Controlador MIDI é vantajoso?

Autor Mensagem
JeffersonX
Veterano
# fev/08


Galera, estou com uma dúvida. A um bom tempo estou cogitando ter um segundo teclado. Tive duas oportunidades boas de ter um Korg Triton LE 61 e um Roland Juno G. Só que deu tudo errado...

Hoje estive lendo um pouco sobre controladores MIDI e vi que posso controlar o meu teclado, um sintetizador Roland Juno D, através dele.

Então venho da pergunta: Será que vale a pegar um controlador MIDI e ligar no meu Roland? Estou pensando talvez...

Mas pergunto: como eu mudaria os timbres? Como funcionaria com o Roland? Os comandos como bend, modulation e os knobs Cutoff, Resonance e outros do controlador funcionaria no controlador?

Posso por exemplo com o Roland estar tocando um String e com o controlador MIDI usando o piano do meu sintetizador?

lusojunior
Veterano
# fev/08
· votar


Um controlador como o Keystation Pro acho que poderia utilizar os canais midi em separado.

Artref
Veterano
# fev/08
· votar


Eu não gosto de controladores. Enchem o saco, são limitados e a sensação de ter o módulo + controlador nunca me deu o mesmo prazer de ter o teclado completo.

Você tem que ficar configurando um monte de coisas pro negócio funcionar legal, o que é uma boa perda de tempo. Tempo esse que poderia ser usado para coisas mais interessantes.

Acho legal o cara ter um teclado 76 ou 61 teclas para trabalhar por aí e um controlador de 88 para estudar em casa, aí sim acho muito show. Mas trabalhar com controlador ao vivo na minha opinião é um pé no saco e não dá muito prazer.

expedifer
Veterano
# fev/08
· votar


Tópico repetido:

aqui tem o que vc quer

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/180946/

LeandroP
Moderador
# fev/08
· votar


Um teclado que possui midi in/out não pode funcionar como um controlador também?

(só uma dúvida - não sou tecladista)

Daniel.m
Veterano
# fev/08
· votar


Um teclado que possui midi in/out não pode funcionar como um controlador também?

R: Sim.

SaintFerio
Veterano
# fev/08 · Editado por: SaintFerio
· votar


LeandroPanucci
Pode sim!

Artref
Sobre usar controladores, eu tb não gostava... Mas recentemente adquiri o módulo ME-1 que é do Kurzweil KME-61 e comprei tb um Keystation 88es... Agora me diga, qual vc prefere? Um KME 61 com timbres muito bonitos mas com SÓ 61 teclas pra tocar piano ou um ME-1 com 88 Teclas? Em 3 minutos meu módulo está configurado pro show, então não tem erro mesmo amigo! Acho que é questão de adaptação... Detalhe, KME-61 custa 2,400 um novo, gastei 1350 no Módulo e o Controller! Heheh fala se não compensa?!:P


JeffersonX
Sim, da pra usar um controlador no seu Roland, mas compre um outro módulo que seja diferente do Roland pra vc usar com o controlador, aí terá mta variedade de sons... Pois de que adianta usar um controlador no Juno-D? Use-o e ponto! Compre um controller mais barato e um módulo tb, terá mais versatilidade no seu repertório!

Daniel.m
Veterano
# fev/08
· votar


SaintFerio

gastei 1350 no Módulo e o Controller!

Caramba, hein?

Quanto que custou só o Keystation?

fernando tecladista
Veterano
# fev/08
· votar


LeandroPanucci
Um teclado que possui midi in/out não pode funcionar como um controlador também?

pode, mas se pegar algum tosco, não vai ter todos os controles midi a sua mão: drawbars, acessar todos os timbres, salvar suas configurações... vai servir apenas para mandar notas

NillMaker
Veterano
# fev/08
· votar


Ai vai de cada um.. eu igual ao Artref nao gosto de controladores nao... o unico que eu teria um dia seria mesmo o Ax7.... por questao de estilo e flexibilidade mesmo... Abraços!

lusojunior
Veterano
# fev/08
· votar


SaintFerio

Eu pensei seriamente em pegar o Keystation Pro, mas vi muita gente reclamando de q era muito pesadão e difícil de configurar... a versão ES está te atendendo bem? Fale das teclas+(semi-pesadas) e dos controles

SaintFerio
Veterano
# fev/08
· votar


Daniel.m
Comprei os dois por esse preço, foi realmente MUITO barato...

lusojunior
Está me suprindo normalmente... Ele não tem mtos controles, aliás, vc pode ver pelas fotos que ele só tem as teclas e alguns poucos botões, a maioria das funções vc aperta um botão nele depois uma tecla... Mas no meu caso está me surpindo mto bem, pois uso 6 ou 7 timbres do ME-1 apenas e não preciso ficar configurando... Sobre o peso das teclas é como um SP76 por exemplo, mas acho a ação delas um pouco melhor...

