Review Juno-G by lusojunior

Autor Mensagem
lusojunior
Veterano
# jan/08 · Editado por: lusojunior


Depois de um mês brincando com o Juno-G eu me sinto seguro para fazer um pequeno review.

Quando eu recebi o teclado eu imaginava que a estrutura fosse mais frágil, mas me surpreendi com um equipamento bem construído.

Teclas
As teclas do Juno-G são leves, por isso comparar com teclados com um sistema de teclas semi-pesado não é justo. Comparando com outros equipamentos de teclas leves o JG está bem servido, com teclas bem melhores que os PSR e levemente superiores ao Roland Alpha-1. Claro, se vc for tocar num SP-76 e imediatamente passar pro JG vc vai ficar com vontade de joga-lo (o Juno) na parede.

Design
O visual do JG é fantástico, lembra realmente a antiga série, com aquela cara de sintetizador anos 80. O visor tem detalhes espelhados nas laterais que arranham facilmente. Os grafismos não aparentam desbotar ou sair facilmente. Apesar de pequeno, ele não faz feio no palco.

Timbres
Os timbres do JG são excelentes.
Os pianos são convincentes, strings muito bons, destacando o Magestic que tem nuances formidáveis;
Guitarras e baixos perfeitos, com uma dinâmica muito boa;
Órgãos para base muito bons, para solos nem tanto...
Metais com um bom peso, mas na minha opinião o sax soprano poderia ser melhor.
Acordeon é realmente o ponto fraco...

Sequenciador
O sequenciador de 16 pistas midi + 4 de áudio é muito bom... apesar de ter enchido a paciência no começo com a história de ter que utilizar um performance, o que limitou meus primeiros testes a um mesmo grupo de instrumentos. Coisa superada, já que basta deixar o teclado no modo performance e alterar os timbres na tela Song na medida que necessitar utilizar (infelizmente a utilização de efeitos fica prejudicada nesse caso);

O sequencer possui controles básicos de edição e é uma mão na roda quando não se quer utilizar um PC. Existe ainda a possibilidade de exportar direto para o formato .wav utilizando o cartão de memória (procedimento que mais parece uma gambiarra da Roland, mas que funciona). Para utilizar esse recurso é necessário renderizar toda a música, o que em alguns casos leva um tempinho.

Conectividade
Conexão USB e slot para cartões PCM-SIA facilitam a troca e edição de arquivos com o PC. Pode-se utilizar qualquer adaptador PCM-SIA, no meu caso adquiri um adaptador para cartões Sony Memory Stick, por já possuir um desses cartões sobrando. O acesso a USB é facilitado por um botão dedicado e menu de fácil compreensão.

Abaixo alguns arquivos gravados no JG e exportados diretamente dele, assim não ficam dúvidas sobre os timbres, já que não há alterações nesse processo:

New Blue, improvisos utilizando uma das gaitas do JG, embora com os efeitos ela seja bem melhor (os efeitos foram perdidos porque eu só sei acrescentar 3 efeitos diferentes no modo Performance... coisa de novato, rsrsrs):

http://www.4shared.com/file/35169110/ac8098c8/NewBlue.html?dirPwdVerif ied=dbf10b80

Ode FCC, pequeno trecho em homenagem a este fórum, utilizando o Magestic Strings e uma guitarra com um efeito meia-boca:

http://www.4shared.com/file/35167170/1a05487d/OdeFCC.html?dirPwdVerifi ed=dbf10b80

Salsa Hot, caramba, esse é uma das demos de um antigo teclado meu... um Panasonic KZ alguma coisa... faz tempo que ele está com um amigo em S. Luis - MA, mas eu lembrava vagamente e fiz um arranjo novo:

http://www.4shared.com/file/35167440/37e3d955/Salsa_Hot.html?dirPwdVer ified=dbf10b80

As demos estão um pouco fora de tempo, e eu nem utilizei o quantize (detalhe: eu ainda não sabia usar)

Tarara_Leo
Veterano
# jan/08
· votar


Cade ??

lusojunior
Veterano
# jan/08
· votar


Tarara_Leo
Cade ??

