Comunicação MIDI entre equipamentos

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/08


    Bom, este tópico não necessariamente diz respeito a teclados, mas acho que tecladistas manjam sobre MIDI...

    Achei uma pedaleira da Roland que simula sons de sintetizadores para serem tocados com guitarra. Para tal você acopla um captador especial nas cordas, para que este capte a vibração da corda, interprete como determinada nota e a reproduza com um determinado som sintético. Aí vai o site deste brinquedo:
    http://roland.com.br/roland/produtos/99

    Vi por aí também uma pedaleira MIDI para teclado. Aí vai o site dela também:
    http://www.tokai.com.br/pedaleira.htm

    Gostaria de saber, a princípio, como funciona a comunicação MIDI, entre dois teclados, por exemplo. Digamos que eu tenha um teclado e um controlador sem sons próprios, se eu ligar o MIDI out do teclado com o MIDI in do controlador, posso tocar o controlador usando os timbres do teclado?

    Aplicando à minha dúvida: se eu ligar o MIDI out desta pedaleira da Roland na MIDI in da pedaleira da Tokai, posso tocar os sons da Roland com os pedais?

    Se alguém puder me tirar estas dúvidas eu agradeço desde já!

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    as ligações do seu exemplo estão invertidas

    no aparelho que manda o comando midi você usa o midi out
    no aparelho que recebe e ira produzir os timbres usa o midi in
    no começo dá duvidas mas é só fazer o esquema do caminho, se eu toco alguma coisa em um teclado o que eu toco "sai" dele então é midi out, o que eu toquei "entra" no outro teclado então é no midi in

    lembrando que muita gente fala errado e gera confusão tem gente diz (dentro do exemplo que você citou)
    -eu ligo a tokai na pedaleira da roland e "puxo" o timbre pra tokai, onde correto seria: eu ligo a tokai na pedaleira da roland e mando o que eu toco pra ela
    os timbres continuam na pedaleira da roland o comando midi é processando/convertido na pedaleira roland e a saida de "audio" é pela roland

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    fernando tecladista
    Valeu cara!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    erico.ascencao
    quanto a pedaleira dá roland não sei se o forte dela seria timbres de baixo ou se só teria o basico já que é voltada pra guitarrista

    um módulo de teclado talvez te daria timbres mais interessantes já que vi pelos seus posts que você toca contra baixo
    então creio que a pedaleira seria para disparar timbres diferentes

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    fernando tecladista
    É, tenho interesses multi-instrumentais...

    Bom, imagino que um teclado seria mais versátil. Essa pedaleira da Roland só tem um track, ao contrário de muitos teclados nos quais dá pra você dividir em 2, 4 ou até 16 partes, o que é muito interessante. Fora que mesmo com esta pedaleira seria legal um ampli para os sons dela, aí em termos de $$$ fica igual a um teclado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comunicação MIDI entre equipamentos