Piano, mal gravado e mal tocado, no Korg X50

    Autor Mensagem
    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # fev/08


    e ai galera....

    bem, como eu tenho pouca vergonha na cara, hehehehehe, resolvi ter coragem e divulgar esse video horrendo, gravado por um MP5,

    ESCUTEM: GRAVADO NUM APARELHO DE MP5....

    por um colega meu, e eu fazendo zoada mesmo.....sem brincadeira.....ai ele pos no youtube, ai resolvi exibir minha vergolha, kkkkkk, para aqueles que queiram ter uma noção mais real, ou menos real se levando em conta o metodo de gravação, ate por que naum gostei muito dos sons q tem por ai no youtube q a galera poe.....

    mas, so pra galera ver da da pra ter um piano bom num korg de baixo custo.....baixissimo por sinal!!!


    ai vai:



    yurikat
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    PHILLIPE_SENNA
    Cara assim vc vai ficar corcunda!!!!!

    Muito legal o X50, mas as teclas...

    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Muito legal o X50, mas as teclas...

    pois é cara....m surpreendi com o som dele....intaum, a questão das teclas, sinceramente , nao sao horriveis como muitos falam, pelo menos pra tocar....heheheheh.....aumentei um pouco a sensibilidade e pronto....elas tem um bom tamanho pra uma boa execução sim...

    Lord fafe
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Cara assim vc vai ficar corcunda!!!!!

    Jáh táh...

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    o timbre é bom

    mas tu ta mais "performatico" que o Glenn Gould


    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    yurikat
    Lord fafe

    hehehehe...sou um pouco relaxado quanto a postura mesmo, mas ai era de proposito mesmo, e o teclado tava mais baixo por que o meu colega q tava filmando estava tocando nele....


    fernando tecladista
    mas tu ta mais "performatico" que o Glenn Gould


    muito menos, se tivesse essa habilidade....ainda mais com essa cara de gay dele, tô mais distante ainda....kkkkkkkkkkkkkkkkk....

    ah....e o teclado estava ligado naquela caixinha wattsom 400, com o sistema em flat....

    sralves
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Você toca igual o Beethoven, debruçado sobre o teclado para sentir a vibração das cordas? Acho que só funciona para piano, haha...

    Você toca bem, mas sinceramente não gostei do timbre não... Pode ser só a compressão do youtube, entretanto...

    korgman
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    PHILLIPE,

    Concordo como o que nosso amigo Sralves afirma. Talvez a compressão do youtube tenha mascarado frequencias importantes do timbre do Piano do seu X50, ou então o amplificador pode estar fazendo isso.

    Acho que seria importante voce dar uma equilibrada no timbre usando o parametro MASTER EQ do seu X50.

    è uma ferramente que ele possui, e é muito importante utilizá-la na finalização de um COMB ou PROGRAM

    Desta forma você poderá adequar o timbre do X50 para a frequencia de resposta do seu amplificador Wattson.

    Para isso que criei um tutorial para ajudar a editar adequadamente este parâmetro.

    Se quiser recebê-lo gratuitamente peço por favor que me envie um e-mail para u suporte SAC Korg korg@pridemusic.com.br , com o titulo

    QUERO RECEBER O TUTORIAL MASTER EQ DO KORG X50

    E eu o enviarei apra você.

    Que sabe editando o parâmetro Eq Master do seu X50, você não consiga melhorar melhorar a resposta de seu amplificador Wattson, e com isso não consegue uma sonoridade melhor para os timbres se seu Korg X50???.


    Abraços

    Korgmann - Suporte SAc Korg
    www.youtube.com/korgmann

    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    korgman

    ja recebi sim o tutorial, obrigado.

    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    sralves
    korgman


    ah....e assim....foi como expliquei no começo, alem do youtube comprimir o video ....o video foi gravado por um MP5, a imagem e o audio, que comprometeu muito a qualidade do som, fora o amplificador q é bem ruimzim...heheheheh....

    mas, valeu pelas dicas.

    korgman
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    PHILLIPE

    fora o amplificador q é bem ruimzim...heheheheh....
    [i][/i]

    Mas... regular o Equalizador master para a frequencia de resposta ajuda na sonoridade com este amplificador ajuda.. não é mesmo??

    Só por curiosidade que frequencias e ganhos vc aplicou no EQ Master só para eu saber..,

    E.. para quanto ajustou o fator Q dos médios??