Eu estava editando, seu chato, rsrsrs

Carioca_2005
Veterano
# jan/08
· votar


Sobre a conectividade, uma pergunta:
Eu estou tentando usar o adaptador 6-in-1 da Sandisk + cartão SD de 2GB e não consigo gravar nem formatar. Quanto formato a mensagem de erro é "card are damaged" e quando tento gravar a informação é que o cartão está bloqueado...já verifiquei a janelinha e o cartão não está bloqueado.
Será que o cartão SD não serve? O interessante é que o teclado reconhece o cartão me informando a capacidade do mesmo.

O que fazer???

Valeu

Tarara_Leo
Veterano
# jan/08
· votar


Eu ja toquei em um juno G com ele desligado e as teclas gostei bastante. Na ocasião não era possivel ligar, mas ainda quero testar um. O que me diz q uando aos strings e leads ? Possuo um RS-70, sera que os timbres são parecidos ?
Outra, esta na hora da Roland trocar a Carcaça dela, Juno-D. Juno-g, Rs-70 e rs-50, D50 tudo com a mesma carcaça.... só os fantom são diferentes....

lusojunior
Veterano
# jan/08
· votar


Eu não lembro se o Juno suporta cartões de 2gb, mas vc já testou o cartão em outro aparelho?

lusojunior
Veterano
# jan/08
· votar


Tarara_Leo

O grande diferencial pra mim na hora da compra foi o custo/benefício do Juno G. Comprei por uns R$ 2.800,00 e acho que fiquei no lucro mesmo ele sendo um modelo intermediário.

Quanto aos timbres, baixe o Ode FCC e vc pode ouvir um dos melhores strings dele no começo.

Carioca_2005
Veterano
# jan/08
· votar


lusojunior

Acabei de receber o email do suporte da Roland e foi exatamente o que informaram....só suporta até 1GB.....parece piada....com toda tecnologia de hoje e ainda não contamos com teclados que podem ler pendrive, cartões de 4GB e memória DDR. A memória DIMM já está ultrapassada.
Vou testar com um cartão Memorystick de 128MB e ver o que vai dar.

Carioca_2005
Veterano
# jan/08
· votar


Agora, quanto ao teclado em si, é uma máquina de sons.....estou satisfeito..
É uma pena que a Roland não faz como a Korg. Faltou o Juno G com 76 teclas.

Lord fafe
Veterano
# jan/08
· votar


É uma pena que a Roland não faz como a Korg. Faltou o Juno G com 76 teclas.(2)


lusojunior
Veterano
# jan/08
· votar


Carioca_2005
Vou testar com um cartão Memorystick de 128MB e ver o que vai dar.


Utilizo um Memory Stick Pro Duo de 1gb e eventualmente um Pro Duo de 512mb e funciona perfeitamente.
Um ponto que vale a pena destacar é que às vezes quando exporto uma música para wav ela passa com engasgos, lags e estalos..., como já disse, o procedimento é meio gambiarra, mas quando funciona é show.

Lord fafe
Veterano
# jan/08
· votar


quantos minutos de audio ele grava?????

ele aceita card SD???

lusojunior
Veterano
# jan/08
· votar


A gravação de áudio fica restrita à capacidade da memória, sendo que ele já vem com apenas 4mb de memória interna para gravação. Após a expansão utilizando um pente de memória DIMM ele pode gravar até aproximadamente 50 minutos de áudio (com memória de 512mb), após gravar vc pode salvar os samples no cartão, o que confirmado pelo Carioca_2005 é limitado apenas a cartões de até 1gb.

A memória tem que ser com barramento até 133mhz, ou seja, é um tipo de memória antigo.

Com a utilização de adaptador PCM-SIA ele suporta qualquer cartão, inclusive SD, adaptador na faixa de R$ 30,00.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/08
· votar


Carioca_2005
Acabei de receber o email do suporte da Roland e foi exatamente o que informaram....só suporta até 1GB.....parece piada....com toda tecnologia de hoje e ainda não contamos com teclados que podem ler pendrive, cartões de 4GB e memória DDR. A memória DIMM já está ultrapassada.
Vou testar com um cartão Memorystick de 128MB e ver o que vai dar.