LeandroP
Moderador
# fev/08
· votar


SaintFerio
fernando tecladista

Valeu!!!

A. Cordeiro
Veterano
# fev/08
· votar


Oi JeffersonX, tb tenho um Juno e uso com controlador, e posso te garantir que vale muito a pena, mesmo que todos os sons usados sejam do Juno. O trabalho (se é que seja trbalho) é só no momento antes de tocar, pois você direciona o canal a ser usado pelo controlador, assim como ajusta seu volume e os detalhes, se já não tiver programado no Juno pela performace
e/ou no controlador. Daí, durante a apresentação inteira não precisa modificar quase nada, a não ser o som a ser usado pelo Juno como arranjos e solos e tocando piano por exemplo com o controlador simultâneamente; claro que tb cada caso é um caso, mas de modo geral é assim. Como em vários tópicos já explicam, não vou detalhar, mas o Juno com um Prokeys 88 Es ou um A-30/33 seria bem legal, ainda mas pelo custo...

JeffersonX
Veterano
# fev/08
· votar


Opa! E A. Cordeiro! Era isso mesmo que queria saber. Então dá certinho né?
Qual controlador você usa?
E a mudança do timbre a ser controlado pelo controlador é mudando a parte/canal apenas?

El_Cabong
Veterano
# fev/08 · Editado por: El_Cabong
· votar


Artref
Eu não gosto de controladores. Enchem o saco, são limitados e a sensação de ter o módulo + controlador nunca me deu o mesmo prazer de ter o teclado completo.

Claro que é melhor ter o teclado completo, mas é mais caro.
Eu, por exemplo queria um Yamaha Motif ES7 que custava R$ 7000.
Como eu não tinha tudo isso, comprei um Motif Rack ES R$2500 trazido dos EUA, mais um CME-UF7 R$1180, mais um notebook Turion 64 X2, R$2200, Total: R$ 5880.

A. Cordeiro
Veterano
# fev/08
· votar


JeffersonX

Qual controlador você usa?

Já usei um PC88mx, e um CME UF8.

E a mudança do timbre a ser controlado pelo controlador é mudando a parte/canal apenas?

Em geral é sim, mas é possível tb deixar o teclado controlado já programado com os sons a serem usados em sequência, por exemplo, daí é só passar um n° por vez no controlador que chegará no mesmo resultado, mas acho que é mais trabalhoso...

JeffersonX
Veterano
# fev/08
· votar


A. Cordeiro

Fino demais! Eu estou pensando em pegar um CME UF7. Como foi sua experiência com o UF8? Funciona numa boa com o Juno D? A mudança de timbre é fácil e rápida? Dá trabalho pra configurar?

E no geral? O CME é bom?

Abraço

Fabinhomusic
Veterano
# fev/08
· votar


Pra mim vale a pena sim....desde que vc tenha um bom modulo ou um notebook legal pra rodar VST's.....Mas vale a pena sim......vc pode ter sons de diversos modelos de teclados num só.....Exemplo disso é o El_Cabong que possui os 2, modulo e note.....se ele usar VST's ele além dos sons do Motif que dispensa comentários ele terá qualquer outro usando sons virtuais.......

Abraços!!!!!!!

