Porque nós preferimos Workstation e não Notebook?

Autor Mensagem
rapha_netto
Veterano
# nov/08
· votar


Eu to começando com esse negócio de VST agora... e como nosso amigo Alexandre Prado eu tenho um duvida que ja fucei tudo no Cubase e nada de resolver... A questão é...

Eu tenho usado meu Kurzweil SP2 via USB como controlador mas sempre fica um atraso absurdo na hora de rodar os VSTi... principalmente se for Istrumentos virtuais baixados gratuitamentes ou aqueles de muito baixa qualidade.???

Oh! Dúvida Cruel....

Como eu sempre fui um apaixonado pelos FITOMs, FANTOMs e PCs, Ks... e etc... tenho outra pergunta:

Porque usar notebooks se existem Workstations.???

Hammond B3
Veterano
# nov/08
· votar


Eu tava usando Notebook no palco, só pra orgãos e pianos
Usei 3 meses, me decepcionei pois não é versátil e comprei um rompler dedicado.
E to muito feliz agora

tmurback
Veterano
# nov/08 · Editado por: tmurback
· votar


Alexandre Prado
rapha_netto

Vocês podem perfeitamente usar os teclados que possuem para repreduzir os timbres dos VSTi´s. O teclado funcionará como um controlador, ou seja, ele enviará comandos MIDI ao computador, mediante a porta MIDI In ou USB, e o computador reproduzirá o som. Vejo que vocês desejam usar as portas USB.

No entanto, ao utilizarem a placa de som convencional do micro, vocês enfrentam o problema da latência, que, grosso modo, é o atraso existente entre pressionar as teclas e ouvir o som. Assim, vocês precisam de uma interface de áudio de baixíssima latência, que pode ser tanto uma placa instalada no interior do micro (Ex: M-Audio Delta 1010) quanto um dispositivo Firewire ou USB externo (Ex: M-Audio Fast Track) ligado ao micro. Existem muitas opções de interfaces dessas no mercado - preços, fabricantes, tecnologias, etc.

Importante notar que a essas interfaces de áudio não precisam necessariamente ter portas MIDI - mas penso que é interessante que tenham.

Agora, vou falar da minha experiência, mais ou menes como vocês devem fazer por analogia...
Quando instalei o meu Korg X50 no computador, via USB, ele passou a ser um dispositivo MIDI In/MIDI Out, ou seja, capaz de enviar e receber comandos MIDI através da porta USB. Dessa forma, configurei o software, no caso, o Properllerhead Reason, para que MIDI In seja feito pelo Korg X50 e para que a saída de áudio seja a interface de áudio de baixíssima latência. Pronto! Todos os timbres de pianos, EPs, órgãos, estão totalmente acessíveis!!!

rapha_netto
A principal razão de se usar VSTi´s em vez de workstation é o investimento relativamente baixo e a qualidade de timbres muito boa!!! hehehe!!! Porém, possui suas desvantagens, como toda nova tecnologia. A minha opinião é que os tecladistas têm que ficar antenados tanto em workstation quanto VSTi´s, pois esta onda veio pra ficar!!!

Abraço a todos!

um-tecladista-thiago
Veterano
# nov/08
· votar


primeiramente achar um notebook barato que tenha boa placa de som de dificilmente arrranjar, mais basta o peso do teclado e ter que ficar levando not com voce pra acrescentar mais ainda o suporte pra ele e meio dificil,eu uso mais não uso com controlador pego uma saida de som pra gravar minhas musicas,em fim e muito dificil e a galera dos musicos so encaram se tiver um hp ou um macbook ou um sony ae ta de sueira.