Olá amigo. De acordo com a proposta do projeto Juno-G alguns ítens e parâmetros são utilizados, de acordo com a proposta para não encarecer o projeto, nem o preço final do mesmo... Memória DIMM... Não são as mais rápidas do mercado, mas para utilização em sampler são memórias de alta performance. Lembre-se que não estamos falando em processamento RISC ou CISC, e sim apenas em MAIN STORE para reprodução de sampler... A Memória SIMM EDO utilizados no TR já são suficientes para interpretar elementos de onda em tempo real, uma vez já carregado. As memórias DIMM sobram... 516MB de memória é um valor bastante considerável para sampler (adequando, utilização e valor de mercado de um sampler)... Cartão... Esse fator é importante quando falamos em velocidade de LOAD de samples... Quanto mais rápida a tecnologia empregada na MÍDIA, menos é o tempo de DUMP na mainstore (RAM). Observe que um teclado com capacidade de carga de Audio de 516MB, não necessita de um cartão com mais que o dobro da sua capacidade de memória... Entendemos que é útel portar 512MB de audio, porém, os outros 512MB para audio excedente, SMF, Mídis, Backups é uma quantidade até demasiada... Ou seja... Preço de mercado, proposta, e adequação do projeto com o proposto!!!

Abraços..

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/08
· votar


lusojunior

Finalmente ouvi as demos... Meus parabéns amigos... Estão bem legais...
Me fala uma coisa... É tudo timbre interno do Juno-G exportado direto para WAV? Poxa... Muito boa a qualidade... Baixos, baterias... Piano... Metais.. .Legais mesmo!!! Quanta saudade do meu Juno-G... Ele é formidável... Mesmo com o MOTIF agora, ainda sinto saudade dele.. heheheh... Não só por timbres, até porque tenho muito no MOTIF, mas é leve, pequeno, cheio de recursos, bonito, fácil de mexer, rápido... E pelo preço que custa não consigo enxergar melhor custo benefício... Sinceramente...

Parabéns... Importa o FILM OCTAVES e o MK-80 Rhodes nele e coloca o sample 888000003 do HAMMOND B3 nele e seja feliz.. hehehhehe...

Parabéns... Abraços...

lusojunior
Veterano
# jan/08
· votar


Sao todos timbres internos, exportados direto. Vc ainda tem os links dos sons q mencionou? Qd tiver tempo eu posto uns demos com leads

expedifer
Veterano
# jan/08 · Editado por: expedifer
· votar


O Juno G aceita cartões ate 4Gb. Pelo menos eu teste um SD desse tamanho. E o formatou nesse tamnho outra vez. Acredito que depende da marca. Eu não arrisco: só compro da marca Kingston com numeração de fabrica pois há muitos falsos e acaba não lendo.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/173510/

lusojunior
Veterano
# jan/08 · Editado por: lusojunior
· votar


Mais uma demo do Juno G, desta vez utilizando o Hall Grand Piano da XV Colection e o órgao Zepix Organ interno.

Ainda alguns orquestrais.

Cabe ressaltar que as demos que postei foram gravadas inteiramente no sequenciador do Juno G e exportadas direto dele para o cartão de memória no formato WAVE, apenas converti para MP3 e fiz o upload para o Esnips.
Link (2,32mb): http://www.esnips.com/doc/6f08ba47-d6ff-44bb-b17c-7ba09e6ccfef/Demo-Ju no-G---Tema-Seriado

vmanzoni
Veterano
# jan/08
· votar


estou postando mais um vídeo aqui no youtube! dauqi a pouvo coloco o link [:P]

vmanzoni
Veterano
# jan/08
· votar


http://www.4shared.com/dir/2460149/83219b8b/Demos_-_mp3.html
aí tem uma porrada de demos
sugiro q olhem o:
Warms Strings.mp3 (NOVO, muito bom)

term mais alguns novos!
é so olhar pela data q eu add!

vmanzoni
Veterano
# jan/08
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=CyOiqd97RLc
vídeo novinho em folha!
heheh
coloquei agora
agora a merda é q o youtube estraga o audio! :(

vmanzoni
Veterano
# jan/08
· votar


http://www.4shared.com/file/35726072/6eac61de/Warm_Strings.html?dirPwd Verified=842168bd
o link direto pro string!
esse vale a pena ouvir!

uma coisa,... alguem sabe algum site de hospedagem tipo youtubve mas com audio descente?

