O melhor set é aquele que você possui. Por quê?

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: mano_a_mano


    Ultimamente tenho visto vários tópicos aqui no FCC de usuários que querem/pretendem/planejam fazer upgrade no seu set de teclados. Muitas vezes para uma "ultra-workstation" ou para um notebook com VSTi's, ou para outros sintetizadores, etc. Vi que vários alegam querer timbres melhores; outros buscam funcionalidades mais "avançadas"; outros querem simplesmente atualizar. Em alguns casos a pessoa atualizou o set, depois se arrependeu, ou ainda viu que faltava alguma coisa e quis fazer nova atualização.
    Amigos! Eu tenho algo para lhes dizer: antes de sair trocando seus equipamentos mais uma vez, o ideal é dar uma boa vasculhada nos timbres e nos recursos deles para tentar tirar a melhor sonoridade possível. É o que se chama tirar leite de pedra, ou o máximo do mínimo, ou seja lá o que for. Aposto que vocês estarão conseguindo muito bons resultados, sem ter que gastar para isso. Conheço vários bons músicos que possuem os mesmos instrumentos há vários anos e não abrem mão deles (Jon Lord que o diga).
    Muitas vezes perdemos excelentes timbres e combinações dos mesmos, programados durante um longo tempo, só porque queremos comprar um novo teclado - e nem sempre, aliás, quase nunca o novo teclado é compatível com o antigo. Ou seja: NEM SEMPRE O MAIS ATUAL É O MELHOR.
    Por mais que tenhamos vários novos lançamentos no mercado a cada instante, tenham em mente uma coisa: o melhor set é aquele que você possui. É aquele que atende bem a todas as suas necessidades musicais.
    Ninguém é obrigado a fazer essa experiência, mas quem puder, faça. Tenho total segurança de que vai dar certo.

    Fabinhomusic
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    mano_a_mano

    Opa amigo blz???

    Entao cara concordo em partes contigo....realmente tem muita gente por ai que sai trocando o set como se troca de roupas, porém a casos e casos....Eu por exemplo tenho o K2500XS a um tempo e não pretendo me desfazer dele nem tão cedo....rsrsrs....Posso comprar trocar qualquer outro equipamento mas ele não sai de minha mão de geito maneiro...rsrsr...me atende muito bem tem uma infinidade de sons, caso me enjoe deles posso samplear nele, enfim ainda tenho muito que aprender com ele e tirar dele tb....rsrs.....Mas existe casos que é necessario pois para aquilo que vc toca pede algo melhor enfim....coisas novas......

    Abraços!!!!!!!

    JeffersonX
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Com certeza mano_a_mano!! Acho que é muito importante o tecladista aprender tirar o máximo do instrumento. Alguns exemplos disso são as demos do Juno D da Roland que o Alex Bessa fez. O cara aproveitou muito bem os timbres e recursos do teclado e criou demos muito legais.

    O Bert da Yamaha que com um Yamaha MM6 fez também demos legais. Outro exemplo é um vídeo de demonstração da Meteoro Keyboard 30 onde o cara usa esse Yamaha. No final ele toca a Phantom Of The Opera e ficou muito legal!!

    O Janne Warman, tecladista do Children Of Bodom, toca com um Korg X5D e vários módulos e faz um sonzaço

    Claro, um Fantom, Triton Extreme e outros são super máquinas e recheados de recursos. Mas de que adianta se não sabe utilizar 1 décimo dos recursos?

    JeffersonX
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fabinhomusic
    Concordo com você!! Mas acho que o que o mano_a_mano quis dizer é que muita gente nem explora seu instrumento direito e já quer trocar por outro.

    Acho que é isso que ele queria dizer...

    K2500xs? Esse não se vende não hein? hehe
    Abraços

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Claro, um Fantom, Triton Extreme e outros são super máquinas e recheados de recursos. Mas de que adianta se não sabe utilizar 1 décimo dos recursos?

    E dizer que tem gente que compra essas ultra-poderosas máquinas... só para tocar piano. Pode?

    SaintFerio
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    mano_a_mano
    Eu gosto sempre de estar trocando e conhecendo novos equipamentos... Já me enfiei em enrascadas, peguei equipamentos que me deram mto trabalho pra revender... Já perdi grana e já ganhei tb... Mas eu gosto sempre de estar conhecendo outros teclados, como não sou rico pra comprar todos, eu tenho que trocar os que tenho pelos que quero conhecer :P

    Fabinhomusic
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    JeffersonX

    É parceiro esse é meu tecladinho de estimação que não troco, não vendo e não negocio.....Minha namorada até tem ciumes dele.....rsrsrsrsrs......Fala que eu tenho mais cuidado com ele do que com ela.....vai vendo....ela não entende que ele faz tudo que eu quero que ele faça, não reclama, não da gasto, não fica com ciumes quando alguma menina fica olhando e tudo mais....rsrsrsrsrs.......

    Abraços!!!!!!!

    JeffersonX
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fabinhomusic
    hahahahaha
    Deixa ela ler isso aqui não senão é justa causa hein? haha
    Abração

    Fabinhomusic
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    JeffersonX

    Pode crer...Mas ela é fmz....me da mó força...até carrega minha stay nos eventos.....hehehehe....