Acoustic dn
Veterano
# nov/08
· votar


isto nao esta bem relacionado, mas a verdade e que eu nao percebo nada do assunto, para ja... Estou a pensar comprar um teclado e começar a aprender, neste momento toco apenas guitarra acustica, alguem me pode explicar a diferença entre um sintetizador e um teclado de arranjo? obrigado pela atenção

um-tecladista-thiago
Veterano
# nov/08
· votar


Acoustic dn
sintetizador te dar mais sons e sons de qualidade alem de ter opsões de editar e outras coisas e sintetiza onde fica um som de instrumentos.
(os arranjadores não tem isso)
workstation e um sintetizador tambem mais com um pc embutido nele que da mais configurações.

dtplayer
Veterano
# nov/08
· votar


Hammond B3

Posso concordar que é meio sacal ficar programando tudo, mas como assim não é versátil. Bom, não sei como tu usa o teclado, mas se usar como eu, com timbres organizados de forma sequencial (ala Jordan Rudess) fica perfeito.

Alexandre Prado
Veterano
# nov/08
· votar


tmurback , ou alguem

Baixei o Reason 4 ....... os drivers do Fantom G estao instalados , etc,etc......
Poderia me dar um help???? Afinal sou totalmente "newba" nessa area de softwares.Principalmente nas configs (preferencias) do reason.....Na parte selecionar controladores , aparecem todas mas marcas ,,,, menos a "mardita" Roland......Em algumas areas ja aparece "Fantom G".....Vi uns papos la tbm de MIDI1 , MIDI 2, MIDI3 , MIDI4,,,,,, ??????
Poderia fazer um tutorialzinho ae,,,, pelo menos dessas configs???
Agradeço desde ja

tmurback
Veterano
# nov/08
· votar


Alexandre Prado

- Pressuponho que o driver de seu teclado está devidamente instalado e este está conectado à porta USB do micro.
- Crie um instrumento.
- No sequencer, clique sobre o instrumento criado.

1) Menu "Edit" -> "Preferences..."
2) Na aba "Audio", selecione a placa de som.
3) Aba "Keyboard and Control Surfaces" -> Botão "Add" -> Opção "Manufacturer" -> Escolha "<Other>" -> Opção "Model" -> Escolha "MIDI Control Keyboard" -> Opção "MIDI Input" -> Escolha "Fantom G" (deve ser assim ou algo parecido) -> Botão "OK".
4) Teste...
5) Se não tocar, na aba "Advanced Control", coloque todas as opções como "Fantom G".

Qualquer dúvida, estou à disposição.

um-tecladista-thiago
Veterano
# nov/08
· votar


pessoal meu primo me ligou ontem perguntando qual teclado eu poderia arranjar pra ele tocar,porque o psr dele tava ultrapassado pra tocar numa cantata de natal na igreja dele e o psr não tinha uns timbres que ele precisava,então ele precisa de um sintetizador ate 2 mil r$,qual teclado você me indicam com bom funcionamento.bons timbres,e boas teclas.minha opinião e um s03 da yamaha e vocês,espero ajuda ate amanha o dia que ele vai comprar.

Alexandre Prado
Veterano
# nov/08
· votar


Opção "Model" -> Escolha "MIDI Control Keyboard" -> Opção "MIDI Input" ->
Pois é,,,,, vi isso tbm e ai que fiquei com duvida....afinal estou connectado via USB............... nao faz diferença????

No momento estou no trampo , e nao posso testa-lo agora.Em casa to sem NET , por isso estou escrevendo agora o que estou lembrando de ter visto no Reason

valew

tmurback
Veterano
# nov/08
· votar


Alexandre Prado
Ok, Pois é,,,,, vi isso tbm e ai que fiquei com duvida....afinal estou connectado via USB............... nao faz diferença????
Não, não faz diferença.

Lembre-se de que, apesar de o teclado e o micro estarem conectados mediante portas USB, o Fantom enviará comandos MIDI para o computador. Isso porque MIDI é um protocolo de comunicação de dados - uma "linguagem de comunicação" completa - criado para a comunicação entre instrumentos musicais. Quando esse padrão foi criado, pensaram naquela porta de 5 pinos tradicional que conhecemos. Hoje, com o advento do USB, os fabricantes adaptaram seus instrumentos para utilizar esse tipo de porta. Assim, grosso modo, mudou-se apenas o "formato da porta". Porém, a "linguagem de comunicação", que é o MIDI, permanece a mesma.

