Material (abertura de vozes)

    Autor Mensagem
    Sir PH
    Veterano
    # nov/07


    E ae pessoas...gostria de saber se alguem pode me indicar algum material, método ou afins que trate de formação de acordes e abertura de vozes no piano.
    O problema em si não é a formação de acordes, nem na teoria nem na pratica, mas sim a disposição das vozes.
    Só pra explicar melhor minha situação: toco guitarra, mas na hora de passar o acorde para o piano eu sofro um pouco para escolher um acorde especifico, que soe melhor...afinal, no piano são no MINIMO 5 notas para um acorde, enquanto na guitarra são no MAXIMO 6 (fazendo guitarra à duas mão).
    Espero uma ajuda ae. Desde ja vlw. Abrass

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Sir PH
    afinal, no piano são no MINIMO 5 notas para um acorde

    ahn????? Em qualquer instrumento harmônico (que execute acordes), o mínimo para criar um acorde são 3 notas. Por exemplo, Tônica + Terça maior + Quinta justa, para acordes maiores.

    Ou estou errado?

    storrecilha
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: storrecilha
    · votar


    Sir PH

    Cara, entendo sua pergunta pq eu ja toquei um pouquinho de violão tb...

    Qd vc pensa um acorde no piano (triade + 7 + dissonancias) vc deve se preocupar, em principio, na distribuição das notas, do grave para o agudo, respeitando o mesmo principio dos harmonicos que compoem uma nota, ou seja, T 8a - T 5a 8a (na mão esquerda, nas primeiras oitavas antes do dó central) - T 3a 5a 7a 9a 11a 13a (na mão direita, do dó central em diante). Isso quer dizer que não soa bem vc usar a terça nas oitavas graves, sendo que esta vai soar melhor só depois do dó central.
    Mas isso é o basico do basico, pq com o passar do tempo vc percebe que pode distribuir de diversas outras formas e aprende a evitar "dissonancias" (no sentido ruim da palavra).
    Um livro legal sobre isso é "O livro do Musico" de Antonio Adolfo, que tem um capitulo sobre arranjo, e tem também um DVD do Wilson Curia, "Harmonia - Basico", que também fala um pouco sobre o assunto.

    espero ter ajudado

    storrecilha
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Jonathas Lacerda

    vc esta certo, é que como ele toca guitarra, esta pensando na distribuição das notas na guitarra, que geralmente usa duas oitavas para formar um acorde, repetindo as notas da triade ou tetrade...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    storrecilha


    Cara, não sabia disso, dessa maneira de montar os acordes. Valeu pela dica.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    storrecilha

    entendi. Então acho q ele deve procurar a posição natural dos acordes, já que ele está começando nas teclas não é? Aos poucos ele vai invertendo os acordes e adicionando dissonâncias.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Sir PH

    dá uma lida neste tópico

    storrecilha
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    cara, não que isso seja uma tecnica, determinação ou algo assim, só é uma orientação que ajuda a, por exemplo, evitar fazer um acorde com terça na mão esquerda numa area muito grave, pq vai soar pesado...

    Jonathas Lacerda

    isso aí mesmo, depois de um tempo a gente acaba invertendo conforme achar melhor

    um exemplo disso é acompanhamento de jazz-blues, que geralmente se indica fazer a 7a 3a 5a na mão esquerda, mas depois do dó central e a melodia na mão direita, isso quando se tem um baixo acompanhando!

    daria para fazer muitas considerações sobre esse tema, como omitir a tonica do acorde quando se tem um baixo na banda e etc

    Sir PH
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    E ae pessoal...mal ae por não ter respondido antes.
    Então... a questão é bem essa a distribuição das notas na montagem do acorde... sabe como é , eu só tenho quatro dedos uteis na guitarra né?!

    storrecilha
    Pô cara... mato a pau esse teu conselho aê... não tinha pensado em respeitar a série harmonica(afinal de contas no grave os intervalos são primeiro 8 e depois 5), ja é uma maneira de pensar. Mas ainda é pouco pra mim. Eu estou com problemas mesmo em posicionar as vozes na hora de harmonizar, saber que combinação(de disposição de vozes no acorde) tenciona mais, ou da mais peso, etc...

    Jonathas Lacerda
    Saco qualé meu problema? Na realidade eu não penso em me aprofundar no estudo do piano, mas como estou arranjando pra quinteto de sopros eu preciso do piano pra compreender melhor o acorde e suas possibilidades.
    Poxa...vocês tem dedos pra caramba, da pra usar e abusar de variações enquanto na guitarra eu sofro pra sai da mesmice, uahaiuahiauh.

    Não que eu esteja reclamando da guitarra, mas as teclas proporcionam uma formação muito mais rica de acordes. SINTAM-SE INVEJADOS!! UAHiUAHiUHAiUAH
    Bom...se vcs tiverem algum livro, ou mesmo apostila mais aprofundad no assunto que possam me passar ou indicar pra baixar eu agradeço.
    Bom, ja valew a força! Abrass

    storrecilha
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: storrecilha
    · votar


    Sir PH

    Cara, um excelente livro para isso é o Livro do Musico do
    e Antonio Adolfo, tem um capitulo sobre arranjo que fala sobre isso...

    storrecilha
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: storrecilha
    · votar


    Sir PH

    Cara, pensando no assunto (que é bem interessante) lembrei de algumas dicas sobre arranjo de vozes para sopros

    - Vc precisa conhecer um pouco sobre a amplitude de cada instrumento, ou seja, saber que cada parte tem uma nota maxima e minima que alcança, geralmente a nota maxima do instrumento mais grave é mais alta que a nota mínima do instrumento seguinte, mas vc deve manter cada parte na sua amplitude.

    A partir desta informação, vc dispoe cada um dentro da sua amplitude

    trombone - baixo
    sax tenor - tenor
    sax alto - contralto
    trompete - soprano

    normalmente, vc tem o baixo dando a tonica, o tenor, a quinta, o contralto, a terça e o soprano fazendo a melodia (ou tencionando em 7a, 11a, 13a) mas isso pode se inverter com o contralto

    algo que vc "não pode fazer" (com aspas pq dizer não em musica é sempre complicado) é indicar uma nota ao tenor mais aguda que a do contralto, isto é, os instrumentos não podem se sobrepor, exceto contralto e soprano....

    evite as tensões nas notas mais graves, (por conta daquela historia de distribuição harmônica)

    sugestão:
    vc pode começar por escrever a melodia que vc quer para o soprano, depois vc vai para o baixo e se quiser faz um contraponto, ai vc recheia a coisa com o tenor dando peso e o contralto fazendo tensões

    bom, espero ter ajudado...

    o livro indiquei acima

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Material (abertura de vozes)