilos, quem sabe???

nex
Veterano
# mar/08
· votar


fábio_soul

perguntei porque já pesquisei e não achei a resposta...

storrecilha
Veterano
# mar/08
· votar


nex

vamos lá:

abra todo o piano, todas as partes moveis

- toque em todas as teclas e verifique se alguma esta com algum mecanismo preso, ou frouxo,
- veja se todos os martelos voltam a posição original rapidamente
- aperte o pedal de sustain e faça uma escala cromatica e verifique se alguma nota esta abafada ou soando chiado
- verifique o tempo de sustentação das notas, deve ser de no mínimo entre 1 e 2 minutos (claro que o som vai ficando baixissimo, então tem que estar em um local em silencio)
- verifique se há diferenças consideraveis de dinamica entre as oitavas (claro que o grave soa mais cheio mas o volume, "altura" do som deve ser a mesma)
- verifique se existem cordas com coloração diferente das demais, em geral com aparencia de mais novas (é sinal que cordas foram trocadas, isso por si só não é problema, mas se muitas cordas foram trocadas, mais de 5, pode ser que o piano foi mau tratado e reformado, por exemplo, meu piano é de 75 e tem todas as cordas originais)
- verifique se os tres pedais estão funcionando corretamente e se ao soltar os pedais a mecanica retorna à posição correta.
- ponha o dedo no vão por que passam os pedais, por cima e por baixo e verifique se há foligem de cupins (aquelas bolinhas de madeira que os cupins deixam), se houver exija um tratamento anti-cupim

acho que é isso,

storrecilha
Veterano
# mar/08 · Editado por: storrecilha
· votar


com relação a reforma, basta notar que na parte de madeira que fica presa a harpa das cordas, quando se faz reforma, não se pinta essa parte, ficando nitida a diferença de coloração/material entre a madeira da harpa e o restante do piano.

harofloww
Veterano
# mar/08 · Editado por: harofloww
· votar


não posso te ajudar muito em como saber se ele é original... mas paguei 4800 no meu e estou muito feliz... mas não me lembro do modelo dele... então não posso te ajudar nisso também... ¬¬ mas fica ai minha opinião sobre os Essenfelders...

flww
haroflow

Ps: ai tem fotos do meu: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/126226/

Grimc
Veterano
# mar/08
· votar


meu irmão tem um essenfelder.....

Comemoração dos 100 anos, feito em 1992, se naum me engano

diz q eh bom, mas eu naum entendo nada de piano, então naum posso opinar

korgman
Veterano
# mar/08
· votar


Nex..

Teste o piano novo com muita atenção e depois faça o mesmo teste no Essenfelder, escolher um piano para estudar é uma coisa muito séria..

Vinícius,

Interessante nós dois estudamos em pianos Essenfelder em nosso inicio de vida musical.

Realmente ambos começamos bem, pois é um piano maravilhoso, com um mecanismo extremamente preciso e linda sonoridade.

Me recordo quando estava em aula que, as vezes contemplava os entalhes nas beiradas da madeira.. é como seu voltasse ao passado só falar a respeitp disso.

Com certeza alertar sobre pianos reformados com embuxamento duro é uma obrigação de todos nós que conhecemos o problema, assim preservamos a integridade dos colegas de forum que estão começando a estudar este inenarrável instrumento que tanto amamos.

Quanto a Maceió.. nossa vc mora bem demais da conta brother..

Eu troco o ar poluido de São Paulo, por toda a maresia que maceió tem, adoro Maceió..

Quanto a maresia em relação ao piano, realmente é um problema sem solução..

Mas os pianos elétricos Tipo Fender Rhodes vão sofrer o mesmo problema.

Pois a maresia atua também mais nos embuchamentos de feltro.

Quanto a posição das mãos me lembro de fer participado de um tópico onde se falava justamente sobre isso, acho que até fotos anexei a este tópico.

Com certeza "posição de mãos" e "posição ao se tocar", "de pé ou sentado", deveria ser uma coisa que deveria ser sempre debatida. Para que a galera que está começando não comece com erros.

