Escala Pentatônica: como se toca?

Autor Mensagem
LeandroDoria
Veterano
# out/03


Nunca soube esta escala. Se alguém puder me ajudar.

Ps: estou me aprofundando mais em escalas agora.

Dennis_Tecladista_Doido
Veterano
# out/03
· votar


ixi, esqueci, acho que tira a terceira e a sétima... tipo, na escala pentatônica de dó tiramos a nota mim e a nota si!
nossa! hauihauhauhauha

Chick Rudess
Veterano
# out/03
· votar


É a escala mais usada, principalmente no Rock. É composta por 5 notas, 1ª, 2ª, 3ª, 5ª e 6ª da escala diatônica referente ao acorde em q se está tocando.

Ex. Acorde de C / Escala Pentatônica: C, D, E, G, A

Sacou brother?

CIRO
Veterano
# out/03
· votar


é uma escala bem simples...e muito manjada...

Chick Rudess
Veterano
# out/03
· votar


Pode crer CIRO, mas se usada corretamente... o resultado é muito bom.

Tripa Seca
Veterano
# out/03
· votar


Chick Rudess
qual penta eh aquela?

LeandroDoria

penta maior = Diatonica maior sem IV e VII grau
penta menor = Diatonica menor antiga sem II e VI grau

existem outras pentas tipo m6 e etc

Chick Rudess
Veterano
# out/03
· votar


Tripa Seca
É uma penta tradicional maior mas também pode-se improvisar com ela no campo harmônico menor.

Tripa Seca
Veterano
# out/03
· votar


Chick Rudess
acho q é M6, não sei vou pesquisar

oTaD2
Veterano
# jan/04
· votar


é a escala usada no blues....vc coloca a 7 , 5 , 5 menor , 4 , 3 menor e a fundamental do tom...
por ex: tom C vc usa sib sol solb fá mib e dó
blz????

mazza
Veterano
# jan/04
· votar


toca uma nota de cada vez... :-)

Geraldo Luís
Veterano
# jun/05 · Editado por: Geraldo Luís
· votar


Aí pessoal, dêem uma olhada e uma tocada nessa: C - Db - F - G - Ab -C.
Parece que é indiana. Pelo menos, oriental. Muito gostosa.

Geraldo Luís
Veterano
# jun/05
· votar


Tem também uma egípcia que parece que é assim: A - B - C - E - F. Também muito interessante e soa com jeito oriental.

mano_a_mano
Veterano
# jun/05
· votar


Para saber o que é um escala pentatônica, basta observar as teclas pretas de um piano/teclado/órgão:

F# G# A# C# D# ou Gb Ab Bb Db Eb

roggerss
Veterano
# jun/05
· votar


no piano popular existem aplicações mais interessantes que dão sonoridades diferentes, puxando pro Jazz...
Ex:imagine a sequencia C7+ F7+ Dm7/9 e G7/5+
o trabalho das pentas consiste em executar escalas sobre acordes, cada acorde uma escala ou um grupo de escalas, o resultado é ótimo...
sobre C7+ ou C7M, lembrando que usaremos a fórmula 1 2 3 5 6 ou seja para C teremos C D E G A...
Para C podemos usar>> a penta de C mesmo ou a penta da quinta a quinta é sol aplicamos a formula G A B D E, e a penta da 9 a nona no caso de C é D então= D E F# A B com o F# teremos intervalos de 5menor dando dstaque no acorde C7+
ao chegar em F fazemos a mesma coisa
penta da primeira F G A C D
penta da quinta de F C D E G A

nos menores usaremos a penta da setíma Dm setima = C logo, C D E G A, podemos usar a penta da terça menor
terça menor de D=F
logo F G A C D...
NO G7/5+ poderemos usar várias como por exemplo:
penta de G de C de G# de D# de F.... entre outras cada uma dá uma sonoridade diferente e intervalos típicos do Jazz... por ser o G um mixolídio a variedade é grande de escalas como Dim Dom Dom Dim alteradas, hexafonica entre outras.......


mas o objetivo principal desse estudo é as pentas numa aplicação fácil de ser aplicada desde que seja decorada...
espero ter ajudado....

junynhosousa32
Veterano
# fev/07
· votar


Alguém poderia me falar quais a disposição dos dedos que devo usar para executar a escala???

Fernando de almeida
Veterano
# fev/07 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


LeandroDoria
Nunca soube esta escala. Se alguém puder me ajudar.

Ps: estou me aprofundando mais em escalas agora.


Kara a penta é muito fácil, vc pega a escala maior (jônio) que tem os graus I, II, III, IV, V, VI e VII, e retira dela o 4º e 7º grau.

Então a penta é I, II, III, V, VI graus.