A. Cordeiro
Veterano
# fev/08
· votar


JeffersonX

Olha, vou ser sincero com vc, não foi muito boa...Não sei se somos de mesma área de atuação musical, mas como o meu é gospel, não teve tanto retorno. Te explico melhor: O UF8 tem ótimas teclas (não sinto incômodo na diferença das pretas pras brancas), os nove fades com os oito knobs são bem funcionais e a carcaça em geral é bem bonita e resistente, mas acho que os elogios param por aí.
São muitos poucos botões pra muitas funções, quem tem um vai me dar razão nisso. E tb o fato de não ter endereçamento numérico e a passagem de canal só ser feita por dois botões que equivalem a "+ e -" ou o giratório nos obriga a colocarmos os sons nos determinados canais por sequência, com já falei.
Mas o que mais me incomoda é uma coisa bem simples: Qualquer timbre que eu tocar com o "sustain infinito" como em todas as cordas do Juno D, eu tenho que soltar o pedal primeiro antes da mudança de canal ou desativação do dual, se não o canal é trocado e o som permanece até que vc volte e tire o pedal e depois retorne pra o quer entendeu?? Isso tanto pra mudança de canal como pra ativar o dual ou não, e como o Juno D não altera o sustain do timbre, isso é horrível...
Por isso é que eu indico esse controlador pra arranjos ou em ocasiões que se toque um ou dois timbres por música, e como no gospel o teclado trabalha bastante com vários timbres numa música só, fica meio inviável...Já o PC não tem quaisquer dos problemas mencionados, e o melhor é que vc pode dividir o teclado ou sobrepor os sons em quatro zonas, ideal pra o que eu faço.
Pelo que eu li, se o Keystation Pro da M-Audio não tiver esses problemas, será tb perfeito pra mim. Mas vê: pense bem o que vai fazer, digo isso pq o que falei é minha opinião, mas a decisão é sua blz?!!...boa sorte.

JeffersonX
Veterano
# fev/08
· votar


Hm... Bom saber A. Cordeiro!

Bom, eu vou esperar mais um pouco e vou olhar um Kurzweil Sp 76 ou o SP2 mais pra frente... Eu teria as 76 teclas com ótimos timbres de piano e se quiser aproveitá-lo como controlador, vou poder.

Valeu pela dicas.

tecladoprofusao
Veterano
# abr/08
· votar


Existe algum controlador MIDI que tenha 88 teclas de piano boas e nada mais? Algo bem compacto? Não precisa de knobs, sliders, luzes, tela, nem sequer bend e modulation, só precisa ser compacto, não aqueles UF monstros. Tô pensando em comprar um Privia PX-alguma-coisa (é um piano completo, mas é o menor que achei), mas se tiver um controlador menor que ele é jogo...

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# abr/08
· votar


Eu tenha uma dúvida sobre controlador:
Tenho um PSR dotado de Midi IN/OUT, aí tou pensando em adquirir outro teclado com melhores timbres, pois, então seria possível eu tocar o PSR e o outro teclado ao mesmo tempo usando os timbres do teclado mais novo? E as saídas de som?

tecladoprofusao
Veterano
# abr/08
· votar


Aleciano Fuckin Roses
Dá certo sim... Tenho um PSR 240 que uso de controlador em um PSR 2100. O 240 é muito limitado, nem bend tem, mas quebra um galho. O som sai todo no 2100, usa um cabo só. Mas as teclas do 240 já mostram o peso da idade, às vezes precisa de dar uns socos nele pra funcionar....

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# mai/08
· votar


Mas dá pra tocar os dois ao memso tempo mesmo? Com a mão em um e a outra no outro??

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


É assim que eu faço! É como se vc tivesse 10 oitavas e colocasse um split no meio, ou tocasse dois teclados iguais. Ficam independentes, porém o som sai num só.

Fica assim:
Foto do meu setup
Antes que vc pergunte... Coloquei o 240 por baixo pra não tapar o painel do 2100. E apoiei o 2100 direto em cima dele, pra não ficar distante.

Um detalhe interessante é que os controles ficam todo a cargo do 2100! Fica legal com um timbre de sintetizador, tocando no de baixo e editando o som em temo real no de cima. Quem está vendo nem entende bem o que acontece...

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# mai/08
· votar


Blza... entendi...
Um cabo midi in/out né.. e depois só configurar..

piu-piu-BA
Veterano
# mai/08
· votar


vem k.....qr dizer q eu pudia pegar um e-16(possui midi in out)e controlar com outro teclado?

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


Pode sim. É só ter outro teclado MIDI. Um controlador, de preferência, pra poder selecionar o canal.

Se um teclado qualquer tem MIDI in, ele pode ser controlado.
Se um teclado tem MIDI out ele pode controlar.
Se tem MIDI thru ele serve de extensão.
Se tem tudo isso... seja feliz!

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# mai/08
· votar


Esse MIDI thru ... eu não conhecia ele.... qual a diferença necessariamente?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Controlador MIDI é vantajoso?