è como aprender a jogar Tenis, se aprender errado, é ultra dificil voltar a jogar da maneira correta.. e que por sinal rende mais he he he!!!

Afinal não é só a tendinite, tocar em posição incorreta, diminui a agilidade e a velocidade, um estudo desperdiçado.

Por isso nossas mestras erão tão radicais quando a postura e posição de mãos.

Valeu Vinicius

Veja se vem na feira da musica em agosto, e vê se passa no stand da Korg para testar as geringonças e para a gente trocar umas idéias..

Korgman

vmanzoni
Veterano
# mar/08
· votar


korgman

acho q vai ser meio difícil ir pra sampa em Agosto, pois em setembro estarei me acorrentando (casando) heheheh
dai vai ser meio complicado!
estou indo pra sampa acho q em maio para um congresso, se tiver algo lá para meados do dia 19 eu iria com certeza!
heheh

mas vou ver se faço um esforço pra no ano q vem ir pra expomusic com minha noiva (que já será esposa heheh) que tb toca teclado!

daí agente troca umas idéias!

korgman
Veterano
# mar/08
· votar


Parabéns Vinicius,

Por um motivo desses com certeza vale muito a pena não comparecer a feita da musica he he he!!

Desejo sucesso e felicidade para a sua vc bem como de sua futura esposa.

No ano que vem a gente se vê, e será um grande prazer recebê-lo no stand, assim como já recebi muitos colegas do cifra nas feiras passadas....


Valeu
Korgman

nex
Veterano
# mar/08
· votar


decobri!

o piano foi fabricado em 1990.
o ano de fabricação estava grafado na primeira tecla(lá)

as teclas tão com o mesmo peso das de um piano novo
fritz dobbert(não sei se é assim que se escreve).

todas as cordas são originais
o piano ta dez!!!(segundo meu professor de piano)

vmanzoni
parabens e muito sucesso nessa nova fase da tua vida!

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


vmanzoni
Criaram recentemente um sistema de humidificação/desidratação do piano. Quando a atmosfera tá muito úmida, ele diminui a humidade da madeira e vice-versa. É usado muito nos pianos de cauda inteira e meia, não sei se dá pra colocar no vertical. Dá uma procurada, não lembro bem o nome dele.

claro que o grave soa mais cheio mas o volume, "altura" do som deve ser a mesma
Altura é a nota, volume é amplitude.

fernando tecladista
Veterano
# mar/08
· votar


alguem sabe o que o codigo "138 b" siginifaca?

eu não sei como é o sistema do essenfelder, mas lembro que alguns fritz dobbert tinha o numero relacionado a altura do movel

storrecilha
Veterano
# mar/08
· votar


Ken Himura
claro que o grave soa mais cheio mas o volume, "altura" do som deve ser a mesma
Altura é a nota, volume é amplitude.


por isso coloquei altura entre aspas...

mas volume não é amplitude, é a força do som
amplitude é o alcance do instrumento, ou tessitura

1X1 hehehe....

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


mas volume não é amplitude, é a força do som
amplitude é o alcance do instrumento, ou tessitura

Altura = freqüência (oscilações por segundo) da onda = nota.
Tessitura é o intervalo de alturas que a fonte pode emitir (entre a mais grave e a mais aguda).

Amplitude é a magnitude da perturbação que a onda causa no meio, ou seja, sua força/energia - volume.

Do Wikipédia:
Os sons naturais são, na sua maior parte, combinações de sinais, mas um som puro monotônico, representado por uma senóide pura, possui uma velocidade de oscilação ou frequência que se mede em hertz (Hz) e uma amplitude ou energia que se mede em décibeis. Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma freqüência entre 20 Hz e 20 kHz. Acima e abaixo desta faixa estão ultra-som e infra-som, respectivamente.

Homestudio.com.br:
O som tem quatro parâmetros principais: altura, intensidade, timbre e duração. As alturas são as afinações (pitch) dos sons e notas musicais, como do, re, mi, medidas em ciclos por segundo (Hz). Quanto mais "aguda' (alta) uma nota, mais ciclos de onda vibram por segundo. Diz-se que são freqüências altas, enquanto as "graves" são as baixas freqüências.