    No aguardo

    Korgman

    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    korgman

    ajuda não...resolve o problema...é muito poderoso o EQ master do X50...

    quanto as frequencias , eu nao me lembro bem, ate pq q eu modifiquei atualmente....mas acho q era:

    100hz ganho 0
    600hz (ou 700) ganho +5 ou 4 fator Q 0,5
    1,40hz ganho +3 ou +2

    algo assim....

    atualmente to usando uma configuração sugerida aqui no FCC, não me lembro por quem que é assim:

    40hz +9
    600hz +11, Q 0,5
    1,40hz +10


    fora tb, q agora to usando a setup de uma PCG que baixei no tritonhaven, um que tem combis e progs dos triton LE e Studio.

    vlw.

    korgman
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: korgman
    · votar


    Phillipe,

    lembre-se do conceito básico do meu tutorial EQ master.

    Devemos pensar como um tecnico de som, passando um som de uma banda.

    Adquirir feeeling para equilibrar um som é um execicio demorado mas que trará benefícios para vc no futuro.

    Nem é tão complicado assim..

    PA

    Chegue mais cedo à passagem de som "combine com o tecnico", instale o teclado de frente para o PA, exatamente na posição que o publico fica mas recue uns 4 metros do palco

    Peça para o tecnico deixar o canal da mesa de som em flat, e realize os ajustes dos combs ou programs que utiliza, um a um.


    Primeiro a frequencia grave...

    Ajuste o rastreador em 20kHz, que é a frequencia de partida dos graves, afinal o ouvido humano começa a captar frequencias a partir de 20kHz.

    Com o ganho no máximo "repetindo",, comece a aumentar esta frequencia, até perceber que o timbre está ganhando corpo.

    Vai chegar em um momento que você chegara em um patamar onde mesmo que aumente a frequencia, o peso não irá mais aumentar.

    Volte para a frequencia onde seu ouvido descidiu que é a melhor posição, e pronto.. a frequencia de resposta grave já foi encontrada.

    A seguir volte o ganho do grave para 0dB

    Aumente para o máximo agora o ganho dos médios deixe o fator Q para 0,5 e comece a subir a frequencia de médios.

    Aumente o rastreamento da frequencia até o timbre de piano ficar metálico, quando perceber que aumentar esta a frequencia acima do ajuste ideal não aumenta o metalico, volte para a frequencia onde vc chegou ao ápice deste ajuste.
    Ajuste o ganho para 0dB.

    Agudos

    Aumente para o máximo agora o ganho dos agudos.

    Diminua o rastreamento dos agudos de até o timbre de piano ficar metálico, quando perceber que diminuir o astreamento desta a frequencia, abaixo do ajuste ideal não ressalta mais os agudos suna a frequencia onde seu ouvido localizou o ponto exato deste ajuste.

    Ajuste o ganho para 0dB.

    A seguir comece a aumentar o ganho do grave .. médios e agudos.

    Teste várias posições no ganho da tres frequencias e quando chegar a um ajuste proximo ao ideal, negative o ganho do médio para -18.

    Aguarde uns 5 minutos, vá tomar um café, em silencio para descansar o ouvido, e quando voltar..comece a aumentar o ganho dos médios até chegar a um ajuste que julgue ideal para você.

    Pronto voce acaba de realizar este ajuste.

    Depois de equalizar todos os timbres desejados.. selecione o timbre de piano que equilibrou incialmente, toque o piano em todas as regiões, e peça para o tecnico dar o "ajuste fino" e pessoal na equalização do canal do teclado da mesa.

    Com certeza você irá se surpreender com os resultados, e com certerza esta equalização irá servir para qualquer locação que for tocar.

    Lembrando que o ajuste fino do tecnico do lugar onde for tocar sempre irá dar o acabamento e equilibrio final, afinal cada casa de shows possui um PA diferente.

    Mas nunca mais irá realizar esta operação novamente.

    Geralmente quando crio "um novo comb" em casa, eu sempre uso como ponto de partida, um comb parecido com o que eu quero e que equalizei anteriomente na passagem de som,

    Assim este novo combi estará 70%pronto para ser usado, bastando apenas pequenos ajustes no EQ master.

    Fazendo isso você irá perceber que sempre terá combinações com ganho semelhante, evitando as tradicionais correções no volume master enquanto toca.

    Mais uma dica "óbvia", quando for passar o som "de verdade", deixe sempre o ajuste do volume master na posição 3/4.
    Desta forma você sempre terá um pouco de volume para aumentar, caso a equalização da casa se modifique durante o show.

    Afinal passar o som com a casa vazia, é muito diferente de usar esta equalização em casa cheia.