Espero ter sido claro. Qq coisa, gritae.

Alexandre Prado
Veterano
# nov/08
· votar


Valew tmurback ,,,,,, tudo OK ,,, saindo som etc.
Um pouco de latencia no default ..... mas coloquei na parte "sample rate" coloquei 192.000 / buffer size 896 samplers / output latency e latency compensation estao em 4ms,,,, melhorou bem ,, nao sei se na qualidade isso ira influenciar alguma coisa.

Mais algumas duvidas
Bom agora devo ir atras dos tais VST. Conhece algum bom lugar?
Ao encontra-lo , onde e como devo instalar.

Percebi que ao começar um novo modelo tenho apenas o mixer e nada de som.Como a minha intenção nao é gravar nada no PC , e muito menos mixar nele , oque quero é colocar uma daqueles "modulos" carregar os VST e tocar.QUal devo escolher???

Me desculpe esse monte de perguntas OK???

Abraços e obrigado novamente

tmurback
Veterano
# nov/08 · Editado por: tmurback
· votar


Alexandre Prado
Assim como você, também estou começando a me aventurar pelos VSTs. Como o meu principal objetivo é fazer arranjos e pré-produções, o Reason praticamente atendeu todas as minhas necessidades. Ainda mais porque ele funciona no modo "standalone", isto é, ele possui seqüencer próprio não precisa de nenhum outro software para rodar. Assim, praticamente não uso outros VSTs, com exceção do "BFD lite" e do "Addictive Drums", para baterias. Porém, esses softwares eu abro dentro do Pro Tools 7.4. Tem o tópico "Tudo sobre instrumentos virtuais" no fórum "Gravação e Home Studio" que vale a pena dar uma olhada. Lá tem dicas muito boas.

Como a minha intenção nao é gravar nada no PC , e muito menos mixar nele , oque quero é colocar uma daqueles "modulos" carregar os VST e tocar.QUal devo escolher???
Cara, vai em Create -> Create Instrument... e divirta-se!!!

tmurback
Veterano
# nov/08 · Editado por: tmurback
· votar


Ah... e como VST é uma tecnologia recente, tem muita coisa boa e muita coisa ruim. Particularmente, eu não fico instalando tudo o que aparece. Prefiro ter poucos e bons programas, e dominar o que tenho - ler os manuais, entender o funcionamento. Essa é minha filosofia. Evidentemente estou aberto a novidades, mas com cautela.

Se você entrar no site da Properllerhead, por exemplo, verá um monte de demonstrações dos mais diversos recursos do Reason. Ácho importante ver essas demonstrações, e tentar aplicá-las às nossas realidades. Muitas vezes, nem sabemos usar esses recursos, ficamos num nível muito superficial, e achamos que o programa é fraco.

kushinier
Veterano
# nov/08
· votar


Meu vejamos bem !!

Com um notebook se tem diversos recursos e diversos programas de pianos , orquestra e multienstrumentos etc... como por exemplo : Ivory ( esse programa bate qualquer tipo de piano digital que ja vi ) Colosus , The grand 2 e muitos outros !! E n sai tão caro assim !! existem varias formas de vc economizar !! por exemplo : comprando uma INTERFACE PRELUDE liga via USB qualquer teclado ou controlador !! Um driver da ASIOALL que tem sido muito elogiado diminue a latencia e n da atraso ao tocar !!
Eu uso meu notebook para net , Office e ele nen é tão avançado assim é um intel 2.1 com 1 giga de memoria e 120 hd !! faz estrago !! e quanto ao tocar ao vivo toco normal !! é so preparar o notebook de diversas formas que previna os erros ou travadas !!