Alex Feitosa
Veterano
# fev/08
· votar


Aprendi muito com vocês por aqui.
Graças às informações daqui, acabei decidindo por um JUNO-G e estou com ele há 24 h apenas.
Se puderem me ajudar, seguem algumas dúvidas básicas para usuários avançados.

1. É possível gravar direto no micro via USB, ou seja, passar da volátil RAM para o HD sem cartão de memória ? Em que formato fica ?

2. Combinando layers pra uma perfomance tentei usar o filtro de Velocidade de cada PART pra mudar o timbre de acordo com a dinamica, mas ao tocar mais forte ainda ouvia o timbre que desejaria esconder. O que fiz de errado ? tem como trocar inteiramente o patch (só achei como mudar os tones) de acordo com a dinâmica ?

3. Existe algum lugar onde possa encontrar reunidos os timbres criados/sugeridos por vocês ? Já baixei o XV Collection e ainda vou instalar. Tem mais algum pacotão do tipo ?

Por fim, adorei a definição do Jefferson de considerar o JG como uma "máquina de sons com teclas de amostra grátis". E como "a cavalo dado não se olham os dentes", espero ter ainda muitos casos de sucesso pra contar por aqui.
Abraços,
Alex

Victorkeyboard
Veterano
# fev/08
· votar


Alex Feitosa

Meu, parabens pela compra dele, eu tenho faz 8 meses e não me arrependo e olha que ainda não uso todas as funções ainda dele

caioscattini
Veterano
# out/09
· votar


pessoal me ajudem

comprei uma compact flash de 2gb e um adaptador pcmcia pra instalar no meu juno g...
bem , o manual diz para inserir coma etiqueta para cima (não entendi qual, da marca do cartão ou aquela de escrever o conteúdo ?) bem de qualquer forma não reconheceu de nenhuma maneira...

quando inseri o cartão, aquela travinha lateral de 'eject' não subiu, por isso acabei forçando pra ver ... e ouvi um barulho 'clect' quando vi o slot quebrou... tô levando na assist técnica amanhã

aliás nem sei se o card de 2gb vai funcionar, alguns aí dizem que sim outros não...se alguem tiver acima disso, por favor postem

vou contar uma historinha pra ser atendido na garantia... tomara que de certo

agradeço a orientação

ThyagoAmaral
Veterano
# out/09
· votar


caioscattini
Cara não era pra você ter forçado se não entrou pronto, virava e colocava o outro lado... essas coisas só entra de um jeito não é um kama-sutra que tem 1001 posições... infelizmente produtos eletrônicos só entra de um jeito... =/

Foda cara uma pena!!! Chegar em casa eu posto fotos do meu Compact Flash no meu Juno pra você ter uma idéia!!!

caioscattini
Veterano
# out/09
· votar


Valeu ThyagoAmaral manda aí pra eu ver como fica.
Qual a cap. do seu card?

Aliás tem algum tópico sobre samples, tipo links com arquivos de samples como o kurzweil, steinway, hammond, e outros, para incrementarmos nosso kb?

Na busca não achei.

ThyagoAmaral
Veterano
# out/09
· votar


caioscattini
Meu Juno tá com 512 de Sample e 2 Cards de 1GB mas só uso 1 mesmo, é mais que suficiente!!!

Eu te passo um link mais tarde!!!

lusojunior
Veterano
# out/09
· votar


caioscattini

Tópico do VManzoni e HammondB3
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/162529/

Comunidade no Orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpn&cmm=21095471

Arquivos do Juno-G no 4shared (organizados por Pedro Sales)
http://juno-g.4shared.com/


ThyagoAmaral
Meu Juno tá com 512 de Sample

Quantos dias o teu Juno-G leva pra ligar? rsrsrs

ThyagoAmaral
Veterano
# out/09
· votar


lusojunior
Ahhh cara é só a DIMM mesmo de sample mesmo ele carrega 25MB eu acho só!!! hehehe tenho mais samples no TR... =]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review Juno-G by lusojunior