fantom xa vs fantom x6/x7/x8

    Autor Mensagem
    tomcat_102
    Veterano
    # fev/08


    Qual a diferença entre Roland Fantom XA para os demais da família Fantom X6 ou x7 ou x8 e etc? Porque o XA é tão mais barato? vale a pena comprá-lo , ou é melhor partir para o Fanton x6 ?

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    tomcat_102
    Porque o XA é tão mais barato?
    Porque ele também é bem mais básico que o X6. É o mesmo que comparar o Yamaha Motif-ES 6 com o MO-6.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Jeferson Fernandes
    · votar


    mano_a_mano

    É o mesmo que comparar o Yamaha Motif-ES 6 com o MO-6.

    Nem tanto... O Xa é muito menos básico em relação ao Fantom Xn, do que o MO6 em relação MOTIF ES... Lembre-se que o Xa é sampler e expande além de possuir o mesmo mecanismo de teclas, enquanto o MO6 perdeu todas esses predicados!!!!

    tomcat_102

    Vamos lá. Podemos dizer que o Fantom-Xa está para o Fantom-Xn assim como o Triton Le está para o Triton Extreme.
    O Fantom-Xa foi lançado como uma versão econômica do Fantom-Xn. Ou seja, é um Fantom-Xn privado de alguns recursos, na quantidade ou existência. Vou listar abaixo:

    Hardware

    - Display:: O Xn possui um LCD grande Colorido, enquanto o Xa possui um LCD com iluminação em verde e tamanho reduzido.

    - Expansão:: O Xn expande até 4 placas SRX enquanto o Xa apenas 1.

    - ROM PCM:: O Xn possui 128MB de ROM enquanto o Xa apenas 64MB

    - IN-BUILT MEMORY SAMPLER:: O Xn vem de fábrica com 32MB de memória RAM expansível até 544MB, enquanto o Xa vem com 4MB expansível até 516MB.

    - PADs:: O Xn possui 16 PAD Triggers enquanto o XA 10 PAD Triggers.

    Software

    - PIANO MODE:: O Xn possui um modo chamado PIANO MODE, onde os pianos sampleados em estereo nota-a-nota estão ligados a plugin de simulações de tipo de piano, abertura da calda e etc. O Xa só possui dois pianos da coletânea do PIANO MODE, "So True" e "ConcertPiano", porém não possui Piano Mode.

    - LIVE SETTING:: O Xn possui o Live Setting e o Favorite enquanto o Xa apenas Favorite.

    - SAMPLER:: Apesar de o mesmo sampler o Xn possui uma função a mais, que é a CREATE PATCH. O Xa chega até o a função Create Multisample que cria o mapeamente automaticamente, mas não às amarra a um patch, o que deve ser feito manualmente.

    Bom... Essas são as principais diferenças entre o Fantom-Xa e o Fantom-Xn o que garante a diferença de preço. Apesar de todo essa alteração o Xa nunca foi um teclado barato, devido utilizar a mesma carcaça de alumínio, o mesmo mecanismo de teclas e o mesmo software sampler e sequencer. Ambos os equipamentos possui o mesmo processador (AUDIO ENGINE), os mesmos processadores DSP (EFFECTS), a mesma quantidade de inserts, a mesma arquitetura de síntese, os mesmo osciladores, a mesma polifonia, enfim, se trata de máquina indenticas no que se diz respeito ao conjunto gerador de audio. Para atingir realmente a proposto aos poucos o Xa deu lugar ao Juno-G, que assim como o Xa possui o mesmo conjunto gerador de Audio do Xn (ENGINE, DSPs, Arquitetura em geral, polifonia, osciladores e etc). Porém possui um mecanismo de teclas leves no lugar das semisepadas e um pouco mais curtas, um gabinete com mais plásticos, um software (firmware) sequenciador e sampler simplificado com menos funções, apesar do mesmo hardware, além de não possuir PAD Triggers. Assim a Roland conseguiu o propósito de colocar no mercado um produto da mesma família Xn, porém de baixo custo. Em contra partida o Juno-G ganhou um visor LCD maior e mais funcional, com maior número de informações, ganhou o Live Setting, e uma interface mais intuitiva tanto na distribuição dos botões dos controles e em questão de software, o que faz dele um equipamento mais moderno até que o Fantom-Xn.