    Daí a necessidade de ter uma margem de volume em maõs para usar se for necessário.

    AMPLIFICADOR

    Caso esteja equilibrando os timbres para a frequencia de resposta de seu amplificador para tocar apenas em casa

    E caso o amplificador não possuir um falante de boa qualidade, você pode corrigir compensando pela equalização do amplificador na frequencia que esteja em débito com a qualidade global do som..

    Entretanto o mais importante é educar seu ouvida para saber o instante exato que você atingiu a fequencia de resposta, em relação a frequencia que está rastreando.

    Comece a treinar, e em breve poderá até se tornar um tecnico de sem, ou um excelento mixador de estúdio..

    Afinal tanto os tecnicos de som como os tecladistas necessitam dominar esta tecnica..

    Que seja para um comb, que seja para um sequenciamento...

    Valeu

    Korgman

    www.youtube.com.korgmann

    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    valeu mesmo aureo....nao sabe o quanto tem ajudado os usuarios Korg daqui do forum....

    só uma coisinha:

    o ajuste no imbre de piano acustico cai bem tambem no piano eletrico, wurly, vintages, strings e orgãos???

    ou seria necessario um ajuste para cada tipo de timbre??? e se de acordo com o ganho dos ajustes os timbres ficarem com volumes bem diferentes, é aconselhavel, no caso dos prog's, a ajuste pelo LEVEL, ou tem outra forma melhor? no caso das Combi's , o volume individual de cada timbre é o caminho ideal??


    hehehe....na verdade só mais algumas coisinhas...


    ah, se não fosse pedir muito, teria como me indicar um otimo PCG ou me enviar um com bastante variedades de timbres acusticos e eletromecanicos e variedades de Combis....


    valeu mesmo aureo.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    PHILLIPE_SENNA
    Cara precisa isso tudo mesmo ??? tu ja ta corcunda... muita munganga :P :P

    kkkkkkkkk brincadeira... ta legal !!!

    korgman
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: korgman
    · votar


    Vamos lá Phillipe,

    Questões abaixo:

    1- O ajuste no imbre de piano acustico cai bem tambem no piano eletrico, wurly, vintages, strings e orgãos???

    KORGMAN - ´Sons individuais como piano Piano elétrico, metais orgãos, quando forem um comb com sons semelhantes, você poderá utilizar uma equalização master voltada para todos.

    Se criar um COMB onde lá estejam um piano, um strings e um Metal por exemplo, você terá que equilibrar o master eq para que os tres timbres soem com a frequencia de resposta do ampli, neste caso será um EQ Master global. semelhante quando vocÇê regula os graves médis e agudos do som de seu CD ou Cd para carro.

    Caso ache que um determinado timbre detro de um Comb mereça uma equalização extra antes de chegar ao Master EQ, você pode utilizar ums dos 2 efeitos master, transformando um deles em inserção de efeitos e atribuie um efeito EQ grafico ou paramétrico para ele.

    Lembro que quando equaliza um comb com sons diferentes, será necessário ajustar novamente os volumes de cada uma das partes, o que é um processo simples e rápido, pois quando se altera frequencias o ganho geralmente almenta 3 dB's.

    Como já havia dito, um exercício que vale a pena praticar em casa, no seu Wattson, até ficar craque nisso!!!

    Esperimente equilibrar um comb de piano com strings e um metal, só que o piano e o strings juntos na mesma região e os metais sózinhos em outra região.

    Usando apenas o equalizador master, como se estivesse equalizando o som do CD de sua casa..

    Se quiser saber mas idetalhes desta operação com mais minucias, envie um e-mail para mim no korg@pridemusic.com.br

    2- Ah, se não fosse pedir muito, teria como me indicar um otimo PCG ou me enviar um com bastante variedades de timbres acusticos e eletromecanicos e variedades de Combis....

    KORGMAN - na verdade a única programação que fiz no X50, foi a programação que usei em um show que fiz em Manaus com o leo Jaime, vou pegar esta programação e enviá-la para vc.

    Abraços do amigo

    Áureo Gall / Korgman
    http://www.youtube.com/korgmann

    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ThyagoAmaral
    vlw cara....uma munganguinha de vez em quando faz mal nao...kkkkkk...


    korgman

    opa....vou entrar em contato sim....posso perder essa boquinha nao...hehehehe....

    vlw aureo, voce sempre muito prestativo!!!

    teclado roots
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: teclado roots
    · votar


    Olá amigos , adiquirí um x50 a 3 dias , tou apanhando feio dele , mas ja descobri muito coisa , ja sei como fazer splits , sobrepor os timbres, equalizar no EQ master, etc.