Videomaker
Veterano
# mai/10
· votar


mauropsouza
Motif, que invertendo as letras dá F-I-T-O-M será um plágio de Fantom, que já era um plágio do sistema de alimentação Phantom.....oh, my God, ser ou não ser....

God, que invertendo é D-O-G, ser ou não ser...
Só sei que é melhor usar o termo LORD(senhor).
Um Jarreabraço...!!!


mazza
Veterano
# mai/10 · Editado por: mazza
· votar


??????????????? num intindi............... desenterrou esse tópico praquê????

Ian Anderson
Veterano
# mai/10
· votar


Porque nós preferimos Workstation e não Notebook?

Por dois motivos

a) Se eu toco o D no Note não sai o som
b) Pra dar uma nota "#" no Note eu tenho que precionar o Shift+3

[/noob]

??????????????? num intindi............... desenterrou esse tópico praquê???? [2]

Gus79
Veterano
# mai/10
· votar


Eu prefiro o meu teclado físico.

É um instrumento musical. O computador pode até ser também, mas é muito mais coisas do que isso.

Não quero precisar confiar em softwares e coisas e tal para tocar. Eu pego meu instrumento, ligo na caixa de som e pronto.

É muito mais simples. Não tenho que configurar nenhum midi ou coisa assim. Ligo, escolho o timbre e tome-lhe música.

Não dá para disfarçar o mau músico com um instrumento real. Se ele toca bem, toca bem; se toca mal, toca mal. No computador, dá pra fazer um monte de trapaças musicais. Para quem odeia playback e coisas afim, vst é cheating.

Videomaker
Veterano
# mai/10
· votar


Ian Anderson
É isso aí...!!!

Gus79
Realmente...!!!

E agora mazza, você "intindiu" ???

waltercruz
Veterano
# mai/10
· votar


poxa, pra mim foi útil ler esse tópico..

Ele é de dois anos atrás.. seria interessante quem trabalhou com vsti nesse época e não gostou posta se a opnião mudou.. 2 anos é um tempo considerável em termos de tecnologia.. :)

Videomaker
Veterano
# mai/10 · Editado por: Videomaker
· votar


É a evolução se desencadeando...!!!
É o futuro estupendo...!!!
É tópico abrindo e fechando...!!
É todo mundo se...
matando por causa de tópico aberto à 2 anos,
mas tá fechado pra quem não quer ler assuntos já discutidos...!!!

A música é muito complexa para ser citada nesses poucos tópicos deste site.

Nós não somos e nem sabemos nem a metade dos músicos internacionais que tem obrigatoriamente aulas de música em suas escolas desde moleques. (talento e estilo próprios, temos)

Aqui o máximo que se vê é aula de flauta doce.
Pode ser música de agora e de amanhã, é uma pena que somos de um país de terceiro mundo...!!!

Esse tópicos tem uma função para bloquear mensagens...!!!
Mas este tava aberto há 2 anos, sabe porquê??? Porque o criador do tópico não foi respondido criteriosamente...!!!


Não obrigo ninguém a ler minhas dúvidas, pois a música é sem limites e infinita...!! Um jarreabraço...!!! www.jarrefan.com.br

R Palma
Veterano
# mai/10
· votar


De novo a velha história Notebook/Vsti x Teclado físico.

Depois q meu note deu pau num show em Angra, em pleno verão de uns 39 graus, de tarde, no meio do meu solo na Highway Star, tomei uma decisão q cumpro até hj: Notebook (ou netbook) no palco, NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Meu objetivo agora, se eu for voltar a usar VSTi seria um Receptor, mas por uns videos q vi, ele nada mais é q uma CPU sem monitor e sem teclado "querty". Open Labs, muito caro, mesmo lá fora.

Vou acabar fazendo uma coisa q tbm não curto muito, q é tocar com 2 keys no setup. Já tenho o candidato em vista. Seja o q Deus quiser.