PS. Existem vários tipos de pentas e essa que eu passei é a mais simples.

junynhosousa32
Veterano
# fev/07
· votar


por favor gente, tirem essa minha dúvida...

leandro rodrigues
Veterano
# fev/07
· votar


Escalas pentatônicas são escalas contendo apenas 5 notas, elas surgiram com as músicas celtas, até hoje são dominantes nas músicas européias, possuem uma conotação triste, melosa e hoje em dia são encontradas em muitos tipos de música, como por exemplo o Blues, a Música Country, etc...
Existem 2 tipos básicos de escala pentatônica, a menor e a maior, ambas derivadas das escalas maior e menor:

junynhosousa32

Alguém poderia me falar quais a disposição dos dedos que devo usar para executar a escala???

Vc quis dizer posição dos dedos?

Não existe posição, vc usa os dedos que se achar melhor e que seja mais confortável, seja criativo.

Chicobg
Veterano
# jun/08
· votar


junynhosousa32
Acho que entendi a sua dúvida.... creio que seja o seguinte:

---------------------------------------------------------------------- ------------------------------3---------6-
---------------------------------------------------------------------- --------3----------------6----------------
---------------------------------------------------------3------------ ---5--------------------------------------
-------------------------------------3---------------5---------------- ------------------------------------------
-------------------3------------5------------------------------------- ------------------------------------------
-3---------6---------------------------------------------------------- ------------------------------------------

É um exemplo... eh sempre lembrar, 1-4, 1-3, 1-3, 1-3, 1-4, 1-4....
Dai vc comeca na casa 3, na 5, na 7...e assim por diante....
Nao manjo disso tb, nao manjo nada de teoria, mas acho q eh isso... o pessoal ae pode confirmar...

Vini_Negao
Veterano
# jun/08
· votar


O LeandroDoria ja deve ser o cara das pentatônicas, quase 5 anos depois!!! hauahaua

Faop
Veterano
# jun/08
· votar


Meu querido amigo Chicobg, nada contra o seu post, porém tem algumas coisas meio irrelevantes pra mim.
Primeira: Você postou em forma de tab no fórum de teclado, o que é uma coisa que nós, digamos, NÃO usamos
E a segunda: Será que o cara que fez esse tópico ainda frequenta o fórum? É que esse tópico é de 5 anos atrás.

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# jun/08
· votar


Caramba, tem mta gente que enriqueceu com a ajuda desse fórum!!

:D :D

liliane.coimbra
Veterano
# jun/08
· votar


O tópico é antigo, mas ainda funciona!!!

Segundo a explicação do roggerss, se estivermos usando um acorde maior, podemos usar as escalas pentatonicas da 5a ou da 9a.
Já num acorde menor, poderemos usar as escalas pentatonicas da 7a ou na terça menor.

Existe alguma regra para isso?
Só se pode pegar esses graus? Isso tem explicaçao?

tchago_celi
Veterano
# set/08
· votar


eu sei q minha duvida pode ser idiota,mas eu queria saber quais os dedos q se usam na escala pentatonica..eu nao consegui achar uma forma mto pratica pra isso...
nao sei se me entenderam,mas é mais ou menos assim..
na escala de C,temos:
1-2-3-1-2-3-4-5
C D E F G A B C

e na penta?qual o esquema dos dedos?
(desculpem a falta de sabedoria!)
ushausu

storrecilha
Veterano
# set/08
· votar


tchago_celi

cara, não tem uma regra especifica... a unica "regra" que eu conheço sobre dedilhados é, depois da ultima nota preta, a proxima nota branca deve ser tocada com o polegar, ou seja, passando o polegar por baixo.

em pentatonicas simples (sem adição de 6a ou 7a notas) vc pode usar 12345 em cada oitava, agora se vc já adicionar uma 7a, ai fica a regra de cima...

tchago_celi
Veterano
# set/08
· votar


storrecilha
vlw cara..acho q o lance mesmo é só praticar,até pegar a manha..
vlw

Slocker
Veterano
# nov/08 · Editado por: Slocker
· votar


Chick Rudess

Talvez vc nem responda mas quem ver ai a pergunta e puder responder eu agradeço bastante.

"É a escala mais usada, principalmente no Rock. É composta por 5 notas, 1ª, 2ª, 3ª, 5ª e 6ª da escala diatônica referente ao acorde em q se está tocando"

Qual é a essa escala diatonica???

bokinha
Veterano
# jan/09
· votar


Chick Rudess:

kra faz tanto tempo isso que acho que vc nem vai olhra mais...essa escala é a simples...
morô!!!!

_SIDERADO_
Veterano
# jan/09
· votar


Chick Rudess:

kra faz tanto tempo isso que acho que vc nem vai olhra mais...essa escala é a simples...
morô!!!!


Que é isso gente?????? Faz tempo que não vejo uma "contribuição" tão grande, tão imensamente completa, tão eloquente (agora sem o trema), para uma dúvida aqui no FCC. Bem que eu podia ter ido dormir sem essa [desenterrada totalmente sem sentido e sem qualquer novidade.]. hehehe.

Danielnaka
Veterano
# mai/12
· votar


Assunto interessante sobre aplicação da penta m7, no II - V - I.

http://www.danielnakamura.com.br/blog/post/2012/05/23/Pentatonica-Alte rada!.aspx

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escala Pentatônica: como se toca?