    Porém, sobre a edição mesmo do timbre não sei bem ainda como fazer, tipo , na seção key do CATEGORY, onde tem os pianos tem muitos pianos que eu não ultilizo , uns pianos com muito reverb , uns com uns strings , mas eu não achei um piano acustico pronto, alguem teria alguma dica rapida passo a passo de como montar um piano acústico no x50?

    "Se possivel um bom pra tocar reggae antigo, onde eles gravavam com pianos acusticos bem antigos"

    OBS: da pra fazer do zero ou tem que escolher um timbre qualquer e ir trabalhando nele?

    OBS2: Tem como montar esse timbre , salvar e utilizar no mobo combi e abrilo no prog deste modo?


    Muito obrigado! espero que alguem ajude e fique registrado pra outros usuários do x50.

    É um teclado espetacular!

    Shadad
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    teclado roots

    em os pianos tem muitos pianos que eu não ultilizo , uns pianos com muito reverb , uns com uns strings , mas eu não achei um piano acustico pronto

    Pelo que dá pra perceber, voce está explorando o modo COMBI, é lá que existe esse tipo de timbre. O tipo de piano que voce que vai estar no modo PROG. Selecione o PROG que mais te agrada e monte uma COMBI com ele.

    OBS: da pra fazer do zero ou tem que escolher um timbre qualquer e ir trabalhando nele?

    Dá pra fazer do zero, sim. Mas isso dá muito trabalho. Para os timbres de pianos, a melhor maneira de se trabalhar é usar os presets como ponto de partida.

    OBS2: Tem como montar esse timbre , salvar e utilizar no mobo combi e abrilo no prog deste modo?

    Essa pergunta é confusa, mas acho que entendi.

    A parada é a seguite, o modo COMBI do X-50 não serve para "editar" os timbres. Serve basicamente para juntá-los e combiná-los. O máximo que dá pra fazer é editar os efeitos, portamento e configurar os osciladores para mono ou polifonicos. A edição, modificação do timbre só pode ser feita no modo PROG. Voce deve modificar o piano a seu gosto no modo PROG (modificando as formas de onda e os filtros) e depois que ele estiver ao seu gosto voce deve fazer uma COMBI com ele ou pode ficar usando ele no modo PROG mesmo.

    Qualquer outra dúvida, é só me perguntar pelo MSN: shadadfarias@hotmail.com

    teclado roots
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ok , entedi , tem que editar no modo prog e depois carregar no modo combi neh!

    O melhor timbre pra meu ponto de partida para editar um piano acustico seria o AC piano? dizem que o m1 piano é muito bom pra reggae tb neh!

    Shadad
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Shadad
    · votar


    teclado roots

    O melhor timbre pra meu ponto de partida para editar um piano acustico seria o AC piano?

    Sim.

    dizem que o m1 piano é muito bom pra reggae tb neh!

    Véi, tu ainda tá com essa história de M1? Cara, esqueça isso! Voce está com um equipamento bem superior. O fato de alguns tecladistas de reggae usarem o M1 até hoje não significa que o M1 é o melhor teclado para reggae. Pode significar também que o tecladista (ou a banda) não quis perder aquela sonoridade característica dos anos 90 - na minha opinião o M1 só é bom para 90's reggae - ou que simplesmente o tecladista teve preguiça/preconceito de atualizar o setup e estudar outros equipamentos.

    teclado roots
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Shadad
    concerteza shadad , o piano do m1 é pro reggae mais pop memso , eu preciso de um pinao acustico pra tocar os reggae pedra!

    PHILLIPE_SENNA
    esse timbre do video é do ac piano? editado?

    "ou se alguem souber responder"

    teclado roots
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Cara, tentei ontem fazer um piano bom pra reggae , mas ainda não ta 100% ,

    1- Alguém teria alguma dica de como eu posso fazer?

    2- Quais são e onde ficam os parâmetros para edição de timbre no x50?
    (Só sei que devem ficar no modo PROGRAM)

    3- Existe alguma forma de disparar um instrumento de percussão no x50? tipo uma COBRA ou PANDEROLA. Eu fazia isso no psr E413, eu gravava o som do COBRA no "user" e apertava o play pra disparar esses efeitos, no caso do x50 como ele divide em muitas regiões tem como eu pegar só o COBRA de uma percussão e jogar em só uma tecla? ou então armazenar em outra tecla no painel e apertar pra sair o som?

    Obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Piano, mal gravado e mal tocado, no Korg X50