    Abração

    JeffersonX
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fabinhomusic
    hahahaha
    Bom demais!! hehe

    brunoamaral
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Acho muito difícil generalizar o assunto desse tópico. Cada um tem suas necessidades e suas possibilidades. Criticar quem troca de instrumento sem saber seus motivos eu acho meio complicado. É claro que é possível tirar leite de pedra em teclados mais simples; nesses casos, imagine o que o usuário seria capaz de fazer se pegasse uma "super máquina". Por outro lado, usuários iniciantes, que não têm conhecimento para extrair o máximo de seus instrumentos, podem sim adquirir teclados tops de linha, nem que seja para aproveitar apenas os presets de fábrica de qualidade superior. Não vejo problema algum nisso. Cada um sabe o que faz com seu dinheiro. Também concordo com o SaintFerio quando diz que é legal trocar os equipamentos, conhecer coisas novas. Assim, de repente você até volta a adquirir um que já teve, pois chegou à conclusão de que era a melhor opção pra você. Outra coisa que é importante não esquecer: saber explorar o instrumento é bem diferente de saber tocar o instrumento. Não adianta ser um usuário avançadíssimo e na hora do vamos ver mandar um solo fuleiro com um timbre maravilhoso. Prefiro aquele usuário que só liga o bichão, escolhe um timbre e arrebenta. Enfim, acho que há um pouco de ressentimento daqueles que exploram ao máximo teclados mais simples (até porque nos mais simples você realmente tem que explorar ao máximo pra tirar um som legal) em relação a outros tecladistas que não se dedicam tanto a programações e utilizam tops de linha (só pra deixar claro, eu não tenho nenhum top de linha). Cada um investe o dinheiro que pode, duvido que quem tem um Juno-D não sonhe em ter um Motif ou similar. Enquanto não puder ter, explore ao máximo mesmo o Juno-D, pois vai precisar. E se arrancar um som maravilhoso e ficar satisfeito, ótimo. O importante é estar feliz com o que tem, e nesse ponto concordo com o mano_a_mano. Mas, se estiver insatisfeito, não hesite em procurar outros equipamentos, de repente o que está na sua mão agora nunca vai atender as suas necessidades. É a minha opinião.

    mazza
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Conheço vários bons músicos que possuem os mesmos instrumentos há vários anos e não abrem mão deles
    o melhor pianista que conheço toca a anos com um PSR730. O teclado (teclas) está até gasto de tanto que ele usa!!! e não troca de jeito nenhum...É aquele que atende bem a todas as suas necessidades musicais
    matou.

    SaintFerio
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    brunoamaral
    Fiz isso com meu QS6, vendi o primeiro e comprei outro, hj já não o tenho mais, mas no futuro talvez se tiver grana compre um, pis é um teclado que realmente quebra um galho, faz tudo que preciso pra um barzinho por exemplo, apesar de não ser top!
    Gosto mto de fuçar nos teclados que tenho, o tempo é o que menos tenho, mas fuço pra valer quando sobra um tempinho:P
    Vc não tem nenhum TOP de linha^???? E esse VK aí? Se não for top na simulaçao Hammond eu nao sei o que seria... Falando nisso, vc saberia me dizer a diferença dos Hammonds d VK e do VR760? E dos outros timbres deles?

    JeffersonX
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    brunoamaral
    Realmente. Eu sou um dono de um Juno D e que sonho em ter um Motif, Fantom e Triton Extreme. Mas não tenho dinheiro para comprar. Então estou tentando extrair o máximo do meu Juno D e fico muito feliz com o que tenho conseguido. No mês que vem vou pegar um pedal de expressão e estudar mais sobre efeitos. Por exemplo, tem um efeito Lo-Fi no Juno D que é muito legal. Ele emula um timbre em um som velho, com chiados e tudo mais. Tem algumas bandas hoje que usam esse recurso, como o After Forever na primeira música do disco novo, After Forever.

    Claro, os teclados mais avançados tem esses e muito mais, mas enquanto não tenho esses teclados, vou me virando com o meu.

    O que está mais acessível e fácil de alcançar é um Juno G e Korg TR. Pessoalmente estou muito empolgado e interessado no Juno G. E vou juntar grana para ter um ou trocar com o Juno D e completar o resto.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    não adianta
    até não comprar um da categoria
    "tudo que eu penso eu faço nele"
    o ser não sossega

    embora esse coiceito é relativo, alguns se acalmam com um tx-5 outros só com um fantom, outros com o psr 3000

    NillMaker
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Eu mesmo era uma prova dessas pessoas... quando peguei o meu Yamaha MM6, devido no comeco ele ser um pouco ''mal falado '' devido a marca, devido a dizerem que os pianos eram parecidos com psr e por ai vai, acho que isso acabou se tornando um complexo pra mim.
    Muitas vezes nos temos bons equipamentos porem o complexo de fofoquinhas e algumas opinioes de pessoas que nunca se prestaram a testar ou saber da maquina falam, acaba nos convencendo e subindo a nossa cabeca.. algo que nao pode..
    Quando explorei meu MM6, posso dizer que foi o melhor negocio que fiz, para o que eu uso ele eh perfeito.
    Temos eh que dar mais valor ao que temos, porque tem gente ai com psr da vida se divertindo e tocando muito mais que gente ai com megas workstations!

    Abracos! A paz!

    brunoamaral
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    SaintFerio

    Realmente o VK8 é um simulador muito legal, mas não o comparo com os tops de linha porque é um instrumento específico, não tem um milésimo das funções de um Motif. O VR760 que vc citou sim, seria um top de linha, ele tem exatamente a mesma simulação de hammond do VK8 aliado a pianos da série RD e sons de sinth da linha Fantom, e ainda pode ser expandido com placas SRX (o VK8 só tem a simulação de hammond - idêntica à do VR760 - mais 8 timbres).

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a O melhor set é aquele que você possui. Por quê?