A intensidade é o volume do som. No gráfico da curva da onda sonora, quanto maior a intensidade do som, maior a amplitude da onda. Ela se distancia mais do centro, vibra com mais energia. Nesse gráfico, a linha reta ao centro indica silêncio, ausência de energia sonora.

Uma onda tem ciclos, que se dividem em morros e vales, alternando-se e variando seu comportamento ao longo do tempo. Durante um ciclo da onda, a amplitude pode variar, determinando a forma da onda. É a forma da onda que define o timbre. A forma da onda é derivada da superposição das parciais do som.


fernando tecladista
Veterano
# mar/08
· votar


O som tem quatro parâmetros principais: altura, intensidade, timbre e duração

cacildis....

lembrei da minha primeira aulinha de música
propriedades do som: altura, intensidade, timbre e duração
propriedades da música: melodia, harmonia e ritmo
música é a arte de combinar sons, conservando entre si relações lógicas e ordenadas

algumas cursos de hoje pra dizer que são descolados tiram essa parte teorica basica

:)

mas no popular tem termos que se confundem
falar que o som está "alto ou baixo" pode ter um duplo sentido
e outro exemplo em sintese onde a função "sustain" do ADSR é diferente do recurso de sustain dos orgão eletronicos e alguns PSRs antigos

nex
Veterano
# mar/08
· votar


lembrei da minha primeira aulinha de música
propriedades do som: altura, intensidade, timbre e duração
propriedades da música: melodia, harmonia e ritmo
música é a arte de combinar sons, conservando entre si relações lógicas e ordenadas
[2]

...

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


lembrei da minha primeira aulinha de música
propriedades do som: altura, intensidade, timbre e duração
propriedades da música: melodia, harmonia e ritmo
música é a arte de combinar sons, conservando entre si relações lógicas e ordenadas

(3)
Hehehe

Pior que é verdade, eu já vi muita gente que nem sabia que as notas tinham freqüência exata, entre outras barbaridades.

storrecilha
Veterano
# mar/08 · Editado por: storrecilha
· votar


Ken Himura

a palavra "amplitude" não é comumente usado nos termos que vc citou... mas sim, como referencia a alcance, capacidade, etc...

não estava te corrigindo, como vc fez comigo, fiz apenas uma brincadeira... mas blz... se vc se sente melhor: Vc esta certo! Parabéns!

e detalhe

amplitude DA onda

volume DO som

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


a palavra "amplitude" não é comumente usado nos termos que vc citou... mas sim, como referencia a alcance, capacidade, etc...
Poxa, eu nunca vi esse uso =/

Nunca vi ninguém usando comumente a palavra amplitude, pra falar a verdade! XD

storrecilha
Veterano
# mar/08
· votar


Ken Himura

ok

Jeferson Fernandes
Veterano
# mar/08
· votar


Bom.. Eu sou Analista em Telecom, e fui técnico em eletrônica e telecom... E usava muito a palavra amplitude pra definir o valor do eixo vertical em uma senóide, cosenóide, tangenóide ou coisa do tipo... heheheheh... Tipo... Tensão, Corrente, Potência... rs

AM - Amplitude Modulation... Se altera a tensão nominal para classificação das bandas... Aí tem várias.. AMDSB, AMVSB e por aí vai.. hehehehehhe...

Amplitude também uso pra falar de abrangência, objetivos... De idéias... Mas se formos falar na sintaxe, podemos ver a variação do termo AMPLO.. O que da idéia de tamanho, de algo... No caso AMPLITUDE seria um termo utilizado para expor qualquer Grandeza em qualquer exponente... O que não faz muito sentido tecnicamente é discutir o emprego dela na música... Pois posso falar de amplitude em termos musicais, notas, tons, escalas... E posso falar em termos técnicos, volume, amplificação, ganho, intensidade, velocidade... Enfim...

Abraços..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a piano armario essenfelder 138b