    Minha opnião: Já tive 2 Juno-G, 1 Fantom-Xr, 1 Fantom-Xa e tenho muito acesso a 1 Fantom-X7. Creio que pelo preço que se paga em um Fantom-Xa usado, é mais proveitoso comprar um Juno-G com uma placa SRX-07, por um preço menor e com um resultado superior até do que o Fantom-Xn sem expansões. Máquina por máquina a única vantagem que consigo ver no FXa, são as teclas, o que não compensa no meu ponto de vista a diferença de valor.

    Abraços.

    JeffersonX
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Xará, um Juno G teria entrado pra substituir o Fantom Xa? Vi que o Xa inclusive saiu de linha pouco tempo depois que o Juno G foi lançado...

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    JeffersonX

    Exato...

    JeffersonX
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Hm... Tá explicado então hehe
    Valeu!!

    tomcat_102
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Jeferson Fernandes,

    valeu pela detalhada explicação. foi muito útil para meu propósito.

    grato pelos demais colaboradores

    Harva
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    O Fantom Xa utiliza a mesma biblioteca de sons do Fantom S, todos os patches foram trabalhados e o Fantom X tem um novo som de piano multisampliado que faz uma diferença enorme comparando com o som de piano do Xa. as teclas do Fantom Xa são inferiores e não possui afetertouch e os pads do X6/7/8 são sensíveis a velocidade e do Xa não. Basicamente são estas diferenças.

    jessica_...
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Esse Xa com 61 teclas me matou!

    Dá dó só de ler as especificações!

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    jessica_...

    Dá dó só de ler as especificações!

    Não entendi!

    jessica_...
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Ihhh... Sabe que eu nem lembro pg disse isso!?
    Acho que era por causa... das especificações mesmo, tipow:
    tem isso, tem aquilo, tem timbres bonitos, essas coisas, porém... 61 teclas! Tinha que ser 76, eu acho.

    Apesar de quê: acho que dá pra aumentar ou diminuir as oitavas né? P ex., colocar uma oitava mais grave antes da primeira... mudar a "altura" do teclado...

    Ah sei lá.

    fábio_soul
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    jessica_...

    porém... 61 teclas! Tinha que ser 76, eu acho.

    Para mim esse negócio de que o teclado tem que ter 76 teclas e jamais 61 é a maior besteira. Teclado com mais teclas serve, principalmente, para ficar mais parecido com o piano, entretanto, 76 teclas não ajuda em nada, você vai ter que mudar de oitava do mesmo jeito se quiser mais graves... além de que 76 teclas é maior e, dependendo do carro, não cabe no porta-malas. Para mim, o teclado tem que ser ou de 61 ou de 88. Siceramente, já toquei várias vezes em teclados de 76 teclas enão me adaptei, não me senti à vontade.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    jessica_...

    No caso... Pra quem quer o Fantom-X com 76 teclas, e pode po$$uir um, vai de Fantom-X7... O Xa é uma versão lite do X6.... Tem a sua proposta, e pra um teclado lite ele é bem legal.. Sequencer, Sampler, expansões... As features dele são me interessantes... Sem falar da Engine que até hoje é atual...

    Abraços...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Para mim esse negócio de que o teclado tem que ter 76 teclas e jamais 61 é a maior besteira. Teclado com mais teclas serve, principalmente, para ficar mais parecido com o piano, entretanto, 76 teclas não ajuda em nada, você vai ter que mudar de oitava do mesmo jeito se quiser mais graves... além de que 76 teclas é maior e, dependendo do carro, não cabe no porta-malas. Para mim, o teclado tem que ser ou de 61 ou de 88. Siceramente, já toquei várias vezes em teclados de 76 teclas enão me adaptei, não me senti à vontade.

    pra vc ver como é relativo. Não me sinto mais a vontade tocando num teclado de 61 teclas. Não sem ter um de 76 do lado para o Piano. É questão de necessidade mesmo. Mas para a maioria dos estilos, um de 61 resolve bem. Mas para mim não.

    kokada
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Tô quase comprando um Juno Stage por R$ 4.600,00. Neste valor, vcs acham que compensa?

    Existe diferença no timbre de piano entre o Xa e o X7 por exemplo? Pergunto isso pq mesmo pertencendo à mesma "família" Xn, acredito que eles tenham alguma diferença... mas como nunca testei um, não sei dizer... alguém sabe?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a fantom xa vs fantom x6/x7/x8