Abs!

nebdownloads
Veterano
# mai/10
· votar


Olha acho que tem genti que fala muito mau do notebook e os netbooks....

quem fala mau é por que nao sabe utilizar direito.

Eu tenho experiência propria que sempre utilizaREI VSTs ao vivo......sempre deu certo.

NUNCA TRAVO. Mas tenho o note. Super, para funcinar devidamente.

Entao resumindo, o NOTE é a melhor coisa que inventaram. Tenho todos os sons de todos os teclados que imagina. tudo ali na minha frente, com qualidade ótima, samplers de qualidade, renderizações que um workstation ou um teclado normal nao poderia simular.

o próprio computador é o futuro é atravez dele que criam Firmwares e programs, dados para os teclados.

entao eu so do cara que sempre nao importa o que falarem, o notebook e PC...é o FUTURO.

Equipamentos simuladores vai acaba. Dizendo eu como técnico de Informatica, e professor a anos.

To de note e ponto. Nada vai me dete.

Videomaker
Veterano
# ago/12 · Editado por: Videomaker
· votar


Este tópico é de 2010, estamos em 2012, entendam que ele nunca vai ser fechado. Enquanto a tecnologia musical avança, vamos ter muito o que citar(conversar).

b]nebdownloads[/b]
Olha acho que tem genti que fala muito mau do notebook e os netbooks....
[i]quem fala mau é por que nao sabe utilizar direito.


Disse tudo, nebdownloads....!!!
Ou não sabe utiilizar direito ou a configuração do computador é simples.

No meu caso, eu uso para editar vídeos, que é muito mais pesado.

Já estamos em 2012 e chegaram os TABLETS que muitos músicos já estão utilizando.
Quem já se atreveu a usar um note ou net no palco, vai confiar mais em um tablet.

Videomaker
Veterano
# ago/12
· votar


nebdownloads
Olha acho que tem genti que fala muito mau do notebook e os netbooks....

quem fala mau é por que nao sabe utilizar direito.


Disse tudo, nebdownloads....!!!
Ou não sabe utiilizar direito ou a configuração do computador é simples.

No meu caso, eu uso para editar vídeos, que é muito mais pesado.

Já estamos em 2012 e chegaram os TABLETS que muitos músicos já estão utilizando.
Quem já se atreveu a usar um note ou net no palco, vai confiar mais em um tablet.

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


VIDEOMAKER
O assunto técnologia é complicado, acredita que a realidade de 2 anos atrás era muito diferente, os notebooks de entrada não eram tão eficientes como os de hoje, eu via claramente gente com maquinas muito simples, carregado de tralhas, joguinhos, multimídia, até vírus, querendo rodar e ter confiança neste tipo de setup, era complicado

Quando comecei com Audio e Tecnologia, em 2006 era tenebroso,configurar tudo, mal se passaram 5 anos e tudo mudou, para muito melhor, nao tenho saudade alguma daquela época

Hoje em 2012, até meu celular consegue tocar um timbre bacana no controlador, claro que os sistemas de notebook e instrumentos virtuais, ficaram muito mais confiáveis, hoje considero apenas que é questão de preferencia pessoal, usar um work, note, tablet, tudo preferencia de cada um

Mas convenhamos, que o cara pratico sempre vai preferir um key completo, dar power ON, e clicar nos timbres e sair tocando, isso ainda é muito sedutor e a meta para muitos

Casper
Veterano
# ago/12
· votar


Porque nós preferimos Workstation e não Notebook?

Essa generalização é um tanto quanto presunçosa.
Eu não prefiro nem um nem outro.

hbraga
Veterano
# ago/12
· votar


Eu também não prefiro nenhum dos dois. Cada plataforma tem seus pontos positivos e negativos. Não vou ficar surpreso se a Yamaha, por exemplo, lançar um Motif com o Cubase já instalado e uma tela de iPad para operá-lo (tudo junto e misturado).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque nós preferimos Workstation e não Notebook?